Tintas plásticas: composições e cores
Freqüentemente, vários produtos plásticos que poderiam servir aos seus proprietários por muito tempo perdem sua aparência original. Rachaduras perceptíveis aparecem em sua superfície, os objetos tornam-se muito opacos. Muitas pessoas ficam confusas sobre qual tinta é a melhor para aplicar uma nova camada em coisas feitas de plástico.
Peculiaridades
Hoje, no mercado da construção, existe uma grande variedade de diferentes tipos de tintas para plástico. A escolha depende do tipo de coisa que você vai pintar e da aplicação que terá. Afinal, cada espécie individual tem suas próprias vantagens e desvantagens.
Muitas pessoas pensam que pintar peças de plástico em casa é muito fácil. Mas na verdade não é. Depende da escolha do revestimento e da tecnologia de aplicação quanto tempo a peça irá durar. Não podemos esquecer que é preciso prestar atenção ao tipo de plástico. Cada tipo individual deste material tem suas próprias características excepcionais.
Deve-se notar que alguns tipos de plásticos não podem ser pintados.
Itens feitos de polipropileno ou polietileno têm uma propriedade semelhante. A tinta desses materiais simplesmente sairá. Portanto, é quase impossível revestir tubos de metal-plástico feitos de polietileno.
Os plásticos automotivos merecem atenção especial. Para alguns tipos de tais materiais, a primeira camada de um concentrado de primer especial deve ser aplicada antes da tinta; para outros tipos, esse procedimento é totalmente opcional. Hoje, os especialistas podem oferecer um número considerável de maneiras de determinar o tipo de material que requer o revestimento de outras camadas intermediárias.
Tipos e composições
No momento, os especialistas podem oferecer aos consumidores uma grande variedade de tipos completamente diferentes de tintas para plástico. Todos eles diferem uns dos outros em suas características e composição.
Esses incluem:
- Esmalte acrílico impermeável;
- Tinta em aerossol;
- Tinta de vinil;
- Tintas estruturais;
- Tinta mate ao toque suave.
Acrílico impermeável
Esse tipo de material é a melhor opção para plásticos. O esmalte possui todas as qualidades necessárias. Também deve ser notado que é bastante fácil de aplicar. A tinta acrílica à base de água é uma das mais duráveis. Não é incomum ver esse revestimento com uma sombra brilhante brilhante.
Aerossol
Recentemente, muitos consumidores preferem este revestimento específico. Esta tinta é perfeita para superfícies em relevo. Diferentes tipos de aerossóis podem dar ao plástico uma ampla variedade de tonalidades (espelho, dourado, prata). É importante observar que certos tipos de tais materiais são antiestáticos.
Vinil
Deve-se destacar que este material é um dos mais ecologicamente corretos. Outra característica importante é o baixo custo. Mas, ao mesmo tempo, a tinta de vinil não pode ser chamada de resistente ao desgaste. É completamente instável à umidade, vento e muitos outros fatores externos.
Estrutural
Este revestimento é mais comumente usado para plásticos automotivos. Esta tinta dá às superfícies uma superfície com textura ligeiramente áspera.Com ele, você pode facilmente esconder arranhões e rachaduras.
Tal aplicação tornará a peça durável e resistente a fatores externos (vento, umidade).
Toque suave
Essa tinta fosca é ótima para plásticos. É muito fácil de aplicar. Esse material pode dar ao plástico um tom fosco agradável. Deve-se notar que tal base é bastante agradável ao toque. Na maioria das vezes, esse tipo de revestimento é usado para decorar lâmpadas de rua, alguns telefones celulares, binóculos.
Hoje, composições de coloração completamente diferentes podem ser encontradas no mercado de materiais de construção:
- Tátil. Após aplicação em produtos plásticos, esta composição permite deixar uma agradável base aveludada na superfície. Além disso, este revestimento permite que você faça um detalhe de uma tonalidade fosca incomum. Via de regra, a tinta soft touch tem uma base tátil, muito utilizada para a decoração de diversos materiais.
- Pó. É importante notar que a tinta com esta composição pode não ser adequada para todos os tipos de plásticos, mas apenas para aqueles que apresentam alta resistência ao calor. Afinal, um revestimento à base de pó é aplicado em câmaras especiais sob a influência de temperaturas suficientemente altas. Na maioria das vezes, os instrumentos de barcos, navios, vapores são pintados com esse material para dar-lhes ainda mais força e resistência a danos mecânicos externos.
- Resistente à abrasão. Essas formulações são baseadas em resinas especiais de poliuretano, às quais são adicionadas substâncias adicionais. Todos os tipos de aditivos tornam o material ainda mais resistente e duro. Como regra, a tinta com essa base é usada para objetos expostos a cargas pesadas.
- Estrutural. Essa composição é ideal para peças com riscos e danos visíveis. Afinal, tintas com esses compostos dão às superfícies uma superfície leve e áspera, com a qual você pode facilmente esconder todos os defeitos. Esses revestimentos são convenientes o suficiente para decorar objetos em casa.
Cores
Hoje, os especialistas podem recomendar aos consumidores uma grande variedade de tintas de cores incomuns. Com a ajuda de tais revestimentos, você pode decorar quase qualquer coisa. As opções mais originais e interessantes são as tintas ouro, marrom, preto, prata, bronze, prata.
Muitos designers aconselham o uso de tinta, que dá à superfície um efeito cromado, ao decorar vários elementos decorativos de plástico. Esse material pode caber perfeitamente em muitos interiores e é esse revestimento que é frequentemente usado para produtos automotivos.
Existem tintas que permitem dar a diferentes objetos um tom de prata. Eles também são usados para decorar peças automotivas.
Aplicativo
A tinta plástica é freqüentemente usada para cromagem de peças. Na maioria das vezes, esses revestimentos são representados por vários aerossóis.
A melhor maneira de decorar janelas e peitoris é com aerossóis. Este aplicativo vai durar o suficiente. A mesma base é perfeita para pintar fibra de vidro. É preciso lembrar que todos os tipos de esmaltes não são uma boa opção para esses itens.
É mais lucrativo pintar produtos de PVC com esmalte acrílico à prova d'água.
Porém, deve-se observar que antes de aplicar a tinta principal, é imprescindível cobrir a peça com uma camada de um primer especial, caso contrário a superfície do produto perderá rapidamente seu aspecto original.
Qual escolher?
Hoje existe uma grande variedade de tintas para plásticos. Mas não devemos esquecer que cada tipo de plástico tem seu tipo específico de revestimento. Portanto, antes de pintar os elementos, estude detalhadamente o material de que a peça é feita, bem como a composição da base sobre a qual deseja aplicá-la.
Para espuma de PVC, o esmalte acrílico à base de água é o melhor.Com a ajuda dessa composição, você pode tornar a coisa de plástico ainda mais resistente a qualquer dano. Além disso, essa base é perfeita para pintar esquadrias e peitoris de janelas. Após a secagem, geralmente este material confere à superfície de plástico um tom brilhante e agradável.
Muitos especialistas aconselham o uso de aerossóis e spray para cobrir os elementos automotivos e criar um efeito de espelho nos objetos. Hoje eles permitem que você pinte lindos tons de bronze, prata e ouro. Esses revestimentos aderem bem ao plástico. Muitas vezes, essa tinta é pulverizada com uma pistola de pulverização.
Para algumas peças de carro feitas de plástico, a tinta fosca de toque suave também é excelente. Na maioria das vezes, é usado para ocultar todos os tipos de danos e arranhões na superfície.
É importante destacar que tal base também é uma opção ideal para decoração. Afinal, esse revestimento cria uma agradável e bela cor fosca.
Para obter informações sobre como borrifar tinta plástica, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.