As sutilezas de escolher tinta para madeira
A madeira é um material muito bom, muito procurado na construção e decoração. Suas vantagens contribuem para a melhoria da aparência de várias superfícies.
Uma das opções de acabamento mais utilizadas para este material é a coloração, para uma implementação bem-sucedida da qual é necessário selecionar cuidadosamente a composição de cor.
Peculiaridades
Não é difícil decorar salas de estar com tintas e vernizes. Nesse caso, é necessário apenas observar estritamente certas condições.
O acabamento deve secar rapidamente, não ter odores estranhos (ou ter um cheiro fraco), distinguir-se pela segurança ambiental e sanitária.
A escolha de ideias de design é bastante ampla e isso agrada muitos consumidores.
Antes de considerar as vantagens e desvantagens de variedades individuais de tintas para madeira, você precisa descobrir quais são os requisitos obrigatórios para qualquer formulação.
Eles são os seguintes:
- eliminação do aparecimento de fissuras;
- prevenção de infecções fúngicas (especialmente mofo);
- manter uma aparência favorável em qualquer situação;
- Durabilidade (incluindo alta resistência ao estresse mecânico).
Se pelo menos um desses requisitos não for atendido, pode-se considerar que a composição foi selecionada incorretamente. O processamento deficiente leva ao mesmo resultado que a falta total de processamento - alguns anos se passarão e a madeira escurecerá e rachará.
Ao contrário do revestimento de metal, pedra ou tijolo, para a madeira é imperativo o uso não só de uma composição de cor, mas também de um óleo e verniz especiais.
Visualizações
A tinta para madeira costuma ser um revestimento especial para o trabalho de fachada externa. Esse material efetivamente restringe os efeitos da umidade e não está sujeito à destruição, mesmo se os raios solares aquecerem fortemente a superfície.
- Acrílico a base é amiga do ambiente, não tem odores desagradáveis e não bloqueia os poros naturais da madeira. Dá à composição de coloração a capacidade de resistir ao frio, com sua ajuda você modelará absolutamente qualquer tom. A base de água, ao contrário dos materiais sintéticos, é segura para a saúde humana. A tinta acrílica também é adequada para o trabalho de interiores, ao pintar o piso, ela é escolhida porque você pode misturar facilmente os componentes necessários.
É importante levar em consideração que não é resistente ao gelo, portanto, tal composição deve ser armazenada exclusivamente em temperatura de ar positiva.
Você também deve protegê-lo constantemente do contato com qualquer tipo de umidade.
- Para portas de madeira pode ser usado tinta perclorovinil XB-161. Todos os corantes deste tipo dão uma cor rica e espessa, seca rápida e completamente "fixada" na superfície. A formulação XB-161 permite a introdução de grandes porções de plastificantes. As temperaturas normais durante a operação da composição variam de -20 a +40 graus.
A aplicação da tinta de perclorovinil em uma camada permite limitar o seu consumo, mas é aconselhável pintar a superfície duas vezes.
O ambiente agressivo é facilmente tolerado pela tinta, mas certifique-se de que o substrato está suficientemente bem preparado e livre de rachaduras e lascas.
Não é permitido pintar madeira com misturas de perclorovinil sobre tintas acrílicas, cal, silicato e revestimentos de organossilício para qualquer finalidade.
- Composições de coloração em latas de spray bom porque permitem que você evite problemas típicos de forma confiável - a formação de manchas e a dificuldade de formar camadas de espessura uniforme em toda a estrutura. Além disso, as tintas em spray têm sempre secagem rápida. Os fabricantes usam nitroenamelo, componentes alquídicos e resinas acrílicas como base química para eles. Cada receita moderna é elaborada nos mínimos detalhes, e você pode usar todos esses tipos de composições de coloração quase sem restrições.
- Escolhendo spray à base de acrílico, você pode usá-lo para trabalho externo e ao pintar paredes de salas e itens internos. Uma camada irá demorar no máximo 20 minutos para secar e adquirir todas as propriedades necessárias. Esse revestimento quase não desbota, ele serve por muito tempo. A variedade de aparência é impressionante, você pode escolher com segurança até mesmo cores de wengé.
É importante que até pinturas atraentes em madeira sejam feitas com a ajuda de misturas acrílicas. Cativará todos os que se interessam por formas artísticas de decoração de interiores e amam detalhes graciosos.
- Tinta repelente de água para madeira, é recomendado para ambientes com alto grau de umidade. Composições de vários tipos se enquadram nesta categoria, mas tintas de dispersão de água são reconhecidas como as melhores em termos de proporção de qualidades práticas. Eles são absolutamente seguros para humanos e animais, podendo ter uma aparência brilhante ou fosca após a aplicação. Essa tinta facilita a manutenção de um microclima ideal em qualquer ambiente.
- Se você não confia em produtos industriais e deseja fazer você mesmo um corante totalmente seguro, você o fará tinta de leite (existem várias formulações semelhantes). Além do leite desnatado, sua receita inclui vinagre alcoólico, cal hidratada e certos pigmentos minerais, cujos tipos específicos dependem da finalidade da tinta.
- Tinta marrom, que lembra a superfície do jacarandá, parece elegante e nobre em quase todos os interiores. O esmalte também pode ter essa tonalidade, embora em termos de composição química e outros parâmetros esteja muito longe das tintas no sentido usual. Após a aplicação da camada de esmalte, a base juntamente com ela deve ser tratada termicamente para formar o mais durável e resistente aos efeitos destrutivos do revestimento. A tinta resistente ao desgaste mais confiável para madeira não requer tal processamento, mas suas propriedades protetoras são um tanto enfraquecidas. Devido à baixa resistência ao desgaste e às solicitações mecânicas, todas as tintas à base de água não podem ser utilizadas em pisos de madeira.
- Tinta de dois componentes para madeira, independentemente da composição específica, muitas vezes é melhor do que aquele que contém apenas um componente. Assim, as misturas de poliuretano formam poucas manchas (e se a tecnologia for seguida, elas não as formam), toleram facilmente até mesmo tensões mecânicas significativas.
Volume
A quantidade de tinta consumida por 1 sq. m. de superfície de madeira, sempre mais do que ao pintar metal, plástico ou mesmo pedra, porque a árvore absorve ativamente a tinta. O valor exato é determinado levando-se em consideração a diluição da mistura, a complexidade da forma geométrica da superfície, o número de camadas, o processamento anterior e outros fatores. As correções de umidade e porosidade de uma amostra de madeira em particular podem ser desprezadas.
O tipo de composição do corante também é levado em consideração, a aplicação preliminar de um primer reduz a necessidade do mesmo.
Cores
Dentro de casa, o tom da cor pode ser muito diferente, é ditado por considerações de design. Para qualquer trabalho, inclusive ao ar livre, a escolha da cor da madeira requer uma definição preliminar das tarefas. Se você precisa combinar harmoniosamente o edifício com as paisagens circundantes, é aconselhável usar tons de verde e marrom, e se desejado, tintas vermelhas e laranja são usadas para realçar a casa tanto quanto possível (individualmente e em várias combinações).
Além dessas tarefas, uma solução de design pode ter outras funções: mascarar as imperfeições externas de um edifício, alterar visualmente a geometria das estruturas, aumentar ou reduzir a iluminação natural. Em áreas quentes, é aconselhável cobrir o telhado e outros detalhes da fachada com tintas leves.e se você mora em climas mais frios, as superfícies escuras são a escolha preferida.
Tanto fora como dentro de casa (embora em menor grau) tons grossos e suculentos desaparecem muito mais rápido do que os tons menos saturados... Portanto, tons claros devem ser usados para pintar uma parede de madeira ou terraço aberto ao sol. Mas lembre-se de que a tinta branca pode rapidamente ficar amarela. Além disso, é muito difícil notar o aparecimento de poeira em uma superfície cinza e, mesmo depois de muitos anos, ela só pode mudar ligeiramente de tom.
Em um esforço para criar uma sensação do tamanho máximo do edifício, os arquitetos usam constantemente tintas leves, quase transparentes. Os designers seguem seu exemplo quando é necessário ampliar visualmente uma sala separada ou parte dela. Ao mesmo tempo, junto com a demonstração de um interior requintado, as leis de compatibilidade de cores devem ser observadas.
O entusiasmo excessivo por tons de bege e creme pode fazer a fachada ou parede de uma sala parecer opaca e imperceptível. Mas se você combiná-los habilmente com cores escuras, você terá uma personificação elegante e atraente.
Se a estrutura (produto, elemento arquitetônico) tem forma geométrica complexa, também deve ser pintada com cores claras. Destacar com cores vivas é aconselhável para itens de configuração simples que não possuem pequenos detalhes.
Uma parede amarela ou dourada combina perfeitamente com uma janela e porta, que são feitas de madeira escura. Mas, na maioria dos casos, os decoradores usam uma opção mais tradicional - eles combinam tintas brancas e pretas no interior de acordo com o princípio do contraste. As paredes externas brancas são as mais bonitas, com muito verde. Mas o tom cinza nesta solução parece monótono e sem expressão. É preferível realçar os elementos mais brilhantes do design.
A tinta fosca não pode fornecer um brilho tão elegante quanto a tinta brilhante, mas por outro lado não mascara a textura do próprio material. Este ponto é especialmente importante para tingir madeira.... Não se trata apenas do desenho das paredes da fachada, mas também da criação de artesanato. A tinta translúcida dá um efeito semelhante, revelando ainda mais a textura original. As tintas e vernizes para vidraças podem ser inicialmente tingidas ou não tingidas, no primeiro caso é necessário verificar o quão segura é a cor utilizada.
Superfície
É importante lembrar que a escolha de uma tinta específica é determinada pelas características e funções das superfícies de madeira a serem acabadas.
- Uma gama bastante ampla de corantes pode ser usada para escadas dentro da casa. Quando o desenho original da madeira é muito elegante e você não quer escondê-lo, não se deve usar tinta, mas verniz com efeito brilhante ou fosco. Tintas leves aplicadas sem primer preliminar da superfície ajudarão a manter a textura. Junto com esses parâmetros, a secagem rápida e a ausência de odores concentrados persistentes são muito importantes.
- É necessário cobrir as etapas com uma composição caracterizada pela maior estabilidade mecânica possível. Se a sua escada estiver localizada fora de casa ou for usada principalmente ao ar livre, é recomendável usar tinta para madeira para uso ao ar livre.
- Muitas vezes, as dificuldades são causadas pela escolha da tinta para as janelas, uma vez que são muito diversas e diferem nas suas características.Os requisitos obrigatórios para pintar o exterior da janela são resistência à umidade e ao frio, resistência efetiva a microorganismos, leve abrasão e desbotamento mesmo em condições severas de operação.
- Quando uma tinta não atende a esses requisitos, ela não pode ser considerada passível de manutenção. Mas o nível de toxicidade não é tão crítico, então você pode escolher com segurança o revestimento mais resistente a vários fatores. Pergunte o quão plástica será a tinta, porque ela terá que passar por muitas mudanças de temperatura.
Qual escolher?
Antes de pintar uma árvore, existem vários pontos importantes a considerar:
- a raça da estrutura processada;
- as condições em que o produto é aplicado (será aplicado);
- se o revestimento é aplicado pela primeira vez ou sobre uma camada anterior;
- qual deve ser a aparência da superfície após a pintura - transparente ou não transmitindo luz.
As misturas de corantes opacos para madeira quase sempre pertencem a um de três grupos: alquídica, acrílica ou óleo.
- Tinta alquídica Ele pode sobreviver facilmente até mesmo às geadas siberianas e seca rapidamente, mas não é adequado se você precisar molhar profundamente a árvore. Normalmente, essas composições são necessárias para decorar uma porta de rua, moldura de janela ou fachada.
- Tinta à base de resina acrílica considerado mais moderno e prático, mas seu custo é bastante alto. A despesa é justificada se você quiser uma sala de jogos ou estrutura ao ar livre totalmente segura para crianças. A madeira vai "respirar", e você pode aplicar tinta acrílica não só com um pincel, mas também com qualquer outra ferramenta.
- Pinturas à óleo praticamente fora de uso devido à sua toxicidade, baixa compatibilidade com outras tinturas (ao re-manchar), odor desagradável e alto risco de manchas. Além disso, essas misturas de corantes são mais caras do que as tintas acrílicas mais convenientes.
O único momento em que é aconselhável usar um corante à base de óleo é a necessidade de reduzir ao máximo a quantidade de trabalho e saturar completamente a madeira.
- Para decoração você precisa escolher compostos de envidraçamentoque protegem a madeira dos efeitos destrutivos do meio ambiente. A vantagem de tais substâncias é a formação da camada externa mais espessa. A penetração profunda no material e a impossibilidade de danificar a superfície pintada com água são muito importantes no acabamento das superfícies externas de um edifício.
Fabricantes e avaliações
As tintas para construção são produzidas por muitas empresas, mas nem todas produzem produtos realmente valiosos e de alta qualidade. Chama-se a atenção para os produtos da empresa finlandesa Tikkurila, que há muitos anos ocupa uma das posições de liderança no mercado russo. Entre as tintas apresentadas sob esta marca, as misturas de silicone são as mais compradas.... O uso habilidoso permite dar à superfície pintada não apenas um brilho brilhante ou fosco, mas até mesmo a imitação de texturas como cetim e madrepérola.
Desenvolvimentos escandinavos permitem a passagem de vapor, o que significa que não ocorrerá estagnação de umidade. Eles vão durar muito tempo, são totalmente seguros para as pessoas e a natureza, praticamente não sujeitos à destruição por estresse mecânico. Os consumidores observam os aspectos positivos desses revestimentos, como poluição mínima e consumo de material relativamente baixo.
Para as fachadas de casas particulares, as tintas são amplamente utilizadas para marca "Caparol", porque não é difícil escolher um corante de tom adequado para você. Ao mesmo tempo, não há necessidade de se preocupar com a vida útil, segurança ambiental e sanitária do revestimento. Na maioria das vezes, é usado o esmalte, que permite o acabamento de estruturas externas - tetos, estofados, elementos de fechamento, caixilhos, portões de madeira e venezianas. Existem soluções na linha Caparol que permitem preservar ao máximo a textura e a cor da madeira..
Empresa eslovena Belinka produz uma ampla gama de tintas e produtos que protegem a superfície da madeira. Todos eles são projetados para enfatizar a textura natural, você pode dar à superfície o tom que desejar. Toplasur UV Plus bloqueia muito bem os raios UV e transforma o visual da madeira com as cores mais procuradas. A julgar pelos comentários, a primeira camada requer muita tinta, mas é ele quem permite focar na estrutura da árvore.
Tintas alemãs Zobel cumprir totalmente os requisitos dos padrões russos e condições práticas de uso. Mesmo com forte exposição ao frio, eles se mostram do melhor lado., a vantagem indiscutível é também a capacidade de tingir a tinta individualmente.
A vida útil garantida sem descascar, como se pode verificar por diversos comentários, é de no mínimo 5 anos, inclusive para fachadas de casas.
Produtos e serviços por Biofa considerado bastante perfeito, mas é preciso ter em mente que se parece mais com óleo para processamento de madeira com efeito de coloração, e não como tinta. É possível aplicar tais composições apenas em uma superfície bem aplainada e lixada.
Empresa Dufa representa uma gama bastante ampla de composições de coloração. Todos eles são à base de água (amigos do ambiente) e podem ser selecionados para condições específicas de uso. No mercado existem composições resistentes à umidade (exigindo coloração) e as mais brilhantes. Avaliações dos produtos desta empresa são extremamente positivas.
Sikkens há cerca de dois séculos que produz excelentes tintas e vernizes que permitem ir além das soluções padrão e criar um interior verdadeiramente original. Os usuários notam a facilidade de encontrar os tons certos, preços muito favoráveis e facilidade de uso dos vernizes e tintas deste fabricante.
Exemplos e opções de sucesso
Considere várias boas opções para colorir madeira com diferentes composições.
Para o terraço, é necessário selecionar a tinta individualmente, levando em consideração todas as características de uma determinada espécie de madeira com a maior precisão possível. Não há dúvida de que as áreas abertas de madeira precisam ser pintadas de forma mais escura para que a sujeira e a poeira das ruas tenham menos impacto negativo. Além disso, para uma placa interior, tal requisito nem sempre é feito, mas apenas por razões de design.
Coloração antiga nem sempre significa usar um efeito pátina, mas tons mais escuros e saturados devem ser usados nela. A imagem mostra claramente como eles substituem o fundo de madeira clara original.
A utilização de tintas poliméricas justifica-se por sua alta capacidade de penetração, baixa suscetibilidade aos raios ultravioleta, resistência química e atmosférica.
Você pode escolher entre vermelhos, lilases, amarelos ou verdes - todos parecem igualmente atraentes.
Você verá a tecnologia da pintura em madeira no próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.