Características e aplicações de tintas epóxi para pisos
O uso de tintas epóxi para pisos possui uma série de características importantes. É imprescindível levar em consideração as especificidades da composição química e o procedimento de uso do esmalte para o concreto. Um conhecimento preciso dos tipos de tinta para pisos de concreto permite que você tenha sucesso mesmo em situações bastante difíceis.
Descrição e propósito
Pisos de concreto se distinguem por sua confiabilidade e resistência mecânica. Devido a esses fatores, eles ganharam popularidade generalizada na construção industrial e residencial. Eles também são usados em instalações sociais e culturais, em edifícios auxiliares e assim por diante. Mas com todas as vantagens, uma desvantagem muito importante é característica de um piso de concreto - não é muito atraente na aparência. Sim, pode ser uma espécie de estética, mas a abundância de tais vistas em uma sala se torna enfadonha com o tempo.
E não se trata apenas de propriedades externas, aliás. O concreto sem tratamento especial é caracterizado por uma forte porosidade da estrutura. Ele estará sujeito a intensa erosão, e a superfície destruída do material se tornará uma fonte invariável de poeira.
Mesmo uma simples lavagem a seco é suficiente para que uma fina camada de pó apareça na superfície.
Existem, é claro, técnicas especiais de colocação e manuseio de concreto para reduzir o pó. No entanto, seria mais correto resolver o problema sistematicamente, eliminando sua origem pela raiz. Além disso, uma superfície descoberta de concreto é facilmente danificada pelo contato com a umidade, com várias substâncias agressivas. O uso de ladrilhos, laminados, ladrilhos, linóleo e outros materiais é muitas vezes impossível, difícil ou economicamente impraticável. Em muitos casos, é muito mais fácil aplicar tinta epóxi para pisos. É uma mistura especial de dois ingredientes à base de água.
Você terá que diluir esse esmalte antes da aplicação. As proporções são selecionadas individualmente. Quando a composição de coloração endurece, forma uma película forte. A mesa embaixo é protegida com eficácia de influências externas.
O mascaramento de violações superficiais menores é garantido; também é importante aumentar a decoratividade geral da composição.
O composto epóxi é resistente a quase todas as influências externas. Por isso, pode ser usado com segurança na academia, no depósito e no local de produção. As altas propriedades higiênicas dessas tintas as tornam ideais para instituições médicas, veterinárias, infantis, para laboratórios e indústrias altamente limpas. A resistência das tintas epóxi à umidade as torna adequadas para salas úmidas ou concreto ao ar livre. Também vale a pena notar:
baixa suscetibilidade a reagentes usados em laboratórios, organizações de reparos de automóveis, principais indústrias;
sem solventes orgânicos na composição (isto é, volatilidade zero);
ausência de odores ruins durante o processo de pintura;
nível de toxicidade zero;
aptidão para aplicação em concreto até 120 horas após a formação da mesa;
adesão decente a uma base de concreto;
aumentar a resistência do substrato;
fechando os poros da camada de piso mais instável.
A aparência atraente é outra vantagem indiscutível da tinta epóxi. Algumas pessoas formam uma superfície em relevo estruturada, outras preferem uma cor brilhante. Com a ajuda de aditivos especiais (os chamados chips), ligeiras irregularidades na base podem ser mascaradas e as propriedades decorativas podem ser aumentadas. Vale a pena considerar que as tintas epóxi modernas (ao contrário das utilizadas no passado) podem ser apresentadas em vários tons de acordo com a escala RAL, e não apenas em cinza.
O tom original será mantido por um longo tempo. Não se degrada mesmo quando exposto à luz ultravioleta. É fácil de limpar pisos revestidos com epóxi e pode ser lavado regularmente a seco. Vale a pena considerar as desvantagens dessas tintas: você tem que trabalhar com elas com energia e rapidez, caso contrário a composição perde sua aplicabilidade.
Além disso, os componentes individuais das tintas epóxi podem ser tóxicos e afetar adversamente o meio ambiente.
Instruções de uso
Preparação da superfície
As misturas de epóxi podem ser aplicadas em uma mesa recém-aplicada e em concreto já usado. Dependendo disso, uma ou outra opção de preparação é escolhida. Uma nova superfície de concreto é pintada ao endurecer e permitirá o movimento sem nenhum risco. Também é necessário avaliar o teor de umidade da base - as misturas de epóxi solúveis em água são bem aplicadas apenas em superfícies com um certo nível de umidade. A qualidade da própria mesa é de grande importância - quaisquer fissuras, ranhuras e outros desvios que requeiram trabalho de reparação são inaceitáveis.
O primeiro passo é retirar a parte superior do “cimento leite”, durante este procedimento, os poros do concreto são abertos. Os especialistas aconselham o uso da máquina de rejuntamento conhecida no meio profissional como "helicóptero". Se não puder ser aplicado, use um pincel duro. Quanto mais dúvida um lugar particular inspira, mais atenção ele precisa ser dada. Tendo lidado com pequenos detritos e aspirado a superfície, você já pode começar a pintar.
Se a mesa for colocada por tempo suficiente (como dizem os profissionais - "madura"), a abordagem muda drasticamente. Neste caso, uma solução muito úmida penetrará muito pior no revestimento. Ao usá-lo, a adesão também é quebrada. Normalmente, o teor de umidade da superfície dos revestimentos não pode exceder 4%. A violação desta norma leva à descamação gradual do revestimento de epóxi.
Não é necessário comprar dispositivos especializados para determinar a umidade da superfície. Você pode resolver este problema usando os meios disponíveis. Uma tira de polietileno de 40x50 cm é colada ao longo do perímetro com fita adesiva. Se depois de um dia o suor aparecer em cima dela ou ao tocá-la, você sentirá uma umidade óbvia, significa que ainda não pode pintar.
É necessário secar adicionalmente o chão.
Em seguida, você precisa verificar todas as possíveis fraquezas e bloqueios. Certifique-se de limpar:
áreas de descamação;
zonas de coloração;
oleosa e outra poluição.
Grandes fendas, fendas são cortadas com pelo menos 0,5 cm de largura. Feito isso, deve-se realizar uma limpeza completa da superfície. Inclui a limpeza da sujeira grossa e o processamento com um aspirador de pó potente. Os locais que precisam ser reparados são inicialmente marcados com um marcador ou qualquer outro método conveniente. Para fechar os defeitos, são utilizadas massas epóxi de uma série especial, e estritamente após a aplicação da primeira demão inicial de tinta, até agarrar e fechar os poros.
Aplicação de primer e pintura
É possível tratar o concreto com solo e pintá-lo em temperaturas de 5 graus. O ar deve ser aquecido de 5 a 25 graus com umidade relativa não superior a 80%. A temperatura dos materiais de acabamento usados é normalmente de 15-25 graus. A pintura epóxi é praticada apenas para concreto de grau M200 e superior. Para funcionar corretamente, você deve preparar:
uma broca com um acessório de agitação (de preferência um misturador de construção);
um conjunto de espátulas;
rolos de pintura;
pincéis de pintura;
meios de proteção individual.
Apesar da ausência de odores estranhos e propriedades tóxicas, é imperativo trabalhar com misturas de epóxi frescas em um respirador. Quando os componentes individuais da tinta ou da mistura preparada entrarem em contato com a pele, mucosas, é necessário limpar a área afetada com um pano macio, lavando com grande quantidade de água corrente e sabão. Vestir o seguinte ajuda a minimizar o risco:
luvas;
Batas ou ternos de trabalho em tecido de algodão;
sapatos com sola de couro.
As substâncias recomendadas pelo fabricante da tinta são normalmente utilizadas para a aplicação de primer. Se não houver recomendações oficiais, você pode tomar a própria tinta como um primer diluído com água pura em 10-20%. Em qualquer caso, o esquema de trabalho é aproximadamente o mesmo. A substância "A" é completamente agitada em um tanque padrão até que a homogeneidade completa seja alcançada, mas por pelo menos 2 minutos. Continuando a mexer, adicione gradualmente o volume desejado do componente "B".
Quando for adicionado, você deve continuar misturando por pelo menos 3 minutos. Os especialistas aconselham variar a direção da torção (em uma direção, na outra e vice-versa). Mexa as áreas "mortas" com muito cuidado - os cantos do fundo e as paredes. É necessário preparar o primer adicionando água limpa na mesma etapa. Sua temperatura deve ser a mesma da composição principal.
A mistura totalmente misturada é deixada sozinha por 3-5 minutos. Isso é o suficiente para que todas as bolhas de ar saiam. A preparação da composição é realizada com expectativa de produção total em ½ hora. Construtores experientes acreditam que é necessário derramar rapidamente a tinta preparada ou o solo na forma de uma "cobra", e só então distribuí-lo. Isso vai economizar muito tempo valioso - o consumo médio de primer é de 160 a 240 ml por 1 m², e mais é usado apenas em locais com maior absorção.
O resultado final é a formação de uma superfície uniformemente colorida com um leve brilho fosco.
Além disso, conforme necessário, o trabalho de reparo é executado. Neste momento, as áreas previamente limpas e cortadas são preenchidas com massa de concreto à base de epóxi. É compactado e nivelado com uma espátula. A aplicação de um primer sobre os adesivos fica a critério dos reparadores.
A primeira demão de tinta é aplicada exatamente 24 horas após o primer. Primeiro, os cantos e outras áreas inacessíveis são pintados com um pincel. A superfície principal do piso é pintada com rolo. O consumo médio de tinta epóxi será de 300 ml por 1 m².
Movimentos longitudinais e transversais de rolos, as escovas são melhores para alternar.
Visão geral da espécie
As tintas epóxi para concreto são classificadas de acordo com o método de cura (frio ou quente). A diferença entre eles diz respeito às temperaturas de operação e ao tipo de endurecedor usado. Os profissionais usam misturas quentes. No entanto, para uso pessoal, as composições "frias" são muito mais práticas.
De acordo com a forma de liberação da tinta, eles são divididos:
em dois componentes;
aerossol;
dispersivo em água;
pó.
Para concreto, as composições de dois componentes são as mais adequadas (portanto, foram discutidas acima). Às vezes, eles usam misturas diluídas em água. Se o pó de sílica for usado, a tinta terá maior resistência ao desgaste. A proteção UV é aprimorada pela introdução de resina acrílica.
E se o fabricante adicionar resinas fenólicas, a suscetibilidade a substâncias agressivas diminuirá.
Marcas populares
Possui uma demanda muito ampla Produtos finlandeses de Tikkurila... Suas tintas são apreciadas por suas excelentes propriedades de desempenho. A composição de dois componentes mostra-se igualmente bem em mesas novas e antigas, podendo ser tingida em qualquer tonalidade listada no catálogo RAL. Mas você pode dar uma olhada mais de perto nos produtos de outras empresas.
Tinta epóxi "Epoxi" pode dar um bom resultado:
consumo médio - 0,25 kg por 1 m²;
secagem - 24 horas;
vida útil da mistura - 4 horas.
"Elakor-ED" mais adequado para trabalho ao ar livre. A empresa russa fornece 4 tipos de tintas com propriedades de proteção aprimoradas.Graças aos aditivos especiais, a resistência do substrato aumenta em 80%. A espessura mínima do revestimento é de 2 mm. Sempre parece brilhante.
Epoxipol:
varia em composição (1 ou 2 componentes);
tem um tempo de secagem de 2/3 horas;
fornece um consumo médio de 0,2 kg por 1 m².
Você pode aprender a pintar o chão de uma garagem com tinta epóxi com suas próprias mãos no vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.