Qual é a diferença entre esmalte e tinta: uma comparação detalhada das composições
Atualmente, diferentes tipos de tintas são usados para pintar as paredes da sala. Os fabricantes modernos oferecem aos clientes uma gama bastante ampla de materiais de acabamento, o que facilita a escolha da melhor opção para uma superfície específica. Cada vez mais, as tintas de esmalte são usadas para pintar paredes e tetos, diferindo ligeiramente das misturas padrão.
Composição
Para entender o que é esmalte e quais são suas diferenças em relação à tinta comum, você precisa se familiarizar com a composição. Um componente obrigatório da base é o verniz. Também estão incluídos vários enchimentos e pigmentos para atingir a cor desejada. Outro componente importante do esmalte é o álcool ou solvente.
Devido a esta composição, a substância é amplamente utilizada para trabalhos internos e externos. Os esmaltes se adaptam bem a qualquer superfície, o que simplifica muito o processo de coloração. Isso se aplica a madeira, metal e até tijolo.
Os especialistas recomendam abandonar o uso de tais tintas em ambientes com condições de risco de incêndio. Isso é explicado pelo fato de que o verniz presente na base do esmalte é altamente inflamável. Essas misturas têm características de desempenho decentes que as distinguem de muitos materiais de acabamento.
Essas composições são caracterizadas por uma boa resistência à umidade e também não temem as influências negativas do meio ambiente.
Visualizações
É importante notar que os fabricantes modernos apresentam aos compradores vários tipos de esmaltes. Esses incluem:
- Compostos alquídicos. Esses materiais de acabamento são duráveis e fáceis de trabalhar. Além disso, essas composições são frequentemente usadas para pintar paredes em salas com alta umidade.
- Tipos de poliuretano. O principal diferencial dessas opções é a resistência ao desgaste. Eles costumam ser usados em salas com muito tráfego.
- Nitroenamelo. O principal componente dessas formulações é o nitrato de celulose. Uma característica positiva de tais esmaltes é a secagem instantânea.
Cada um dos tipos acima pode ser usado em certas condições. Mas antes de comprar esmalte, você deve se familiarizar com as propriedades das tintas comuns.
Características da pintura
Para começar, deve-se dizer que a tinta tem um conceito mais amplo quando comparada ao esmalte. O principal componente dos tipos comuns é o óleo de linhaça, que é levado à fervura durante o processo de produção. Ao contrário do esmalte, as tintas são usadas exclusivamente para colorir certas superfícies. Essas composições têm propriedades completamente diferentes, com as quais você deve se familiarizar com mais detalhes.
A consistência da tinta normal é bastante viscosa. Isso se deve ao fato de sua base incluir componentes como óleo e óleo secante. Látex e emulsão são usados como componentes adicionais. Além disso, componentes são obrigatoriamente incluídos na composição de uma tinta convencional, que, depois de aplicada na superfície, forma um filme. Muitas vezes, um solvente é adicionado à base para que a substância adquira uma consistência conveniente para a aplicação.
Hoje existem muitos tipos de tintas variadas. Os mais populares são a dispersão em água. A peculiaridade dessas opções reside na presença de dispersões aquosas especiais, que atuam como componentes de ligação.
Muitos especialistas afirmam que essas tintas são a escolha ideal para pintar paredes e tetos, pois não contêm impurezas prejudiciais.
Espécies de silicato confiáveis também estão em grande demanda. As tintas artísticas e adesivas não são menos populares.
Diferença de composições
Para entender qual opção é melhor usar para pintura de superfície, você precisa comparar o esmalte e a tinta normal. Para começar, deve-se dizer que o primeiro tipo é utilizado para acabamento superficial, formando uma espécie de fina camada de vidro após a aplicação. Além disso, o esmalte é exposto a altas temperaturas.
Já as tintas à base de óleo ou água, são utilizadas para dar cor a uma determinada superfície. Não se esqueça de que o óleo secante é usado para dissolver pigmentos. Se você usar esmalte, um solvente é usado para essa finalidade.
As tintas apresentam propriedades protetoras baixas quando comparadas aos esmaltes.
A principal vantagem dos esmaltes em relação às composições a óleo é que eles não são usados apenas para salas de pintura. As opções alquídicas são freqüentemente usadas para fachadas. Eles são caracterizados por uma boa estabilidade e durabilidade.
Uma ou outra superfície deve receber atenção especial após o processamento com compostos semelhantes. Quando o esmalte é aplicado, o revestimento torna-se liso e brilhante. O tratamento com tinta dá um resultado ligeiramente diferente. Após a coloração, a superfície fica opaca e opaca.
A diferença entre esmalte e tinta está em sua dureza e elasticidade. A primeira opção possui características de desempenho superiores. Sob a influência das condições climáticas ou mudanças de temperatura, a tinta pode perder suas propriedades originais, o que não se pode dizer do esmalte.
A diferença entre esses materiais de acabamento é que esmaltes são usados para tratar certos objetos... As tintas são necessárias para grandes superfícies. Além disso, o óleo ou outras formulações custarão um pouco menos do que os esmaltes.
Na continuação do assunto, assista a um vídeo sobre as diferenças entre esmalte, tinta e verniz.
O comentário foi enviado com sucesso.