O pecuarista de Fassen e seu cultivo
Catnip é uma planta bonita e incomum que é encontrada em diferentes partes do mundo. A flor pode ser cultivada tanto ao ar livre como dentro de casa. Qualquer pessoa pode cultivar esta planta despretensiosa.
descrição geral
Catnip de Fassen também é popularmente conhecido como catnip. Isso porque os gatos gostam muito do cheiro da planta. Ele age sobre eles da mesma forma que a valeriana.
Esta variedade de flores foi cultivada através do cruzamento de duas outras espécies de catnip. O híbrido tirou o melhor deles. A planta tem boa robustez de inverno. Portanto, pode ser cultivado mesmo em regiões frias ou áridas.
A flor atinge uma altura de 25-45 centímetros. Sua folhagem é verde acinzentada. Sua aparência lembra folhas de erva-cidreira. Se você retirá-los e esfregá-los entre os dedos, poderá sentir um aroma rico e agradável. A folhagem da erva-dos-gatos pode ser usada para cozinhar ou fazer brinquedos para gatos.
As flores desta planta são brancas, azuis ou lilases. As inflorescências da erva-do-gato são alongadas. O período de floração geralmente dura de junho a agosto. Mas, se os brotos desbotados forem removidos a tempo, a planta pode florescer novamente. Os botões desta vez não parecerão menos bonitos.
Após a floração, pequenos frutos aparecem nos arbustos, lembrando nozes lisas. As sementes podem ser colhidas e usadas para criar erva-dos-gatos.
Variedades populares
Nos últimos anos, muitas variedades desta planta foram cultivadas. Os mais populares são os seguintes.
- Selecione Azul. Esta variedade de erva-dos-gatos tem botões grandes. A tonalidade das inflorescências é azul-púrpura. Eles mantêm sua atratividade durante todo o verão.
- Six Hills Giant, ou Six Hills Giant. A variedade denominada "Gigante das Seis Colinas" se distingue por sua altura. Ela floresce até meados de julho. Seus botões são grandes e brilhantes. Portanto, a variedade fica muito bonita em qualquer canteiro de flores.
- Blue Wonder. Esta é uma variedade de flor anã. A planta cresce até 20 centímetros de altura. Suas flores são de um azul brilhante.
- Walkers Low (Baixo de Walker). Esta planta floresce um pouco mais do que outras. Seus botões são de alfazema. Eles estão localizados em brotos de quase meio metro de altura. A flor parece espetacular e bonita.
- Walker Júnior (Junior Walker). Assemelha-se à alfazema com suas inflorescências lilases. Cresce em altura até 40 centímetros. Cheira muito bem.
- "Pursian Blue" ou "Pearson Blue" (Azul Purrsiano). Parece impressionante devido às "tampas" arredondadas coletadas de densas inflorescências azul-púrpura. Altura da planta - 35-45 cm.
- "Kit kat" ou "Kit kat" (Kit Cat). Baixo - apenas 35 cm. "Polvilhado" com numerosas flores azul-lavanda. O período de floração é de junho a setembro.
- "Dropmore" (Dropmore). Planta muito compacta - 25-30 cm de altura. As flores são inflorescências de panícula azul brilhante.
Aterrissagem
A planta despretensiosa pode ser cultivada na maioria das áreas. Mas se o jardineiro deseja obter uma floração exuberante dos arbustos, eles devem ser plantados em um local ensolarado. O solo no local deve ser leve e seco. Se a água ficar constantemente estagnada no canteiro de flores, as raízes da planta podem apodrecer. Tomates e pepinos são bons predecessores da erva-dos-gatos.
Antes de plantar a erva-dos-gatos, o local deve ser desenterrado e limpo de ervas daninhas. Húmus ou composto deve ser incorporado ao solo. Isso melhorará muito a aparência das plantas.
Nas regiões do sul, as sementes de catnip podem ser semeadas em terreno aberto. Mas a maioria dos jardineiros prefere plantar mudas em recipientes e só então transplantá-las para um canteiro de flores. A erva-do-gato plantada dessa forma floresce muito mais rápido.
Cuidado
O jardineiro não precisa perder muito tempo cuidando dessa flor. A agrotécnica Catnip consiste nas seguintes atividades.
- Rega... A planta tolera facilmente a exposição a altas temperaturas. A flor não precisa de rega regular. Portanto, vale a pena irrigar o terreno próximo à mata apenas durante o calor prolongado. Em outros casos, a forte umidade do solo pode levar à morte da flor. Para regar as flores, use água morna decantada. É melhor regar as flores de manhã cedo ou à noite. A água deve ser despejada pela raiz, tentando não tocar na folhagem.
- Afrouxamento... Depois de chover ou regar, o solo próximo ao caule das plantas pode ficar coberto por uma crosta densa. Portanto, de vez em quando, o solo precisa ser afrouxado. Graças a este procedimento, a umidade e os nutrientes fluirão mais rapidamente para as raízes da planta. Durante o afrouxamento, é importante limpar a área de ervas daninhas. Eles geralmente são enviados para uma pilha de compostagem ou usados para cobrir uma área.
- Top curativo... Em geral, a planta herbácea não necessita de alimentação adicional. Ele pode reagir negativamente à fertilização. Portanto, vale a pena trazê-los para o solo apenas se a terra no local for muito pobre. Então, após a primeira floração ou poda, a planta pode ser alimentada com um fertilizante mineral complexo ou infusão de frango fermentado. Nesse caso, o arbusto florescerá mais magnificamente da próxima vez. Fertilizar flores geralmente é combinado com regá-las.
- Poda... No verão, as plantas precisam de poda. O catnip está crescendo muito rapidamente. Portanto, se você ignorar esse procedimento, a flor ficará bagunçada. Após o término da floração, os brotos também são cortados. Isso ajuda a planta a sobreviver ao inverno sem problemas. Além disso, neste caso, a erva-dos-gatos não se reproduz por auto-semeadura. Antes de podar as plantas, as ferramentas de jardim devem ser desinfetadas - caso contrário, há o risco de infectar as flores com alguma doença. As partes cortadas da planta não precisam ser jogadas fora. Se houver necessidade de propagar uma erva-gato, os brotos verdes podem ser usados como material de plantio. Alguns jardineiros os secam, colocam em sacos de papel e os usam como tempero ou aditivo aromatizante para o chá. Você pode armazenar erva-dos-gatos seca por 1,5-2 anos.
- Transferir... Para deixar a erva-dos-gatos perene sempre bonita, ela é transplantada a cada 4-5 anos. Isso ajuda a rejuvenescer o arbusto rapidamente. É muito simples transplantar uma flor. A planta deve ser cuidadosamente desenterrada, tomando cuidado para não danificar suas raízes. Além disso, a área onde a flor será plantada precisa ser bem cavada. O solo deve ser solto e leve. Vários buracos precisam ser cavados no local escolhido. As flores são colocadas neles. Em seguida, suas raízes são cuidadosamente polvilhadas com solo. A terra é cuidadosamente compactada e regada com água morna. A planta transplantada cria raízes com rapidez suficiente.
Como o arbusto é resistente à geada, não é necessário prepará-lo para o inverno - basta cobrir a flor com uma camada de neve após a primeira nevasca, que servirá como uma boa proteção da geada.
Se a planta adoece frequentemente durante a estação, vale a pena cuidar do seu abrigo adicional. Para isso, você pode usar ramos de compostagem, turfa ou abeto. Eles também são polvilhados no topo com uma camada de neve.
Reprodução
É muito fácil propagar uma erva-dos-gatos em casa. Isso é feito de quatro maneiras principais.
Sementes
A semeadura em campo aberto pode ser realizada no outono e na primavera. No primeiro caso, as mudas aparecerão no próximo mês de abril, no segundo caso, o aparecimento de brotos verdes deve ser esperado em 10-15 dias..
- As sementes podem ser semeadas em fileiras ou em carpete contínuo. O segundo método de plantio envolve o desbaste subsequente. Este processo não demora muito.
- A profundidade de plantio deve ser entre 1-1,5 cm.
- Para que as plantas brotem ao mesmo tempo, é recomendável misturar as sementes com areia ou turfa antes da semeadura. Isso deve ser feito em uma proporção de 1: 2.
- A rega dos canteiros deve ser feita com cuidado, tomando cuidado para não tirar as sementes do solo.
Quando as mudas germinam, elas precisam ser desbastadas. As mudas removidas podem ser transplantadas para um novo local. Eles criam raízes muito rapidamente.
Método de muda
Mudas saudáveis de erva-dos-gatos são fáceis de cultivar em casa. As sementes devem ser plantadas em um grande recipiente com orifícios de drenagem. O solo para flores é preparado a partir de uma mistura de turfa, húmus e turfa. Antes de plantar as sementes, a mistura pode ser tratada com um desinfetante. Nesse caso, as plantas definitivamente não ficarão doentes.
- O material de plantio é colocado no freezer um dia antes da semeadura à noite. Pela manhã, as sementes preparadas são colocadas em um recipiente com água. Eles são deixados lá por um dia. Esse preparo permite destruir a camada protetora das sementes, para que germinem mais rápido.
- Depois que os primeiros brotos aparecem, as plantas podem ser mergulhadas em recipientes separados. As mudas devem estar em um local bem iluminado. Nesse caso, ele não se estenderá. Se as mudas crescerem lentamente, podem ser alimentadas com fertilizantes minerais complexos.
- Vale a pena plantar uma erva-dos-gatos jovem em terreno aberto após a formação de duas folhas maduras... Antes do plantio, recomenda-se que as raízes da planta sejam brevemente imersas em um recipiente com água limpa e decantada - isso vai ajudá-las a absorver a umidade, e é melhor que elas criem raízes em um novo lugar.
Antes de plantar as plantas, o local deve ser desenterrado novamente. Pequenos poços ou sulcos devem ser feitos no solo preparado. Após o plantio das plantas, suas raízes devem ser cobertas com solo. Além disso, os arbustos devem ser bem regados com água sedimentada. Mudas jovens não precisam de sombreamento. Mas, ao contrário das plantas adultas, elas precisam ser regadas regularmente.
Dividindo o mato
Este método de propagação de plantas é adequado para arbustos adultos na idade de 3-6 anos. Você pode plantá-los no outono ou na primavera. Recomenda-se realizar o procedimento em tempo seco e nublado.
Uma planta forte precisa ser desenterrada. Suas raízes devem ser limpas de terra e cuidadosamente divididas em várias partes com uma faca afiada. Cada um deles deve ter raízes e vários botões. A faca deve ser desinfetada antes do trabalho. As fatias devem ser polvilhadas com uma fina camada de cinza de madeira. Partes separadas das plantas devem ser colocadas em pequenos buracos e cobertas com terra.
As estacas plantadas devem ser regadas regularmente. Caso contrário, será difícil para eles se estabelecerem em um novo local.
Estacas
Outro método de propagação de flores são as estacas. Recomenda-se fazer isso na primavera. As plantas jovens devem ser estacas.
- Vários rebentos verdes são separados do arbusto principal.... Eles devem ser saudáveis e florescer regularmente. Eles são colocados em um recipiente com água morna decantada. Lá eles se enraízam. A água do recipiente deve ser trocada regularmente durante todo o período de germinação.
- Quando as primeiras raízes aparecem, as estacas podem ser plantadas no solo. As plantas assim divididas retêm todas as características varietais da flor-mãe. Recomenda-se plantá-los à noite. O clima nesta hora deve estar quente.
- Em vez de água, as mudas podem ser cultivadas em uma mistura de areia e serragem... Nesse caso, o conteúdo do contêiner não precisará ser alterado. Mas o substrato precisará ser umedecido regularmente.
Doenças e pragas
A planta possui boa resistência às doenças mais comuns. O único perigo para ele é o oídio, que se desenvolve em condições de alta umidade. As plantas doentes são tratadas com fungicidas. Se não ajudarem, os arbustos danificados são desenterrados e destruídos. Isso é feito para evitar a propagação da doença.
Os insetos também são perigosos para as plantas. Normalmente, os arbustos são atacados por moscas-brancas e carrapatos. Qualquer inseticida comprovado pode ser usado para controlá-los. As invasões de pulgões e percevejos não devem ser temidas - o rico aroma da erva-dos-gatos repele essas pragas.
Como o cheiro das plantas atrai os gatos, os animais também podem prejudicar as plantas. Para distrair a atenção dos animais de estimação, a valeriana pode ser plantada ao lado da erva-dos-gatos.
Exemplos em paisagismo
Catnipes altos ficam ótimos em slides alpinos e em mixborders. Normalmente são plantadas no centro do canteiro de flores, rodeadas por flores mais baixas. Phlox, diferentes tipos de gerânios ou tansia serão bons companheiros para esta flor.
Muitos jardineiros notam que a erva-dos-gatos de Fassen fica muito bonita no mesmo plantio com rosas. Além disso, pode ser combinado com uma grande variedade de lâmpadas. Seus botões se abrirão logo após a floração de narcisos ou tulipas.
As flores são frequentemente plantadas ao longo dos caminhos. Eles servem como uma bela decoração para eles. Para isso, recomenda-se o uso de plantas subdimensionadas.
As mesmas flores perfeitas podem ser usadas para preencher o espaço do tronco ou planta ao lado de arbustos.
Além disso, como a planta é uma excelente planta de mel, pode ser plantada ao lado de um apiário ou plantas para as quais os insetos polinizadores devem ser atraídos. Mas, neste caso, as preparações químicas não podem ser usadas para combater doenças ou pragas.
Com os devidos cuidados, uma planta perene plantada no local servirá por muito tempo como decoração para qualquer jardim.
O comentário foi enviado com sucesso.