Qual é a diferença entre tintas látex e acrílicas?

Qual é a diferença entre tintas látex e acrílicas?
  1. Características comparativas de materiais
  2. Acrílico
  3. Qual escolher?

Nem todas as pessoas, ao planejar uma reforma, prestam atenção especial à escolha do material. Via de regra, para a maioria, eles ganham importância já na loja, no momento da compra. Mas analisar as diferentes opções prematuramente economizaria muito dinheiro. Por exemplo, se estamos falando de tintas para papel de parede, é imprescindível saber qual é a diferença entre as tintas látex e acrílicas, qual a diferença delas, para não se deixar surpreender por essa questão já na loja.

Características comparativas de materiais

Látex

Vale ressaltar que o látex é um material natural obtido da seiva da seringueira. E isso fornece imediatamente não-toxicidade e segurança para a tinta látex. Claro, também há látex artificial, que são polímeros (como regra, o estireno-butadieno atua como um polímero) com propriedades adesivas. Em geral, para ser honesto, o látex não é um material, mas um estado especial de uma substância ou mistura de substâncias. Essa condição é chamada de dispersão em água, na qual as partículas da substância ficam suspensas em água para melhor adesão à superfície.

A tinta látex é resistente à sujeira e não acumula poeiraalém disso, forma uma superfície repelente de poeira. Permite a passagem do ar, "respira", o que é especialmente importante se os residentes sofrem de doenças pulmonares, por exemplo asma, ou se têm filhos pequenos, ou se familiares sofrem de alergias. Esta propriedade do material tem um efeito positivo no aspecto do revestimento, pois neste caso não se formam bolhas de oxigênio na superfície.

Aliás, a tinta tem alto grau de elasticidade, o que permite que seja aplicada em superfícies com relevo pouco liso.

Seca rapidamente, o que é importante em condições de tempo limitado (a segunda camada pode ser aplicada após algumas horas) e é fácil de limpar, inclusive com um método úmido. Portanto, remover até mesmo a sujeira mais teimosa geralmente não é particularmente difícil.

As tintas látex são muito difundidas: são utilizadas tanto para pintar paredes, pisos e tetos em residências, como para fachadas de escritórios de empresas, grandes empresas de manufatura ou fábricas.

Claro, não se pode deixar de mencionar a enorme paleta e grande seleção de texturas. Por exemplo, você pode encontrar tintas látex opacas, sem brilho, perfeitamente planas na superfície, e com um brilho bastante perceptível.

Acrílico

As tintas acrílicas são divididas em várias variedades. O primeiro é o acrílico puro (resina acrílica), que apresenta uma série de vantagens: maior elasticidade, excelente resistência e características físicas, resistência à luz ultravioleta e oscilações de temperatura, proteção contra corrosão e outras "doenças" das paredes. Esta opção é bastante cara, mas pode ser utilizada em qualquer clima e até mesmo para pintura de fachadas.

O segundo são tintas feitas com base em copolímeros acrílicos com a adição de silicone, vinil ou estireno. Eles são chamados de acrilato. Custo mais baixo e menos versátil.

Vamos considerar cada opção com mais detalhes:

Acetato acrílico de polivinila

Encontrou aplicação no tecto, por isso se pretende pintar propositadamente aconselhamos que preste atenção à tinta à base de acrílico com adição de vinil. Esta tinta tem outro nome - emulsão aquosa. Em palavras muito simples, a tinta é feita de PVA.

É totalmente inodoro, mistura-se facilmente, tem consistência líquida e é fácil de aplicar, e sua principal diferença é a adesão à superfície. Ela é simplesmente incrível, porém, ao mesmo tempo, de vida curta: com o tempo, a tinta é lavada, especialmente se você costuma usar a limpeza úmida. Com muita umidade, essa tinta tende a sair da lavagem, mesmo que já tenha secado. Além disso, neste caso, pode deixar marcas em roupas e objetos, portanto não é usado para pintar fachadas, é mais frequentemente usado para pintar locais de difícil acesso ou imperceptíveis.

Também não tolera bem geadas, o que faz com que o clima ideal para o uso dessa tinta seja seco e ensolarado. Esta tinta é talvez a opção mais barata de todas as tintas acrílicas. E o mais popular pelo preço baixo, mas bastante caprichoso.

Acrílico-butadieno-estireno

Ao contrário de sua contraparte de vinil, as tintas acrílicas de estireno-butadieno toleram facilmente climas úmidos e alta umidade. Se você olhar atentamente para o nome, fica claro que esta tinta é uma simbiose de uma base acrílica e um análogo artificial do látex - estireno butadieno.

O preço de um substituto do látex aqui dá à tinta um custo bastante acessível., e a base de acrílico confere maior resistência ao desgaste, o que, por sua vez, aumenta as possibilidades de uso de tinta. Entre as desvantagens, pode-se destacar a susceptibilidade ao desbotamento - a simbiose do acrílico e do látex não tolera a luz ultravioleta e só pode ser utilizada em ambientes com pouca luz solar, por exemplo, em corredores ou banheiros.

Silicone Acrílico

Eles são uma mistura de resinas acrílicas e de silicone. A mais cara das tintas acrílicas apresentadas e por um motivo. Talvez a relação preço / qualidade seja bastante justificada aqui, porque, ao contrário do acrílico-vinil e acrílico-látex, este tipo não está sujeito a desbotamento ou alta umidade. É ainda permeável ao vapor, repelente à água e pode "respirar", sendo mínimo o aparecimento de bolor e outros microorganismos na superfície coberta com tinta de silicone.

Talvez este seja um dos poucos tipos adequados para pintar fachadas de edifícios. Devido à sua elasticidade, pode ser utilizado para mascarar pequenas fissuras (cerca de 2 mm). Não se deve esperar muito mais, esse já é um dos melhores indicadores de elasticidade. Entre as desvantagens está o cheiro específico de uma mistura não curada e um longo tempo de secagem.

Você aprenderá mais sobre as propriedades, recursos e sutilezas da aplicação de tinta acrílica no vídeo a seguir.

Qual escolher?

Claro, a principal diferença entre esses dois tipos de tintas é a sua composição - para o acrílico, trata-se na verdade de polímeros acrílicos com adição de certas substâncias, para o látex, seja à base de borracha ou artificial de estireno-butadieno.

As tintas acrílicas são freqüentemente chamadas de mais estáveis ​​e de melhor qualidade do que as tintas látex, mas também têm um preço mais alto. Na verdade, as características de desempenho de ambas as tintas são praticamente as mesmas: para acrílicos, talvez um pouco melhor, mas de forma completamente insignificante. A principal diferença é a cor e o preço.

Além disso, é provável que, depois de observar mais de perto as características de desempenho da tinta látex, você decida que não precisa do acrílico - não há necessidade de uma vida útil tão longa ou você frequentemente muda a atmosfera da casa e do a aparência é mais importante para você. A tinta látex com sua enorme variedade de texturas está, claro, pronta para lhe proporcionar um belo design. Talvez seja essa variedade que distingue a tinta látex de suas contrapartes.

Existe também outra opção interessante no mercado, como a mistura de látex acrílico., também conhecida como "tinta acrílica de estireno butadieno". É uma emulsão acrílica com adição de látex. Esta opção sairá mais barata do que a tinta acrílica convencional.

Na hora de comprar, preste atenção ao fabricante e às avaliações de seu produto, que podem ser encontradas na internet.Por exemplo, as empresas mais populares são: a empresa turca Marshall, a alemã Caparol, a doméstica Empils, a finlandesa Finncolor e a Parkerpaint dos Estados Unidos.

Além disso, não deixe informações despercebidas no rótulo - destaque o principal que se relaciona diretamente com as propriedades da tinta, o método de aplicação e aplicação, o prazo de validade e os cuidados, independentemente dos apelidos que apelidem.

Para ambientes com alta umidade, especialmente cozinhas e banheiros, é adequada tinta acrílica (não acrilato, mas que contenha apenas fibras acrílicas) tinta ou látex, bem como látex acrílico. Para salas de estar (especialmente crianças e quartos) ou quartos onde pessoas com alergias e pessoas que sofrem de doenças pulmonares são freqüentemente encontradas, tinta látex ecológica, a melhor de todas feitas na Finlândia, Dinamarca ou Noruega, é adequada. É nesses países que o controle estrito sobre o uso de corantes seguros é realizado. Se o clima do seu quarto não for úmido, você pode comprar uma emulsão à base de água - acrílico misturado com vinil.

Para salas de estar e corredores, você pode escolher qualquer uma das opções propostas, com foco no clima interno. Quando se trata de ambientes com muito movimento (cozinha, corredores), é preferível optar pela tinta látex acrílica. Embora seja puramente acrílico, embora pareça muito caro, ele vai lidar perfeitamente com até mesmo as condições mais difíceis, incluindo danos mecânicos.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário