Como usar tintas acrílicas?
Não importa o quanto os químicos e tecnólogos tentem criar novos tipos de tintas e vernizes, o compromisso das pessoas com o uso de materiais familiares é inevitável. Mas mesmo as soluções mais tradicionais devem ser aplicadas com sabedoria, observando cuidadosamente a tecnologia e os requisitos básicos.
Aplicativo
As tintas de base acrílica são recomendadas para paredes e tetos de salas de estar. Além do trabalho de interiores, podem ser usados no processamento artístico de madeira e outras superfícies. Oficinas automotivas e artesãos particulares costumam usar latas de spray com essas composições para dar a cor desejada às peças de metal ou plástico. A tinta acrílica para interiores é valorizada por sua textura perfeita e uma grande variedade de tons.
Além disso, é bastante fácil de aplicar, o que é apreciado por pessoas muito ocupadas e por reparadores profissionais.
Composições à base de resinas acrílicas também auxiliam em diversas artes e ofícios., com a ajuda deles é fácil fazer pinturas de móveis de alta qualidade. Observe que será necessário preparar cuidadosamente a madeira, e um brilho interessante aparece apenas em um ângulo de visão estritamente definido, com certas características de iluminação.
Depois de aplicar a camada áspera, você pode pintar a mesa, armário ou processá-los usando a técnica de decoupage.
As tintas acrílicas também podem ser utilizadas no gesso, esta solução ajuda a proteger o principal material de acabamento dos efeitos nocivos da água. Graças a isto, pode ser utilizado mesmo em casas de banho, onde o próprio gesso não se mostra do lado certo. Você pode pintá-lo com as variedades fosca e brilhante de tintas acrílicas, ambas se encaixam igualmente bem nas paredes e no topo dos quartos. Ou seja, você ainda se livra da preocupação com a decoração do teto, da dolorosa escolha da melhor opção para ele.
O uso original da tinta acrílica é para manicure; A atenção de especialistas foi atraída por uma grande variedade de cores, e os próprios clientes apreciam a facilidade de trabalho e a capacidade de realizar de forma independente todas as manipulações necessárias. Outras vantagens importantes de tais corantes são a ausência de componentes tóxicos, a facilidade de correção após a aplicação, a capacidade de pintar unhas biológicas e sintéticas.
Em que tinta posso aplicar?
Tintas de construção, incluindo tintas acrílicas, nem sempre são usadas sobre superfícies completamente limpas. Freqüentemente, há uma situação em que a base já foi pintada anteriormente. É muito fácil aplicar revestimento acrílico à tinta a óleo; para aumentar a aderência entre eles, é melhor lixar a parede e tratá-la com um primer.
Em primeiro lugar, deve-se verificar se a tinta original em si está bem presa, ao menor descolamento será mais correto eliminar primeiro o defeito ou remover completamente a camada de tinta, para só então começar a trabalhar.
É permitido aplicar composições acrílicas em tintas à base de água apenas na ausência das mais leves deformações, especialmente em locais de delaminação e dilatação. Em caso de violação pronunciada da integridade da camada, seria mais correto removê-la completamente e, em seguida, executar uma nova cor do zero.
Se a tinta alquídica anterior era usada para pintar a mesma superfície, é inaceitável o uso de composições acrílicas de dois componentes ao repintar; agentes corantes de um componente, incluindo os de aerossol, podem ser usados. Mas, neste caso, é necessário pulverizar a camada de acabamento no máximo meia hora após a aplicação das misturas alquídicas.
A questão de saber se é possível sobrepor com tinta látex acrílica, e se não há risco, é solucionável. Como em outros casos, na ausência de defeitos evidentes ou de sua insignificância, esta combinação não representa um perigo. Quando a camada inicial é de esmalte, tudo depende da qualidade da tinta acrílica, da força de adesão que ela tem.
Uma pintura de teste de uma pequena área da superfície, de preferência invisível aos observadores, ajuda a dirimir todas as dúvidas.
Medidas de precaução
Independentemente da qualidade das tintas para construção, todas podem prejudicar uma pessoa, se a composição for utilizada de forma incorreta, violar a tecnologia de trabalho. Os vapores de qualquer corante são venenosos; certas substâncias que compõem sua composição podem provocar ataques alérgicos de várias potências, irritar a pele e às vezes até causar queimaduras.
Sempre que possível, ventile a sala que está sendo pintadapara evitar concentração excessiva de substâncias perigosas. E mesmo que as janelas sejam abertas regularmente, o uso de um respirador ou pelo menos uma atadura de gaze é totalmente justificado.
Além delas, use sempre luvas de borracha, roupas grossas e, o mais importante, escolha com cuidado a composição da tinta, preferindo produtos de fabricantes bem conhecidos.
Como misturar?
Além das considerações de segurança, as pessoas estão naturalmente interessadas na combinação de cores da tinta acrílica. O fato é que tons completamente originais e de aparência única costumam ser caros demais. A solução é misturar partes da paleta de base umas com as outras. Para obter absolutamente qualquer cor, bastam sete tons básicos; então, para fazer tinta verde-oliva, você precisa combinar as cores amarelo e verde.
Você pode escolher as proporções exatas apenas com sua própria experiência, desenvolvendo a percepção visual e o pensamento espacial, caso contrário você não será capaz de entender exatamente como a pintura criada ficará na parede ou no teto.
Para evitar erros, se você ainda não tem a experiência necessária, vale a pena introduzir gradativamente o esquema de cores, e a cada porção avalie o resultado obtido em uma superfície de que não precisa. Mas neste caso a pressa é contra-indicada, espere até que os esfregaços de controle estejam completamente endurecidos para saber exatamente qual será a cor de acabamento.
Mesmo as tabelas de combinações de cores mais detalhadas e cuidadosamente compiladas não ajudarão a substituir a experiência e observação pessoais.
Como pintar: uma master class detalhada
Quando a mistura estiver pronta, é muito importante aplicá-la corretamente, caso contrário, todo o esforço e informações coletadas serão desperdiçados. A técnica de aplicação de tinta acrílica com pistola não é muito complicada, mas você terá que seguir rigorosamente a ordem de trabalho. Tal como acontece com a opção de pintura usual, todos os objetos que não podem ser transferidos, assim como todos os elementos arquitetônicos que não podem ser pintados, devem ser revestidos com polietileno, fixando os grampos com um grampeador de construção.
Você pode trabalhar apenas com a viscosidade normal da composição, que deve fluir completamente para fora do regador de teste em 26-28 segundos. Se o corante for muito espesso, deve ser posteriormente diluído com água.
Em seguida, o compressor é ajustado, com foco no desempenho necessário. É necessário um teste de funcionamento, com ele a pistola de pulverização é aproximada da superfície da parede em 0,4-0,5 me ver se há riscos significativos. Depois de encontrá-los, você deve reduzir a taxa de fluxo da mistura de corantes.
Para aspirantes a artistas, é melhor usar tintas acrílicas em tubos.Observe que é bom trabalhar com essas composições com pincéis de natureza natural e artificial; é fácil usar uma espátula para desenhar com eles e, se você diluir a tinta usando uma tecnologia especial, também pode usar um aerógrafo. Observe que a tinta secará rapidamente e remova do tubo o máximo que puder aplicar nos próximos segundos.
Se a paleta estiver seca, você também precisará de um borrifador para umedecer a superfície pintada.
Ainda assim, os pintores costumam usar tintas à base de água. Eles devem ler atentamente as instruções dos fabricantes, isso é suficiente para obter um bom resultado.
A composição de coloração no polidor de gel é usada para criar uma manicure; como de costume, a própria coloração é precedida pela retirada da cutícula, lixamento das unhas e desengorduramento da superfície. A base é seca sob raios ultravioleta por 120 segundos, em seguida, a preparação decorativa selecionada é aplicada.
Voltando ao uso das tintas acrílicas na construção e reforma, preciso falar um pouco sobre uma tarefa tão frequente como pintar esculturas em madeira. A mistura com o esquema de cores é feita de acordo com as regras gerais, e a preparação da superfície para o acabamento é feita impregnando-a com uma mancha amarelo-acastanhada. Certifique-se de fazer três composições diferentes da mancha, cada uma subsequente será mais clara do que a mistura anterior. Em seguida, com cuidado, usando um pincel ou aerógrafo, pinte todos os pequenos detalhes.
O principal requisito neste caso é não ter pressa, porque o custo de um erro é muito alto.
Preparação da superfície
A pintura dá um bom resultado e a camada criada fica atraente apenas se, junto com o uso de uma boa tinta, os requisitos para a preparação do material forem atendidos. Diferentes revestimentos devem ser preparados de uma maneira especial, mas uma inspeção cuidadosa é sempre o primeiro passo. Uma espátula de metal ajudará a garantir que a camada de tinta antiga seja realmente forte. Se não remover o revestimento antigo, terá que ser removido, às vezes é necessário usar uma esmerilhadeira com acessórios especiais.
Importante: a lixa é ineficaz neste caso.
Para expor o material original e a pintura, em seguida, ficar plana, levará muito tempo para esmerilhare uma massa de poeira aparece. Não comece a trabalhar sem usar uma atadura de gaze, ou melhor - um respirador. Cada prego, outros fechos devem ser retirados das portas, paredes e outras superfícies, caso não seja possível imergi-los o máximo possível no material. Certifique-se de tratar todos os fixadores enferrujados com um produto de limpeza anticorrosivo.
É bem possível aplicar tinta acrílica sobre concreto, mas primeiro é preciso lixar bem, pois a própria superfície é áspera ao toque.
Para sua informação: somente concreto completamente seco pode ser pintado.
Se você tiver que escovar em madeira compensada, será necessário remover toda a poeira e serragem dela. Como no caso anterior, a superfície deve estar bem seca, caso contrário existe um grande risco de a chapa se empenar. Variedades baratas não são apenas polidas, mas sempre lixadas.
Acontece que é necessário aplicar tinta acrílica em coisas de plástico. Os produtos plásticos devem ser lavados e desengordurados, e a contaminação deve ser evaporada em uma câmara especial.
Caso seja necessário pintar o aglomerado, ou aplicar tinta acrílica no topo do aglomerado, primeiro são eliminadas todas as fissuras, riscos e lascas, as costuras são adicionalmente seladas. Como sempre, elimine a menor gordura, crostas e manchas.
E antes de pintar sobre a cal, é verificado riscando-o especialmente para determinar a sua resistência. Se notar danos ou encontrar a finura do revestimento, é melhor abandonar a ideia.
O isopor é bem pintado com tintas modernas; mas será necessário, se este não for um material novo, mas blocos e itens decorativos previamente instalados, remover poeira, teias de aranha e outra poluição.Qualquer costura tecnológica, qualquer junta entre os blocos é cuidadosamente putty, se necessário, selada com misturas especiais. Recomenda-se pintar a espuma em duas ou três etapas.
Importante: é impossível pintar radiadores quentes em qualquer caso, isso não só afeta negativamente as propriedades do revestimento, mas também é repleto de queimaduras. A superfície é preparada da mesma forma que em outros casos, ao trabalhar em metal ou plástico.
A pintura com acrílico sobre tijolo é um caso especial. O material principal é cuidadosamente tratado com preparações anti-sépticas para evitar a ocorrência de colônias de fungos.
Deve-se notar que a alvenaria não pode ser pintada antes de 12 meses após o término da construção ou dos trabalhos de reparo.
Aplicar tinta acrílica no vidro é perfeitamente aceitável. Mas primeiro, o produto necessário é lavado e limpo (a gordura é removida). Após a lavagem, a umidade remanescente é removida com pano limpo e seco, sem depender da evaporação natural.
A preparação para colorir o papel de parede conclui nossa análise. O relevo da superfície é inversamente proporcional ao tamanho adequado da pilha do rolo usado. O revestimento do piso é protegido com papelão, compensado; a proteção por revestimentos de filme de madeira por um longo tempo é indesejável. O rodapé e a plataforma serão salvos por fita adesiva.
Para pintar a superfície sem manchas, basta seguir todas as regras e nuances anteriores.
Primer
É inaceitável pintar uma parede de rua de madeira com produtos à base de água, apenas uma substância oleosa é adequada. Recomendamos o uso de solo apenas de fabricantes conhecidos - seu preço é totalmente justificado.
Ferramentas e materiais
Uma boa parte do sucesso com tintas acrílicas depende da ferramenta usada. Um rolo não funciona, pelo menos dois são necessários - com um cabo encurtado e alongado ou telescópico.
Além desses dispositivos, o conjunto básico incluirá necessariamente várias espátulas de comprimentos diferentes, um filme largo e uma fita de pintura.
Uma pistola de pulverização é necessária apenas para trabalhos em grandes áreas.
Tingimento
As superfícies de madeira são revestidas com tinta acrílica horizontalmente. A parede, fachada ou teto, assim como o chão, são pintados de canto. Quando você precisar criar uma camada de tinta na madeira usada em móveis ou objetos decorativos, pinte de uma ponta a outra.
Conveniência dos pulverizadores - não se esqueça de conduzi-los com cuidado, à mesma distância. A tinta acrílica seca bem, e para secar rapidamente, mais rápido que o normal, pode-se aplicar a tinta com rolos em uma camada fina.
Se você não tem experiência profissional em pintura, não é recomendado o uso de secadores.
Que verniz cobrir?
Depende do tipo de produtos protegidos - a madeira é coberta com vernizes de móveis, pisos de parquet naturais, móveis de jardim com iates. As formulações de óleo funcionam muito bem no acabamento da madeira, mas demoram muito para secar. O verniz alquídico desgasta menos e fica menos molhado, seca mais rápido. Acrílico funciona enquanto o microclima da sala permite.
Para obter mais informações sobre os tipos e aplicações da pistola para pintura, consulte o seguinte vídeo
O comentário foi enviado com sucesso.