Como escolher um esquema de cores para a tinta acrílica?
Muitos compradores estão procurando o esquema de cores apropriado porque a tinta acrílica acabada não está disponível na tonalidade desejada ou porque os compradores precisam de uma cor especial. Hoje no mercado você pode encontrar muitas opções de cores diferentes de fabricantes nacionais e estrangeiros. No entanto, antes de fazer uma compra, é muito importante conhecer os meandros de escolher um ou outro esquema de cores para o esmalte acrílico.
O que é isso?
A cor para tinta acrílica é um corante concentrado especial, que é adicionado em certa quantidade à mistura de corantes para obter uma tonalidade específica. Posteriormente, a tinta é completamente misturada com o pigmento e aplicada na superfície desejada. A tonalidade da mistura pode ser ajustada manualmente de acordo com as recomendações fornecidas nas instruções.
Usando a proporção correta, você pode obter o tom de intensidade desejado de uma cor particular, e você também pode misturar vários tons de cores adicionando-os a uma mistura de acrílico.
É muito importante seguir as instruções ao adicioná-lo à tinta acrílica, pois qualquer desvio das proporções pode degradar ainda mais a qualidade do próprio acrílico.
Variedades
Para escolher a cor certa para a tinta, você deve conhecer as principais variedades desses pigmentos. Hoje, muitos fabricantes oferecem cores universais que são simultaneamente adequadas para uma ampla variedade de tintas. Eles são considerados os mais populares entre os compradores.
Entre o amplo sortimento, você encontra pastas de cores e corantes para tintas acrílicas. Como parte deste último, são utilizadas resinas especiais que aumentam a solubilidade, mas ao mesmo tempo reduzem a viscosidade das pastas.
A tinta matiz, quando misturada com tinta acrílica ou esmalte, permite obter qualquer tonalidade desejada. A pasta de cores pode ser universal e adequada para todos os tipos de tintas ou para algumas opções específicas. Com as pastas, é muito importante observar todas as proporções para se obter uma determinada tonalidade de tinta.
No mercado russo existem cores à base de pigmentos orgânicos e inorgânicos. Variedades orgânicas são consideradas mais brilhantes e mais saturadas, mas são menos resistentes à luz; além disso, os efeitos químicos e alcalinos são altamente indesejáveis para elas.
Cores com pigmentos inorgânicos são consideradas mais resistentes à luz, não desbotam com o tempo e não perdem o brilho anterior, mas ao mesmo tempo não possuem a maior paleta de cores.
Muitos fabricantes oferecem opções de cores mate, bem como opções peroladas e corantes com brilho metálico. Todos eles são adequados para a maioria dos tipos de tintas acrílicas e esmaltes.
Como escolher o caminho certo?
Ao escolher um esquema de cores, não se esqueça que os pigmentos à base de água em sua forma usual parecem muito mais brilhantes e ricos do que em um já seco. Este fator deve ser levado em consideração ao escolher o pigmento correto.
Ao escolher a tonalidade de cor desejada, não se esqueça de considerar:
- Iluminação interna. Artificial pode dar às cores frias um tom ligeiramente mais quente, mas as cores quentes podem parecer mais claras;
- As cores claras dos esquemas de cores, por exemplo, único, pulverulento e leitoso, podem ajudar a expandir visualmente até mesmo um cômodo pequeno, por exemplo, se você for pintar uma parede com tinta acrílica.
Se você já comprou um esquema de cores específico e precisa obter a mesma cor novamente, é melhor comprar produtos do mesmo fabricante.
Além disso, se você não tem certeza de que calculou corretamente a quantidade de material de que precisa, incluindo a cor, é melhor recorrer aos serviços de especialistas.
Onde eles são usados?
Na maioria das vezes, as cores são utilizadas quando você precisa escolher uma determinada tonalidade, levando em consideração todo o design do ambiente, bem como na decoração de interiores, quando pode precisar de alguma cor especial de tinta acrílica. Mas, para isso, basta adicionar o pigmento necessário à mistura de acrílico.
Além disso, as cores podem ser necessárias se a tonalidade de tinta de que você precisa não estiver no balcão. Graças às cores escolhidas corretamente, você pode não só reavivar o design do ambiente, mas também fazer reparos cosméticos em um tempo relativamente curto.
Conselho de profissional
Antes de prosseguir com a seleção do esmalte acrílico e do esquema de cores desejado, certifique-se de fazer todos os cálculos dos materiais.
A coloração da tinta pode ser feita de duas maneiras:
- Manualmente;
- Usando um computador.
Como todo mundo trabalha manualmente em casa, as tintas acrílicas com esquema de cores precisam ser diluídas cerca de 10% a mais do que o necessário. Isso é feito porque pode ser muito difícil, senão impossível, reproduzir a mesma cor.
A tinta para colorir é melhor feita em um recipiente para que a mistura de acrílico com a tinta fique homogênea. Caso contrário, diluindo a tinta com esquema de cores em recipientes diferentes, você corre o risco de obter tonalidades completamente diferentes.
Para que a tinta "faça amizade" com o esquema de cores, adquira esse tipo de produto da mesma marca. Além disso, é melhor fazer uma seleção e comprar em lojas confiáveis, e não pela Internet.
Além disso, não se esqueça dos seguintes pontos importantes antes da tinta colorida:
- As misturas acrílicas, destinadas à decoração de interiores, costumam ser mais brancas do que todas as outras. Esta é uma vantagem indiscutível, pois ao tingir tais tintas, a futura tonalidade ficará mais limpa e saturada, e também não haverá manchas e impurezas nela;
- Procure adquirir tintas acrílicas e esmaltes exclusivamente para o fim a que se destinam, pois suas composições podem ser diferentes, e isso é especialmente importante, pois a cor também afetará levemente a composição. Se você continuar a usar a tinta para outros fins, ela não servirá para você durante o período prescrito;
- As cores mate dos esquemas de cores parecerão mais contidas em comparação com as opções brilhantes, que podem brilhar e brincar com os tons de uma maneira peculiar.
Apesar de tanto as tintas quanto as cores acrílicas serem seguras para os humanos, trabalhe com elas exclusivamente com luvas. Além disso, é importante saber que os produtos coloridos de alta qualidade não apresentam odores característicos e desagradáveis. Não será difícil diluir a tinta com um esquema de cores, mas a tonalidade necessária deve ser pensada com antecedência.
Dicas para tingir tinta acrílica - no próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.