Como escolher a tinta certa para suas paredes?

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Prós e contras de colorir
  3. Visualizações
  4. Cores
  5. Projeto
  6. Fabricantes e avaliações
  7. Critérios de escolha
  8. Características da pintura de paredes
  9. Dicas úteis de cuidados
  10. Lindos exemplos no interior

Qualquer renovação moderna envolve o uso de tintas e vernizes. Em alguns casos, a maioria das superfícies são acabadas com ele: piso, paredes, teto. Em outros casos, apenas alguns elementos decorativos.

O principal é escolher a tinta certa para que a nova reparação dure o máximo possível.

Peculiaridades

O Paint pode alterar qualquer apartamento irreconhecível. Como revestimento decorativo de parede, pode ser de vários tipos em termos de cor, textura, grau de brilho. Você sempre pode escolher o material que atenda às suas necessidades individuais. Além de suas propriedades estéticas, a tinta pode ser usada como meio de proteger as superfícies de certos fatores ambientais: umidade, luz solar, mofo, mofo, desgaste, corrosão.

A pintura é um revestimento universal. Pode ser usado para decorar o interior e o exterior da casa. Qualquer superfície pode ser pintada: madeira, papel, metal, vidro, concreto. Ao fazer uma escolha a favor de um determinado produto, deve-se estudar cuidadosamente as características do uso de uma determinada tinta indicada na embalagem, a capacidade de pintar várias superfícies com ela e as propriedades adicionais.

Prós e contras de colorir

Dentre toda a variedade de opções de decoração de um ambiente, a pintura se destaca pelos aspectos positivos. Os seguintes fatores falam em benefício dela:

  • Durabilidade do revestimento. Em comparação com outros tipos de acabamentos, a pintura pode permanecer inalterada nas paredes por um longo tempo - cerca de 10 anos.
  • Resistente à limpeza úmida, incluindo o uso de produtos químicos. No entanto, uma menção especial a isso deve estar na embalagem.
  • Preço. A pintura de parede é mais barata do que muitos outros revestimentos.
  • Variedade de opções possíveis. As tintas são apresentadas em uma ampla paleta de várias cores. Além disso, eles podem ser misturados, combinados em uma sala de vários tipos ao mesmo tempo, destacando elementos individuais com cores contrastantes.
  • Fácil de aplicar. Não é necessário convidar um especialista para colorir. Não há nada complicado neste processo, você pode consertar o quarto por conta própria.
  • Facilidade de renovação de quartos. Se as paredes pintadas ou seus elementos logo ficarem entediados, eles podem ser facilmente repintados em outras cores sem recorrer a mudanças globais.
  • Fácil de cuidar. Quase todas as tintas podem suportar limpeza úmida.

Além disso, se se formar uma lasca ou rachadura na parede, é fácil mascará-la, ao contrário de, por exemplo, papel de parede ou azulejos.

As desvantagens da superfície pintada incluem os seguintes pontos:

  • É necessária uma superfície perfeitamente plana. Quaisquer irregularidades serão visíveis através da camada de tinta. A exceção é a decoração de parede em relevo.
  • O acabamento da parede leva muito mais tempo do que, por exemplo, o papel de parede. A superfície deve ser perfeitamente plana, sem rachaduras e costuras, sendo necessário preenchimento adicional, aplicação de primer e lixamento.

Visualizações

O mercado moderno oferece uma ampla seleção de tintas variadas. Eles diferem de muitas maneiras.Às vezes, é muito difícil fazer uma escolha para que o produto adquirido seja ideal para todas as características. Todas as tintas podem ser classificadas da seguinte forma:

  • Interior e fachada. Eles diferem na possibilidade de pintar superfícies fora ou dentro da casa. Apenas tintas de interior são usadas para reforma de apartamentos.
  • Resistente à umidade e não resistente à umidade. Eles diferem nas peculiaridades do contato com a água, são usados ​​dependendo da umidade do ambiente. Para banheiros e cozinhas, apenas tinta resistente à umidade é usada.
  • Permeável ao vapor ou à prova de vapor. A tinta permeável ao vapor é feita de um material "respirável" e é adequada para ambientes onde muitas pessoas se reúnem.
  • As tintas diferem em diferentes graus de resistência ao desgaste. Este critério se aplica especialmente a superfícies pintadas que devem ser periodicamente limpas com água. Nesse caso, a tinta deve ser à prova d'água.
  • As tintas diferem de acordo com o critério de poder de cobertura. Este critério mostra o consumo de tinta por 1 m2 e afeta o número de latas que serão necessárias para reparos.
  • A tinta pode ou não ser tixotrópica. A sua presença significa a variabilidade da estrutura da tinta sob a influência de vários fatores ambientais. Por exemplo, as tintas tixotrópicas, após abrir a lata e entrar em contato com o ar, não escoam, não pingam do pincel ao pintar e não deixam marcas na parede. Além disso, nenhum sedimento se acumula no frasco.
  • Tinta brilhante ou fosca. Ele difere apenas nas características externas e é escolhido dependendo do gosto do comprador.
  • Em relevo ou liso. Além das preferências estéticas, a tinta em relevo é capaz de esconder irregularidades na parede, enquanto para uma superfície regular deve ser perfeitamente plana.
  • Hipoalergênico e regular. As tintas hipoalergênicas não contêm solventes orgânicos ou compostos químicos de amônia. Quando aplicados em paredes, são praticamente inodoros, secam rapidamente e são ideais em áreas de convivência para crianças ou pessoas com tendência a alergias.

As tintas diferem em sua composição:

À base de água (à base de água ou à base de água)

Esta tinta seca rapidamente e não tem cheiro. Todas as tintas à base de água são divididas em subtipos, dependendo do aglutinante - polímero: acetato de polivinila, acrílico, látex, silicone.

  • Acetato de polivinila - a opção mais econômica, adequada para pintar superfícies apenas em salas secas.
  • Tinta acrílica depois de seco, deixa uma película dura e é adequado para cobrir quaisquer superfícies: madeira, plástico, metal, tijolo. É resistente a danos, à umidade, seca rapidamente, não exala um odor forte, é resistente à luz solar e tem uma cor duradoura. Esse revestimento tem um alto grau de elasticidade, é capaz de esticar e encolher sem rachar.

O material à base de acrílico também tem desvantagens. É bastante espesso, portanto, marcas de pincel podem permanecer na superfície durante o processo de pintura. Portanto, é melhor que a tinta contenha substâncias que impeçam isso. A tinta acrílica não pode ser aplicada a outros revestimentos, e a parede deve estar perfeitamente plana e lixada. Além disso, o produto acrílico tem um custo bastante elevado devido à sua durabilidade e resistência.

  • Tinta látex após a secagem, deixa uma película na parede que cobre todo o relevo. Todas essas tintas são brilhantes em um grau ou outro e têm um alto nível de resistência ao desgaste. As superfícies pintadas com látex são fáceis de manter. A lavagem periódica com um pano úmido e água com sabão é adequada para isso. O acrílico evita a formação de bolores e bolor, retém a cor por muito tempo.

Além disso, com o tempo, ele não incha, racha ou se torna quebradiço.

  • Tintas de silicone mais frequentemente utilizado para trabalhos externos ou em ambientes com alta umidade: na cozinha, no banheiro. Após a secagem, a superfície não é molhada com água, ela a repele. Esta tinta possui um alto nível de permeabilidade ao vapor. Além disso, pode ocultar algumas irregularidades na parede, corrigir pequenas fissuras e lascas. No entanto, é um dos produtos de pintura mais caros do mercado.

Todas as tintas à base de água são permeáveis ​​ao vapor e fáceis de limpar.

Base de óleo

Essa tinta é durável, prática, pode ser usada tanto para trabalhos externos quanto internos. No entanto, a tinta a óleo tem várias desvantagens: é à prova de vapor, de longa secagem e tem um odor desagradável. Para reparos modernos, essa tinta praticamente não é usada.

Com base em resinas alquídicas

É uma tinta de secagem rápida que forma uma película forte na superfície. Raramente é usado para reformar áreas residenciais, pois exala um odor muito desagradável. É excelente para o revestimento de superfícies metálicas, desempenhando uma função anticorrosiva.

Tintas modernas

Um grupo separado são as tintas modernas que formam um revestimento incomum na superfície: isolante de calor, grafite, marcador, com propriedades magnéticas, imitando pedra ou metal, fluorescente.

  • Tinta quente pode substituir totalmente qualquer isolamento. Forma um revestimento de 2 a 4 mm de espessura na superfície e economiza dinheiro no isolamento tradicional. Além disso, com a ajuda de tinta, é possível cobrir locais de difícil acesso, bem como superfícies irregulares, o que facilita o processo de isolamento de paredes.
  • Tinta grafite cria um revestimento incomum nas paredes que imita uma placa de ardósia. Uma de suas vantagens significativas é seu efeito anticorrosivo. Além disso, é durável, resistente ao estresse mecânico e seguro para a saúde. Os designers costumam usá-lo para decorar banheiros e crianças.
  • Tinta de marcação forma uma superfície dura nas paredes que se assemelha a um quadro branco. Em tal superfície, você pode desenhar com marcadores e, em seguida, lavar facilmente os desenhos e inscrições. Essa tinta pode ser usada para decorar não só paredes, mas também alguns elementos de móveis e outras partes do interior.

Sua grande utilidade é usar uma superfície perfeitamente lisa para a exibição de filmes em projetores.

  • Tinta magnética - uma excelente solução moderna para paredes. Os ímãs são facilmente fixados a esse revestimento. Você não precisa de cola ou pregos para pendurar quadros ou fotografias com essa tinta na parede. Este material é ótimo para quartos infantis, escritórios e salas de aula, escolas e jardins de infância.
  • Tinta que imita outros materiais, permite que você economize na compra de pedra real, tijolo ou metal. À primeira vista, a diferença é quase imperceptível e os custos de tempo serão reduzidos significativamente.
  • Tinta fluorescente permite criar um revestimento que brilha no escuro quando exposto aos raios ultravioleta. Com ele, você pode pintar toda a parede, embora na maioria das vezes seja usado para destacar apenas alguns elementos, bem como para criar quadros inteiros. Pode ser visível à luz ou apenas aparecer na escuridão. Essa solução é adequada para estabelecimentos de entretenimento ou para apartamentos em que os proprietários amam soluções e experiências originais.

Cores

É melhor decorar interiores com tinta à base de água - a mais inofensiva em sua composição. Mas escolher a cor correta não é tão fácil quanto pode parecer à primeira vista. Um papel importante é desempenhado não apenas pela percepção e preferências individuais de cores, mas também por uma série de outros fatores: a combinação de cores no interior como um todo, o tamanho da sala e sua finalidade.

Ao escolher um esquema de cores, você pode ser guiado por algumas regras:

  • Avalie a sala e sua compatibilidade com a tonalidade selecionada.É importante ter em mente o nível e as características da iluminação da sala, pois ela pode afetar a cor dos objetos.
  • Para uma percepção harmoniosa do interior por uma pessoa, não mais do que três cores podem ser usadas. Caso contrário, os objetos irão ondular em seus olhos, criando uma sensação de congestionamento. Tons diferentes da mesma gama de cores não são considerados cores separadas. Além disso, o preto e o branco são considerados neutros e são uma exceção a esta regra. Eles podem ser combinados com qualquer cor e usados ​​em qualquer interior.
  • De toda a variedade de cores, você precisa escolher uma dominante.
  • As cores brilhantes não são adequadas para grandes superfícies.

A melhor opção é selecionar pequenos elementos individuais.

  • Para tornar a superfície original, não é necessário usar cores diferentes. Você pode diversificar um interior simples combinando uma variedade de texturas e padrões. Isso pode ser conseguido, por exemplo, usando diferentes rolos de pintura.
  • Se o apartamento tiver quartos contíguos, eles podem ser combinados visualmente usando as mesmas cores para decoração.
  • Para o teto, é melhor escolher a cor da mesma escala das paredes, mas um pouco mais clara. As cores escolhidas devem coincidir e harmonizar-se umas com as outras.
  • Vale a pena escolher a cor do ambiente, levando em consideração todo o interior como um todo, incluindo móveis, tecidos e decoração.
  • Numa loja é bastante difícil fazer uma escolha, uma vez que a iluminação artificial da vitrine por vezes distorce as cores, que mais tarde no ambiente doméstico podem diferir em vários tons.
  • Ao escolher uma cor, deve-se ter em mente que diferentes superfícies a afetam de forma diferente: liso torna o tom mais claro, áspero - mais escuro, fosco - torna até tons frios mais quentes, brilhante - atualiza todos os tons, inclusive os frios.
  • Para dar originalidade à sala, você pode aplicar cores contrastantes de paredes adjacentes em cores brilhantes.
  • De acordo com as regras de design, as paredes são apenas o pano de fundo de todo o interior. Você pode usar uma técnica original - ao contrário, destacar as paredes com cores ou desenhos vivos, e fazer móveis e decoração no ambiente além deles.

Cada cor tem um efeito diferente em uma pessoa, em sua percepção do espaço circundante:

  • Branco. Torna o quarto visualmente maior e mais espaçoso. No entanto, deve-se observar a medida no uso do branco. O seu excesso pode tornar um quarto incômodo, enfadonho, criar a sensação de estar em uma área não residencial - um escritório ou um hospital.
  • Vermelho. Pode causar agressão, ansiedade ou paixão e excitação. Esta cor é ótima para o quarto. No entanto, rebentá-lo na sala pode levar a um cansaço rápido, a melhor opção é destacar apenas alguns dos elementos para eles.
  • Azul esverdeado. São cores próximas do natural, natural - céu, água e folhas. Essa sala ajuda a relaxar, tem um efeito positivo na psique humana.

Nesta faixa, você pode decorar um banheiro.

  • Amarelo. Esta cor pode lembrar a luz do sol, dar uma sensação de segurança e confiança. Você pode decorar a sala de estar ou sala de jantar em amarelo.
  • Marrom e cinza. Essas cores podem ajudá-lo a se concentrar em coisas importantes, em seus pensamentos. Um quarto decorado em marrom sempre parece caro e elegante.
  • Laranja. Promove uma carga de energia positiva. Mas seu excesso pode ter o efeito oposto - pode torná-lo sonolento e letárgico.
  • Roxa. Ajuda a entrar em sintonia com o trabalho mental, acalma o sistema nervoso. É melhor escolhê-lo para quartos de crianças.
  • Preto. Pode provocar estados depressivos. Mas com moderação, o preto ajuda a dar ao ambiente uma aparência solene e sólida.

Para criar um ambiente confortável, aconchegante e psicologicamente neutro, é melhor usar tons pastéis aconchegantes - bege, areia, café claro, dourado, lilás.Para obter o efeito contrário, para uma sala em que você pode recarregar com vivacidade e positividade, você precisa escolher cores vivas: vermelho, verde, azul, laranja. Os tons frios de azul, esmeralda e branco ajudam a adicionar frescura à divisão.

Usando a cor certa, você pode corrigir visualmente as imperfeições do ambiente:

  • Para uma área pequena, é melhor escolher tons claros, combinando-os com uma iluminação forte. Essa técnica expande visualmente o ambiente.
  • Para aumentar visualmente a altura do teto, você precisa pintá-lo de branco. Para realçar o efeito, você pode adicionar um rodapé branco.
  • Se o teto parecer muito alto, pintar com uma cor escura e as paredes com uma cor clara ajudará a torná-lo visualmente mais baixo.
  • As cores frias contribuem para a expansão visual do espaço.
  • Para salas pequenas, as técnicas que combinam cores contrastantes não são adequadas.
  • Em um espaço pequeno, não chame a atenção para as paredes fazendo pinturas ou outros elementos brilhantes sobre elas.
  • Para uma sala grande, use tons escuros em combinação com azul.
  • Cores quentes como vermelho, laranja e amarelo ajudam a reduzir visualmente um grande espaço.

O propósito da sala não tem o último impacto na escolha da cor para ela:

  • Hall ou sala de estar. Dependendo do que as pessoas nesta sala fazem com mais frequência, você pode escolher o esquema de cores. Os tons profundos ajudam a relaxar e sintonizar para assistir a um filme, os acentos brilhantes contribuem para um passatempo divertido, a paleta de vermelho quente e laranja incentiva a comunicação. Para esta sala, onde muitas vezes se reúne um grande número de pessoas, são adequadas soluções originais e pinturas de superfície com tintas inusitadas: com brilhos, multicolor. Entre as opções de design moderno, o teto é pintado em cores interessantes. A tinta pode ser brilhante, perolada ou fluorescente.
  • Para Registro sala de jantar cores escuras e suaves são adequadas, o que contribuirá para uma refeição tranquila e não distrairá a atenção.
  • Para quarto boas cores pastéis, que harmonizam com o descanso, ajudam a restaurar as forças.
  • Para banheiro a melhor opção é uma paleta de azul e verde, mas lembre-se de que os tons de verde podem distorcer outras cores. Isso deve ser levado em consideração pelas mulheres que fazem maquiagem nesta sala.
  • Cozinha pode ser decorado com qualquer cor que você gosta. Deve-se ter em mente que os tons muito claros são facilmente sujos e, neste cômodo, as superfícies se sujam com frequência. Para quem monitora o peso, o azul é adequado, pois embota a sensação de fome.

Projeto

Ao escolher os produtos de tintas e vernizes em uma loja, é importante imaginar inicialmente o efeito desejado, o futuro ambiente e como ficará a nova pintura no interior. Existem várias técnicas de design que podem ser usadas para transformar o espaço mais comum:

  • Dividir uma sala horizontalmente. Esta opção é adequada para um estilo de quarto clássico. Normalmente a parte inferior das paredes é pintada com tinta mais escura e a parte superior com tinta mais clara. Essa técnica só é adequada para salas com tetos altos, pois os rebaixa visualmente, tornando as paredes mais curtas.
  • Destacando elementos individuais do interior. Uma das últimas tendências em design é pintar uma das paredes da sala em um tom mais escuro ou em uma cor contrastante. Transições abruptas e experimentos são adequados para salas de estar ou quartos de crianças, é melhor escolher soluções mais relaxadas para o quarto. Além de paredes, nichos, saliências, prateleiras podem ser distinguidas desta forma. Decoração original - destacando o contorno e os cantos das paredes com pintura contrastante.

Esta técnica permite expandir visualmente a sala.

  • Uma faixa em torno do perímetro da sala. Uma larga faixa horizontal permite destacar certos elementos na parede e é mais adequada para corredores - salas estreitas onde você pode abaixar visualmente o teto, tornando a parede mais larga. Esta técnica é realizada ao nível dos olhos e chama a atenção, por exemplo, para pinturas penduradas. Na creche, desta forma, é possível destacar o trabalho da criança, certificados e medalhas.
  • Pintura de paredes listradas. Não se deve decorar todas as paredes desta forma, basta selecionar apenas uma delas ou sua parte separada. A principal condição é que as cores das riscas se combinem entre si, bem como em harmonia com o resto do interior. As listras não precisam ser de cores diferentes. Você pode escolher uma combinação de listras da mesma cor com um efeito brilhante e fosco.
  • Pintar uma parede ou parte dela com um desenho original. Com a ajuda de tinta, você pode criar qualquer imagem, tornando o interior único. Para isso, convém convidar um especialista que desenhe bem. A pintura de parede é perfeita para quartos de crianças ou salas de estar, onde muitas pessoas se reúnem.
  • O uso de tinta veneziana (gesso). Esta técnica cria o efeito de um revestimento de mármore na parede. Para torná-lo realmente bonito, você precisa de uma habilidade especial para aplicá-lo. Na maioria das vezes, um mestre especial é convidado para este propósito. Além disso, o material em si não é barato, por isso essa coloração é considerada elite, enfatizando o status dos donos da casa. Você pode usar este gesso para trabalhos internos e externos.
  • Usando tinta texturizada. Com a ajuda desta técnica, a superfície em relevo das paredes de uma grande variedade de tipos é criada. Ao adicionar vários enchimentos à tinta, você pode criar imitações de várias superfícies: pedra, madeira, têxteis. Além disso, existem tintas texturizadas com glitter e brilho. Uma das variedades originais é o atacama, uma tinta reflexiva que, depois de aplicada na superfície, cria o efeito ótico de veludo na parede.
  • Uso de pintura de mosaico. É uma mistura de uma base intercalada com partículas de várias cores, tamanhos e formas. Em função deles, cria-se um certo efeito visual do revestimento: seda, têxteis, lascas de mármore, sobreiro, céu estrelado, gotas de chuva, manchas abstratas ou formas geométricas regulares. Esta tinta tem muitas vantagens: segurança ambiental, design original, durabilidade, resistência, efeito anti-mofo e antifúngico, resistência à umidade.

Devido ao facto de a tinta se depositar numa camada espessa que se assemelha ao plástico, com a ajuda de tal revestimento, pode-se esconder pequenas irregularidades e fissuras na parede.

Fabricantes e avaliações

Na hora de escolher uma tinta, o critério mais importante é o seu fabricante. Marcas conhecidas e comprovadas valorizam sua reputação e tentam produzir produtos realmente de alta qualidade, produzindo opções de elite e econômicas.

Os compradores consideram as empresas da Europa os melhores fabricantes. As posições de liderança em avaliações de consumidores são ocupadas por marcas italianas. Esta tinta é considerada a mais alta qualidade, saturada de cor e durável. As seguintes empresas da Itália são populares no mercado interno:

  • Oikos. Diferencia-se em produtos de altíssima qualidade, existindo no mercado há cerca de 20 anos.
  • San Marco - há mais de 50 anos produz toda a linha de materiais de acabamento de primeira qualidade.

Além dos produtos italianos, existem muitas marcas europeias que produzem produtos de qualidade. Entre eles estão as tintas alemãs Dufa, Wandfarbe, Superweiss, English Johnstone's, Dulux, Tikkurila finlandês e Sniezka polonês.

A Rússia é bastante popular como país-fabricante de tintas e vernizes no mercado. As melhores marcas são Admiral, Eurolux, Nevskie Kraski, Yaroslavl Kraski.

Com base no feedback de clientes satisfeitos, podemos distinguir TOP-10 dos melhores fabricantes:

  • Marshall e Export-7 - Turquia. Os produtos dessas marcas são de alta qualidade, resistentes ao desgaste e resistentes à limpeza com o uso de produtos químicos. Além disso, a tinta é econômica.
  • Finncolor - Finlândia. O fabricante produz tintas de alta qualidade para uso externo e interno, além de uma série especial com efeito antifúngico e antimofo para ambientes úmidos.
  • Emplis - Rússia. A empresa ocupa uma posição de liderança entre as marcas nacionais. A tinta desta marca é de alta qualidade, indicada para pintar qualquer superfície, resistente ao desgaste.
  • Alpina - Alemanha. A empresa produz tintas repelentes de manchas com efeito antimofo e antifúngico, ideais para cozinhas.
  • Dufa - Alemanha. Produz tintas com alta durabilidade e resistência.

Dentre toda a variedade, há uma linha especial de tintas, que, após a secagem, deixam um revestimento aveludado agradável ao toque na parede.

  • Tikkurila Harmony - Finlândia. Esta marca é uma das mais compradas entre as tintas e vernizes. As tintas desta empresa têm um maior grau de resistência aos danos e também facilitam a criação de vários efeitos decorativos nas superfícies.
  • Beckers - Suécia. A empresa produz tintas e vernizes para todas as superfícies que atendam a todos os padrões de qualidade e ambientais.
  • Dulux - Inglaterra. A empresa fabrica tintas para todas as instalações, que se caracterizam por uma longa vida útil, resistência à umidade e uma ampla seleção de várias opções.
  • Sherwin-Williams são produtos americanos de alta qualidade. Sua peculiaridade está na embalagem única, que, devido à sua estanqueidade, preserva a tinta de forma inigualável.
  • Parkerpaint - América. Os produtos são diferenciados por uma ampla seleção de tonalidades de tintas, alta qualidade e um revestimento confiável e durável para todas as superfícies.

Critérios de escolha

Para escolher uma boa tinta, você pode ser guiado por vários critérios:

  • Inofensividade. Para todos os aposentos. É necessário prestar atenção especial à composição do material e seus efeitos no homem.
  • Fabricante. Marcas bem conhecidas costumam oferecer produtos de alta qualidade.
  • Facilidade de aplicação.
  • Velocidade de secagem.
  • Resistência às influências ambientais, resistência ao desgaste. É importante avaliar não só os possíveis efeitos mecânicos na superfície pintada, mas também a quantidade de luz solar (a tinta pode desbotar, ao invés da tonalidade inicial, adquirir outra), a umidade do ambiente.
  • Consumo de material. É difícil calcular corretamente a quantidade de tinta de imediato, especialmente se a pintura for feita à mão. É melhor pegar o material com uma margem, caso contrário corre-se o risco de não pegar exatamente a mesma tonalidade posteriormente.
  • Características do cuidado da superfície pintada. É necessário atentar para se a tinta tolera limpeza úmida, contato com agentes químicos de limpeza.
  • Possibilidade de aplicação de tinta em superfície específica. Diferentes tintas se aplicam de maneiras diferentes em superfícies de madeira, metal, papel e também diferem nas características de sua aplicação no chão, paredes e teto.
  • Preço. Na maioria das vezes, o preço de um material de tinta e verniz é um indicador de sua qualidade. As opções baratas não duram muito e apresentam várias outras desvantagens.
  • Características da sala a serem pintadas.

Para divisões húmidas (cozinha, casa de banho), a tinta deve ser resistente à humidade, para crianças deve ser feita de materiais seguros para a saúde, para a sala deve ser permeável ao vapor.

Características da pintura de paredes

Pintar paredes é um processo difícil e demorado. Possui características próprias em função do tipo de reparação e da finalidade das instalações. O reparo pode ser grande ou cosmético.

Durante uma grande reforma, uma parte significativa do tempo é gasta no processo de preparação das paredes para a pintura.Devem ter uma superfície perfeitamente lisa, sem irregularidades e rugosidade, caso contrário, qualquer falha será visível através da camada de tinta. Isso é especialmente verdadeiro para tintas à base de água.

Para que a tinta fique em uma camada uniforme e o resultado seja de alta qualidade, o processo de pintura das paredes deve ser feito em várias etapas:

  • Pré-alinhamento. Para isso, geralmente a parede é rebocada com uma mistura de gesso. Para grandes volumes de trabalho, às vezes é usada uma mistura de cimento e areia. Para o desempenho de alta qualidade deste estágio, um reforço de malha é aplicado à parede. Isso evita rachaduras e estende a vida útil de novos reparos.
  • Preenchimento. Uma camada de primer é aplicada após cada etapa do tratamento da parede, pois garante a adesão dos materiais uns aos outros.
  • Colocando. Esta etapa deve ser iniciada quando a camada anterior estiver completamente seca. Dependendo de quão bem foi feito, a camada de massa depende.
  • Esmerilhamento. Após a secagem da camada anterior, a superfície é lixada e, em seguida, é aplicada uma camada de não tecido ou fibra de vidro. Isso é seguido por outro enchimento e lixamento. Só então você pode começar a manchar.

No processo de redecoração, as etapas são reduzidas. Não é mais necessário realizar uma preparação de superfície tão completa.

Para pintar as paredes de uma sala, você precisa de:

  • Prepare a sala: retire todos os móveis que não possam ser retirados, cubra com polietileno, remova a decoração das paredes, interruptores e tomadas.
  • A parede é escovada com uma escova de cerdas duras e depois limpa com água.
  • A superfície é revestida com uma solução antifúngica e antimofo.
  • Colocando. Nesta fase, são eliminadas pequenas falhas na parede - fissuras, irregularidades.
  • Aplicação de tinta. Vale a pena fazer isso com muito cuidado, eliminando imediatamente qualquer falha: gotejamentos, ultrapassando os limites exigidos, pois depois que o material secar, será muito difícil fazer isso. As ferramentas devem ser de alta qualidade. Se você usar, por exemplo, um rolo ou pincel barato, eles podem deixar fiapos ou cabelos na superfície.

Com isso, ela não parecerá tão atraente quanto deveria.

A tinta geralmente é aplicada em várias camadas. Após a secagem da camada anterior, uma nova camada é aplicada na direção oposta. O produto geralmente pode indicar as características de uso de cada tinta especificamente.

No quarto

Para pintar as paredes do quarto, é preferível escolher uma tinta à base de água ou acrílica. Não há muita umidade neste cômodo, então o novo revestimento de parede durará muito tempo e não começará a ser lavado.

A tinta acrílica tem uma longa vida útil e é barata. Para aplicá-lo na parede, nenhuma habilidade especial é necessária, é bastante despretensioso no trabalho. A tinta à base de água também é barata, mas seca rapidamente e tem pouco odor. No entanto, se a parede da divisão puder ser danificada mecanicamente, é preferível dar preferência à primeira opção. As soluções aquosas são menos práticas e menos resistentes a arranhões e lascas.

Uma atenção especial deve ser dada à seleção de cores. É melhor não usar cores vivas no quarto, o interior deve prepará-lo para descansar e dormir profundamente. Você pode combinar várias cores de tons suaves, decorar as paredes com padrões geométricos. Combinando o uso de diferentes tipos de pincéis e rolos, padrões abstratos e originais podem ser criados nas superfícies. Ao usar várias tintas em uma parede, você precisa se certificar de que elas são compatíveis entre si na composição.

No banheiro

Escolher uma tinta de banheiro como decoração de parede é uma solução econômica. A pintura vai custar várias vezes menos do que comprar ladrilhos ou ladrilhos.

Ao escolher a tinta para um banheiro, você deve estudar cuidadosamente o rótulo.Deve necessariamente indicar que o material é resistente a altos níveis de umidade e mudanças de temperatura. É melhor escolher uma mistura à base de látex ou silicone. Isso cobrirá a parede com uma camada espessa e hermética de cobertura confiável. Além disso, essas tintas são facilmente limpas com água, incluindo o uso de produtos químicos.

O esquema de cores pode ser qualquer um de acordo com as preferências individuais. Você pode experimentar, escolher cores brilhantes. As cores quentes são mais adequadas para esta sala.

Para economizar dinheiro, você pode se concentrar em um produto nacional, cuja qualidade não será inferior à de seus concorrentes estrangeiros.

Dicas úteis de cuidados

Depois que o trabalho de decoração de interiores terminar, é necessário seguir algumas recomendações para o cuidado das superfícies pintadas para que um novo reparo dure o maior tempo possível:

  • Após a aplicação do material na superfície, deve-se deixar secar por 2 a 3 dias. Porém, sua secagem completa ocorre somente após 2 semanas. Durante este tempo, as paredes devem ser tratadas com o maior cuidado, não as sujeite à limpeza com água.
  • As paredes pintadas devem ser periodicamente limpas com um pano ligeiramente úmido. Não use pó ou bicarbonato de sódio. Isso pode causar estrias e o revestimento pode se deteriorar.
  • O teto pintado só resiste à lavagem a seco. Para fazer isso, você pode usar um aspirador de pó ou uma escova.
  • Após o aparecimento de sujeira na parede, ela deve ser removida imediatamente, até que seja profundamente absorvida pela camada de tinta. Para fazer isso, você pode usar um pano úmido comum. Caso contrário, a mancha pode não desaparecer e a superfície precisará ser repintada.
  • Manchas teimosas podem ser removidas com detergente. Mas seu excesso pode levar à deterioração da superfície. Depois que a mancha desaparecer, limpe a parede com um pano úmido.
  • Se a tinta for de alta qualidade, ela ficará na superfície em uma camada uniforme e lisa, e a sujeira não "grudará" nela. Nesse caso, o número de limpezas úmidas deve ser reduzido. A tinta de baixa qualidade forma uma superfície porosa que é mais fácil de se sujar, mantendo a poeira nos poros. Exigirá lavagens mais frequentes e, portanto, pode durar um pouco menos do que as mais caras.
  • Se tiver sido usada tinta à base de água, o pano deve estar quase seco e o uso de água deve ser mínimo.
  • Se a tinta for à base de óleo, uma solução especial deve ser usada para lavar a superfície. Dissolva 1 colher de sopa de amônia por litro de água. Depois de processar as paredes com este líquido, deve-se secá-lo. Todos os movimentos devem ser verticais apenas. Não vale a pena realizar a limpeza preventiva a úmido mais de duas vezes por ano.

Se houver formação de sujeira na parede, ela pode ser facilmente removida com uma borracha ou farelo de pão.

Lindos exemplos no interior

O design moderno oferece uma ampla gama de diferentes aplicações de pintura no interior.

Decoração com tons vivos e contrastantes de uma das paredes. Um desenho abstrato que combina várias cores ao mesmo tempo terá uma aparência original.

Para fazer com que a parede clara pareça orgânica no interior, ela pode ser complementada com um pedestal de teto e alguns elementos de mobília no mesmo esquema de cores.

Uma excelente solução é realçar uma das paredes não só com uma cor contrastante, mas também com uma superfície em relevo.

Pintar paredes vizinhas com cores contrastantes é a escolha de quem não tem medo de experimentar.

Um gradiente suave, que se transforma suavemente em um teto branco, irá aumentá-lo visualmente, criando uma sensação de leveza e leveza.

Listras horizontais tornam o espaço mais amplo. Esta técnica só é adequada para salas com tectos altos.

Listras verticais tornam o teto visualmente mais alto, mas podem estreitar o espaço.

Para obter informações sobre como escolher a cor certa para a pintura da parede, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário