Tintas decorativas para paredes: como escolher a melhor?

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Visualizações
  3. Paleta
  4. Visão geral dos fabricantes
  5. Como escolher?
  6. Recomendações de uso
  7. Exemplos interessantes no interior

A pintura é uma opção popular para decoração de paredes interiores. Com a ajuda de um revestimento decorativo, você pode realizar as idéias de design mais ousadas. Como escolher a melhor tinta entre toda a variedade de seus tipos?

Peculiaridades

A tinta decorativa faz um excelente trabalho de decoração de parede interessante. Com a ajuda desse material de acabamento, você pode criar uma imitação de vários tipos de superfícies e texturas. Não há grande diferença na composição de revestimentos decorativos e outras tintas de parede. A única diferença é que a mistura decorativa é mais espessa e contém alguns aditivos especiais.

Usar tinta comum é mais difícil de conseguir um revestimento original e ainda mais de imitar várias texturas. Para criar um efeito interessante, é necessário o uso de tecnologias especiais para a aplicação de uma composição de coloração convencional, quando a composição decorativa permite criar um revestimento interessante sem muito esforço.

Com a ajuda de uma mistura decorativa, você pode pintar a superfície como madeira, seda, veludo, metal e assim por diante. Para alcançar este efeito, aditivos especiais na composição do material de acabamento e o solvente, que é usado para diluir a composição corante, permitem. O solvente contém um elemento plástico especial.

A composição especial altera as propriedades da mistura de corantes quando seca, devido ao qual vários padrões são formados na superfície.

A composição de coloração decorativa apresenta algumas vantagens.

Vamos considerar suas principais vantagens:

  • Baixo consumo. Para cobrir um metro quadrado de superfície, a tinta decorativa será necessária significativamente menos do que o gesso decorativo ou as misturas de tintas e vernizes convencionais. Graças ao consumo econômico, o custo da decoração das paredes internas é reduzido.
  • Peso da mistura. Esse material de acabamento é significativamente mais leve do que outros tipos de revestimentos de parede. O peso leve facilita muito os trabalhos de renovação do apartamento. Depois de terminar o acabamento, a composição aplicada não criará tensões adicionais nas paredes.
  • Longa vida útil. Um material de acabamento de boa qualidade dura muitos anos sem perder sua aparência original (sem desbotar, rachar ou descascar).
  • Variedade de tons e texturas.
  • Antiestático. Este revestimento não atrai nem acumula poeira.
  • Saúde e Segurança. Os revestimentos decorativos são absolutamente amigos do ambiente, uma vez que consistem apenas em ingredientes naturais.
  • Facilidade de aplicação.

Como todos os materiais de acabamento, a tinta decorativa tem suas desvantagens.

As desvantagens incluem:

  • Preparação completa da superfície antes da pintura. A maioria dos tipos de mistura decorativa deve ser aplicada em paredes absolutamente planas. O processo de preparação da superfície pode ser bastante demorado.
  • A pintura não aumenta o nível de isolamento acústico e térmico.

Visualizações

O número de tipos e métodos de classificação de tintas decorativas é bastante grande.

Todas as misturas deste tipo podem ser divididas de acordo com o método de aplicação nos seguintes grupos:

  • para decoração de parede exterior;
  • para decoração de interiores.

Deve-se notar que algumas formulações são adequadas para trabalhos de reparação tanto dentro como fora das instalações. De acordo com a composição e algumas propriedades especiais, existe outra classificação das tintas decorativas.

Alkyd

As misturas alquídicas incluem tintas a óleo e esmalte. Adequado para decoração de interiores e exteriores. Essas misturas têm um odor bastante pungente e secam por muito tempo, portanto, são mais frequentemente usadas para pintar paredes externas de edifícios.

As vantagens deste material incluem durabilidade e resistência à umidade. Além disso, essa tinta não é exposta à luz solar direta e não desbota. As desvantagens do material são baixa resistência a álcalis e risco de incêndio.

Adequado para pintura em madeira, bem como para superfícies de metal e gesso. Antes do uso, a composição de coloração é diluída com aguarrás ou óleo secante. Se a tinta for usada para decoração de interiores, o ambiente deve ser bem ventilado antes da pintura. Isso contribui para uma boa adesão da composição do corante e da superfície tratada. Para a aplicação, você pode usar um rolo, pincel ou pistola de pulverização.

Adesivo

A água é usada como base da mistura adesiva. Além disso, essas tintas podem incluir álcool polivinílico, celulose, caseína e amido.

Após a pintura, esse material forma uma superfície porosa, que contribui para uma boa troca de ar (as paredes "respiram"). No entanto, se a umidade for alta, pode formar-se mofo na superfície.

Por esta razão, misturas de tintas adesivas são recomendadas para decoração de paredes em ambientes secos e com boa ventilação.

Esse material de acabamento é geralmente vendido na forma de pó, que deve ser diluído em água antes do uso para obter uma mistura de corantes.

Existem vários tipos de misturas adesivas:

  • Caseína. Quando esse material é aplicado ao concreto, tijolo ou gesso, forma-se uma superfície fosca, cuja resistência só aumenta com o tempo.
  • Dextrinado. A composição inclui cola de osso. Possui baixo nível de resistência à umidade.
  • Acetato de polivinila. Este tipo de tinta é usado principalmente para decoração de teto. A mistura é muito sensível à umidade e pode ser completamente removida com o tempo. As vantagens do material incluem baixo custo e resistência à luz.

À base de água e à base de emulsão

A base desta composição é água, elementos de ligação e pigmentos. Quando a tinta é aplicada na superfície, a água que faz parte da mistura evapora, o que leva à formação de um filme de polímero.

Depois que as paredes estiverem completamente secas, elas podem ser lavadas. A umidade na superfície não penetra no revestimento, mas simplesmente evapora. Essas tintas são à prova de fogo, não descolam com o tempo e são fáceis de aplicar.

Por sua vez, os revestimentos à base de água são divididos em:

  • Acrílico. Contém resinas acrílicas. Um dos tipos de tinta mais populares. É caracterizado por alta resistência, resistência à umidade, elasticidade e resistência ao desgaste.
  • Látex. Tinta de alta qualidade. Esta mistura de corantes pode ser aplicada em uma camada. O material de acabamento não desbota ao sol e é resistente a várias influências externas. A desvantagem dessa tinta é o alto custo.
  • Silicato. A composição de tais misturas inclui vidro líquido e pigmentos coloridos. Este material de acabamento é bastante durável - a vida útil pode ser de vinte anos. Após a aplicação na superfície, forma uma camada protetora. Protege as superfícies de madeira do fogo. Ideal para decoração de paredes externas.

Após a secagem, as tintas decorativas podem ter uma estrutura diferente. Considere alguns tipos de composições de coloração que se distinguem por uma textura interessante e aparência original.

Rebanho

A composição de tal material de acabamento inclui flocos multicoloridos (flocos), que permitem obter um acabamento brilhante. Esse material mascara pequenos defeitos superficiais. Primeiro, uma camada base de adesivo (um componente da tinta flocada) é aplicada à parede. Em seguida, os bandos são aplicados à superfície usando uma pistola especial.Após a secagem da tinta, a superfície é coberta com verniz acrílico.

mosaico

O material contém grânulos de diferentes cores e tamanhos. Devido à sua estrutura granular, essa composição de coloração pode preencher pequenas irregularidades na parede. Fácil de aplicar. Nenhum trabalho preparatório complexo na superfície é necessário antes da aplicação.

Com efeitos especiais

A tinta texturizada possui uma tecnologia de aplicação especial, que envolve o uso de ferramentas especiais. Para obter um acabamento de parede, você precisará de um rolo texturizado e uma espátula ondulada. A tinta em relevo pode simular uma ampla variedade de texturas.

Os revestimentos mais populares são:

  • Debaixo da pedra. Uma opção popular é imitar a estrutura do granito. A tinta não contém lascas de granito. Este efeito é obtido graças às bolhas de acrílico coloridas que estão presentes na mistura de corantes.
  • Aparência de concreto. Esta estrutura de superfície ficará muito bem em um interior em estilo loft.
  • Camaleão. A superfície muda de cor em diferentes ângulos e quando o nível de luz muda. Este efeito permite ampliar visualmente a sala.
  • Com um brilho de madrepérola. Essa composição de coloração é aplicada a uma base, que pode ser feita em absolutamente qualquer cor. A tinta decorativa com efeito madrepérola transmite a cor da base e, adicionalmente, cria um brilho prateado.
  • Sob o metal. Uma boa opção para decoração de interiores de alta tecnologia.
  • Veludo de imitação. Devido às partículas de cores duras que estão presentes na tinta, esse revestimento se assemelha visualmente a um tecido.
  • Superfície natural. Existem muitos tipos de compostos de coloração com diferentes partículas: areia, conchas, minerais brilhantes e assim por diante.
  • Antiguidade. Na maioria das vezes, tintas decorativas em aerossol são produzidas com esse efeito.
  • Luminescente. Pintura que brilha no escuro. Durante o dia, o revestimento acumula luz e por algum tempo no escuro é capaz de emiti-la.
  • Imitação de gesso decorativo.

Paleta

As paletas de cores para tintas decorativas vêm em uma ampla gama de cores. As sombras podem ser padrão (monocromáticas) ou com vários efeitos decorativos que simulam diferentes tipos de superfícies.

Considere os tons mais populares de tinta decorativa:

  • Prata.
  • Metálico. Simula uma superfície metálica.
  • Ouro. Perfeito para decoração de interiores clássica. Cria uma atmosfera de luxo e grandeza.
  • Pintura branca. Mais frequentemente usado como base antes de aplicar uma camada texturizada.
  • Turquesa.
  • Com efeito seda (tons de bege, rosa, amarelo dourado).
  • Luz rosa.
  • Azul claro.

A peculiaridade das composições de corantes decorativos é que com o auxílio do método de aplicação, assim como dependendo do tipo de superfície, é possível alterar as tonalidades. Certos tipos de tal material de acabamento são compostos de partículas de cores diferentes, o que dá o efeito de um revestimento não homogêneo. Além disso, a cor pode brilhar ou mudar em diferentes ângulos (camaleão).

Visão geral dos fabricantes

Antes de escolher um material de pintura e verniz, é aconselhável familiarizar-se com os fabricantes mais famosos. As mais populares são as tintas italianas, alemãs e francesas, que são de alta qualidade.

Deve-se notar que, em termos de qualidade, os materiais de acabamento fabricados na Rússia não são de forma alguma inferiores a esses líderes de vendas.

  • Na Rússia, um dos líderes na produção de tintas decorativas é Fábrica Dessa Decor... A empresa está pronta para oferecer acabamentos decorativos de alta qualidade a preços acessíveis no atacado e no varejo.
  • Ferrara Design É um grande fabricante e fornecedor de revestimentos decorativos. A empresa italiana oferece tintas decorativas de luxo a preços apenas ligeiramente mais elevados do que os russos, o que distingue favoravelmente a Ferrara Design de outros fabricantes italianos.
  • Fábrica alemã Kreidezeit NaturFarben GMbH há mais de 20 anos no mercado de materiais de acabamento. As tintas decorativas desta empresa são feitas exclusivamente de ingredientes naturais seguros.
  • Empresa Clavel na Rússia é o líder entre os fabricantes franceses de revestimentos decorativos. Clavel oferece materiais de acabamento de elite de alta qualidade feitos com uma tecnologia exclusiva.

Como escolher?

No mercado moderno de materiais de acabamento, existem muitas variedades de tintas decorativas que diferem em composição e propriedades.

Para escolher a composição de cor certa, os seguintes fatores devem ser levados em consideração:

  • O propósito da sala.
  • Superfície de aplicação. É importante considerar o tipo (para paredes ou tetos), o tipo de acabamento (externo ou externo) e o material sobre o qual a tinta será aplicada.
  • Estilo de design de interiores.
  • A qualidade da tinta.
  • Fabricante.
  • Cor.
  • Textura desejada.

A mistura de corantes possui uma série de características às quais você deve prestar atenção antes de comprar.

Considere as seguintes características:

  • Nível de brilho. A tinta fosca é ótima para paredes com pequenas rachaduras. A mistura de cores brilhantes pode tornar o ambiente visualmente mais volumoso.
  • Transparência. A tinta opaca mantém seu tom e esconde completamente a base sobre a qual foi aplicada. O envidraçamento (translúcido ou transparente) não se sobrepõe, mas altera apenas ligeiramente o tom da base.
  • Textura. Isso ajudará a esconder o desnível da parede.
  • Coesão de superfícies. O grau de adesão afeta o quão bem ele adere à parede e como ele interage com a superfície. A vida útil da tinta depende disso.

A finalidade de uma sala ou sala também é importante na escolha de um material de acabamento. As tintas ecológicas sem odores fortes e que não emitem substâncias nocivas são ideais para o quarto das crianças. Se o material de acabamento tem essas propriedades, pode ser especificado na etiqueta.

Para uma sala de estar em estilo loft, você pode usar tinta com o efeito de imitação de concreto. Para casas de banho e cozinhas, a tinta alquídica ou látex é uma solução adequada. Esses tipos de materiais de acabamento têm um alto nível de resistência à umidade. Além disso, eles contêm componentes antifúngicos.

Tintas mate à base de água podem ser usadas para decorar o quarto. Esses materiais de acabamento são absolutamente seguros para a saúde, pois não contêm substâncias tóxicas.

Para o hall, a melhor opção seria uma mistura de tinta acrílica. A tinta acrílica possui uma vasta gama de cores, pelo que pode obter soluções de design interessantes para a decoração de paredes na sala de estar.

Para decorar o corredor, você precisa de tinta que seja resistente aos esforços mecânicos e tenha uma longa vida útil. As tintas acrílicas, látex e de silicato atendem a esses requisitos. Na escolha da cor desejada, deve-se dar preferência aos tons claros.

Recomendações de uso

Antes de terminar o trabalho, é necessário preparar a superfície para a pintura. Em primeiro lugar, é necessário remover o revestimento antigo. Na presença de fissuras profundas, a parede é rebocada.

A maioria das tintas decorativas deve ser aplicada em uma superfície plana. Você pode usar massa para nivelar as paredes. Uma etapa obrigatória do processamento antes da pintura é um primer ou tratamento abrasivo (dependendo do grau de aderência).

As ferramentas com as quais será realizado o acabamento são selecionadas em função do tipo de tinta.

Você pode precisar:

  • rolos com cochilo diferente;
  • espátulas;
  • esponjas;
  • trapos;
  • pistola de pintura;
  • guardanapos de algodão;
  • escovas;
  • estênceis.

A aplicação da tinta deve ser realizada em temperaturas de +5 a +25 graus. O material secará rapidamente em altas temperaturas. O verniz é aplicado somente depois que a mistura da tinta está completamente seca.

Certos métodos de aplicação do material de acabamento permitem obter efeitos interessantes.

As seguintes ferramentas são usadas:

  • Escovar. Com um pincel, você pode aplicar pinceladas umas sobre as outras, o que criará uma textura incomum. Adequado para criar padrões tridimensionais.
  • Esponja. Ajuda a conseguir uma superfície plana e lisa. Ideal para criar superfícies metálicas ou efeitos de transbordamento.
  • Rag. Isso ajudará a dar à superfície formas interessantes e únicas. Você pode criar o efeito de imitar pedra ou outros padrões e estruturas interessantes.

A tecnologia de aplicação do material de acabamento “Golden Fleece” permite obter um relevo de superfície dourada. Na primeira fase, a tinta branca é aplicada na superfície com uma espátula de borracha. Após a secagem da camada branca, uma tinta colorida é aplicada a ela. Em seguida, a camada superior é lixada com lixa até que a tinta branca apareça. A etapa final será o procedimento de revestimento da superfície com verniz.

O efeito da superfície da água pode ser obtido usando a tecnologia do "lago encantado". O revestimento decorativo é aplicado com rolo de peles. Quando o material de acabamento estiver seco, use um gabarito e uma espátula de borracha para aplicar o padrão. Para criar esse efeito, você pode comprar um kit pronto, que inclui todos os componentes necessários e um estêncil.

Exemplos interessantes no interior

  • A tinta de efeito camaleão cria uma textura de seda incrivelmente bonita.
  • Com a ajuda de tintas decorativas texturizadas, você pode imitar as texturas mais incomuns. A parede do quarto parece que foi coberta de ouro.
  • A pintura interna pode criar o efeito de dunas de areia.
  • Paredes de madrepérola no quarto.

Para informações sobre como pintar paredes com tinta decorativa, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário