Como a tinta acrílica pode ser diluída?
A utilização de tintas no dia a dia permite não só proteger a superfície do material, mas também criar um design único. O mercado moderno oferece diversos tipos dessas soluções, que se diferenciam na composição e nas propriedades técnicas.
Um fator importante na escolha de uma tinta é a segurança para os humanos. É essa característica que possui a composição acrílica, que é muito popular.
Características do acrílico
As tintas acrílicas são um tipo de solução à base de água. Eles são produzidos na forma de uma consistência espessa de várias cores. Para que a solução seja aplicada uniformemente na superfície do material, ela deve ser pré-diluída. A tinta acrílica consiste em vários componentes:
- Corante. Os pigmentos são vários tipos de pó, que são esmagados em partículas muito pequenas. Este elemento é feito de substâncias naturais ou sintéticas.
- Resina acrílica. É usado para ligar todos os componentes. É a resina que, após a secagem, forma uma película forte que retém o pigmento na superfície do material.
- Solvente. Muitos fabricantes usam água pura para isso. Mas alguns tipos de tintas acrílicas são feitos à base de solventes orgânicos.
- Preenchimentos. Várias substâncias são usadas aqui que podem alterar as propriedades físicas e decorativas das tintas. Com a ajuda deles, o acrílico ganha força, durabilidade ou resistência à umidade.
A popularidade das tintas acrílicas se deve a várias de suas vantagens:
- Versatilidade. Com a ajuda do acrílico, a pintura de quase todos os materiais é possível. Essas tintas não são utilizadas apenas para diversos tipos de plásticos, o que quase nunca ocorre no dia a dia.
- Praticidade. Essas soluções são relativamente fáceis de aplicar, portanto, mesmo os iniciantes podem usá-las. Neste caso, uma camada uniforme é formada na superfície.
- Segurança. A tinta não emite substâncias nocivas para o ar, pois é composta por componentes seguros. Durante o período de aplicação, não há odores desagradáveis, o que permite trabalhar com acrílico sem respirador. A tinta não queima, o que é importante para instalações domésticas ou industriais.
- Resistente à umidade. A resina acrílica, após secagem, forma uma camada durável que repele a água com facilidade. Portanto, essas tintas podem ser aplicadas até mesmo em fachadas de edifícios.
Razões de secagem
A tinta acrílica espessa é bastante comum, uma vez que é produzida nesta forma pelos fabricantes. Mas sua vida útil é limitada pelo tempo. A única razão para esta composição secar é a evaporação do solvente. Uma diminuição em sua concentração leva ao endurecimento da resina acrílica, que simultaneamente começa a ligar o pigmento.
Para excluir tal fenômeno, é aconselhável comprar apenas o volume da mistura que você usa integralmente. Se, no entanto, a solução permanecer, tente fechar bem a tampa. Isso irá minimizar a evaporação de água ou solvente e permanecerá dentro da tinta.
No caso de as tintas estarem completamente secas, pode tentar reavivá-las. Este processo é bastante simples e envolve várias etapas sequenciais:
- Inicialmente, você precisa moer completamente a solução seca.
- Depois disso, é adicionada água fervente.Um banho de água pode ser uma alternativa. Mas, tecnicamente, este é o mesmo algoritmo.
Observe que após a restauração, a tinta acrílica perderá suas propriedades originais. Portanto, ele só pode ser usado em lugares limitados.
Características de diluição com água
As tintas acrílicas são uma mistura de dispersão de água que adere perfeitamente a quase todas as substâncias. O material difere em consistência e cor. A água é usada como diluente muitas vezes, pois é um produto acessível.
A tecnologia de diluição com água é bastante simples e envolve a implementação de várias etapas sequenciais:
- Inicialmente, você precisa escolher a proporção ideal para reprodução. É aconselhável diluir na proporção recomendada pelo fabricante. O volume necessário de tinta e água é coletado em recipientes separados.
- Quando tudo estiver pronto, adicione o diluente à mistura em pequenas porções e misture bem. Se os volumes forem grandes, um misturador de construção pode ser usado para obter uma consistência uniforme. Ao misturar, pode formar-se espuma na superfície da solução. Você pode usar a tinta somente depois que ela assentar e a solução ficar homogênea.
Dissolva a tinta em água em pequenas porções para controlar com precisão a proporção selecionada e obter o resultado desejado. Existem várias proporções populares que são encontradas ao misturar acrílico e água:
- 1: 1 (água: tinta). Esta opção é a mais ideal e exigida. Após a mistura, a tinta torna-se espessa, o que permite obter uma camada espessa e uniforme.
Essa consistência é usada quando você precisa formar uma camada de base. Uma característica da solução é a ausência de coágulos. Às vezes, a tinta é aplicada à superfície em várias camadas. Antes de voltar a pintar, é aconselhável que a superfície de base esteja ligeiramente seca.
- 2: 1... A adição de uma grande quantidade de água permite obter uma formulação líquida. Pode ser aplicado apenas com rolo. Se você não precisa dessa consistência, para que a tinta endureça, você deve deixá-la por um tempo. Com essa concentração, uma camada fina pode ser obtida. Esta abordagem é frequentemente usada na decoração de espaços residenciais.
- 5: 1 e 15: 1. Essas proporções são bastante raras. Eles são usados principalmente por designers profissionais. Com essa diluição, a tinta torna-se muito líquida e quase transparente. Com essas soluções, é fácil obter o efeito de translucidez ou meios-tons.
Diluentes acrílicos
Você também pode diluir a tinta acrílica com a ajuda de diluentes especiais. Eles consistem em soluções orgânicas especiais que são capazes de afetar a estrutura de uma substância. Dependendo do grau de secagem, esses produtos são divididos em vários tipos:
- Rápido. Eles são usados quando a tinta é aplicada em temperaturas relativamente baixas. Se você dissolver a mistura com essas substâncias, o líquido seca rapidamente e adere bem ao material que cobre.
- Média. Velocidade de secagem ideal. É aconselhável diluir a tinta com estas misturas nos casos em que a pintura é realizada em interiores e a temperaturas moderadas.
- Baixo. Essas soluções secam por muito tempo. Portanto, é recomendável usá-los apenas em condições com temperaturas elevadas. Essas misturas reduzem o risco de evaporação rápida da água, bem como o risco de rachaduras. A cura da tinta leva tempo para permitir a formação de uma forte ligação na superfície do filme.
É muito fácil fazer uma solução com tinta e solvente. O principal aqui é adicionar a quantidade necessária de diluente e misturar bem. Na hora da mistura, é preciso esclarecer a proporção, que deve ser indicada pelo fabricante na embalagem.
Observe que, desta forma, você também pode usar um esquema de cores que pode alterar a paleta de cores da tinta. É aconselhável fazer isso com muito cuidado, pois é improvável que seja possível restaurar a cor anterior.
O que mais você pode usar?
A tinta acrílica tem propriedades únicas, por isso é indesejável o uso de solventes universais com ela. Muitos na net recomendam substituir a água por acetona ou um primer. Mas essa abordagem nem sempre dá um resultado positivo, pois as substâncias podem levar à coagulação da tinta. Se ainda quiser usar este produto, é aconselhável primeiro misturar uma pequena quantidade de tinta e aplicá-la na superfície de teste. Quando a mistura estiver seca, a resistência do filme deve ser verificada. Às vezes, essa proporção pode levar ao fato de que a camada superior acaba sendo lavável e não faz sentido usá-la ao ar livre ou no banheiro.
As misturas alternativas para diluir todas as tintas à base de água só podem ser álcool e éter. Mas também podem afetar a consistência da tinta de maneiras diferentes.
Se o produto engrossar, você pode tentar dissolvê-lo com vodka. É importante fazer isso gradualmente, pois uma grande quantidade de álcool alterará todos os parâmetros da solução.
Existem também diluentes universais e artísticos. O último tipo de produto é usado por artistas em vitrais, paredes decorativas e assim por diante. Mas deve ser entendido que todos eles contêm produtos químicos que estão presentes em soluções especializadas para tintas acrílicas.
Veja o próximo vídeo para mais informações sobre isso.
Dicas úteis
Soluções acrílicas são bastante exigentes de usar. Portanto, ao trabalhar com eles, você deve considerar algumas regras simples:
- Não dilua a cor na solução. Para isso, use apenas a quantidade necessária para pintar. Se você deixar a mistura colorida, ela secará rapidamente e será difícil de restaurar.
- É aconselhável armazenar as misturas acrílicas em local frio, mas a temperaturas acima de +5 graus. Uma sala quente contribui para a rápida evaporação do solvente e o espessamento do líquido.
- Somente água fria e limpa deve ser usada para a diluição. Muitos especialistas recomendam levar a temperatura do líquido aos valores ambientes. Não use água que contenha uma grande quantidade de impurezas químicas ou mecânicas.
- Use uma pistola para aplicar a solução uniformemente. Eles permitem que você controle não apenas a espessura da camada, mas também a qualidade da superfície revestida.
- Antes de diluir o produto, certifique-se de ler as instruções, que indicam com quais tipos de líquidos você pode dissolver um determinado produto.
O diluição da tinta acrílica é um processo relativamente simples que requer apenas a escolha correta do solvente e proporções precisas.
O comentário foi enviado com sucesso.