Tintas fluorescentes: propriedades e escopo
Durante os trabalhos de renovação, decoração de interiores, designers e artesãos usam tinta fluorescente. O que é isso? A tinta spray brilha no escuro?
As respostas a essas e outras perguntas relacionadas à tinta fluorescente serão fornecidas neste artigo.
O que é isso?
Os revestimentos de tinta fluorescente, ou tintas à base de fósforo, são um tipo especial de material que se distingue por uma reação especial aos raios de luz. Ao direcionar raios de luz simples ou luz ultravioleta para a pintura, o volume da imagem aumenta e o brilho muitas vezes.
O uso de tintas fluorescentes tem se tornado frequente no trabalho de designers gráficos, que transformam espaços cinzentos comuns em espaços que chamam a atenção e causam encanto.
Propriedades
As tintas fluorescentes são dotadas de propriedades especiais - luminescência. Este é o efeito de um brilho especial à noite. Durante o dia, a superfície pintada com essa tinta acumula energia luminosa e, à noite, ela a distribui. Shimmer em vários tons e a superfície pintada pode brilhar no escuro por até doze horas.
Tudo ao redor brilha sob luz ultravioleta. 15 minutos de luz do dia é o suficiente para ela recarregar o brilho por toda a noite..
Além disso, o pigmento que faz parte da pintura tem outra propriedade única - confere à superfície pintada ou ao padrão uma saturação de cor ácida. A gama de cores é ampla - de tons de framboesa a limão.
As propriedades únicas dos corantes fluorescentes incluem:
- Efeito reflexivo que pode chegar a 150-300%. Para entender a singularidade, você deve comparar esse efeito com a tinta comum, na qual ele mal chega a 85%.
- Segurança total no uso, uma vez que não há componentes nocivos na composição.
- O efeito de brilho no escuro pode durar o suficiente.
O que é diferente de luminescente?
As tintas brilhantes há muito ocupam seu lugar de honra no mundo moderno, instalando-se para sempre em muitas indústrias e direções. A partir de hoje, a aplicação de tintas simplesmente não existe - elas são usadas na terra, debaixo d'água, no espaço.
Existem dois tipos de tintas e vernizes luminosos que apresentam diferenças significativas:
- luminescente;
- fluorescente.
Tinta luminescente É um material de tinta e verniz à base de fósforo. Produtos ou superfícies pintadas com ele brilham no escuro. É frequentemente usado por artistas para criar desenhos, pinturas. O pigmento contido nele se alimenta de energia solar ou iluminação artificial brilhante durante todo o dia, e ilumina a superfície pintada e tudo ao seu redor à noite.
As características desta tinta incluem:
- tamanho do pigmento igual a cinco mícrons;
- lisura e perfeita uniformidade da superfície sobre a qual a tinta é aplicada;
- maquiagem de meia hora para um brilho de 12 horas;
- a presença de um brilho esverdeado e azulado, que está presente devido ao fósforo;
- longa vida útil da tinta, que chega a 30 anos;
- resistência à geada;
- Resistência à umidade;
- ausência de substâncias tóxicas que afetam negativamente a saúde humana;
- alto custo.
Tinta fluorescente - um material de coloração que não é alimentado por energia solar, mas brilha sob a influência dos raios ultravioleta.O fluorescente incluído na composição não brilha, mas apenas reflete o espectro de luz.
As características desta tinta são:
- brilho contínuo sob a influência de raios ultravioleta;
- a paleta de cores inclui oito cores brilhantes, bem como muitos tons diferentes formados quando as tintas são misturadas;
- o tamanho do pigmento da tinta acabada atinge 75 mícrons;
- quando exposta à luz solar, a tinta fluorescente desbota e desbota;
- não resiste a condições de alta temperatura, com uma queda ele simplesmente entra em colapso;
- segmento de preço acessível.
Se falarmos sobre se a tinta brilhante é prejudicial à saúde, a resposta é óbvia - não, portanto, sua gama de aplicações é muito ampla.
Visualizações
Existem quatro tipos principais de tinta fluorescente no mercado hoje:
- Esmalte acrílico para uso em decoração de interiores. Freqüentemente usado ao renovar ou alterar o interior.
- Esmalte acrílico, que se destina à pintura de fachadas de casas.
- Tinta spray contendo uretano e alquidano. É um revestimento versátil de pintura e verniz. Esse tipo de revestimento é produzido em latas que são convenientes para o uso.
- Tintas invisíveis. Eles são quase invisíveis em superfícies claras, mas durante o dia. No escuro, eles adquirem uma tonalidade esbranquiçada na forma de manchas caóticas. Eles são frequentemente usados por designers em projetos exclusivos. Essa tinta também foi usada para destacar sinais de trânsito.
O esmalte para decoração de interiores pode ser aplicado em quase todas as superfícies, seja madeira, gesso cartonado, papel, pedra. As exceções são superfícies de plástico e metal.
A tonalidade da cor do esmalte acrílico é determinada por sua composição, que inclui o acrílico como base e as partículas de pigmento luminescentes. Novos tons são obtidos misturando o esquema de cores existente.
A tinta não tem um odor desagradável e pungente. Não é tóxico. As desvantagens incluem baixa resistência à umidade, por isso é melhor não usá-lo no banheiro, piscina.
O esmalte acrílico, destinado à pintura de fachadas de edifícios, é muito resistente, resiste a várias condições de temperatura. Não desbota e é suficientemente resistente aos agentes de limpeza e desinfecção. Não será difícil lavar uma casa pintada com esse esmalte.
A pintura da fachada é inodora. Ela tem excelente permeabilidade ao vapor. Ele se encaixa bem em uma superfície de concreto, metal galvanizado, o que não se pode dizer de muitos outros tipos de tintas e vernizes.
Se o objetivo da tinta é pintar um quadro na parede da casa, ela deve primeiro ser diluída com um líquido (água comum).
A tinta spray, que pertence à classe dos corantes universais, tem uma ampla gama de utilizações. Eles são usados para trabalhos internos e externos. O processo de aplicação dessa tinta é simplificado pelo fato de ser produzida em pequenas latas. O corante em aerossol pode ser aplicado a muitos tipos de superfícies:
- copo;
- plástico;
- Madeira;
- superfície da parede.
São ideais para uso em banheiros, piscinas, vasos sanitários, pois possuem a maior resistência ao vapor.
Tinta invisível é um tipo de pintura muito popular... Ela tem uma grande variedade de cores. As paredes ou tetos brancos comuns durante o dia transformam-se magicamente em obras-primas de designers e artistas à noite, brilhando com cores diferentes. Tudo isso graças à luz ultravioleta.
Cores
A paleta de cores da tinta fluorescente é representada por um pequeno número de cores, incluindo amarelo, vermelho, azul, laranja, branco, roxo. Surpreendente é o fato de a tonalidade roxa ser a mais desbotada de toda a paleta de cores apresentada.
A cor pode mudar e passar do incolor inicial para um tom ácido, e quando passa a ação dos raios ultravioleta, o ácido torna-se incolor novamente.Também as cores acromáticas (incolores) se transformam de forma surpreendente em tons de amarelo, verde, laranja.
Todas as tintas fluorescentes são divididas em cromáticas e acromáticas. Cromático confere aumento do tônus devido à ação dos raios ultravioleta. Por exemplo, a tinta vermelha fica ainda mais brilhante e mais saturada, mas o tom não muda. As tintas acromáticas são a transformação de tons incolores em ricos... Por exemplo, era incolor, mas tornou-se laranja brilhante.
Além disso, tintas e vernizes fluorescentes têm a propriedade de se transformar de uma tonalidade para outra - era azul, tornou-se verde. Tinta fluorescente invisível ou transparente não tem cor própria à luz do dia... A tonalidade aparece à noite.
Fabricantes
Os fabricantes conhecidos de materiais de coloração em lata em aerossol são de duas marcas - Kudo e Bosny. Também nos pontos de venda especializados neste tipo de produto poderá encontrar marcas como Noxton, New Ton, Acmelight, Tricolor, Champion e outras.
Países produtores comprovados no mercado de corantes fluorescentes - Polônia, Ucrânia, Rússia.
Aplicativo
O âmbito de aplicação de materiais de coloração luminosa é muito grande. Ela veio até nós desde os tempos antigos. Era uma vez, as tribos africanas gostavam de usá-lo, pintando seus corpos e rostos. Gradualmente, o material de coloração incomum se tornou popular em toda a Europa e, em seguida, em todo o mundo.
Uma direção separada é desenvolvida na pintura - fluorescente. Seus representantes são os talentosos pintores A. Thompson, B. Varnaite.
Hoje é difícil nomear um ambiente onde não se usam tintas, porque seu uso é permitido e necessário em todos os lugares.
Áreas onde a tinta brilhante é frequentemente usada:
- Decoração de paredes, tetos, fachadas de edifícios.
- Decoração de instituições públicas (discotecas, restaurantes, cafés).
- Belas artes e pintura.
- Decoração de móveis e artigos de interior. Restauro de móveis antigos.
- Arte corporal incluindo manicure e maquiagem. Pintura de rosto. Maquiagem permanente.
- Decoração de composições de flores naturais e artificiais.
- Pintura de têxteis, incluindo peças de vestuário.
- Tingimento de artigos de couro, bolsas, mochilas.
- Pintura de fachadas, cercas, mandris de madeira.
- Anúncio. Aplicação em embalagens, etiquetas, adesivos, banners.
- Ajuste automático e aerografia.
- Ajuste de bicicleta.
- Use em roupas de trabalho e sinais de trânsito.
Além de tudo isso, a tinta pode ser vista em pratos, lembranças, eletrodomésticos. O campo da ciência forense há muito os usa em seu trabalho.
Os fabricantes de produtos infantis usam tintas brilhantes para atrair a atenção do público infantil. Com a ajuda de uma tinta invisível, os fabricantes aplicam marcações de segurança em seus produtos, protegendo-se contra a falsificação.
Pessoas criativas pintam quadros, painéis. As decorações para árvores de Natal pintadas com tintas brilhantes, estatuetas pintadas e outras figuras ficam ótimas. A indústria cinematográfica e o show business também não podem prescindir de tinturas fluorescentes.
Produtos para colorir, como qualquer outro material, você precisa ser capaz de escolher o certo. Em primeiro lugar, você precisa entender exatamente por que eles são necessários e, em segundo lugar, você precisa saber onde eles serão aplicados. Se o objetivo for definido, então você pode decidir sobre o tipo e só então escolher as tonalidades.
Para obter mais informações sobre tintas fluorescentes, veja o vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.