Tintas de meio-fio
No centro do meio-fio está o concreto de alta qualidade, cuja principal propriedade é a excelente resistência. Tanto as bordas quanto os meios-fios são pintados com tinta. Além da sua finalidade principal, são frequentemente utilizados como elementos decorativos. Mas essa não é a única finalidade da pintura para meio-fio, pois com a ajuda de tingir com ela, é possível aumentar ainda mais a resistência da pedra-meio-fio.
Peculiaridades
Se observarmos mais de perto as principais características da pintura com tintas de meio-fio, podemos distinguir os seguintes aspectos.
- Normalmente as bordas e meios-fios são pintados em preto, branco ou em tons contrastantes.
- A tinta branca é a tinta mais comumente usada, pois as barreiras rodoviárias e as marcações devem ser claramente visíveis para os motoristas.
- Tintas coloridas são usadas para decorar pedras, mais frequentemente em áreas privadas.
- A tinta transfere suas propriedades para o meio-fio. Entre suas principais qualidades: resistência a choques, água e sal, resistência à luz, resistência a produtos químicos.
- A pintura do meio-fio deve ser aplicada em duas demãos, geralmente com pincel, rolo ou spray.
Você pode pintar em qualquer época do ano, respeitando o regime de temperatura de um determinado tipo de composição de coloração.
Variedades de tintas para bordas
Existem diferentes tipos de tintas de meio-fio, cada uma das quais atende a requisitos específicos. Deve-se notar que para desenhar em meio-fio, você pode usar a agora popular tinta à base de água, no entanto, você deve prestar atenção à descrição do material, porque nem todos os tipos de "emulsão aquosa" são adequados para colorir em certas condições: por exemplo, algumas dessas tintas têm baixa resistência ao gelo.
Acrílico à prova de intempéries
A tinta acrílica resistente às intempéries é fácil de aplicar e seca rapidamente (o tempo médio de secagem é de cerca de uma hora), fornece um acabamento fosco. É resistente aos raios ultravioleta e às intempéries naturais. Álcalis, sais e combustíveis e lubrificantes não o afetam. Ao se inscrever, você pode usar quaisquer ferramentas convenientes.
Para obter uma viscosidade adequada, a tinta deve ser diluída com água. Na hora de usar, vale a pena escolher solventes como acetona, solvente ou acetato de butila. É melhor trabalhar com ele em temperaturas de -5 a +40 graus Celsius. A gama de usos da tinta acrílica resistente às intempéries é muito ampla:
- colorir lancis e lancis, destacando um meio-fio de pedestres;
- criação de faixas de sinalização viária em rodovias;
- decorar áreas privadas: por exemplo, no pátio de um edifício residencial.
Silicone
O alto custo desse grupo de tintas é justificado pela boa composição e muitas vantagens. Não só fazem um excelente trabalho quando combinadas com outras tintas, mas também apresentam alta resistência, porosidade e resistência à água.
Lima
A tinta de cal pode ser adquirida em duas formas: pronta e pastosa, que deve ser diluída na proporção de 16 litros de água por 25 quilos de composição, mexendo constantemente a mistura durante o tingimento. Via de regra, é aplicado em branco. As peculiaridades da tinta são as propriedades anti-sépticas, assim como sua permeabilidade ao vapor. Uma desvantagem significativa da cal apagada é sua baixa resistência aos fenômenos atmosféricos e naturais, pelo que é necessária a renovação frequente do revestimento.
Pelo mesmo motivo, essa coloração é considerada sazonal. A secagem ocorre em duas horas, sendo que antes de aplicar a cal, é necessário limpar e secar a superfície, cuja pintura é realizada a uma temperatura de pelo menos 5 graus Celsius.
Para garantir que a tinta de cal não seja transparente, pelo menos três camadas devem ser aplicadas ao meio-fio.
Silicato e cinza de silicato
Os materiais são aplicados em duas camadas nas superfícies antigas e novas: a tinta fornece um acabamento fosco profundo. Tempo de secagem da tinta - 2 horas. As tintas de silicato são caracterizadas por um revestimento durável e resistência ao desgaste, bem como resistência aos fenômenos naturais, no entanto, também apresentam uma série de desvantagens.
- É difícil remover a camada antiga para aplicar uma nova.
- O brilho do material diminui com o tempo.
- O custo da tinta é alto.
Acrilato
As tintas de acrilato são usadas tanto para superfícies novas como pintadas de meio-fio. A nova camada deste corante tem muitas vantagens.
- Resistência ao impacto.
- Permeabilidade ao vapor de água.
- Grande seleção de tons.
- Resistente a álcalis e umidade.
- Faixa de temperatura para operação: de -60 a +50 graus.
Se a coloração for realizada em várias camadas, a próxima camada deve ser aplicada somente após a secagem da anterior: após 2 horas.
Dicas de Seleção
Para pintar ao ar livre, você precisa escolher o material certo. Além do mais, para que o revestimento não seja lavado, é necessário trabalhar em condições climáticas favoráveis e preparar adequadamente a superfície para a pintura... O corante mais popular para pedras de meio-fio é o acrílico, porque combina um preço razoável e indicadores adequados para esse tipo de coloração. É usado para seções importantes da pista.
Além disso, é utilizado para a decoração do território: o material acrílico agarra-se com firmeza e proporciona solidez da cor. Este corante representa uma escolha de cores vivas, para que possa ser criativo: as cores mais comuns para tingimentos funcionais são o preto e o branco, no entanto, os tons mais intensos são adequados para decoração. As cores recomendadas são amarelo, vermelho, azul e verde. Para uma aparência mais atraente, a superfície pode ser revestida com um material de verniz e tinta que fornecerá proteção adicional ao revestimento.
A opção mais barata é a tinta de cal. No entanto, esse método também é o mais efêmero: a coloração dura muito pouco. Algumas pessoas caem o meio-fio com cal comum para economizar ainda mais dinheiro. Para obter uma cor diferente de cal, ele é diluído com um líquido, após o qual um esquema de cores é adicionado a ele. Com todo o baixo custo de usar tinta com cal, vale lembrar que você terá que renovar a tinta com muita frequência: se for necessário um revestimento durável, é melhor não usar cal.
Os corantes acrilatos são usados, via de regra, em áreas que requerem decoração: são áreas de recreação públicas ou áreas privadas. A gama de cores é ampla, porém, e o preço dessa tinta também é bastante alto. Áreas críticas, como trilhas, geralmente não são pintadas com este material. As tintas de silicato e cinza de silicato têm as vantagens e desvantagens descritas acima. A principal desvantagem do uso desse material é seu alto preço.
Como pintar corretamente?
Deve-se notar que a pintura de bordas está frequentemente sujeita a regulamentações governamentais. A sinalização viária deve obedecer a todos os parâmetros da GOST, por isso vale a pena seguir todas as regras reguladas pelas normas, caso a pintura seja uma ação necessária e não voluntária. Quanto ao resto, para pintar as bordas com perfeição, você deve seguir regras simples.
Para começar a pintar, você precisa preparar os materiais e ferramentas necessários. A pistola airless é considerada a opção mais eficaz para pintar o meio-fio: o material não se espalha, seca rapidamente e tem uma fixação mais forte. Esta também é a opção mais econômica: o consumo de tinta será significativamente reduzido. No entanto, o método de pintura depende da quantidade de trabalho. Com um volume menor é melhor usar pistola, e pequenas pinturas podem ser feitas com o uso de rolos e pincéis, que também devem ser escolhidos corretamente: é melhor usar um pincel redondo de painel, que é à base de cerdas e cerdas sintéticas.
É aconselhável escolher pincéis de diferentes tamanhos. Também é melhor comprar bandejas de tinta especiais com antecedência. Em alguns casos, vale a pena usar um misturador de construção, que ajudará a dar à substância um estado de massa homogênea, além de solvente para tinturas. Deve-se tomar cuidado para manter a tinta longe das áreas expostas do corpo, luvas e óculos de proteção para proteger os olhos. Idealmente, um respirador deve ser usado ao trabalhar com materiais de coloração.
Vale a pena calcular o consumo de tinta com antecedência. Se falamos de valores médios, um quilograma é, em média, o suficiente para 40-50 meios-fios padrão. Recomenda-se pintar o meio-fio em duas ou três camadas, pois, o consumo neste caso aumentará significativamente. Para a pintura, você também precisará de um primer e de uma massa: para realizar o trabalho de maneira uniforme, a superfície do meio-fio ou meio-fio deve ser plana. Se houver irregularidades, rachaduras ou lascas, esses defeitos devem ser corrigidos.
Também vale a pena preparar adequadamente a base para a pintura. Para isso, é necessário limpar a superfície de sujeira e poeira, bem como remover a camada de tinta velha, caso a calçada já tenha sido pintada antes. Isso é seguido pelo processo de enchimento, que foi mencionado acima. A última etapa da preparação da base para pintura envolve o primer, enquanto a composição utilizada deve ser adequada para uso externo. O primer deve ser aplicado com rolo e, após a aplicação, espere até que seque completamente - levará cerca de um dia. Depois disso, você pode prosseguir diretamente para a coloração.
A tinta deve ser aplicada em duas ou três camadas, enquanto se espera que uma seque completamente antes de pintar a outra. Recomenda-se aplicar a composição em camadas finas para evitar manchas e flacidez.
Se for utilizado pincel no trabalho, após o término da pintura é necessário lixar os pontos onde ficaram as listras do uso da ferramenta.
Para obter informações sobre como remover a tinta das calçadas de beira de estrada, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.