Tinta esmaltada: sutilezas de escolha

Contente
  1. Composição
  2. Marcando
  3. Recursos do aplicativo
  4. Vantagens e desvantagens
  5. O que procurar ao escolher?

Existe uma grande variedade de tintas e vernizes no mercado da construção. Às vezes é difícil entendê-lo, mesmo para aqueles que encontraram reparos mais de uma vez. Você pode escolher a melhor opção apenas conhecendo as características e características de utilização de determinados tipos de materiais. Nosso artigo é dedicado aos meandros da escolha da tinta esmalte.

Composição

Todas as variedades modernas de tintas de esmalte existentes podem ser divididas em vários tipos. Esta classificação é baseada na composição. Cada espécie tem suas próprias características. Aqui estão apenas os tipos de esmaltes mais populares. Se você já decidiu qual superfície vai pintar, basta escolher o que melhor se adapta às suas necessidades:

  • Alkyd (AU). Eles podem ser usados ​​para trabalhos internos e externos. Eles têm alto brilho e resistência ao desgaste. A vida útil do revestimento pode ser aumentada aplicando sucessivamente 2 camadas de tinta. Antes da aplicação da tinta-esmalte, é obrigatório o uso de primer.

Se a tecnologia de aplicação for observada, a vida útil é de cerca de 4 anos ao ar livre.

  • Pentaphthalic. Esse grupo pode ser facilmente reconhecido pela marcação PF na lata, que significa o conteúdo de verniz pentaftálico na composição. Uma das tintas de esmalte mais utilizadas e utilizadas. Ao escolher essa tinta, procure a inscrição "GOST 6465-76" ou "GOST 6465-53". Você também pode descobrir que a embalagem estará marcada como PF-115 ou PF-226. O primeiro destina-se ao trabalho ao ar livre, uma vez que nenhum capricho do tempo tem medo dele, mas o segundo é adequado apenas para o trabalho interno.
  • Gliftálico... Possui uma marcação GF estabelecida. A principal desvantagem desse esmalte é o tempo de secagem. Em alguns casos, você não pode fazer sem equipamento especial. Por exemplo, quando se trata de pintar a carroceria de um carro.
  • Nitrocelulose (NC). A principal vantagem é a secagem rápida, quase instantânea. Mas esse mesmo recurso causa dificuldades na aplicação, portanto, são utilizados pulverizadores para trabalhar com ele. Deve-se notar que a venda deste produto é proibida ou limitada em alguns países, pois o produto é muito tóxico.
  • Poliuretano (PU)... Se você precisar pintar uma superfície que estará sujeita a tensões mecânicas frequentes, escolha este grupo. É ideal para pisos, mesmo em áreas de tráfego intenso.

Marcando

Antes mesmo de ir à loja, você pode decidir que tipo de tinta precisa. Para fazer isso, você deve compreender que as letras e os números na etiqueta têm seus próprios significados. Já descobrimos a marcação das letras. Vamos tentar entender o que significa o primeiro dígito depois dele.

Vamos pegar a tinta - esmalte PF-115. Julgaremos apenas pelo primeiro dígito, ou seja, por "1". É ela quem se refere ao campo de aplicação. Mesmo que você não tenha encontrado na descrição para quais superfícies e obras esta ou aquela lata de tinta se destina, você pode encontrar facilmente o seu caminho olhando para esta figura:

  • 1 - destinado ao uso externo ou, em outras palavras, à prova de intempéries;
  • 2 - para trabalho interior (oficialmente - limitado à prova de intempéries);
  • 3 - conservação;
  • 4 - impermeável (adequado para ambientes com alta umidade);
  • 5 - esmaltes e tintas especiais (possuem características individuais de uso e faixa estreita de aplicações);
  • 6 - resistente a óleo e gasolina;
  • 7 - resistente ao ataque químico;
  • 8 - resistente ao calor;
  • 9 - eletricamente isolante ou eletricamente condutivo.

Recursos do aplicativo

A tinta esmalte tem boa aderência, o que a torna muito mais fácil de trabalhar. A superfície sobre a qual é aplicado deve ser totalmente limpa de sujeira e poeira. Neste caso, não é necessário aplicar massa na superfície. Basta pré-cobrir a superfície com um primer especial e deixar secar completamente.

Diferentes tipos de tintas de esmalte, unidos por um nome comum, ainda possuem características técnicas diferentes. Portanto, não podemos falar da versatilidade de seu uso para diversas superfícies e tipos de trabalho. A nitrocelulose é excelente para o processamento da madeira, e os alquídicos têm uma ampla gama de aplicações: desde o trabalho ao ar livre até a pintura decorativa.

As tintas de esmalte têm alta densidade, portanto, a maioria delas deve ser diluída antes do uso. Para isso, você pode usar quase qualquer solvente ou diluente de qualquer tipo.

Antes de prosseguir com a conexão das composições, leia atentamente as instruções. Se a porcentagem de diluição máxima permitida for excedida, o desempenho técnico pode ser significativamente prejudicado.

Vantagens e desvantagens

As vantagens indiscutíveis incluem as seguintes propriedades das tintas de esmalte:

  • Resistência ao desgaste. A tinta esmalte, quando utilizada em ambientes internos, é capaz de manter excelente aparência e características técnicas por 15 anos.
  • Fácil de usar. Até um iniciante pode lidar com pintura. Para alcançar o resultado desejado, você deve ler atentamente as instruções e segui-las. Ferramentas profissionais ou especiais também não são necessárias; pincéis comuns podem ser usados ​​para a aplicação.
  • Baixo custo. Dentro da estrutura de uma economia de mercado, cada fabricante define seu próprio preço para seu produto, mas o preço médio por quilo de tinta de alta qualidade é de 65-70 rublos.
  • Paleta de cores ricas... As tintas de esmalte se distinguem por sua riqueza de tonalidades. Tudo depende de qual cor é mais próxima de você ou mais adequada para o interior existente. Ao seu serviço está uma bola brilhante, pastel, universal ou qualquer outra gama de tonalidades, o principal é escolher a certa.
  • Secagem rápido. Ao contrário das tintas a óleo, que podem demorar muito para secar, as tintas de esmalte secam muito rapidamente, às vezes até uma hora é suficiente para elas.

Considere agora as desvantagens que podem influenciar sua decisão de comprar tinta esmalte:

  • Alta toxicidade... Se a coloração for feita dentro de casa, não é recomendado permanecer nas próximas 24 horas.
  • Fragilidade... Em maior medida, isso se aplica às tintas destinadas ao uso ao ar livre. Em condições atmosféricas agressivas ou desfavoráveis, dura cerca de um ano. Se você não planeja renovar a superfície tratada todos os anos, aconselhamos que preste atenção a opções mais práticas.
  • Exposição aos raios ultravioleta. Com a exposição regular à superfície pintada, o sol pode encurtar a vida útil dessa tinta e verniz. Como resultado, ele ficará manchado e rachaduras aparecerão.

O que procurar ao escolher?

Algumas dicas:

  • Aparência. Mesmo as tintas da mais alta qualidade podem ficar inutilizáveis ​​se o armazenamento for realizado em violação das normas ou se o próprio banco estiver danificado. Antes de comprar, inspecione cuidadosamente o recipiente; ele não deve ter amassados, arranhões ou outros danos. Não se trata de beleza estética, mas do fato de que, como resultado da entrada de ar, a tinta pode secar.
  • Validade... Pode ser facilmente encontrado no rótulo ou no próprio frasco. Sempre preste atenção nisso. Quanto mais tempo antes da data de validade, melhor. Afinal, não estão excluídas as circunstâncias de força maior, nas quais você terá que adiar a pintura planejada.
  • Consumo... Também é indicado na lata de tinta. Se você comprar esmalte em várias cores, o consumo deve ser calculado para cada uma. Por exemplo, o azul escuro pode cobrir 14-17 metros quadrados de área, enquanto o vermelho apenas 5-10. A tinta branca desse grupo é capaz de cobrir uma área de 7 a 10 metros quadrados.
  • Inscrição de GOST. O código digital pode variar, mas sua presença é um pré-requisito tanto quanto a data de validade ou a rotulagem.

Cada material de acabamento tem suas próprias vantagens e desvantagens. Conhecendo todas as nuances e sutilezas, é bem possível encontrar a opção ideal para você. Para os tipos e regras de escolha de tintas para teto, piso e paredes, veja o vídeo a seguir.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário