Consumo de tinta acrílica por 1 m2 ao pintar em 2 camadas
Antes de iniciar o reparo, você deve calcular a quantidade de tinta e verniz que pode ser necessária no processo. Primeiro, você tem que estudar os tipos de revestimentos e superfícies para calcular corretamente a quantidade de substância necessária por 1 m2. Normalmente, todas as informações necessárias estão indicadas na embalagem, mas a quantidade de material utilizado depende sempre da superfície onde a tinta é aplicada e dos tipos de esmalte.
Para cada tipo de superfície, você deve selecionar o tipo apropriado de líquido corante. Por exemplo, as fachadas são pintadas com compostos que não têm medo de água e temperaturas extremas. Ao pintar o teto, uma composição de acrílico à base de água é usada.
As superfícies de madeira e metal são revestidas com esmalte especial. As formulações em pó estão entre as mais eficazes.
Se você não quiser comprar tinta em uma loja duas vezes, você precisa ser capaz de calcular corretamente a quantidade de solução de coloração necessária para uma determinada área do território, e isso muitas vezes depende de sua composição.
Características da tinta acrílica
Durante os reparos, muitas vezes são utilizadas misturas à base de acrílico. Estas formulações são perfeitas para a limpeza leve e úmida de ambientes, pois são dotadas de propriedades antibacterianas.
Existem vantagens especiais nesta escolha:
- A tinta acrílica não é tóxica e é segura de usar.
- A mistura é de alta qualidade.
- A vida útil varia de 5 a 10 anos.
- A composição seca muito rapidamente.
- Se você usar a tinta corretamente, pode economizar muito.
Como calcular a área
No cálculo do consumo, primeiro é considerado o quadrado da superfície a ser pintada. Para fazer isso, meça a distância entre o teto e o chão e calcule o perímetro. Depois disso, você deve multiplicar o comprimento e a largura entre eles. Os cálculos devem ser feitos apenas em metros. Ao medir a área da superfície da parede, é importante levar em consideração todas as semicolunas, saliências e outras irregularidades.
Depois disso, todas as paredes a serem pintadas são medidas. A área das aberturas de portas e janelas é subtraída do número resultante.
Normalmente, as embalagens de tintas indicam a quantidade de mistura consumida por metro quadrado e a área que pode ser pintada com um litro.
Taxas de consumo geralmente reconhecidas
Existe uma regra que determina que cerca de 170-200 g da composição devem ir por metro quadrado. A regra permanece válida se a tinta acrílica for aplicada em uma superfície lisa, frequentemente usada como massa de acabamento.
Como calcular
Para decoração de interiores e exteriores, são utilizadas misturas de dispersão aquosa à base de acrílico. Por isso, esses corantes não perdem a cor, não desbotam com a exposição prolongada ao sol e apresentam uma ampla gama de cores. Se desejar, você pode obter o tom desejado usando pasta acrílica. Essas variedades dão à superfície uma cor fosca.
A mistura acrílica aerossol deve ser aplicada na área onde foram utilizadas tintas e vernizes do mesmo fabricante. A temperatura máxima permitida para trabalho é de +50 graus.
Na hora de escolher um corante, é importante levar em consideração as dicas indicadas na lata.
Se a embalagem diz que 100 litros de tinta são suficientes para 8 m2, então, na realidade, essa quantidade é suficiente apenas para 6-7 quadrados.Esses valores dependem da textura da superfície, absorção e outras características.
A maneira como a tinta é aplicada também afeta a quantidade de material necessária. Se a pintura for feita com rolo, a mistura irá mais do que na pintura com pistola. Mas se você usar um pincel, vai precisar de 15-20% mais tintas do que a quantidade indicada na embalagem.
É desejável aplicar misturas acrílicas em duas ou três camadas. O número de camadas depende da qualidade do composto usado. Se for de qualidade suficiente, duas vezes serão suficientes.
Se você aplicar o produto de coloração em uma superfície gessada ou cimento, você deve aplicar um primer adicional na área a ser tratada. Não se esqueça que um tipo de tinta acrílica é usado para as paredes e outro para o teto. Isso pode ser explicado pelo fato de a tinta aplicada no teto sofrer menos tensões do que a aplicada nas paredes.
Consumo de tinta de papel de parede
Ao pintar papel de parede não tecido, o consumo aproximado de tinta é de 200 a 250 gramas. por 1 m2. Para economizar na quantidade de tinta usada, você precisa decidir sobre o tipo de rolo que será usado para pintar. Por exemplo, se a superfície for lisa, a pilha do rolo não deve ser longa, o comprimento ideal não deve exceder 5 mm. Ao pintar uma área texturizada, é preferível usar rolos com comprimento de pelo de 10-25 cm.
Consumo de tinta acrílica para trabalhos de fachada
O consumo de tinta por quadrado depende das características da textura. A quantidade média da mistura usada é de aproximadamente 180-200 gr. No trabalho com gesso, esse número aumenta para 220-250 gr. Para economizar significativamente e pintar a superfície com alta qualidade, você deve pré-processar a área necessária. Para manter uma boa aparência da superfície, ele é renovado a cada poucos anos.
O custo das tintas à base de acrílico texturizado
Durante o reparo, são frequentemente usados esmaltes acrílicos. Neste caso, o consumo de tinta pode ser maior do que o normal. Freqüentemente, eles escrevem nas etiquetas que 1-1,2 kg é necessário por metro quadrado. Mas é melhor comprar cerca de 5% a mais de tinta para obter uma superfície de qualidade.
Se você estiver fazendo trabalhos de interior, a primeira camada de tinta acrílica deve ser diluída com água a 5%. A segunda demão deve ser aplicada 4 horas após a primeira.
Para reduzir o consumo de tinta, os especialistas recomendam trabalhar com umidade do ar normal e temperatura de cerca de 20 graus.
Em geral, é muito fácil calcular a quantidade de tinta necessária por metro quadrado. É necessário apenas levar em consideração as características da superfície pintada e as características da mistura de cores. Um cálculo de tinta competente pode ajudá-lo a economizar muito dinheiro. Quase sempre, o fabricante fornece informações sobre o produto e conselhos sobre como usá-lo. Resta apenas calcular os parâmetros necessários e começar a trabalhar.
Veja o vídeo a seguir para o processo de pintura das paredes.
O comentário foi enviado com sucesso.