Tinta de cozinha: como escolher a mais acertada?
Atualizar uma unidade de cozinha não é tão difícil nos dias de hoje. Para isso, não é necessário entrar em contato com especialistas, basta repintar as fachadas com as próprias mãos. Este procedimento é necessário quando a aparência dos painéis antigos se torna inutilizável ou quando uma grande reforma está sendo realizada na cozinha e você precisa escolher a cor mais adequada para as paredes. Você pode até pintar uma cozinha com um novo tom espontaneamente se estiver cansado da cor antiga. Mas é importante escolher a tinta certa.
Requerimentos gerais
Atualmente, a gama de lojas de ferragens está repleta de uma grande variedade de tintas que podem ser utilizadas para pintar fachadas de cozinhas. Mas nem todos eles podem se orgulhar de excelentes resultados. Os especialistas recomendam abandonar o uso de vernizes e tintas acrílicas na cozinha., uma vez que o ambiente agressivo da cozinha e a umidade tornam rapidamente esses materiais inutilizáveis. Mesmo o vinagre comum bater acidentalmente na superfície dessa fachada pode danificar significativamente o revestimento.
Portanto, você deve escolher uma tinta que seja o mais resistente possível a qualquer dano. Deve resistir a mudanças repentinas de temperatura, calor frequente, vapor de alimentos fervidos e alta umidade. Além disso, essa tinta deve ser caracterizada por uma longa vida útil, uma vez que a pintura frequente dos painéis é prejudicial e pouco prática.
É importante lembrar que a cozinha é o local que mais necessita de limpeza a úmido e, portanto, a pintura deve resistir à constante exposição à umidade.
A cor da tinta é escolhida tendo em conta o interior da cozinha. Para uma combinação harmoniosa, é permitido o uso de vários tons da mesma cor de base. É importante combinar a cor com o estilo da cozinha. Por exemplo, se este for um clássico, então as cores marrom e pastel quente são adequadas, para o neoclássico é recomendado escolher tons pastel frios, para o estilo ecológico é comum usar uma gama de cores verdes.
Existem várias maneiras de restaurar um móvel de cozinha, sobre as quais a repintura apresenta várias vantagens. Em primeiro lugar, esta é uma escolha ilimitada de tons, a capacidade de criar de forma independente um estilo de interior, de realizar as fantasias mais ousadas no design de uma cozinha.
Além disso, a coloração envolve opções texturizadas: você pode deixar os painéis lisos ou dar a eles um formato de relevo, embora esta seja uma opção bastante ousada e não muito conveniente. Finalmente, o tingimento é a maneira mais fácil de atualizar e não requer nenhuma habilidade especial.
Tipos e suas características
Existem várias variedades de tintas e vernizes que podem ser usados para pintar um conjunto de cozinha.
A base de água
A tinta foi desenvolvida recentemente. Consiste em elementos de coloração e água. Para a cozinha, recomenda-se escolher tinta lavável à base de água. Graças a esta propriedade, será possível colocar facilmente as fachadas e paredes em ordem. A superfície lavável é fácil de limpar e os contaminantes mais comuns da cozinha são facilmente removidos dela: gotas de graxa, respingos de alimentos líquidos e assim por diante.
A superfície pintada com tinta à base de água não é danificada pela ação dos produtos utilizados na limpeza da cozinha. É importante estudar cuidadosamente as instruções dos materiais à base de água, pois nem todos são adequados para a cozinha.
Por exemplo, existem variedades que são facilmente lavadas com água. Você não deve levá-los para a cozinha, você deve escolher tinta indelével.
Alkyd
Os esmaltes alquídicos são altamente resistentes ao ar e a elementos químicos. Portanto, a superfície coberta com tintas alquídicas pode ser lavada pelo menos todos os dias - isso não danificará o revestimento. Este esmalte é dividido em vários tipos. Os compostos alquídicos-melamínicos são adequados para a cozinha. Eles diferem não apenas em qualidades laváveis, mas também em uma aparência muito estética. Os tipos alquídicos e alquídricos fenólicos são adequados para fachadas de madeira ou metal. Eles são compostos de elementos inorgânicos e óleos vegetais.
É importante saber também que as tintas alquídicas possuem uma estrutura bastante viscosa, portanto, na hora de pintar, devem ser aplicadas em duas camadas.
A primeira camada é aplicada com pincel simples em todas as direções, enquanto a camada final é aplicada com rolo. Em conexão com esta tecnologia, a velocidade de trabalho é reduzida, mas isso se justifica pelo excelente resultado.
Dispersivo de água
Este material é diluído com água antes do uso, mas após a secagem, a superfície torna-se insensível à umidade e, portanto, também é uma opção bastante popular para pintar um conjunto de cozinha. Esta variedade tende a secar rapidamente e, portanto, é adequada para móveis que devem ser colocados em funcionamento rapidamente.
Outra vantagem dos materiais de dispersão em água é a capacidade de aplicar um padrão decorativo aos painéis. Esta tinta é considerada amiga do ambiente, não tem cheiro.
A superfície pintada com materiais dispersivos em água é fácil de limpar.
Silicone
As tintas à base de silicone são boas porque podem não só atualizar a aparência do conjunto de cozinha, mas também esconder irregularidades e defeitos na superfície das fachadas. Uma opção bastante popular, apesar de uma série de desvantagens: em primeiro lugar, é o alto preço das tintas e vernizes de silicone. Além disso, as desvantagens incluem a necessidade de ter cuidado ao limpar. O fato é que as tintas de silicone não suportam os efeitos de reagentes fortes, especialmente compostos com álcalis. Portanto, tais superfícies não devem ser limpas com produtos químicos ou materiais abrasivos.
Qual escolher para fachadas?
Para pintar fachadas, muitas pessoas escolhem tinta spray em latas, por exemplo, esmalte de carro. Os compradores são atraídos por seu baixo custo, facilidade de aplicação e capacidade de criar uma superfície perfeitamente plana. Além disso, com a ajuda de uma lata de spray, você pode dar vida às idéias de design mais ousadas, por exemplo, criar um efeito pátina na superfície de um conjunto de cozinha. Em geral, as lojas oferecem uma ampla seleção de esmalte de car em latas de spray de diversas cores.
Se as fachadas possuem pastilhas de vidro, é melhor usar o método tradicional e pintar o material com pincel. O aerossol nem sempre pulveriza perfeitamente, respingos podem atingir o vidro e pode ser difícil remover a tinta do revestimento transparente.
Certifique-se de ler o manual de instruções na lata. Muitos são destinados apenas para uso externo.
É melhor não deixar de escolher a tinta a óleo, pois é quase impossível aplicá-la em uma camada uniforme. Se você precisa de uma tinta à base de água, é importante escolher uma que não seja lavada com água e tenha propriedades laváveis. As vantagens desta opção são as qualidades respiráveis do material, o preço acessível, a capacidade de lavar a sujeira mesmo com produtos químicos agressivos.
Para fachadas que não precisam apenas de cosméticos externos, mas também apresentam rachaduras ou lascas na superfície, a tinta de silicone é recomendada. A tinta acrílica é muito popular.Os compradores são atraídos por sua variedade de cores, respeito ao meio ambiente, falta de cheiro, porém, já foi notado acima que este material não reage bem à influência do calor e da umidade, portanto, deve-se ter em mente que após cobrir a cozinha com esmaltes acrílicos, uma nova atualização está ao virar da esquina. Além disso, o acrílico absorve óleos, portanto, manchas oleosas podem permanecer nas fachadas. Alternativamente, a camada de acabamento superior permitirá que você prenda a superfície.
Sutilezas da pintura
A pintura de fachadas de cozinha é possível com lata de aerossol, pincel ou rolo. Vamos considerar diferentes opções.
Lata de spray
- Prepare seu local de trabalho. Cubra todos os objetos próximos com papel alumínio para que respingos não caiam em suas superfícies. Faça um estoque de equipamentos e ferramentas de proteção individual com antecedência.
- Desmonte os elementos da fachada. É muito mais conveniente aplicar tinta se a superfície for horizontal. Se houver insertos de vidro, recomenda-se selá-los com uma película protetora ou removê-los durante a operação. Você pode até usar uma fita normal. A propósito, se as portas precisaram ser removidas de qualquer maneira, este é outro motivo para atualizar as velhas ferragens que rangem.
- Se as portas estiverem sujas, elas precisam ser lavadas e secas. Em seguida, a superfície é desengordurada com solvente e o filme é removido com secador industrial. É aconselhável lixar o revestimento com lixa, enxaguar e secar novamente.
- Se o revestimento estiver danificado, use uma espátula ou espátula e alise as áreas deformadas. Massa automotiva pode ser usada para este procedimento. Em seguida, você precisa esmerilhar as fachadas com um primer e limpar.
- Agite bem a lata e pulverize sobre a superfície a uma distância de 20-30 cm movimentos radicais. É melhor aplicar pelo menos 2-3 demãos, mas de forma que a demão final seja aplicada sobre uma demão já seca.
- Após a secagem completa da tinta, a superfície é envernizada. Para fazer isso, é mais conveniente reutilizar o verniz em latas de spray.
- Fachadas acabadas precisam ser secas por pelo menos quatro horas, instale os acessórios e pendure as portas em seus lugares originais.
Escova e rolo
A essência e a sequência do trabalho são as mesmas de uma lata de spray, mas vale a pena considerar alguns pontos.
- O pincel deve ser novo. É utilizado nos casos em que é necessário restaurar a tinta em reentrâncias, juntas, cantos e outros locais onde não seja possível a penetração com rolo.
- O rolo deve ser feito à base de espuma de borracha. Este material permitirá que a tinta seja aplicada uniformemente.
- Abasteça-se em uma bandeja especial. Trabalhar com ele será muito mais confortável, este elemento não permitirá a absorção excessiva da tinta em um rolo ou pincel.
- Mergulhar um pincel ou rolo na tinta ao mínimo ajudará a evitar respingos, manchas e outros defeitos de manchas.
- Se for necessário usar duas cores em um painel, então a sombra desidratada pronta é protegida com um filme, e só então a segunda cor é aplicada.
- Para uma aparência mais espetacular, glizal pode ser aplicado adicionalmente às fachadas. O produto é diluído em água e aplicado sobre os painéis pintados com pincel limpo. Se você precisar obter um padrão texturizado padronizado, poderá usar a tecnologia de envidraçamento. Para fazer isso, aplique uma esponja úmida ou pincel duro na superfície do esmalte e conduza na direção desejada. Linhas quebradas interessantes, abstrações, traços caóticos são obtidos.
Para a tecnologia de pintura de fachada de cozinha em MDF, veja o vídeo abaixo.
Acabei de cobrir o conjunto da cozinha com tinta para móveis da Dulux e um pincel. Parece apresentável até hoje.
O comentário foi enviado com sucesso.