Qual a aparência de uma erva-dos-gatos e como cultivá-la?
Catnip é considerada uma planta medicinal bastante comum. Além disso, possui aroma agradável e aspecto decorativo. Hoje vamos falar sobre as características dessa vegetação, sobre as regras de plantio e cultivo.
descrição geral
Catnip (catnip) tem esse nome por um motivo. Os gatos são loucos por esta vegetação. Ela cresce em toda a Ásia e Europa. Existem também variedades resistentes especiais que são cultivadas na Sibéria e no Cáucaso.
Catnip representa planta perene (também há espécimes anuais). A altura média dessa planta é de cerca de 1 metro. Parece um arbusto com folhas únicas em forma de coração. São eles que exalam um agradável aroma característico.
Deve-se notar que o aroma das folhas e brotos pode diferir dependendo da variedade específica. Alguns são dominados por notas picantes, outros - cítricos. Em qualquer caso, gatos e gatos são atraídos por eles.
As flores da erva-dos-gatos se reúnem em inflorescências em espiral. A copa da planta é azul ou branca, às vezes amarela. Os frutos são representados por pequenas nozes.
O catnip tem muitas propriedades úteis. Tem um efeito calmante nos órgãos do sistema digestivo. Além disso, a planta ajuda a liquefazer o catarro. Nesse caso, são utilizadas infusões. Freqüentemente, as formulações preparadas com base em tal planta são usadas como um tônico.
Visualizações
Este catnip pode ser de vários tipos. Vamos analisar as características de alguns deles.
-
Mussini... Esta espécie é um arbusto perene, a sua altura atinge os 40-45 cm e tem um diâmetro bastante forte. Os botões florais da vegetação são azul-violeta, reúnem-se em inflorescências irregulares. A folhagem fina e perfumada tem uma superfície enrugada. Suas cores são cinza-esverdeadas. A variedade é freqüentemente usada na criação de formulações medicinais. Além disso, é coletado durante o período de floração. Pode ser usado na forma triturada como tempero aromático ou especiaria. O gado de Mussini é muito comum no Cáucaso.
- Catnip de grande flor da Sibéria. Este arbusto perene atinge uma altura média de 60-70 centímetros. Seus brotos são cobertos por finas lâminas de folhas e grandes botões de flores. As flores são geralmente de cor azul ou azul-violeta. A floração da planta começa em meados do verão, termina no final da temporada. Esta espécie pode ser encontrada no território da Crimeia, dos Estados Bálticos e do Cáucaso. Também pode ser cultivado na Sibéria. Com base nessa vegetação, vários antiinflamatórios são preparados.
- Erva-dos-gatos húngara... Esta variedade tem um caule reto e nu. É ligeiramente pubescente em todo o seu comprimento. Sua altura atinge 100-130 cm. O catnip húngaro floresce com pequenos botões roxos que se reúnem em inflorescências. O período de floração vai do final de junho a setembro. Esta variedade é comum da Ásia à Bielo-Rússia. Também pode ser encontrado na Crimeia. Via de regra, cresce em acostamentos, encostas.
- Homem-gato de Fassen... Esta variedade decorativa cresce até 50 centímetros. É um belo arbusto com folhas verdes prateadas triangulares. A espécie distingue-se pela abundante floração, que se inicia em meados de maio e termina no final de setembro.As pétalas são rosa ou azul-violeta. A espécie atrai abelhas e outros insetos benéficos, enquanto repele mosquitos. A erva-dos-gatos de Fassen cresce em áreas secas e bem iluminadas.
É perfeito para cultivar em vasos em casa.
- Catnip vegetal (Centauro). Esta variedade é uma planta perene atrofiada. Sua altura não ultrapassa 40 centímetros. Os rebentos, a folhagem e as flores da planta têm um cheiro muito forte a especiarias a limão. Eles estão cheios de vitaminas e minerais úteis que não se perdem mesmo após a secagem. A erva-dos-gatos vegetal é frequentemente usada fresca na preparação de saladas e sobremesas diversas. Também é usado como aditivo aromatizante em chás e outras bebidas.
- Limão Catnip (veludo). Esta planta medicinal é muito difundida na Ásia, Europa e África. Possui sistema radicular lenhoso. A vegetação é caracterizada por um caule pubescente de cor verde claro. Lemon Catnip também tem folhas púberes em ambos os lados. A folhagem é triangular ovalada, com uma base em forma de coração. Os botões são pequenos, brancos, às vezes são encontrados espécimes rosados. Os frutos se parecem com pequenas nozes ovais, de cor geralmente marrom, mas às vezes são pretas.
- Erva-dos-gatos... As plantas desta espécie apresentam rebentos verticais e nervurados, folhas verdes claras, cobertas por uma pubescência clara. Ao longo do verão, densas inflorescências formam-se nos topos dos rebentos, constituídas por delicadas flores de cor lilás ou azul. Essa vegetação nervurada atinge uma altura de 30 a 40 centímetros.
- Catnip. A espécie apresenta baixas qualidades decorativas. Muitas vezes é encontrado na natureza. Um arbusto adulto não tem mais de 90 cm de altura, a planta tem caules retos, brotos verdes claros, folhas com pouca pubescência. As bordas de cada lâmina de folha são serrilhadas. Durante a floração, o arbusto é coberto por pequenas flores rosa. Esta planta floresce durante todo o verão. A erva-dos-gatos atrai abelhas e borboletas. Ao mesmo tempo, assusta ratos, mosquitos e toupeiras. A variedade pode crescer totalmente em quase qualquer solo. Este catnip é frequentemente usado na preparação de medicamentos. Nesse caso, a coleta da matéria-prima deve ocorrer no final do verão.
Aterrissagem
Vamos descobrir como plantar uma erva-dos-gatos corretamente. A cultura é considerada absolutamente despretensiosa, pode crescer em quase qualquer solo. Freqüentemente, a erva-dos-gatos é plantada na zona próxima ao tronco, perto das árvores frutíferas. Mas, em qualquer caso, será necessária uma boa drenagem.
A melhor opção de planta será uma área bem iluminada, protegida de ventos frios e correntes de ar.... O local de pouso deve ser bem escavado e completamente limpo de restos de plantas e ervas daninhas.
Depois disso, o solo pode ser levemente desoxidado, para o qual se utiliza a cal ou a farinha de dolomita. Esses componentes devem ser completamente misturados com terra.
As sementes de erva-dos-gatos tendem a se parecer com grãos marrons de tamanho médio. Sua forma é oval. Antes do plantio, a semente deve ser estratificada no freezer. E também deve ser pré-embebido em água limpa morna por 24 horas, este procedimento irá acelerar a germinação.
O material pode ser semeado diretamente em terreno aberto. Às vezes, as sementes são plantadas primeiro em caixas especiais para mudas. Uma mistura de solo com nutrientes orgânicos é colocada no recipiente com antecedência. Em seguida, as sementes são colocadas lá, ligeiramente aprofundadas e cobertas com areia limpa do rio. Os primeiros tiros devem aparecer em cerca de algumas semanas.
Quando os brotos ficam um pouco mais fortes e crescem, eles podem ser transplantados para um local permanente. Ao mesmo tempo, é necessário manter uma distância entre as plantas de 40-45 cm.O início do verão é considerado a melhor época para o plantio.
No início, os brotos jovens exigirão capina e afrouxamento periódico.E também vale a pena regar regularmente a erva-dos-gatos para que os arbustos se enraízem e fiquem fortes.
Cuidado
Após o plantio, a cultura precisa de cuidados adequados.
Regar e alimentar
Vários tipos de erva-dos-gatos devem ser regados em tempo hábil em climas secos e quentes. Após o plantio, o solo ao redor da vegetação é umedecido à medida que seca. Ao mesmo tempo, a estagnação da umidade nas raízes não deve ser permitida. É melhor regar os arbustos jovens uma vez a cada 7 dias. À medida que a safra cresce, vai precisar cada vez menos de rega.
Solos muito nutritivos terão um efeito negativo no crescimento da erva-dos-gatos, portanto, nos primeiros anos após o plantio, essa vegetação, em geral, não precisará de fertilizantes. Somente depois de 4-5 anos, os arbustos devem ser bem cobertos com uma massa consistindo de composto e solo frondoso. Além disso, você pode usar curativos complexos para aumentar o período de floração.
Poda e inverno
Após o período de floração, tanto os brotos quanto os caules devem ser cortados em breve. Este procedimento irá estimular o crescimento da erva-dos-gatos. A poda oportuna de inflorescências antigas evita a auto-semeadura da planta.
Muitas vezes, esse procedimento é realizado para coletar matéria-prima para o preparo de medicamentos. Neste caso, a poda é realizada em partes separadas durante o período de floração. Além disso, alguns dias antes, os arbustos são bem regados. A coleção é recomendada em clima seco e ensolarado.
Lembre-se que um arbusto cortado até a raiz é muito difícil de hibernar, por isso vale a pena deixar brotos com cerca de 10 centímetros de altura. Além disso, você não deve cortar muito as plantas no final do outono.
Na segunda metade do outono, os arbustos só devem ser cortados em 2/3 partes para que possam sobreviver ao inverno e se desenvolver normalmente na próxima primavera. Se o catnip for cultivado nas regiões do norte, para o inverno ele certifique-se de cobrir com ramos de abeto ou um material de cobertura especial.
Transferir
A cada 3-4 anos, recomenda-se que a erva-dos-gatos seja transplantada para um novo local, pois com a idade essa planta começa a perder seu efeito decorativo, a floração diminui com o tempo, os brotos ralo. Nesse caso, a planta-mãe deve ser dividida em várias partes.
O pedaço de terra escavado deve ser embebido em água por uma hora, para não prejudicar a vegetação e ser mais fácil desembaraçar o sistema radicular... Cada parte separada deve ter 1-2 brotos, raízes formadas.
As peças separadas devem ser colocadas em orifícios pré-fabricados e bem regadas. No primeiro mês, as plantas plantadas requerem umidade regular. Ao plantar no outono, você pode além disso, aplique cobertura morta ao redor dos arbustos com serragem ou grama. Isso impedirá que as raízes congelem.
Reprodução
Catnip pode ser propagado de várias maneiras.
- Crescendo a partir de sementes. Nesse caso, a semente é semeada no local, ou seja, semeada em mudas. Você pode usar sementes processadas auto-colhidas ou compradas.
- Dividindo a erva-dos-gatos... Nesse caso, é realizada a divisão dos espécimes adultos. Lembre-se de que as plantas com flores não funcionam para este procedimento.
- Estacas... As estacas são separadas das plantas adultas no final da primavera, enquanto o corte inferior é oblíquo, o corte superior é reto. Os cortes devem ter cerca de 10-12 centímetros de comprimento. Recomenda-se que o corte seja realizado antes da formação dos botões florais. Para um resultado mais efetivo, a base das estacas deve ser colocada em um pó especial para enraizamento.
- Camadas de ar... Para tal reprodução, os brotos laterais da erva-dos-gatos são dobrados ao solo e aí fixados com diversos grampos. Esta técnica permite que você termine com várias plantas jovens de uma vez. O procedimento é realizado no final da primavera ou início do verão.
Doenças e pragas
O pecuarista raramente sofre de infecções. O oídio o afeta às vezes. Danifica a folhagem e os rebentos.Na maioria das vezes, a infecção se desenvolve em alta umidade e altas temperaturas. Para curar uma erva-dos-gatos, você deve primeiro arrancar todas as partes doentes. Em seguida, é tratado com fungicidas prontos.
Às vezes, na erva-do-gato você pode ver moscas brancas e carrapatos. Esses parasitas afetam a folhagem e também os brotos jovens. Com o tempo, essas partes começam a escurecer e secar. Nesse caso, é necessário o uso de uma solução simples de acaricidas ou inseticidas. É pulverizado apenas em climas calmos e secos.
Lembre-se de que folhas e caules perfumados são muito atraentes para os gatos, pois podem destruir a planta. Se você tem um grande número de animais em casa, a planta pode ser protegida com uma cerca de malha.
Aplicação em paisagismo
Muitas variedades de erva-dos-gatos se distinguem por suas qualidades decorativas. Freqüentemente, vários arbustos são plantados ao longo das bordas dos caminhos do jardim. Nesse caso, é melhor usar plantas que floresçam com belos botões brilhantes de flores roxas e azuis. Se desejar, podem ser combinados com pequenos espaços verdes, pois o catnip combina bem com outras plantações. A vegetação pode ser plantada simplesmente em terreno aberto ou em canteiros de flores.
E você também pode criar em sua casa de verão uma bela composição com uma exuberante erva-dos-gatos e outras flores de formato semelhante. Além disso, todos podem ser plantados em um grande canteiro de flores feito de pedras decorativas.
Se o local for grande, você poderá fazer várias dessas composições ao mesmo tempo.
Freqüentemente, catnipes altos com flores roxas são plantados ao redor de chalés de verão. Eles também podem ser combinados com grama ornamental curta e arcos verdes. Você pode plantar erva-dos-gatos em uma superfície rochosa.
O comentário foi enviado com sucesso.