As sutilezas de escolher tintas para trabalhos de interiores

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Tipos e características
  3. Critérios de escolha
  4. Fabricantes: análise e análises

As tintas são um dos materiais versáteis utilizados tanto para proteção de produtos como para decoração de superfícies. O mercado moderno oferece muitas variedades desses produtos. Uma atenção especial deve ser dada às composições para trabalhos de interiores. Eles se distinguem pela praticidade e pelos parâmetros físicos da camada protetora. Esses fatores são importantes a serem considerados ao escolher este tipo de tinta.

Peculiaridades

As tintas são soluções especiais de consistência uniforme. Convencionalmente, estes produtos podem ser divididos em dois grupos: argamassas de fachada e misturas para interiores. Existem também formulações universais que são adequadas para todas as condições operacionais.

As tintas para interiores são fundamentalmente diferentes umas das outras. Eles têm propriedades diferentes:

  1. Resistente à umidade. Após a secagem, forma-se uma película forte na superfície, impedindo a passagem de água. Este tipo de tinta é adequado para uso em banheiros ou cozinhas.
  2. Força. Este parâmetro é importante para apartamentos com grande número de residentes. O material deve resistir bem à abrasão e manter suas propriedades originais durante todo o período de operação. Mas nem todas as tintas para interiores têm propriedades semelhantes. É importante considerar isso ao escolher um produto.
  3. Amizade ambiental... Este fator está presente em certa medida para cada tipo de solução. Os materiais de uso interno, após a secagem, não emitem substâncias nocivas para o ar, não afetando a saúde humana.

Este tipo de solução é única e prática. A variedade de tons permite que você escolha a tinta para quase qualquer ambiente. O mercado oferece modificações tanto para as condições domésticas quanto para as instalações industriais, onde existem requisitos especiais de resistência e durabilidade.

Tipos e características

Pintura de interiores é um termo geral que reúne quase todos os tipos de misturas encontradas no mercado desse grupo. Dependendo da estrutura e composição, essas soluções podem ser divididas em vários tipos grandes.

Tintas de emulsão

O principal componente dessas misturas é a água, que freqüentemente age como solvente. Entre as vantagens de tais produtos estão o respeito ao meio ambiente e a segurança contra incêndio (tintas não inflamáveis). As soluções contêm apenas ingredientes naturais que não afetam o meio ambiente e os seres humanos de forma alguma. Outra vantagem é a ausência de um odor desagradável que acompanha outros tipos de misturas.

Para obter uma camada forte e durável, é aconselhável preparar a superfície para pintura com líquidos especiais.

Dependendo da composição, as tintas de emulsão são divididas em vários outros grupos:

  • misturas à base de água e dispersas em água. Essas soluções são quase idênticas em composição. Eles diferem apenas na resistência à umidade. As tintas à base de água são muito menos resistentes a ambientes úmidos, mas possuem uma ampla gama de tonalidades de cores. A cor de muitos deles pode ser alterada adicionando cor à estrutura do líquido;
  • acrílico... As tintas deste tipo baseiam-se em resina acrílica, que se mistura com poeiras finas de origem natural ou artificial. Uma característica das misturas é sua alta resistência ao estresse mecânico. O filme repele bem a água, mas ao mesmo tempo não permite a passagem do ar, o que é importante para alguns materiais. A única desvantagem da tinta acrílica é seu alto preço em comparação com produtos semelhantes;
  • acetato de polivinila. Esses produtos são os mais baratos, pois as tintas praticamente não resistem à água e podem ser facilmente lavadas com um pano úmido. A vantagem dessas misturas pode ser considerada sua absoluta compatibilidade ambiental e segurança. Muitos fabricantes adicionam vários componentes à composição para melhorar o desempenho técnico;
  • látex... As misturas à base de látex também são muito populares hoje em dia. A solução seca rapidamente, o que permite obter o efeito desejado em 60-80 minutos após a aplicação da tinta. O látex possui características únicas que fazem com que, após a secagem, a camada superior repele perfeitamente a água. Nesse caso, a cor do filme não muda mesmo após o término de uma vida útil significativa.

Tintas látex laváveis ​​são amplamente utilizadas, pois são facilmente adequadas para pintar papéis de parede estruturais, estuques decorativos, ladrilhos de cerâmica e proteção de superfícies de gesso cartonado (tetos, paredes, divisórias, etc.);

  • silicone. As misturas são feitas com base em componentes minerais especiais. Isso permite pintar com a ajuda deles quase todos os tipos de gesso e outros materiais semelhantes. O elemento de ligação é a resina de silicone, que mantém o corante bem unido. O líquido seca por vários dias, dependendo da composição específica e das condições de secagem. Vale ressaltar que o filme formado na superfície permite que o ar passe muito bem, mas repele as moléculas de água. Portanto, tais soluções são versáteis, mas raramente utilizadas devido ao seu alto custo.

Alkyd

Essas tintas foram feitas à base de alquídicas, que, após a secagem, formam uma película muito durável. O tempo de secagem dessas soluções chegava a 2 dias, o que nem sempre é prático no mundo moderno. As misturas alquídicas, quando secas, emitem substâncias voláteis nocivas para o ar. Você pode trabalhar com essas tintas apenas em roupas de proteção e respiradores. Mas ao mesmo tempo dentro de casa são bastante comuns, pois depois de secados se tornam inofensivos e repelem bem a água.

Esmalte

O principal componente dessa solução é o verniz de vários tipos. Os esmaltes são versáteis, pois podem ser usados ​​tanto no exterior como no interior das instalações. A camada resultante seca muito rapidamente (tudo depende de sua espessura) e transfere facilmente a radiação ultravioleta. As tintas têm um equilíbrio ideal de força e resistência à água.

Adesivo

Composições deste tipo são feitas de polímeros orgânicos à base de água. Os produtos são comercializados como misturas secas. Para obter tinta, deve-se diluí-la em água na proporção indicada pelo fabricante. Entre as vantagens está uma ampla gama de cores. Materiais deste tipo são de uso limitado, uma vez que a camada superior é facilmente lavada com água e também é destruída pelo dióxido de carbono.

Os especialistas recomendam o uso desses produtos apenas em ambientes com baixa umidade.

Silicato

São soluções únicas, pois são compostas por vidro líquido. Para ligá-lo, misturas minerais alcalinas são adicionadas à estrutura. Após o endurecimento, a camada superior é permeável ao ar e é capaz de suportar flutuações de temperatura significativas. A única desvantagem é a resistência mínima à umidade. As misturas são usadas para pintar superfícies de concreto que precisam de decoração.

Cimento polimérico

Materiais deste tipo surgiram no mercado há relativamente pouco tempo. Em muitos aspectos, os produtos são semelhantes às misturas de silicatos. Os principais componentes das tintas de cimento-polímero são cimento Portland branco, cal moída, pigmentos resistentes à luz e dispersão aquosa. Para ligar todos esses componentes, látex sintético e emulsões à base de acetato de polivinila são adicionados à composição.

As composições são utilizadas para pintar superfícies de concreto, tijolo ou madeira. Algumas variedades também podem ser usadas para cobrir estruturas de concreto armado. As soluções podem ser usadas apenas em uma temperatura não inferior a +2 graus.

Poliéster

As tintas deste tipo são misturas secas obtidas no processo de homogeneização de diferentes substâncias. É aplicado na superfície metálica pelo método eletrostático. Raramente são utilizados para o acabamento de interiores domésticos, uma vez que em alguns casos a fusão da tinta pode ocorrer a temperaturas muito elevadas.

Critérios de escolha

A seleção de tintas para trabalhos de interiores é um procedimento bastante complicado e responsável. Aqui você precisa levar em consideração muitos fatores, entre os quais vários principais podem ser distinguidos.

Tipo de sala

Muitas vezes, essas misturas são usadas na renovação de apartamentos ou casas particulares. Aqui pintamos ambas as portas, rodapés de madeira e muitos outros revestimentos. A solução ideal para instalações domésticas é a tinta látex à base de água. Protege bem a superfície da corrosão, além de possuir alto brilho e durabilidade. A decoração da casa de banho é efectuada apenas com o auxílio de soluções que toleram elevada humidade do ar.

Na maioria dos casos, tais produtos incluem compostos alquídicos, mas não é desejável usá-los.

O material universal é o esmalte, que pode ser utilizado em qualquer local. Pode ser facilmente aplicado sobre papel de parede e paredes texturizadas.

Materiais (editar)

Muitas misturas são versáteis, pois podem cobrir diferentes superfícies. Esses produtos incluem compostos de acrílico, dispersão aquosa e silicato. Eles podem ser usados ​​para pintar em gesso ou tijolo, bem como em pisos de madeira ou caixilhos de janelas. Se for necessário cobrir o piso de parquete, deve-se usar compostos de óleo ou esmalte, que suportam perfeitamente cargas significativas. O Ecopol raramente é usado na construção, sendo recomendado o uso de produtos à base de látex ou vários tipos de esmaltes para protegê-lo.

Deve-se prestar atenção especial ao uso de fibra de vidro e outros materiais semelhantes. Eles são pintados apenas com acrílico, látex ou outras misturas semelhantes. É importante que preencham uniformemente a estrutura do material, bem como permitem que o ar passe para o produto. A pintura de produtos de pedra ou borracha só é possível com compostos especializados. Podem ser feitos em qualquer base, mas a presença de aditivos especiais é importante aqui, permitindo obter uma união forte e durável do filme com a base.

Cor

Esse fator não é fundamental hoje, já que os fabricantes apresentam muitas variedades de tintas. Mas alguns deles (cimento-polímero e outros) são produzidos apenas na cor branca, o que limita o ambiente para seu uso. Mas hoje, a maioria das soluções pode ser tingida com tintas especiais. Isso permite que você obtenha a cor desejada ao pintar madeira ou ladrilhos.

Observe que, desta forma, você pode alterar não apenas a cor, mas também a consistência. É importante aqui que a tinta corresponda ao material e ao design principal da sala. Se este fator não for determinante, deve-se considerar a qualidade do produto e, em seguida, sua aparência.

Propriedades

Os produtos são fabricados com diversos aditivos que podem alterar drasticamente as características físicas das tintas. Esses recursos são importantes a serem considerados ao escolher.Alguns tipos de compostos são eletricamente condutores, portanto, só devem ser usados ​​em ambientes secos, onde o risco de choque elétrico é mínimo.

Se você ainda precisa proteger o metal da ferrugem, é importante comprar tintas que sejam profundamente absorvidas na estrutura do material. Observe que é impossível remover essas substâncias com sua ajuda. Portanto, o metal deve ser pré-limpo.

Tintas para madeira ou concreto podem ser complementadas com formulações especiais que minimizam o risco de desenvolvimento de bolor.

Existem outros critérios, entre os quais se pode distinguir a segurança para humanos. As formulações à base de água são consideradas as mais amigas do ambiente, uma vez que não só não cheiram, mas também são compostas por substâncias naturais e não tóxicas.

Fabricantes: análise e análises

Um dos critérios na escolha de uma tinta para uso interno é sua marca e fabricante. Na maioria dos casos, os modelos mais conhecidos são de alta qualidade, o que é notado pelos consumidores que escolheram essas tintas para uso no processo de reparo. Na maioria das vezes, essas marcas populares receberam recentemente críticas positivas:

  • Dali. Este tipo de tinta é usado para proteger o metal da corrosão. As pessoas gostam especialmente do fato de que a mistura pode ser aplicada até mesmo sobre uma pequena camada de ferrugem. As soluções são utilizadas para quase todos os tipos de metais, bem como produtos galvanizados.
  • Zinga. Os materiais são destinados à pintura de metais. Uma camada forte é formada na superfície do material, que em termos de eficiência pode ser comparada apenas com a galvanização. Isso se deve ao fato da solução conter zinco, que forma a principal película protetora.
  • Tikkurila. Os produtos desta empresa são muito populares e dispensam apresentações. A empresa produz tintas para madeira e alquídicas universais e outros produtos. As composições desta marca são de elevada qualidade, segurança e uma vasta gama de cores, que têm merecido excelentes críticas dos consumidores.
  • Zobel. Marca alemã que produz tintas para superfícies de madeira. Entre as qualidades positivas estão as propriedades protetoras únicas, bem como a alta resistência do filme à radiação ultravioleta. As misturas resistem bem a mudanças significativas de temperatura.
  • "Drevoplast"... A empresa produz esmaltes protetores à base de alquídicos. Na maioria dos casos, as soluções são usadas para revestir produtos de madeira. A consistência homogênea da mistura permite que seja uniformemente distribuída por toda a base. O filme congelado lembra o plástico líquido em suas sensações táteis, mas ao mesmo tempo permite que o ar passe bem, o que é importante para a madeira.
  • Bayramix. As tintas acrílicas desta empresa são feitas à base de lascas de mármore. Aqui você pode encontrar variedades de soluções comuns facilmente laváveis ​​e à prova d'água.
  • Adler Lignovit Color. Compostos acrílicos para madeira são produzidos sob esta marca. As tintas diferem na versatilidade, pois podem ser utilizadas dentro e fora de casa. Entre as características positivas, os usuários observam alta elasticidade e risco mínimo de descamação.
  • Sherwin Williams. A empresa produz as chamadas tintas de borracha, que são utilizadas na pintura de pisos de concreto. A solução não tem medo de irritantes biológicos e químicos, e também pertence a formulações ecológicas. A vantagem da tinta é a presença de efeito antiestático, além de alta elasticidade, o que contribui para o mínimo de danos à camada superior.
  • Bytkhim... Sob esta marca você pode encontrar esmaltes acrílicos especiais, que incluem poliuretano. Esta argamassa destina-se ao revestimento de pisos de concreto.
  • Teknos, Biofa. Os fabricantes são especializados na produção de tintas para pisos de concreto de poliuretano. As vantagens deste produto são alta resistência mecânica e resistência química.Mas é indesejável o uso dessas soluções na vida cotidiana, pois quando secam liberam muitas substâncias nocivas.

Ao escolher a tinta para interiores, em primeiro lugar, deve-se atentar para a segurança e o material a que se destina.

Para informações sobre como escolher a tinta para paredes ou tetos, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário