Como escolher uma tinta de fachada para uso externo?
Existe mais de uma opção para enobrecer a fachada de um edifício. Para dar um visual bonito, eles usam painéis de fachada ventilados, laterais, revestem com pedra natural ou artificial e rebocam. O reboco é uma opção comum para o acabamento da parte externa de um edifício devido ao seu baixo custo. Mas com tudo isso, tal casa não parecerá brilhante e impressionante o suficiente e não terá uma aparência acabada. Tintas especiais de fachada ajudarão a resolver este problema.
Variedades
O mercado de tintas moderno é representado por um grande sortimento, havia também espaço para pinturas de fachadas. Os mais comuns são misturas de corantes como acrílico, silicato, silicone, látex e texturizado.
O acrílico é a opção mais popular e econômica para pintar paredes externas. Interage com quase todos os materiais com os quais um edifício pode ser erguido. Após a secagem, cria uma película protetora durável que protege contra as influências ambientais. Não desbota, é resistente à abrasão e não racha. Essas tintas não são adequadas para paredes de gesso e arenito.
Para tais superfícies, a tinta de silicato é mais adequada. É produzido à base de cola de silicato, à qual são adicionados pigmentos minerais e cargas. A vida útil desse tipo de cola é de 25 anos. É à prova d'água e proporciona uma aderência segura ao material ao qual é aplicado. Resistente a quaisquer influências atmosféricas. Esta mistura é adequada para uso em concreto e tijolo. Seu lado fraco é que ele é suscetível a esforços mecânicos e não é elástico o suficiente, portanto, pode rachar após a secagem.
As tintas de silicone são consideradas uma das melhores para a pintura de fachadas rebocadas. Em termos de características de elasticidade, resistência a danos mecânicos e preços, ficam atrás dos compostos acrílicos, por isso não têm tido uma utilização tão difundida. Após a aplicação desse tipo de tinta, a superfície rebocada não absorve umidade, mas apresenta alto grau de permeabilidade ao vapor e é resistente a temperaturas extremas. Depois de seco, o revestimento repele a poeira e não é exposto à luz solar.
As misturas de látex ou de dispersão aquosa são feitas com base em componentes poliméricos. A combinação de látex e acrílico possibilitou aumentar a capacidade operacional das formulações e ampliar o escopo de sua aplicação. Eles podem ser usados para decoração de interiores e exteriores, mas a superfície deve ser bem preparada antes da aplicação para evitar o crescimento de mofo e bolor. Qualquer tipo de superfície pode ser pintada com esta composição. Não tem um cheiro forte, é amigo do ambiente, permeável ao ar e à prova de fogo. As tintas à base de água podem ser diluídas em água. Eles secam rapidamente e são resistentes à umidade. A única desvantagem é que não há como pintá-los com cores brilhantes e saturadas.
Composições de coloração texturizadas ou texturizadas são adequadas para a criação de revestimentos decorativos não só nas fachadas, mas também em outros elementos de construção. Eles não requerem uma preparação cuidadosa da superfície e podem ser aplicados em rachaduras e lascas nos cantos.A composição das tintas contém plastificantes especiais que ajudam a criar um padrão protuberante único. A composição é altamente resistente ao gelo, resistente aos raios ultravioleta, insensível à umidade, poeira e propriedades repelentes de sujeira. Não trinca devido à sua alta ductilidade. Pode ser aplicado em qualquer superfície - tijolo e madeira.
Além do exposto, ainda existem misturas de cimento e cal e cimento, mas devido a algumas deficiências na produção, são de pouca demanda, pois apresentam baixa permeabilidade à umidade, esquema de cores simples e proteção bactericida insuficiente. Após a aplicação, freqüentemente aparecem fungos e mofo.
Benefícios de usar
A principal vantagem de pintar o gesso pelo lado de fora é que a tinta aumenta sua resistência e dá um aspecto acabado à fachada. Ele retém a umidade, as paredes se molham e se deterioram em menor grau. Evita a entrada de vários microorganismos na superfície do gesso, o que faz com que a vida útil do edifício seja aumentada. Pelo fato da tinta ser higroscópica, as paredes não acumulam condensação, que se forma a partir da diferença entre as condições de temperatura interna e externa. A tinta é fracamente suscetível a vários tipos de influências atmosféricas.
Como escolher?
Para obter um revestimento sólido e bonito que dure pelo menos 10 anos, é necessário ter uma abordagem responsável na escolha da composição de cor. Muitos não sabem como abordar adequadamente esta questão.
A primeira coisa a que você precisa prestar atenção é a aparência da superfície.para ser pintado. Para cada material, existe uma tinta específica, dotada de propriedades características. Para uma fachada de tijolo, uma composição de coloração para uma superfície mineral é adequada. A composição de coloração do concreto é caracterizada por alta porosidade e resistência a meios alcalinos. Consiste em silicone acrílico e elementos de dispersão em água. Não é fácil encontrar tinta para madeira. Essa superfície, acima de tudo, absorve a umidade, apodrece rapidamente e se inflama facilmente. Para fachadas gessadas, uma composição de tinta permeável ao vapor e resistente à umidade é adequada.
Não há necessidade de perseguir o preço baixo.
A tinta barata não é dotada das propriedades que podem proteger a casa de forma confiável. Antes de comprar, leia o que está escrito na embalagem e verifique o prazo de validade.
A tinta expirada terá baixa qualidade, portanto você não receberá a proteção necessária.
Não se esqueça de que antes de iniciar o trabalho, a superfície deve ser cuidadosamente limpa e preparada. Certifique-se de prestar atenção à compatibilidade da tinta e do primer adquiridos. Calcule o consumo por m2.
A composição da coloração certamente deve ter os seguintes indicadores:
- Diferem na resistência a danos mecânicos.
- Proteja da luz solar direta.
- Exclui o desenvolvimento de microrganismos, fungos e bolores.
- Resista à exposição a produtos químicos.
- Segurança contra incêndios.
- Elasticidade suficiente para evitar rachaduras.
Algumas formulações também têm efeito antiestático. Essas tintas devem ser usadas em fachadas de estradas.
Enfatize sua escolha de tintas brilhantes e foscas. Os brilhantes atraem cores expressivas e cintilam à luz do sol. Mas eles são projetados para serem aplicados em superfícies perfeitamente lisas e são capazes de destacar todos os defeitos nelas. Pelo contrário, as tintas mate escondem as falhas.
Um aspecto importante na hora de escolher uma tinta é o fabricante. Em meio à abundância de hoje, não é difícil "se perder" e se enredar nas marcas. Os lugares de liderança na classificação são ocupados por empresas como a German Alpina e Cerezit, a finlandesa Tikkurila e a English Dulux. Os produtos dessas empresas conquistaram legitimamente a confiança de muitos compradores e estão em alta demanda entre os consumidores.
Preparação para aplicação
É preferível realizar trabalhos de pintura de fachada na primavera ou adiar este processo para o outono. O regime de temperatura neste momento está em um estado estável e a atividade solar é baixa.
O trabalho preparatório ocorre em várias etapas. Primeiro, avalie a condição da superfície. Se o gesso ou a tinta da base for velha e começar a rachar e desmoronar, é necessário retirá-los e rebocar a parede novamente. Se a superfície estiver em bom estado, bata levemente com um martelo, procurando por pontos fracos. Se encontrados, esses fragmentos são removidos e reparados. Em seguida, aplique o primer de imersão profunda duas vezes e deixe secar completamente. Se necessário, agentes antifúngicos ou antibacterianos podem ser aplicados adicionalmente para proteção.
É imperativo calcular a quantidade necessária de material. Para isso, é calculada a área a ser pintada. Em seguida, o número resultante é multiplicado pela taxa média de consumo (é indicada em cada contêiner) para a primeira e depois para a segunda camada. Quase todas as tintas de fachada são aplicadas em várias camadas.
E, finalmente, é necessário preparar os materiais necessários à mão. No processo de pintura, andaime ou escada, um rolo, um pincel, tinta e um recipiente para ele, uma batedeira e uma furadeira, luvas e óculos serão úteis.
As tintas para fachadas são a melhor forma de enobrecer a sua casa e dar-lhe um aspecto completo e magnífico. E a gama de revestimentos modernos é tão rica que permitirá que você faça uma escolha para todos os gostos e bolsos.
Como escolher uma pintura de fachada, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.