Como escolher uma pintura de fachada para carpintaria de exterior?
A tinta é um material de acabamento popular para fachadas de edifícios. Se você abordar corretamente a escolha desta ou daquela composição, então uma casa de campo, uma casa de campo ou uma pequena casa de verão terá um aspecto esteticamente agradável, atraente e manterá seu encanto externo por muito tempo.
Os fabricantes modernos oferecem diversas variedades de tintas para fachadas. Hoje falaremos sobre como encontrar a opção perfeita para carpintaria externa.
Peculiaridades
A tinta de fachada é um material de acabamento que não deve ser apenas atraente, mas também durável. No mercado da construção moderna, existem misturas de corantes de alta qualidade para o desenho de bases de madeira.
As características distintivas das tintas para exteriores são os seguintes parâmetros:
- Eles evitam que a água e a umidade sejam absorvidas pela madeira. Graças a esta característica, o material nobre não incha e não perde a forma ao entrar em contato com a água.
- Ao escolher uma tinta de fachada de alta qualidade, você protegerá as bases de madeira do envelhecimento prematuro.
- Além disso, a maioria das tintas de fachada em madeira evita a formação de mofo ou bolor, o que afeta adversamente não apenas a aparência da casa, mas também a estrutura do material natural. Além disso, usando uma composição de coloração confiável, você protegerá a madeira de pragas, que, via de regra, não são tão fáceis de se livrar.
- A pintura de fachada foi projetada para proteger a base de madeira dos efeitos negativos da luz solar. Sem esse acabamento, a árvore pode secar rapidamente e rachar sob a influência da radiação ultravioleta.
- Se você deseja obter um efeito de design exclusivo, deve escolher uma pintura de fachada que acentue a estrutura atraente da madeira. Devido a essa característica, tais composições são muito apreciadas pelos compradores.
- Madeira acabada com pintura de alta qualidade e bela não sofrerá as mudanças climáticas.
- A fachada pintada não tem medo de abrasão.
- As tintas de fachada, via de regra, são resistentes ao gelo e não têm medo de picos de temperatura.
Atualmente, nas lojas você pode encontrar tintas de fachada de absolutamente qualquer cor.
A rica variedade desses produtos permite que os consumidores escolham a opção de sua preferência sem muita dificuldade e longas pesquisas.
Tipos e características
Hoje, existem várias variedades de tintas destinadas à decoração de exteriores. Cada um deles tem suas próprias características distintas. Vamos conhecê-los melhor.
Acrílico
As tintas acrílicas para madeira são à base de água. Eles têm boas características de desempenho. Eles podem decorar facilmente a fachada de um edifício por conta própria, sem envolver profissionais.
Quanto à composição dessas próprias misturas, além da água, elas também contêm pigmentos corantes e aditivos especiais que as tornam mais resistentes ao desgaste e duráveis. O elemento de conexão neste caso é acrílico.
Esses esmaltes de tinta podem ser diluídos e aplicados em paredes de madeira com uma pistola de pulverização. Além disso, eles são perfeitos para trabalhos de acabamento interno e externo.
Idealmente, as tintas acrílicas se ajustam uniformemente em substratos feitos de um material como o MDF. Além disso, você pode referir-se com segurança a essas composições na decoração de paredes de concreto.Se a sua casa for de concreto aerado, é aconselhável optar por um leve primer e aplicá-lo com pistola.
Muitos os consumidores optam por misturas de corantes acrílicos, pois sua cor pode ser alterada... Por exemplo, o esmalte branco comum pode ser diluído com esmalte colorido. Nesses casos, o esquema de cores pode mudar irreconhecível. Além disso, para um design mais limpo e atraente, é necessário aplicar tinta acrílica em várias camadas, caso contrário, as áreas não pintadas serão visíveis e estragar a aparência do edifício como um todo.
As tintas acrílicas para fachadas são duráveis e duráveis. No entanto, eles são bastante caros, por isso muitos consumidores se recusam a comprá-los em favor de opções alternativas.
Látex
Essas tintas também pertencem à categoria de tintas à base de água. Eles são tão populares quanto as opções comuns de acrílico. Essas composições têm as seguintes qualidades positivas:
- não tem medo de abrasão;
- não tenham medo da exposição ao sol: não desbotam ou racham quando sob sua influência;
- tem uma camada bastante elástica.
Essas misturas de corantes contêm resinas acrílicas especiais. Esses componentes expandem a lista de características de desempenho das tintas.
Além disso, látex as misturas à base de água possuem diversos aditivos sintéticos, devido aos quais a aparência da superfície de madeira por elas pintada adquire um aspecto muito limpo e aparência ligeiramente áspera.
Freqüentemente, não apenas as fachadas são acabadas com essas tintas, mas também as janelas, portas, portões e cercas ao redor dos edifícios residenciais.
Alkyd
A tinta alquídica é perfeita para uma fachada de madeira. Essas composições já são utilizadas há muito tempo, pois ficam lindas, chamando a atenção com um brilho discreto. Além disso, a popularidade e fama dessas misturas se devem à sua secagem rápida, que não precisa esperar muito.
Os seguintes elementos estão presentes na composição de tintas alquídicas:
- filme ex-látex e resina;
- solvente;
- o dióxido de titânio atua como um pigmento;
- enchimentos especiais;
- aditivos para conferir durabilidade, durabilidade e elasticidade à composição.
Como regra, as tintas alquídicas têm um esquema de cores bastante uniforme e rico. Após serem aplicadas na parede, essas misturas formam uma película protetora fina, mas durável, que protege a madeira da umidade, luz solar e outros fatores ambientais negativos.
Apesar de sua popularidade e excelente desempenho, as misturas alquídicas têm seus próprios pontos fracos, que incluem:
- baixa permeabilidade ao vapor;
- resistência mínima à geada;
- um odor desagradável e pungente que não desaparece mesmo após a secagem da tinta.
Antes de aplicar essa mistura de corantes, é recomendável preparar as bases com um primer, e os especialistas recomendam o uso de solos marrons.
Óleo
Uma casa de madeira pode ser pintada com tinta a óleo. A composição desses materiais de acabamento contém ligantes especiais, bem como um pigmento colorido. Como aglutinante, via de regra, o óleo secante atua nessas misturas.
Quanto ao pigmento corante, sua função é desempenhada por um pó mineral finamente disperso, que não sofre dissolução no componente ligante.
Nesse caso, o pigmento é mais pesado que o aglutinante, portanto, um sedimento bastante denso pode ser visto na parte inferior da embalagem da tinta. Antes de começar a trabalhar com a mistura de corantes, você precisa misturá-la bem.
As principais características das tintas a óleo para fachadas são os seguintes parâmetros:
- Boa adesão a substratos de madeira.
- Fraca resistência à luz solar. É por isso que uma superfície pintada com tinta a óleo pode desbotar rapidamente ao sol e perder seu belo brilho.Os especialistas recomendam escolher misturas de cores de cores mais claras para o trabalho de fachada, uma vez que o desgaste nelas será menos perceptível.
- Cheiro desagradável e bastante persistente. Por isso, pode ser difícil trabalhar com ela. Alguns artesãos domésticos notam que, no processo de acabamento do trabalho, ficaram muito doentes e até com tonturas. Infelizmente, esses odores não desaparecem logo.
- Seca por muito tempo, portanto, recomenda-se aplicá-lo sobre uma fachada de madeira somente em clima seco e calmo, caso contrário, poeira e outros contaminantes irão aderir à base.
- Pode durar apenas 6 a 7 anos. Se a fachada estiver em condições climáticas desfavoráveis, esse período pode ser muito mais curto.
Consumo
Via de regra, o consumo da mistura de corantes por 1 m2 é indicado em litros ou quilogramas diretamente na embalagem ou caixa. No entanto, deve-se ter em mente que este indicador pode ser indicado em uma faixa bastante ampla.
Especialistas afirmam que, no caso da madeira aplainada, o consumo da composição corante será muito menor. Se a fachada foi pintada antes, então a quantidade da mistura usada é reduzida ainda mais.
Se você planeja aplicar tinta em várias camadas (isto é especialmente importante quando se trata de mistura de acrílico), então cada camada seguinte será diferente em menos consumo do que a anterior. Se você precisar calcular o consumo total da tintura, então, para isso, você precisa calculá-lo como a razão entre a área da fachada e o consumo por 1 m quadrado. Recomenda-se deixar uma pequena reserva (cerca de 5%).
Fabricantes
Atualmente, o mercado de materiais de acabamento está literalmente transbordando de fabricantes conhecidos e pouco conhecidos que produzem tintas para uso externo. Vamos examinar mais de perto as empresas mais populares e de alta qualidade.
Osmo
A gama deste fabricante inclui tintas de alta qualidade para uso interno e externo. Uma mistura atraente e confiável pode ser selecionada para a fachada do edifício, bem como para a cerca, gazebo, terraço e até mesmo móveis de jardim.
A principal vantagem dos produtos Osmo é sua composição ecologicamente correta.... Com a ajuda dessas tintas e vernizes, você pode tornar a fachada da casa não apenas atraente e estética, mas também mais resistente ao desgaste e durável. Madeira acabada com pintura exterior Osmo é protegida do desbotamento do sol e da penetração de umidade / umidade.
"Brilhantemente"
As tintas Yaroslavl "Yarko" formam um revestimento respirável nas paredes de madeira, muito fácil de aplicar e bastante uniforme. De referir ainda a durabilidade das misturas de corantes desta empresa e a possibilidade de tingir de acordo com o catálogo de cores.
As tintas frontais "Bright" não têm um cheiro forte e não têm medo de mudanças de temperatura ou influências atmosféricas negativas.
Algumas palavras sobre a tinta TIKKURILA Vinh, veja abaixo no vídeo.
Ecoroom
As tintas de fachada deste fabricante são produzidas não apenas para casas particulares comuns e chalés de verão, mas também para edifícios com alta carga operacional. O sortimento da empresa inclui misturas acrílicas e orgânicas. No entanto, as formulações à base de água são consideradas as mais populares, pois são ecologicamente corretas, respiráveis e resistentes ao desgaste.
Algumas palavras sobre a pintura popular Tikkurila aprenda com o vídeo a seguir.
Avaliações
Para o acabamento das fachadas de casas particulares e chalés, os consumidores costumam comprar misturas de tintas à base de água. A escolha desses corantes deve-se à sua compatibilidade ambiental e aparência atraente.
Além disso, os compradores ficaram satisfeitos com a durabilidade de tais produtos e a facilidade de aplicação devido à presença de aditivos especiais na composição. No entanto, muitos ficaram desapontados com o alto preço dessas tintas.
As tintas alquídicas têm boas propriedades, mas não toleram mal temperaturas baixas.
Em paredes com tais revestimentos, pode desenvolver-se bolor ou bolor, uma vez que não diferem na permeabilidade ao vapor.Na maioria das vezes, os compradores respondem positivamente a esses corantes, mas muitos pelo menos uma vez tiveram problemas com o aparecimento desses defeitos. Além disso, as pessoas notam o consumo expressivo dessa tinta durante o processo de aplicação e o longo tempo de secagem.
Já as tintas a óleo são usadas com menos frequência. Em primeiro lugar, muitos compradores recusam-se a comprá-los devido ao odor forte e persistente, bem como ao longo tempo de secagem. Mas essas tintas são baratas e têm um brilho atraente (embora de curta duração).
Dicas de Seleção
A escolha da pintura de fachada para carpintaria externa deve ser abordada com muita responsabilidade. Compre exclusivamente misturas confiáveis e de alta qualidade. Os corantes de segunda categoria deterioram-se rapidamente e estragam a aparência da sua casa.
A seleção de tinta para exteriores deve ser baseada nos seguintes critérios:
- Resistência às intempéries... Compre apenas aquelas tintas de fachada que não tenham medo de chuvas e nevadas, bem como das mudanças de temperatura. Uma composição de baixa qualidade se manifestará logo no primeiro inverno - ela começará a rachar e até mesmo a se desintegrar.
- Resistência UV... Compre tintas de fachada que sejam resistentes à luz solar agressiva. Se a mistura não possuir tais propriedades, ela perderá rapidamente o brilho, e a base de madeira sob ela irá secar e rachar
- Durabilidade e confiabilidade... Escolha apenas as tintas de fachada que têm uma grande margem de segurança. Caso contrário, o revestimento não durará muito.
- Longa vida útil... Para não pintar a base de madeira muitas vezes, você deve escolher misturas de tintas duráveis. Via de regra, a vida útil da tinta está indicada na embalagem ou no passaporte do produto. Quanto mais baixa for a qualidade da composição, menos durará.
- Presença de aditivos anti-sépticos. Mesmo que você já tenha tratado paredes de madeira com revestimentos protetores especiais, os especialistas ainda recomendam o uso de tintas de fachada modernas equipadas com aditivos especiais que evitam a decomposição do material natural, além de protegê-lo de insetos.
- Fabricante... Entre em contato apenas com fabricantes conhecidos cujos produtos receberam muitas avaliações positivas dos consumidores. Não procure tintas muito baratas, especialmente quando se trata de opções de acrílico, pois elas podem ser abaixo do padrão e ter vida curta.
Se você não encontrou a quantidade suficiente de informações necessárias na embalagem, você deve pedir ao vendedor um certificado de qualidade (ou passaporte de fábrica) para a tinta que você escolheu. Esses documentos sempre contêm uma descrição detalhada de um determinado produto.
Uma ótima ferramenta para manter a chuva longe das superfícies de madeira. Eles o consideraram uma residência de verão, cobriram tudo com ele - bancos, mesas, balanços, um mirante. Aliás, o gasto dele é muito pequeno, eles compraram muito mais do que gastaram.
O comentário foi enviado com sucesso.