Como escolher tinta para plástico em latas de spray?
Provavelmente há muitos itens decorativos feitos de plástico em sua casa. Este material moderno e fácil de usar conquistou o reconhecimento do consumidor e é amplamente utilizado na área de renovação e decoração. Mas muitas vezes, com o uso ativo de peças de plástico, a camada de tinta pode ser gravemente danificada. A superfície fica turva, a cor desbota e a camada de tinta e verniz pode descascar e esfarelar.
Com a ajuda de tinta em lata de spray, é fácil atualizar as partes afetadas com as próprias mãos ou repintá-las completamente com uma cor diferente.
As nuances da seleção de tinta em latas de spray
Em primeiro lugar, é necessário saber de que tipo de plástico são feitas as suas peças, uma vez que a escolha das propriedades do corante e da tecnologia de aplicação depende do próprio material.
- ABS (acrilonitrila butadieno estireno) - dele são feitos estojos de equipamentos domésticos e de informática, telefones celulares e muito mais.
- PVC (cloreto de polivinila) - construções de janelas, revestimentos de pisos, brinquedos e produtos infantis, alguns tipos de recipientes domésticos.
Esses dois tipos de plásticos diferem porque, quando são pintados, um pré-requisito é a aplicação de um primer. A sua presença proporciona uma adesão de tinta de alta qualidade à superfície, o que exclui o descascamento e fissuras subsequentes. Se você não sabe que tipo de plástico está segurando, existe um método simples de verificar.
Encha um recipiente com água que caiba na sua parte de plástico (excluindo itens grandes). Mergulhe o produto na água. Se o plástico afundar, nenhum primer é necessário. Você pode aplicar tinta diretamente na superfície. Se sua peça permanecer soldada, você precisará comprar um spray de primer. Sem ele, a tinta não durará muito.
Prós e contras do esmalte aerossol
As tintas em spray são fáceis de usar. Você não precisa de habilidades especiais, treinamento ou equipamento adicional caro. Basta seguir as recomendações simples do fabricante.
As vantagens do esmalte também incluem:
- Superfície lisa e lisa. Os pulverizadores modernos são feitos de forma a simular a tocha de uma pistola de pintura. Isso permite obter uma pulverização uniforme do esmalte, com a qual se obtém uma camada superficial uniforme e lisa.
- Velocidade de secagem. A tinta spray seca muito rapidamente, o que é sem dúvida uma comodidade, pois você não precisa gastar muito tempo trabalhando e acelerar a secagem com métodos adicionais.
- Consumo econômico. O esmalte do balão é consumido lentamente e um cartucho é suficiente para uma superfície grande.
- Conveniência de armazenamento. Não há necessidade de criar condições especiais para guardar as sobras não utilizadas, verter e fechar com cuidado, como é o caso das latas. O esmalte no cilindro é armazenado por muito tempo e de forma confiável.
- Grande paleta de cores e texturas. Isso permite que você alcance grande expressão artística e imite muitas superfícies, por exemplo, o metal.
No entanto, a superfície do spray é pequena. É impossível misturar tintas para obter a tonalidade desejada. Como regra, existe um determinado conjunto de cores à venda, por isso nem sempre é possível combinar com precisão o tom do papel de parede ou os detalhes da janela.
Tons complexos e na quantidade certa podem ser encomendados em laboratórios de combinação de cores, mas isso custará significativamente mais.
Contras da tinta spray:
- Se o aerossol for colocado muito perto da superfície a ser pintada, manchas podem se formar no plástico liso. Trabalhar com latas requer aquisição de habilidades e destreza.
- Grande área de pulverização. Os elementos para pintura deverão ser desmontados ou protegidos de respingos usando filme e fita de papel especial nas superfícies adjacentes.
- Densidade de tinta limitada. Você não poderá ajustar o poder de cobertura ou a transparência da tinta, terá que trabalhar com a espessura do esmalte especificada pelo fabricante.
- Condições de temperatura de trabalho. A pintura dos elementos externos deve ser realizada em clima quente, calmo e ensolarado. Em caso de vento ou precipitação, o resultado é imprevisível.
- Algumas tintas podem conter acetona e derivados de acetona. Certifique-se de estudar a composição e consultar o vendedor sobre este assunto. Os esmaltes de acetona podem danificar seriamente o plástico.
Tipos de tintas para plástico
- Polimérico. Basicamente, é uma tinta de alto brilho que combina as propriedades da tinta e do primer ao mesmo tempo. Além disso, este esmalte não requer a aplicação de uma camada de verniz, ele próprio dá um alto nível de brilho na superfície. As tintas de polímero são permeáveis à água e à prova d'água.
- Poliuretano. Este esmalte à base de resinas de poliuretano possui alta resistência ao desgaste, resistência e excelente brilho. A composição permite criar um revestimento durável que não teme o atrito diário, pequenos impactos e objetos pontiagudos. Essa tinta prevê a utilização de um primer e é indicada exclusivamente para aplicação em peças rígidas, uma vez que a camada de tinta tem uma resistência significativamente maior que a do plástico. Os destacamentos são inevitáveis em itens feitos de plástico macio e dobrável.
- Estrutural. Esta tinta contém partículas especiais que criam uma superfície texturizada que lembra a semolina com diferentes tamanhos de grão. Esta propriedade ajudará com sucesso a esconder quaisquer imperfeições plásticas.
- SoftTouch (SoftTouch). A pintura permite criar uma superfície aveludada ou aveludada agradável. Este tipo de coloração confere ao produto uma aparência cara e uma textura agradável ao toque.
Tintas automotivas e suas características
Para pintar plástico com suas próprias mãos, você também pode usar primers e tintas automotivas especializadas.
- Base para verniz. Este tipo de esmalte deve ser aplicado sobre um primer especial para plástico, que aumentará sua aderência à superfície da peça. Finalmente, a área a ser pintada deve ser coberta com um verniz aerossol. O esmalte base vem em cores simples e com efeito metálico e madrepérola, que permite transformar peças de interior.
A tinta possui um rico sortimento de cores, incluindo opções de "ouro" ou "prata", com diferentes tamanhos de grãos - do muito fino ao grosso, com flocos brilhantes e cintilantes.
- Esmalte com efeito cromado. Permite que você crie uma superfície semelhante ao cromo. O efeito de um espelho bem polido, cativa com sua beleza e parece caro, ao mesmo tempo, não vai atingir o orçamento.
- Tinta com efeito alumínio. O esmalte possui uma moagem fina e densa do corante, devido ao qual o efeito do verso da folha de alumínio é criado na superfície. Não há brilho especular, mas um brilho suave e delicado está presente.
Junto com a base para verniz, tintas com vários efeitos são feitas para ouro, platina, prata antiga ou cobre. Eles têm a melhor moagem do corante, devido ao qual uma imitação confiável do metal precioso é criada.
- Tintas de vinil. Se é fã de decoração de interiores por baixo da pele, então esta tinta é a sua opção. Qualquer superfície de plástico pintada com esmalte de vinil terá a aparência e o toque mais semelhantes possível a produtos de couro.A vantagem dessa tinta é a plasticidade e um maior nível de aderência, o que permite excluir um primer. Você não pode ter medo de rachaduras e lascas, isso está excluído.
- Esmaltes de alta temperatura. Claro, itens de interior dificilmente podem ser aquecidos a temperaturas que este esmalte pode suportar. Mas se você quiser pintar ou atualizar a superfície de uma chaleira elétrica, aspirador de pó, partes de plástico de uma máquina de café que esquentam de uma forma ou de outra, então as tintas de alta temperatura virão em seu auxílio.
Antes de pintar as peças, você deve:
- limpar a superfície de plástico com lixa com abrasividade da ordem de 1500-200 grãos;
- desengordure o local da aplicação pretendida do esmalte com um limpador de álcool e um pano sem fiapos;
- antes de pintar a parte principal, você deve praticar em um pedaço de plástico desnecessário: determine a pressão na cabeça de pulverização e escolha a distância ideal da lata à superfície.
Você aprenderá a pintar você mesmo o plástico com uma lata de spray no vídeo a seguir.
O comentário foi enviado com sucesso.