Como escolher a tinta para piscina?

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Visualizações
  3. Fabricantes
  4. Dicas de Seleção
  5. Como pintar?

Piscinas bonitas e espaçosas se tornam o verdadeiro orgulho dos proprietários de chalés de verão. Mas para deixar o tanque mais atraente, não basta apenas instalá-lo. Uma etapa adicional de trabalho é o acabamento da tigela. Existem vários materiais para escolher, mas a tinta é o mais comum. Como usá-lo e quais são as vantagens de tal escolha, consideraremos a seguir.

Peculiaridades

Se há alguns anos apenas os azulejos estavam disponíveis para os proprietários de piscinas para acabamento, agora a maioria das pessoas decide comprar tinta. Isso se deve a uma série de vantagens que esse tipo de material apresenta:

  • a tinta é muito mais barata do que os azulejos, mesmo os mais caros;
  • facilidade de aplicação: o ladrilho deve ser instalado por quem entende do assunto, e até uma criança vai ajudar na pintura;
  • a aplicação será muito mais rápida do que a colocação de ladrilhos;
  • soluções modernas de alta qualidade contêm substâncias que lutam contra a ocorrência de fungos, mofo, cal;
  • tintas podem ser usadas para piscinas de metal e concreto;
  • Durabilidade: Se aplicada corretamente, a tinta dura anos sem a necessidade de renovação.

Praticamente não há desvantagens neste tipo de material. Uma certa desvantagem pode ser considerada o fato de que você precisa realizar uma preparação minuciosa antes da coloração. Além disso, algumas pessoas acham que a tinta parece mais barata em comparação com ladrilhos refinados.

Visualizações

Nem toda tinta vendida em lojas de ferragens pode ser usada para pintar uma tigela de tanque. Você precisa escolher compostos especiais projetados especificamente para piscinas. Existem várias dessas variedades.

Poliuretano

Esta tinta pode ser aplicada em concreto, metal e vários tipos de pedra. A versão em poliuretano é absolutamente segura, não emite produtos químicos nocivos, o trabalho pode ser realizado tanto em ambientes internos como externos. É melhor usar uma tinta de dois componentes, que precisará ser misturada com um solvente. Isso dará um belo brilho brilhante.

No entanto, deve-se lembrar que os corantes de poliuretano destacam a mais leve aspereza, portanto a superfície deve ser perfeitamente plana. Você pode encher o reservatório com líquido após 12 dias.

Borracha clorada

Este tipo de tinta é muito apreciado pelos profissionais e muitos recomendam a sua escolha. A maioria das opções de borracha clorada são adequadas para metal e concreto. São perfeitamente aplicados, não permitem a passagem de umidade, são muito resistentes ao desgaste - a manchamento dura muitos anos. Também evita a formação de manchas e bolor. E os corantes de borracha clorada podem ser usados ​​mesmo em água salgada.

A desvantagem será a fumaça, então o trabalho de pintura deve ser executado com luvas e um respirador e, se esta for uma sala, uma ventilação de alta qualidade deve ser fornecida.

Epóxi

As tintas epóxi contêm resina e endurecedor. Esses corantes podem ser aplicados a uma ampla variedade de materiais. A pintura não é removida, o revestimento é durável e dá um brilho brilhante.

A vida útil do revestimento é de no mínimo 20 anos, mas é importante observar a tecnologia de tingimento. Antes de aplicar a tinta, você precisa preparar a superfície e esperar cerca de 8 horas. Caso contrário, a tinta pode borbulhar e descascar.

Além disso, também é venenoso, o que significa que é necessário proteger as mucosas e a pele.

Acrílico

As tintas acrílicas são utilizadas nas mais variadas áreas da construção e da criatividade, pelo que não é de estranhar que tenham começado a ser utilizadas na pintura de piscinas. Eles podem ser aplicados em concreto, cerâmica, metal e cimento, e a pintura pode ser feita em temperaturas normais e abaixo de zero. A tinta não altera a acidez da água, sendo até usada em tanques onde vivem peixes. Seguro, não emite compostos nocivos. Ao mesmo tempo, o acrílico não resiste bem aos choques e também tem medo de uma limpeza agressiva.

Hydrostone

Hydrostone, ou tinta de PVC, é uma das melhores opções para pintar o interior de uma piscina. É muito econômico - são necessárias no máximo 2 camadas para que o tanque tenha uma aparência decente. Quando combinada com a superfície, a tinta cria um revestimento que impede o crescimento de mofo e micróbios. Graças a isso, a piscina dura muito mais tempo.

A tinta não exala um odor desagradável, é à prova de fogo e resistente a sais, diversos produtos químicos e temperaturas extremas. No entanto, é importante não esquecer que essa tinta requer um manuseio cuidadoso do solvente.

Se as regras não forem seguidas, o revestimento se deteriorará rapidamente.

Fabricantes

Não existem tantos fabricantes de tintas para piscinas de alta qualidade. Vamos dar uma olhada em várias marcas.

  • Stancolac. É uma empresa grega especializada na produção de tintas e vernizes. Produz tintas para todas as ocasiões: para casa, navios, piscinas, asfalto, madeira e concreto, metais. Qualquer tinta para piscina irá deliciar-se com a sua qualidade, além disso, todas são anticorrosivas. Você também pode comprar um primer no kit.
  • Isaval. Fabricante espanhol que recebeu muitas críticas positivas. O sortimento inclui tintas para fachadas de edifícios, interiores, pisos, bem como primer e materiais preparatórios. As tintas para piscinas são incrivelmente resistentes a produtos químicos, corrosão, álcalis. Eles previnem o crescimento de fungos, são seguros para a saúde.
  • Tutgum Dengal. Esta tinta é de um fabricante israelense. Adequado para piscinas de concreto, é altamente resistente a temperaturas extremas, cloro. Disponível em 2 cores: azul claro e azul. Só pode ser usado para tanques de água doce.
  • "Cidadela"... Esta tinta é produzida pela empresa "LKM USSR". É uma tinta de borracha que tem recebido boas críticas dos compradores. "Citadel" é bastante durável, ele vai resistir a mofo, desgaste e cal por muitos anos. É usado para metal e concreto, tolera perfeitamente a água salgada.

Dicas de Seleção

Ao escolher a tinta para uma piscina exterior, deve ter a certeza absoluta da sua qualidade e de que é adequada para o material de que é feito o tanque. Certifique-se de olhar para a data de validade, pois os corantes estragados podem começar a borbulhar, descamar, eles não vão durar nem a metade do período prometido. Além disso, não será supérfluo pedir um certificado de qualidade.

Quando se trata de piscinas de concreto, um hidrostone é a melhor escolha. Essa tinta é necessária um pouco, é aplicada em 1-2 camadas e seca rapidamente. Borracha clorada e acrílico também são boas opções; a tinta de poliuretano seca por mais tempo. Para piscinas de metal e outros tipos, os especialistas aconselham soluções de epóxi e acrílico.

Em termos de cor, um tom de azul ou azul é a melhor escolha. Essas cores têm um efeito agradável no subconsciente, fazendo você acreditar que a água da piscina na verdade é azul brilhante. No entanto, existem outras opções, como branco ou verde. Idéias como essa são adequadas para quem não está procurando soluções padronizadas.

Como pintar?

    Dependendo do tipo de tinta, a coloração será feita de diferentes maneiras. Aqui estão algumas recomendações gerais.

    1. A primeira e obrigatória etapa será a limpeza da piscina.As paredes são tratadas com um raspador de metal, em seguida, a tigela é limpa e uma composição de ácido 50% é aplicada sobre ela. Em seguida, a tigela da piscina é lavada com uma mangueira com água pura e completamente seca.
    2. Os próximos passos são o desengorduramento e o nivelamento. Com a ajuda de ferramentas especiais, a tigela é desengordurada, lavada e seca. Em seguida, a irregularidade do revestimento é eliminada. Se a pintura requer primer, então também deve ser executado.
    3. Escolha um dia não muito quente e seco para pintar sua piscina. Se a composição liberar vapores, é importante estocar um respirador e roupas de proteção. A tinta é misturada (e algumas também são diluídas com solvente, se indicado nas instruções) e, em seguida, aplicada na tigela da piscina. Você deve começar do meio, subindo gradualmente. A partir das ferramentas, você pode usar uma pistola, rolo, pincel. Ressalta-se que as camadas de tinta não devem ser espessas, caso contrário, a secagem será retardada.
    4. Quando termina o tempo de secagem, a piscina enche-se de água e arranca.

    Como você pode ver, a coloração não requer grandes custos materiais e físicos. As tintas impermeáveis ​​estão se tornando uma excelente alternativa aos outros métodos de acabamento, acompanhando sua beleza. Ao escolher esta opção para si, pode ter a certeza de que a piscina estará em perfeitas condições durante, pelo menos, 20 anos.

    As recomendações para a escolha da tinta para a piscina são fornecidas a seguir.

    sem comentários

    O comentário foi enviado com sucesso.

    Cozinha

    Quarto

    Mobiliário