Tinta preta fosca para metal: características de escolha
No mercado da construção moderna, existe uma vasta gama de tintas especiais para diversas superfícies metálicas. Na escolha do revestimento, deve-se levar em consideração a composição, que deve corresponder ao tipo de produto a ser pintado, ao nível de processamento e às condições de operação. A tinta preta fosca para metal é muito popular entre os compradores, cuja escolha deve ser sempre levada em consideração antes de comprar.
Vantagens e desvantagens
A tinta preta fosca é amplamente utilizada para proteger produtos de metal da corrosão e dos efeitos nocivos de vários fatores.
As vantagens das formulações modernas de tintas pretas foscas incluem:
- versatilidade (este produto é adequado para colorir uma variedade de produtos);
- resistência aos raios ultravioleta;
- proteção do metal contra a corrosão;
- facilidade de aplicação;
- boa adesão a superfícies metálicas;
- resistência ao calor;
- Resistência à umidade;
- baixo nível de toxicidade;
- velocidade de secagem rápida.
A cor preta fosca da tinta enfatiza favoravelmente a forma do produto, torna invisíveis pequenos danos mecânicos e pequenas contaminações.
Existem algumas desvantagens no acabamento em preto fosco:
- As tintas mate podem mudar de tom após a aplicação.
- A superfície mate é difícil de lixar.
- Em um fundo fosco, manchas de várias sujeiras são mais perceptíveis do que em um revestimento brilhante.
- A cor preta tem uma refletividade fraca, os produtos pintados com esta cor aquecem mais ao sol (em algumas situações esta propriedade pode ser atribuída a vantagens).
Area de aplicação
A área de aplicação da tinta preta fosca para metal é bastante extensa.
Use-o para tingir:
- telhados galvanizados;
- Tubos de escoamento;
- hangares;
- radiadores (opções resistentes ao calor);
- grades de metal;
- tanques de aço;
- peças da carroceria do carro.
Na vida cotidiana, a tinta preta fosca é usada para pintar várias peças de móveis e acessórios. Pode ser aplicado não apenas em superfícies metálicas, mas também em bases de madeira, plástico e concreto.
Como escolher?
O principal requisito na escolha de uma tinta é analisar a superfície a ser revestida e as condições de funcionamento dos produtos pintados.
As características do metal devem ser levadas em consideração:
- O metal ferroso requer proteção confiável contra o processo de decomposição (corrosão). Neste caso, a tinta deve ter propriedades anticorrosivas.
- A superfície de zinco não precisa de proteção adicional, o revestimento deve ter boa aderência.
- A superfície do metal deve ser limpa de ferrugem, você pode pegar uma composição especial (que não requer trabalho preparatório e tinge qualitativamente a superfície do metal através do ferro oxidado).
- Os metais não ferrosos raramente são pintados, se necessário, são decorados com qualquer composição.
Deve-se levar em consideração as características de uso do produto, que estarão sujeitas a coloração:
- Todas as composições de coloração, dependendo do local de aplicação, são divididas em dois tipos: para trabalho externo ou interno. Isso caracteriza sua capacidade de resistir a várias condições atmosféricas e também determina o nível de toxicidade.
- Dependendo do local de uso das estruturas metálicas, o regime de temperatura deve ser levado em consideração ao selecionar a tinta apropriada. Existem composições que podem suportar até 6000C.
Você também deve estar atento aos principais indicadores (preço, consumo e período de operação).
Deve ser entendido que é mais lucrativo comprar uma tinta mais cara que pode durar mais de uma dúzia de anos do que pintar com uma composição barata e renovar regularmente o revestimento.
Para determinar a composição, você precisa saber quais tipos de esmalte preto fosco existem para superfícies de metal.
Alkyd
O esmalte alquídico é uma tinta econômica universal, disponível em várias cores, incluindo o preto fosco. É utilizado para trabalhos externos e internos, podendo ser aplicado sobre uma superfície não preparada. O esmalte de secagem rápida é resistente às mudanças de temperatura e várias influências atmosféricas.
Acrílico-uretano de dois componentes
Este é um acabamento preto fosco de alta qualidade que é perfeito para proteger produtos de metal. É possível usar este esmalte como uma camada protetora e decorativa separada, terminando em uma superfície preparada. Freqüentemente, esse esmalte é usado para cobrir partes de carrocerias de automóveis, pois o revestimento é resistente às intempéries e tem uma longa vida útil.
Alkyd-urethane primer-esmalte
Este esmalte preto é uma tinta fosca de um componente usada como um revestimento absorvente de luz que pode dar uma bela aparência decorativa a estruturas metálicas, vários mecanismos e peças de veículos. Pode ser aplicado em uma superfície despreparada, pois o esmalte pode transformar a ferrugem e possui propriedades anticorrosivas.
Acrílico solúvel
Esta tinta é um revestimento externo durável de um componente que pode ser usado para pintar superfícies de metal e concreto armado. É resistente às intempéries, por isso é freqüentemente usado como uma ferramenta que pode pintar sobre marcas de estradas antigas. Devido à cor preta mate, este revestimento não reflete os faróis.
Você aprenderá a aplicar tinta preta fosca em um produto de metal no vídeo a seguir.
O comentário foi enviado com sucesso.