Tintas de fachada para alvenaria externa: critérios de seleção
Vivemos no mundo da tecnologia da informação. Por meio da publicidade, centenas de empresas, incluindo supermercados de construção e lojas, buscam transmitir aos clientes informações sobre a qualidade, as propriedades e a exclusividade dos produtos que vendem. A gama de produtos oferecidos é tão grande que às vezes não é fácil fazer a seleção correta dos componentes para reparo. A tendência da moda atual é a criação de uma fachada luminosa única para sua casa de tijolos com a ajuda de tintas.
Peculiaridades
Hoje existem vários materiais à venda para acabamentos exteriores.
As tintas e vernizes modernos têm várias das seguintes propriedades:
- ausência completa de substâncias quimicamente nocivas na composição;
- resistência ao estresse mecânico e à luz solar);
- elasticidade do revestimento após a coloração;
- alta resistência à umidade;
- compatibilidade com outras tintas;
- resistência ao desgaste;
- muito fácil de limpar da sujeira;
- permeabilidade ao vapor.
Para pintar uma casa nova e edifícios antigos, a pintura em tijolos de silicato é adequada. Aplica-se facilmente, não forma gotas, não salpica. A custo, é muito mais barato do que outros materiais, mais acessível para uma ampla gama de consumidores.
Em geral, pelas suas características, o tijolo é um material totalmente pronto para o uso a longo prazo, mantendo sua aparência original. No entanto, o edifício parecerá familiar e uniforme. As tintas lhe darão uma aparência completamente nova, às vezes fabulosa.
Tipos
Os principais tipos de revestimentos de tinta e verniz para tijolos são acrílico, silicone, silicato, tintas de esmalte. Eles são brilhantes, semi-foscos e foscos. Cada um tem sua própria capacidade reflexiva (ausência completa em fosco, a maior em brilho).
Os revestimentos acrílicos são altamente resistentes às mudanças de temperatura, o prazo de uso é de 8-11 anos. As paredes pintadas de fachadas não estão sujeitas a fissuras e são bem lavadas. A tinta não descasca sob a influência da chuva e do sol. A resina acrílica é adicionada como um componente, de modo que a umidade é mal absorvida.
A secagem completa da parede após o processamento é alcançada após 24 horas.
Na maioria dos casos, não é recomendado revestir uma fachada recém-erguida. Esta regra não se aplica às tintas acrílicas, pois contêm um aglutinante que impede a corrosão alcalina presente em uma solução nova. Portanto, dentro de 30 dias após a construção do prédio, você pode pintá-lo em qualquer cor.
As tintas e vernizes de silicone distinguem-se pela durabilidade e velocidade de secagem (- 3 horas após a pintura). Eles são protegidos contra mofo e bolor por uma solução de siloxano (à base de resina) em sua composição. Em regiões com climas quentes e altas temperaturas do ar, as fachadas pintadas não mudam sua aparência quando expostas aos raios ultravioleta.
A contaminação por poeira em edifícios cobertos é removida muito rapidamente de forma natural (chuva). Uma casa pintada pode durar de 18 a 20 anos até a próxima reforma. Vários matizes são usados para alterar a cor da tinta. A cor principal é o branco. Você pode convertê-lo em qualquer.
As tintas de silicato estão sujeitas a mudanças na temperatura do ar. Eles toleram bem a umidade, têm alta permeabilidade ao vapor e resistência ao fogo. Aplique em duas etapas. A primeira camada seca em 24 horas. O segundo em 8-11 horas.
Os revestimentos de esmalte são perigosos para o fogo e tóxicos. Eles contêm verniz. No entanto, essas tintas são muito resistentes à umidade, duráveis e resistentes à corrosão. O período de secagem é de 6-20 horas.
Uma tinta mineral especial para tijolo foi criada à base de cimento. Destina-se a fachadas previamente pintadas de difícil restauro. O grau de resistência à água e permeabilidade ao vapor de tal tinta e verniz é muito alto. A cor de uma casa de tijolos não mudará por 10 anos depois que as paredes forem tratadas com essa tinta.
As tintas a óleo são usadas com muito menos frequência. Na maioria das vezes, eles são usados para pintar fogões russos instalados em cozinhas de verão (cabanas temporárias). É muito conveniente aplicar belos ornamentos e desenhos artísticos usando este material de tinta e verniz.
Um verniz incolor pode substituir as tintas a óleo; ele se encaixa bem em uma parede de tijolos, o que parece natural após a pintura.
A melhor opção de coloração são as tintas acrílicas látex multicoloridas (Belinka, Sicília, Acrylatil, Husky, Mikrel e outras). Cada um deles tem suas próprias características únicas.
A tinta Sicília é um material autolimpante modificado com silicone e resistente a álcalis. Usado para fachadas de casas localizadas em áreas empoeiradas.
Preparação para pintura
Se o prédio foi construído há muito tempo, manchas de sal branco podem se formar na superfície das paredes. Os fabricantes de tintas látex desenvolveram adesivos capazes de formar um filme que evita a formação de tais depósitos nas paredes de tijolos. Para evitar o processo de acúmulo de camadas brancas, você deve encontrar os motivos de sua ocorrência.
É necessário verificar cuidadosamente as superfícies quanto à presença de condensação, com o auxílio de um selante (cimento), eliminar os locais onde se observa a penetração de umidade do lado externo. Todas as fissuras e irregularidades devem ser reparadas. Segue-se o processo de reboco, após o qual as paredes da fachada têm tempo de secagem. Em seguida, o processamento (rejuntamento e alisamento das costuras) é realizado com uma escova de metal.
A superfície tratada deve ser lavada com água, isso é possível com o uso de cloro. As paredes secas são preparadas.
O primer pode ser adquirido pronto ou feito por você.
Os pré-fabricados são dos seguintes tipos:
- Acrílico - Funciona melhor com tinta látex.
- Silicato - tem boa permeabilidade ao ar. Resistente à precipitação.
- Epóxi - proporciona impermeabilização e aderência à superfície.
Para fazer sua própria argamassa para aplicação de primer em paredes de tijolos, você precisa levar os seguintes componentes:
- sulfato de cobre -1 parte;
- sabão em pó - 2 partes;
- cola para madeira (osso) -5 peças.
Em seguida, pegue um balde de água e leve para ferver. O sabão em pó é amassado esfregando-o em um ralador de cozinha. Despeje as migalhas de sabão resultantes em água fervente, mexendo até dissolver. A cola de marceneiro e o vitríolo são adicionados à solução.
Depois disso, o fogo é reduzido e a massa deixada para ferver por meia hora. Decorrido o tempo, o recipiente com a mistura é retirado do fogo, resfriado levemente e filtrado (morno) por uma peneira. A solução está pronta. É aplicado como qualquer primer com pincel, rolo ou equipamento especial de pintura.
Todo o processo preparatório termina aqui.
Tingimento
Pintar uma fachada de tijolos de silicato em si é um procedimento demorado, mas completamente descomplicado.
Você precisa escolher uma tinta que atenda a todos os requisitos, o principal dos quais é a permeabilidade ao vapor. Após a pintura, a casa deve ficar saturada, não tendo perdido a capacidade de "respirar". O consumo de materiais também é um ponto importante. Quanto mais tinta for gasta, mais densa ela ficará, ocultando todas as irregularidades e imperfeições da parede. Não se esqueça da cor após a secagem. Como regra, a superfície das paredes será ligeiramente mais escura do que a cor da tinta original usada para pintá-las.
Antes de iniciar a obra propriamente dita, é imprescindível cobrir as partes da casa com polietileno, que não precisam ser pintadas. Estas são portas de entrada, janelas, porão. Você também precisará de andaimes ou escadas altas, andaimes.
É melhor pintar toda a área em um dia, porque mesmo com uma seleção cuidadosa no dia seguinte, é muito difícil conseguir um esquema de cores completamente idêntico. As paredes pintadas em diferentes épocas têm uma tonalidade ligeiramente perceptível, mas diferente. Recomenda-se pintar primeiro com pincel nas áreas das juntas de todos os tijolos, e depois secar novamente com rolo, mergulhando em um banho. Os movimentos são feitos em diferentes direções (horizontal e verticalmente). É importante aplicar a tinta uniformemente. A primeira camada é aplicada com pincel. Permite aproximar-se das pequenas reentrâncias entre os tijolos. Em seguida, as superfícies podem secar. O tempo de secagem para cada tinta é diferente e é indicado pelo fabricante na embalagem (lata). A segunda camada é aplicada com rolo ou pistola de pulverização. Para realizar trabalhos com pistola, é necessário um pouco de habilidade.
Normalmente, janelas ou cornijas são realçadas em tons mais ricos para contraste. Se a casa tiver dois ou três andares, é aceitável usar cores diferentes para pintar cada nível.
O trabalho é sempre realizado em dias ensolarados. A data de início e de término de todo o processo de pintura é determinada pelo proprietário da casa de forma independente.
Passo a passo, a habitação vai se transformando, vai adquirindo um aspecto completamente novo e saturado de cor, que vai deliciar os olhos por muitos anos. Adicione um pouco de imaginação, imaginação e esforço e terá uma excelente recompensa!
Para dicas sobre como escolher uma pintura de fachada, veja o vídeo a seguir.
O comentário foi enviado com sucesso.