Tinta inodora para trabalhos de interiores: as subtilezas da escolha

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Visualizações
  3. Como escolher?
  4. Exemplos no interior

Freqüentemente, ao consertar interiores, e especialmente um apartamento residencial, a tinta é usada como material de acabamento. Paredes, móveis, parquetes ou pisos de madeira feitos de painéis de MDF - você pode usar uma tinta especial para tudo isso. E para salas onde a ventilação é muito limitada, as tintas inodoras são perfeitas. Eles são seguros, de secagem relativamente rápida e são ótimos, por exemplo, para trabalhar em um viveiro.

Peculiaridades

Como o nome indica, a principal característica dessas tintas é a ausência de um odor desagradável e muitas vezes tóxico, que muitos simplesmente não suportam. A segunda característica importante, especialmente conveniente para reparos, é a velocidade de secagem dessa tinta.

Dependendo da umidade, temperatura, espessura da camada e outros parâmetros, o tempo de secagem pode ser de meia hora ou até menos.

Visualizações

Tintas e vernizes seguros pode ser dividido em várias variedades:

  • óleo;
  • acrílico;
  • dispersivo em água;
  • látex.

Todas essas espécies têm vantagens e desvantagens específicas, que discutiremos a seguir.

Óleo

Eles são à base de óleo e diferem por não apresentarem um odor pungente. Eles incluem óleo secante, que atua como solvente, e aditivos de pigmento. Essas tintas e vernizes podem ser coloridos ou incolores e podem ser usados ​​para pintar produtos de metal, madeira e até mesmo gesso. Além disso, esta tinta é usada para pinturas decorativas - inscrições, desenhos, padrões e semelhantes. A desvantagem é que eles têm secagem relativamente longa.

Acrílico

O tipo mais comum de tinta inodora. É usado para quase todos os tipos de materiais. Juntamente com as tintas a óleo, essas tintas são frequentemente utilizadas para decoração.

Tintas e vernizes à base de acrilato têm uma série de vantagens sobre todos os outros:

  • A lista de componentes é totalmente isenta de toxinas, portanto, não há cheiros.
  • Segurança para construtores e residentes.
  • Resistência ao fogo.
  • Vasta gama de aplicações.
  • Facilidade de aplicação na superfície.
  • Um grande número de cores.
  • Uma variedade de texturas.
  • Revestimento à prova de rachaduras.
  • Secagem rápido.
  • Grande resistência ao estresse e à abrasão.
  • Resistente a influências externas como umidade, temperatura, radiação ultravioleta.

No entanto, também havia algumas desvantagens: tintas acrílicas são relativamente caras. Os poliacrilatos são brancos, portanto, composições especiais são usadas para design de cores - cores. Usando um esquema de cores, você pode conseguir quase qualquer tom, o principal é escolher as proporções certas, mas em muitas lojas de ferragens existe um serviço para selecionar o esquema de cores certo. O comprador só precisa escolher a cor.

Mesmo na fase de produção, as tintas e vernizes acrílicos às vezes são complementados com aditivos com propriedades anti-sépticas. Esses aditivos evitam o crescimento de mofo e bolor. Esta propriedade pode ser útil ao pintar madeira em ambientes com alto teor de umidade.

Dispersivo de água

Água é usada como solvente para partículas de dispersão, portanto, essas tintas são consideradas seguras. A tinta à base de água é usada em paredes e tetos.Tais tintas e vernizes são sempre brancos e possuem alta resistência à água, por isso as superfícies pintadas podem ser lavadas sem medo de danificar o revestimento. São inodoros e apresentam excelentes propriedades decorativas. Assim como as tintas acrílicas, as tintas à base de água são brancas e também podem assumir a tonalidade desejada com a ajuda de esquemas de cores.

Látex

Os esmaltes de látex também são inodoros e não são classificados como tintas e vernizes nocivos. Com este esmalte, você pode pintar com segurança várias superfícies como gesso, tijolo, papel de parede e outros. A diferença entre essas composições está na alta resistência e resistência ao desgaste. Devido à presença do látex na lista de componentes, tal material não é suscetível a ressecamento e inchaço.

Essas tintas podem ser usadas para pintar cozinhas. A secagem inicial ocorre após meia hora, e a secagem completa leva cerca de uma hora.

Como escolher?

Para escolher a tinta certa, primeiro você precisa descobrir quais superfícies serão pintadas. As mesmas tintas de dispersão de água não podem ser aplicadas a dispositivos de aquecimento, madeira e metais. Por exemplo, no caso de precisar pintar o chão e a bateria, a composição de dispersão aquosa não funcionará, deve-se escolher outro tipo de tintas e vernizes, e para pintar paredes esta é uma excelente escolha. Além disso, os compostos de látex são excelentes para paredes.

Para o piso, inclusive parquet, a melhor escolha será a tinta a óleo, que apresenta alta resistência à umidade e ao desgaste.

A tinta acrílica é mais adequada para janelas, móveis e portas. É seguro, inodoro e seca rapidamente. Como a madeira absorve bem a tinta, essas superfícies devem ser pintadas em pelo menos duas camadas.

Exemplos no interior

    • O interior moderno e bem iluminado no estilo minimalista é decorado em tons ricos e suculentos de turquesa e vinho. As cores vivas do piso e do teto suavizam as cores atraentes.
    • Para os amantes de interiores luminosos e expressivos, a opção de decorar as paredes com tinta laranja é perfeita. Para evitar que o ambiente fique muito sobrecarregado, as cores fortes suavizam as paredes brancas como a neve e os elementos de decoração.

    No vídeo abaixo você pode ter uma visão geral das tintas para interiores.

    sem comentários

    O comentário foi enviado com sucesso.

    Cozinha

    Quarto

    Mobiliário