Tintas para madeira à base de água: tipos e características
Na realização de trabalhos de acabamento em superfícies de madeira, a tinta à base de água é a melhor opção para tintas e vernizes. Vários tipos de corantes solúveis em água são destinados a reparos externos e internos. Sua diferença com as tintas nitro, alquídicas e composições de corantes a óleo é que essas tintas à base de água não contêm compostos voláteis tóxicos que são perigosos para a saúde humana. Além do fato de que os esmaltes à base de água são tintas inodoras, eles, ao contrário dos análogos acima, não contêm compostos inflamáveis e, portanto, são corantes à prova de fogo.
Variedades e características de composições de coloração
O ligante, junto com o pigmento corante dessas tintas, se dissolve na água comum, portanto todos esses corantes pertencem ao grupo dos dispersíveis em água, enquanto os demais tipos são baseados em solventes químicos. A tinta para madeira é chamada de tinta à base de água se o aglutinante for líquido.
Na produção de tintas de dispersão em água, são usados látex. Eles podem ser resinas artificiais de polímero e borracha natural. A formação de um filme resistente na superfície da madeira pintada ocorre devido à adesão das moléculas de látex umas às outras durante a evaporação da água ao secar o revestimento pintado.
A divisão em tipos de tintas e vernizes de dispersão aquosa depende da natureza do aglutinante na composição da tinta.
A diferença está nas características de desempenho desses corantes. Alguns deles, devido à sua baixa resistência à umidade, podem ser usados exclusivamente para carpintarias internas, enquanto outros também são adequados para decoração externa, fora das paredes da sala.
Acrílico
As composições de coloração acrílica são diferenciadas por uma ótima relação preço e qualidade. São compostos por pigmentos, poliacrilatos e cargas. Estes últimos servem para criar uma superfície lisa pintada e proteger a madeira de mofo e outros microorganismos. A composição das tintas acrílicas também inclui antiespumantes, retardantes de chama e outros aditivos auxiliares.
A vantagem desse tipo de corante é sua versatilidade e baixo custo em relação a outras tintas e vernizes dispersíveis em água. As tintas acrílicas sobre madeira secam muito rapidamente (portanto, várias demãos podem ser aplicadas por dia) e são duráveis.
Após a secagem, o acrílico forma uma camada densa que é resistente à radiação ultravioleta, umidade, temperaturas extremas e estresse mecânico.
Essa tinta pode ser na cor preta ou branca, além disso, é possível adicionar outras cores. O revestimento acrílico fica na superfície em camada fina e permite manter a textura da madeira. No entanto, junto com a manifestação da textura, todos os defeitos da superfície da madeira também são revelados, o que é uma desvantagem indiscutível de tal corante.
Ao escolher um corante acrílico, que, pelos motivos acima, é adequado tanto para reparos externos como internos e acabamento, deve-se levar em consideração que após a secagem, sua tonalidade muda. Portanto, para evitar erros, pinte uma pequena superfície com ele e veja como ficará depois que a tinta secar.
Látex
Os poliacrilatos são um tipo de látex sintético, mas, neste caso, a tinta látex refere-se a um material à base de estireno-butadieno. Essas formulações à base de água são mais baratas do que os acrílicos, mas também criam um revestimento menos durável.
O estireno-butadieno é resistente à umidade, resistente ao desgaste e elástico. Pode trabalhar em superfícies irregulares, paredes ou tetos de madeira pintada. Pode ser lavado e a vida útil de tal revestimento é bastante longa.
No entanto, a tinta látex racha com as mudanças de temperatura e fica amarela com a radiação ultravioleta, portanto, pode ser usada exclusivamente em ambientes internos.
Corantes à base de látex puro não são tão comuns. Normalmente, para reduzir o custo de um produto e manter suas características de qualidade, diferentes tipos de borracha artificial são misturados em uma composição. Um exemplo é a tinta látex acrílica. Em sua composição, o estireno-butadieno é combinado com acrilatos, podendo ser utilizado também em exteriores.
Silicone
Estas são composições baseadas em organopolissiloxanos ou silicones. Os polímeros dessa classe são os mais resistentes à umidade. Eles são capazes de criar uma camada de filme autolimpante hidrofóbico na superfície da madeira que pintam. Portanto, esses corantes são usados para fachadas.
Esses corantes são elásticos e protegem eficazmente a madeira de mofo e outros microorganismos, são permeáveis ao vapor e antiestáticos. A superfície coberta com tinta de silicone é resistente às mudanças de temperatura e não se deforma em temperaturas extremas. A vida útil das tintas de silicone chega a 25 anos, durante os quais essas tintas, que se distinguem pela versatilidade, mantêm o brilho e a saturação de cor originais. Como o acrílico, as tintas de silicone são vendidas na cor branca, mas também podem ser pintadas em qualquer esquema de cores RAL.
O silicone em sua forma pura é um material muito caro; portanto, os corantes acrílicos convencionais com uma pequena quantidade de poliorganossiloxanos adicionados a eles estão em produção em massa. Isso permite que você melhore significativamente o desempenho da tinta padrão à base de água com um ligeiro aumento em seu custo.
Acetato de polivinila
Este tipo de tinta à base de água é um dos melhores materiais para a carpintaria de interiores. As propriedades das composições de coloração de acetato de polivinila dependem dos plastificantes adicionados a elas, e suas características gerais são segurança contra fogo e resistência ao ataque químico, elasticidade e resistência ao desgaste. Essas tintas são resistentes à radiação ultravioleta e formam uma boa adesão às superfícies de madeira.
Diferente de outros materiais de látex em sua cor mais brilhante, eles têm um preço relativamente baixo.
No entanto, a lista de desvantagens deste tipo de corantes também é muito ampla:
- O principal é a baixa resistência à umidade. Se outras composições de corantes de dispersão em água puderem ser dissolvidas em água apenas até secarem, então os corantes de acetato de polivinila podem ser facilmente lavados com água, mesmo após vários anos manchando a superfície com eles.
- Eles também têm medo de baixas temperaturas, por isso esse tipo de corante é totalmente inadequado para uso ao ar livre.
Além dos materiais acima, a produção de composições de corantes de dispersão em água pode ser baseada em isopreno, uretano e outros tipos de borracha sintética e várias combinações desses polímeros. Esta circunstância afeta as propriedades dos materiais de pintura de forma insignificante. Todos eles comprovaram-se perfeitamente no trabalho da madeira: protegem-na da degradação, dão-lhe facilmente a cor desejada e não envenenam o ar com fumos nocivos. Por esse motivo, esses corantes são materiais de acabamento ideais.
Como alimentação de tinta, existe outro material de tinta solúvel em água para superfícies de madeira - tinta para madeira. Não pode proteger a madeira de danos, mas dá-lhe uma bela tonalidade ao mesmo tempo que mantém a sua textura. Portanto, a mancha é um dos materiais de acabamento. A superfície pintada com tinta é adicionalmente aberta com verniz.
Para as características de uma tinta à base de água que contém cera, veja abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.