Tinta alquídica: características de escolha

Tinta alquídica: características de escolha
  1. O que é isso?
  2. Diferenças do esmalte comum
  3. Variedades e composição
  4. Cores
  5. Aplicativo
  6. Marcas
  7. Como escolher?

A durabilidade de muitos materiais depende de fatores externos que atuam na superfície. Uma forma de prolongar a vida útil do metal ou da madeira é revesti-los com compostos de proteção. Eles minimizam o impacto externo na camada superior da substância, reduzindo assim o risco de sua destruição. Entre seus análogos, a tinta alquídica resolve perfeitamente esses problemas.

Possui parâmetros técnicos únicos que permitem a sua utilização tanto no interior como no exterior das habitações.

O que é isso?

As tintas alquídicas já existem há muito tempo no mercado moderno. Sua história começou há várias décadas, quando o homem aprendeu a sintetizar polímeros artificiais. O nome dessas misturas se deve à presença em sua composição de poliésteres, os chamados alquidos. Esses produtos consistem em óleos e ácidos graxos, que são combinados em um grupo.

Esta ligação possibilitou a obtenção de um líquido de alta qualidade, que foi então utilizado como solução para diversos componentes formadores de tintas.

A popularidade das tintas alquídicas hoje se deve a vários de seus aspectos positivos:

  • Resistente à umidade. A camada superior repele muito bem a água, evitando que ela penetre sob a superfície do revestimento.
  • Filme protetor de alta densidade. Isso, por sua vez, também afeta a resistência ao desgaste do material. A substância tolera bem a abrasão e pode ser armazenada por muito tempo.
  • Resistência a danos mecânicos.
  • A tinta não tem medo dos efeitos de várias soluções químicas. Portanto, é utilizado em plantas industriais e outros locais especializados.
  • Alta velocidade de secagem.

No entanto, os produtos não são universais, uma vez que muitas substâncias nocivas são liberadas no ar durante a secagem. Por isso, as tintas alquídicas são consideradas inseguras para o meio ambiente. Deve-se notar que este efeito é observado apenas durante o período de tempo de secagem da tinta.

Diferenças do esmalte comum

As tintas alquídicas são um grupo bastante amplo de misturas que incluem os chamados esmaltes. São essas soluções que costumam estar associadas a misturas à base de alquídicos. Outro produto popular é o esmalte acrílico, que é usado em quase todos os lugares.

Para entender qual material é melhor, você deve comparar várias de suas características:

  • Tempo de secagem. O esmalte alquídico seca por até 2 dias, o que permite fazer reparos com rapidez e eficiência. As soluções à base de acrílico ganham resistência de 2 a 30 dias, dependendo da composição e do local de uso. Isso às vezes pode ser inconveniente, especialmente se os prazos forem apertados.
  • Tempo de vida. As tintas alquídicas podem ser usadas em temperaturas positivas e negativas. A mistura congelada não tolera bem a luz ultravioleta. Portanto, após 2-3 anos, a camada alquídica simplesmente rachará e precisará ser trocada. O esmalte acrílico é muito mais elástico do que o seu homólogo. Sua vida útil pode chegar a 8 anos. Se você cobrir metal ou gesso com ele, a camada superior durará até 20 anos.
  • Preço. As tintas acrílicas distinguem-se pelo preço elevado, várias vezes superior ao das soluções alquídicas.
  • Composição. O principal componente das tintas acrílicas é o polímero acrílico, assim como a água, que atua como solvente.No entanto, as misturas alquídicas sugerem a presença de verniz alquídico, bem como de aguarrás. Ambos os tipos de tinta contêm corantes e plastificantes especiais, mas isso já afeta as características específicas da solução.

Variedades e composição

A tinta alquídica é adequada para muitas aplicações.

É feito com base em vários componentes principais:

  • Resinas alquídicas. Muitas vezes, a composição das tintas inclui verniz, que une perfeitamente todos os outros componentes.
  • Solvente. Muitos fabricantes usam querosene (aguarrás) como este elemento. Mas alguns também usam outras soluções relacionadas a esse grupo químico.
  • Preenchimentos. O elemento principal aqui é granito ou lascas de mármore. É triturado até o tamanho de uma farinha, o que permite que a substância seja uniformemente distribuída na solução.

Dependendo da estrutura e composição, as tintas deste tipo são divididas em 2 grandes grupos:

  • Óleo. O principal componente desta solução é o óleo secante. Existem várias marcas dessas misturas, entre as quais se destacam MA-021, MA-025 e outras. Essas soluções são bastante raras, pois têm um odor forte quando secas e também desaparecem rapidamente sob a influência do sol. Mas o custo das tintas a óleo é relativamente baixo, então muitos ainda as usam.
  • Esmalte. O principal componente aqui é o verniz alquídico, que forma uma película forte na superfície após o endurecimento. Dependendo do enchimento principal, os esmaltes podem ser divididos em esmaltes gliftálico e pentaftálico. O primeiro grupo de soluções endurece rapidamente. É aconselhável usar tintas glptais apenas em ambientes internos. Os compostos pentaphthalic são mais versáteis e muito bons em repelir a água. Existem vários tipos de tintas aqui, entre as quais se destacam PF-115, PF-133 e outras.

Dependendo da estrutura da superfície, as misturas à base de alquídicas podem ser divididas em fosca e brilhante. Hoje, existem tintas totalmente inodoras, o que permite que sejam utilizadas na casa de banho ou na cozinha.

Uma mistura de aerossol é uma ótima alternativa para isso. A tinta spray é fácil de aplicar, uma vez que se estabelece em uma camada fina e uniforme. No entanto, deve-se notar que nem todas as formulações alquídicas podem ser produzidas como aerossóis.

Para alterar as propriedades físicas das tintas, muitos fabricantes adicionam certas substâncias à composição.

Dependendo disso, os produtos podem ser divididos em vários outros tipos:

  • alquid-uretano;
  • estireno;
  • de outros.

Cores

A paleta de cores das tintas alquídicas é bastante limitada. As soluções pretas, brancas e marrons são especialmente populares. Mas os fabricantes permitem que você mesmo altere a cor da tinta.

Para fazer isso, eles produzem uma variedade de cores (tinturas). Eles são adicionados à composição da tinta comprada, e ela adquire a cor desejada. Ao combinar várias misturas, você pode obter a tonalidade que deseja.

Aplicativo

O escopo de uso de tintas alquídicas é bastante amplo, uma vez que o material forma facilmente uma forte ligação com quase qualquer material.

Hoje, soluções desse tipo são usadas em vários setores para resolver problemas complexos:

  • Pintura de superfícies de madeira. Muitas vezes, as soluções alquídicas são usadas para pintar portas, móveis ou pisos. Observe que nem todas as formulações podem ser usadas neste caso. Por exemplo, um piso de madeira deve ser pintado com misturas que tenham maior resistência à abrasão (PF-253).
  • Proteção de peças metálicas. Este grupo inclui quase todos os tipos de tintas alquídicas. Mas também há uma gradação de uso, dependendo do ambiente de uso. Assim, para pintura de radiadores de aquecimento, uma mistura da marca PF-223 é adequada. Destina-se apenas a uso interno e pode suportar altas temperaturas. Entre as desvantagens, um cheiro muito forte pode ser distinguido, então todo o trabalho deve ser realizado apenas com roupas de proteção.
  • Proteção de paredes de concreto.Tintas para essas superfícies surgiram há relativamente pouco tempo. Para obter resultados de alta qualidade, eles são recomendados para serem usados ​​junto com primers especiais. Soluções semelhantes são usadas na maioria dos casos para paredes, uma vez que o piso de concreto quase nunca é pintado.

Marcas

Hoje, muitas empresas se dedicam à produção de tintas alquídicas, entre as quais se destacam produtos de várias marcas:

  • Belinka. As tintas são ótimas para uma variedade de superfícies. Mas a direção principal é a fabricação de soluções para madeira.
  • Tikkurila. A empresa finlandesa é líder no mercado de tintas. Aqui você encontra produtos alquídicos de qualidade que atendem a todas as normas de segurança. Entre as características positivas estão a longa vida útil do material e um grande número de tonalidades de cores (até 120).
  • Alpina. A empresa também é amplamente conhecida por seus produtos. Existem no mercado esmaltes alquídicos e acrílicos. Os materiais são de alta qualidade e de fácil aplicação.
  • Sadolin. Uma marca sueca que está no mercado há muito tempo. Produz diversos tipos de tintas alquídicas. Aqui você encontra soluções para madeira e metal. A cor de muitas formulações pode ser alterada com corantes.

Como escolher?

As tintas alquídicas são produzidas por muitas empresas hoje, mas nem todas são de qualidade diferente.

Ao comprar esse produto, você deve prestar atenção a várias características:

  • Preço. Esmaltes baratos não são capazes de proteger a superfície da corrosão por muito tempo e com alta qualidade. A preferência deve ser dada apenas a marcas estrangeiras que tenham se mostrado bem no mercado.
  • Propósito. Todos os tipos de tintas alquídicas são usados ​​com materiais específicos. Em teoria, a argamassa de madeira pode ser aplicada em concreto ou metal, mas não vai aderir a essa superfície por muito tempo. Portanto, é melhor usar apenas soluções especializadas.
  • Composição. Apenas materiais de alta qualidade devem ser usados ​​para a fabricação de tintas. Tudo isso deve ser confirmado por documentos relevantes. É importante atentar para o nível de segurança, pois algumas modificações podem liberar componentes muito tóxicos. Portanto, não é recomendado trabalhar com eles em um ambiente doméstico.

As tintas alquídicas são soluções de proteção versáteis que podem estender a vida útil de quase qualquer material. Seu uso na vida cotidiana deve ser limitado, uma vez que existem análogos mais seguros de produtos semelhantes no mercado.

No próximo vídeo, você encontrará uma visão geral da pintura alquídica para móveis do Império Tikkurila.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário