Remova efetivamente a tinta acrílica de qualquer superfície

Contente
  1. Características da composição
  2. Como limpar manchas recentes?
  3. Como limpar a sujeira seca?

As tintas acrílicas são populares nas indústrias de arte e construção devido à sua durabilidade e variedade de cores. Infelizmente, a solução nem sempre recai exclusivamente no lugar que lhe é atribuído. Quando a tinta vai para o lugar errado, ela precisa ser removida. Por isso, você deve saber como remover o acrílico de qualquer superfície com eficácia.

Características da composição

A tinta acrílica é aplicada a uma variedade de superfícies, incluindo:

  • Madeira;
  • tecidos;
  • plástico;
  • concreto;
  • tijolo;
  • copo.

Durante a construção e reforma, o revestimento multifuncional é usado para trabalhos externos e internos. A escolha da cor da tinta é praticamente ilimitada. Além disso, não escorre para baixo nos planos verticais, adapta-se bem, não forma faixas ou irregularidades.

A tinta é segura para as pessoas, pode até ser usada em quartos de crianças. A vantagem indiscutível é a capacidade do revestimento de passar ar e resistir à umidade. Em superfícies tratadas com tintas acrílicas, não aparece mofo e não inicia fungos.

Ao contrário da tinta a óleo, a tinta acrílica é inodora, seca rapidamente e não racha. Não é surpreendente que seja ela a preferida na maioria dos casos ao renovar instalações residenciais, industriais e de escritórios. As excelentes características das tintas devem-se à sua composição. A composição dos diferentes fabricantes pode ser ligeiramente diferente. No entanto, para todas as tintas nesta categoria, os seguintes ingredientes são necessários:

  • base de ligação;
  • enchimentos acrílicos;
  • pigmentos;
  • aditivos adicionais.

O papel principal é atribuído à base de ligação: ela une todas as substâncias incluídas em uma única composição. A base é um material polimérico facilmente solúvel em água. A resina acrílica é necessária para a produção do componente principal. A base confere solidez da cor à pintura.

As resinas utilizadas devem ser de alta qualidade. Só assim a tinta receberá todas as características positivas do material de acabamento.

Os enchimentos acrílicos são necessários para:

  • melhorando as propriedades protetoras dos corantes;
  • distribuição uniforme da cor na composição;
  • aumentando a adesão do material aplicado à superfície tratada.

A cor ou tonalidade da tinta depende dos pigmentos. Basicamente, os pigmentos são um pó feito de partículas minúsculas. Uma vez na composição, as partículas não se dissolvem, mas são distribuídas uniformemente por todo o volume do líquido. Os pigmentos, dependendo de sua origem, são divididos em:

  • orgânico;
  • inorgânico;
  • natural;
  • peça.

Aditivos adicionais são necessários para obter certas características. Por exemplo, eles aumentam a resistência à umidade. A presença de alguns aditivos permite obter uma superfície mate, outros - brilhante.

Como limpar manchas recentes?

A velocidade de secagem da tinta acrílica é o seu ponto forte. Se a tinta espirrar no chão durante a pintura das paredes, a secagem rápida será um problema real.

Então:

  • O agente de presa rápida é difícil de lavar as mãos e é especialmente difícil de remover do tecido. Portanto, você precisa ter cuidado ao trabalhar. E se você acidentalmente aplicar acrílico em superfícies que não podem ser pintadas, remova rapidamente quaisquer vestígios dele.
  • Uma mancha recente sem deixar vestígios é apagada com um pano úmido ou esponja de espuma. O principal é tê-los sempre à mão e colocá-los em ação em tempo hábil.A remoção das manchas deve ser feita sem pressa, com muito cuidado.
  • Se o processo de pintura não permitir distração para remover respingos, você deve começar a limpar superfícies ou objetos acidentalmente contaminados imediatamente após a próxima operação.
  • A tinta pouco aderente responderá se for lavada com água morna e sabão comum ou um detergente neutro. Os meios sempre disponíveis na casa ajudarão a eliminar o problema: vinagre e refrigerante. Aplique água morna com a adição de bicarbonato de sódio ou vinagre em uma mancha ainda não velha. Após alguns minutos, a tinta amolecerá e será mais fácil limpá-la.
  • Superfícies manchadas recentemente podem ser limpas aquecendo as manchas. A tinta começa a inchar e depois é removida com um raspador. O método é aplicável apenas quando a base sob a matéria corante não é danificada pelo forte calor.
  • Em meia hora, as manchas ainda podem ser superadas. Após a formação do filme, isso não será mais possível, e a remoção dos contaminantes se tornará um processo demorado e trabalhoso.

Como limpar a sujeira seca?

As dificuldades surgem quando é necessário remover a sujeira seca. No estado líquido, a mistura de acrílico pode até ser lavada ou enxugada. Mas assim que se agarra, a massa sólida e densa não sucumbirá à água.

Fachadas pintadas com tinta acrílica não saem com a chuva. E isso é ótimo! Mas para limpar as superfícies de respingos de tinta após o trabalho de acabamento, a durabilidade do revestimento torna-se um certo problema.

Como remover tinta seca depende de onde ela está localizada:

  • Se a mancha se formar em uma superfície dura, a tinta não consegue penetrar. Então, algo afiado será necessário para eliminá-lo. Por exemplo, gotas de tinta de metal e cerâmica podem ser cortadas com uma faca. Neste caso, a superfície não será danificada.
  • A tinta é removida da superfície do ladrilho com um raspador, espátula ou lâmina. Com movimentos suaves de si mesmos, a tinta é gradualmente raspada. Com bastante cuidado e trabalho vagaroso, a superfície ficará limpa. Arranhões não aparecerão nele. Os ladrilhos limpos são lavados com sabão e secos.
  • É necessária maior precisão para remover a sujeira do linóleo e do plástico. Embora esses materiais não absorvam tinta, eles têm uma estrutura mais macia. A pressão bruta da ferramenta de corte pode danificá-los. Portanto, você precisa agir com cuidado, gradualmente. Você pode remover a mancha presa com uma espátula. Alguns traços suaves, mas persistentes, e a tinta descasca.
  • Da janela, a tinta que caiu durante o reparo deve ser lavada com uma ferramenta especial. Os produtos químicos domésticos modernos podem lidar com quase qualquer tipo de poluição. As tintas não são exceção. Um bom limpador de vidros deve ser borrifado sobre a superfície, prestando atenção especial às manchas. Depois de alguns minutos, você pode limpar as partículas soltas do vidro com um pano macio.

A primeira tentativa pode falhar. Em seguida, a operação deve ser repetida e a mancha desaparecerá sem deixar vestígios.

  • A remoção da tinta da madeira ocorre em várias etapas. A parte superior é removida com uma espátula ou raspador. Em seguida, é a vez da lixa de grão fino. Com sua ajuda, você pode remover a tinta de uma superfície de madeira quase até a base. Para não danificar o produto, a fina camada residual deve ser lavada com pano umedecido em álcool. Se estiver sujo, o pano é substituído por um novo. Isso continua até que a mancha seja completamente removida. A área tratada deverá ser polida.
  • A maior dificuldade é a retirada da tinta da superfície do tecido. O fato é que, uma vez no material tecido, o acrílico é absorvido por ele. Mesmo com a limpeza oportuna com água, a tinta nem sempre é completamente removida.

As lavagens foram desenvolvidas para cada tipo de tinta. Isso facilita a remoção de manchas. A lavagem é aplicada ao tecido, dissolve a tinta e, em seguida, enxágue com água. Falta de removedor - odor desagradável.

É melhor trabalhar com o produto químico com luvas e máscara respiratória.

Dicas úteis:

  • Ao comprar tintas acrílicas, você deve se familiarizar com sua composição. A melhor escolha serão aqueles que não contenham amônia ou outras substâncias prejudiciais ao homem.
  • Sabe-se que as tintas acrílicas são diluídas com água. Usar água quente resultará em um ajuste mais rápido. A água fria, por outro lado, retardará um pouco a solidificação, o que, em particular, é muito importante para remover gotas acidentais.
  • Você não precisa se preocupar com manchas acidentais se se preparar cuidadosamente para o trabalho. Para fazer isso, você precisa cobrir os móveis que permanecem na sala reparada com papel alumínio. Você pode colocar papel grosso ou polietileno no chão.
  • Mesmo quando a tinta não emite odores desagradáveis ​​e não arde nos olhos, você não deve abrir mão do equipamento de proteção individual. Os óculos protegerão seus olhos dos menores respingos, uma máscara de pétalas protegerá a maior parte do seu rosto, as luvas protegerão suas mãos e roupas de trabalho confortáveis ​​protegerão o resto do seu corpo.

Para informações sobre como remover tinta acrílica, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário