Tudo sobre o despacho da sala da caldeira

Contente
  1. O que é isso?
  2. Principais problemas
  3. Visão geral de fundos
  4. Executando
  5. Perspectivas

A presença de sistema de despacho é condição importante para o funcionamento ininterrupto das caldeiras. Ao automatizar os processos e estabelecer o controle remoto sobre eles, você pode não apenas monitorar o status dos dispositivos, mas também responder rapidamente a emergências.

O que é isso?

O despacho da caldeira é um sistema de acesso remoto que permite monitorar e ajustar o seu trabalho. É dada atenção especial ao controle dos parâmetros do refrigerante. A automação das instalações é realizada de duas formas principais: por meio de um computador ou por meio de comunicação móvel. No primeiro caso, o sistema automatizado está sob o controle de um operador localizado em um local remoto e com acesso a um PC. Na tela, este especialista pode observar os indicadores de todos os parâmetros da sala da caldeira, combinados em um diagrama mnemônico - uma imagem dinâmica.

Esta imagem replica o layout térmico atual da sala monitorada. Isso significa que todas as caldeiras, queimadores, dutos e atuadores disponíveis: bombas e válvulas de três vias estão indicados na forma de fotos.

Além disso, por meio de um PC, o operador pode receber rapidamente informações sobre acidentes. O segundo método de automação envolve o uso de mensagens SMS. É ele quem mais frequentemente é escolhido para garantir a segurança de uma casa particular.

As mensagens SMS só podem chegar em situações de emergência, quando ocorreu um acidente, e contêm uma descrição do ocorrido. No segundo caso, o sistema funcional simplesmente informa em intervalos regulares sobre os parâmetros monitorados. Normalmente, o operador recebe informações sobre a pressão da água do sistema, operação da bomba, temperatura de retorno, temperatura de fluxo e outros indicadores importantes.

Para organizar o envio de uma casa de caldeiras por meio de comunicação móvel, são necessários um controlador lógico programável (CLP), um modem e um telefone para receber mensagens SMS. O despacho por computador custará muito mais caro: é necessário um computador pessoal adicional, o software necessário, bem como o pagamento do trabalho do operador. No entanto, esse sistema é muito mais conveniente e informativo, especialmente se várias casas de caldeiras forem controladas.

A automatização informática permite guardar o arquivo dos parâmetros das caldeiras e emergências, bem como responder prontamente à perda de comunicação com os dispositivos da sala das caldeiras.

Um dos principais requisitos para um sistema de acesso remoto é uma conexão estável sem interrupções com o fornecimento de um endereço IP fixo. É preciso entender que mesmo no caso de uma notificação por SMS, a perda de conexão pode ser catastrófica, pois o usuário nem saberá que o modem simplesmente não recebe resposta de nenhum dispositivo. Além disso, é extremamente importante que a organização de projeto, instalação e serviço tenha profissionalismo e experiência suficiente. A forma como o programa será elaborado determinará por quanto tempo a casa da caldeira poderá operar normalmente sem acidentes.

Vale a pena acrescentar que qualquer tipo de sala de caldeira pode ser automatizado. Por exemplo, pode ser uma casa de caldeira a gás que funciona graças a gases naturais e outros.Caldeiras a vapor que usam vapor como energia térmica para abastecer instalações industriais também estão sendo automatizadas. E, claro, não devemos nos esquecer da casa da caldeira a carvão, que converte a energia térmica que ocorre durante a combustão do carvão.

Principais problemas

O principal problema do empreendimento, que pretende realizar o despacho da caldeira, é a necessidade de realizar uma profunda modernização dos equipamentos tecnológicos e organizar um sistema de automação baseado em PLC, que custa grandes somas. Além do mais, certas dificuldades são esperadas no curso da reorganização do pessoal. Se até o momento do despacho a casa da caldeira tinha pessoal “de plantão” e pessoal operacional e de reparo adicional, então a necessidade de ambos os departamentos desaparece completamente.

Via de regra, em vez deles, a partir de um número menor de pessoas, é organizada uma equipe operacional de campo, que de vez em quando parte para a sala da caldeira para inspeção de rotina e manutenção preventiva.

Ao receber informações sobre o estado do objeto em uma base regular, é possível prevenir quaisquer emergências. Conforme mencionado acima, a complexidade do sistema de controle remoto pode ser uma conexão não confiável e a falta de uma conexão estável necessária para uma transferência de dados bem-sucedida. Uma vez que este aspecto depende do fornecedor local, a organização proprietária da sala da caldeira não será capaz de resolver este problema de forma independente.

Visão geral de fundos

Parte integrante do sistema de despacho da casa de caldeiras são os meios de automação dos dispositivos nela localizados, que permitem seu funcionamento sem pessoal de manutenção permanente com base em um CLP. O próprio controlador implementa algoritmos para controle de processo automatizado e troca de dados com o sistema de despacho. Além disso, este dispositivo é capaz de levar em consideração os recursos de energia.

O algoritmo de operação do PLC é determinado pelo próprio usuário durante a programação do dispositivo usando um software especial. Se você observar as funções executadas pelo PLC, verá que ele mede e digitaliza os sinais que vêm dos sensores dos dispositivos. Normalmente, isso inclui voltagem, frequência, resistência, duração do pulso e amperagem quando se trata de uma sala de caldeira a vapor.

O mesmo controlador também gera sinais de feedback que permitem influenciar o processo tecnológico em andamento. Isso acontece com base em um algoritmo gerado pelo operador.

Além disso, o controlador controla os sistemas automáticos locais do equipamento, fornece troca de dados e exibe informações em um monitor de computador pessoal.

Outros meios devem ser considerados usando o exemplo de uma sala de caldeira a vapor. Todas as caldeiras existentes são equipadas com sensores e dispositivos de controle automático para garantir o funcionamento seguro dos queimadores. Em situações de emergência, o controlador dá um sinal e o fornecimento de combustível para as caldeiras é interrompido.

Usualmente, Isso acontece se a temperatura da água sobe acima do valor permitido, a pressão do ar na frente do queimador diminui, a pressão do gás ou da água muda, respectivamente, na frente do queimador ou na saída da caldeira. Também é habitual referir-se a situações de emergência como extinção de emergência da tocha do queimador e mau funcionamento do sistema de proteção. Via de regra, no sistema automatizado da sala da caldeira existem meios de proteção e alarmes.

Normalmente, uma válvula de corte de ação rápida é montada no gasoduto, que fecha automaticamente em vários casos, por exemplo, se o fornecimento de energia for interrompido. Esta válvula não abre remotamente, mas apenas de dentro da sala da caldeira, após o acidente ter sido eliminado. O alarme também é acionado automaticamente em vários casos, após os quais os sinais de luz na sala são ligados.

No que diz respeito ao envio direto, o controlador que "recolheu" todas as informações necessárias - isto é, o modo de operação e os sinais de mau funcionamento, os transmite via Internet para uma central de despacho localizada remotamente. Também é possível enviar dados por mensagem SMS usando um modem para o telefone da operadora. Quanto ao controle, no caso de uma sala de caldeira a vapor, o modo de funcionamento do queimador da caldeira, das bombas de mistura e da rede é visualizado na tela de um celular ou computador.

O operador também pode controlar a temperatura do fluxo atual, a temperatura de retorno na entrada e saída do refrigerante para a caldeira, bem como a temperatura externa.

As informações sobre a pressão referem-se ao nível de entrada e saída do refrigerante na caldeira, alimentação e retorno, bem como ao nível do refrigerante antes e depois das bombas de rede. Normalmente, a operadora também recebe informações sobre as leituras dos medidores de eletricidade e TDS.

Os alarmes, sobre os quais o controlador necessariamente envia informações, incluem contaminação por gás do primeiro e segundo limiares, incêndio, abertura da sala, mudança na pressão do refrigerante, interrupção do sistema de reposição, bem como abertura ou fechamento da válvula de combustível . O operador também pode receber informações de que a caldeira, o queimador ou as bombas estão com defeito, ou que o fornecimento de energia às entradas desapareceu.

Executando

O despacho sempre segue o mesmo algoritmo. Em primeiro lugar, todos os documentos são elaborados: instalação e diagramas esquemáticos, linhas de comunicação, instruções, um plano de instalação de cabos e desenhos de trabalho. Esta etapa pode ser realizada por funcionários do departamento de engenharia da empresa proprietária da caldeira, porém a necessária automação do equipamento é realizada por empresas especializadas. Após a conclusão dos trabalhos de construção e comissionamento, uma comissão especial deve aceitar a sala de controle e os equipamentos conectados a ela.

Antes disso, aliás, o algoritmo do controlador já deve estar configurado. Os testes de aceitação são obrigatórios antes do comissionamento.

Assim, qA fim de organizar seu próprio sistema de despacho, você precisará gastar dinheiro em equipamentos de medição - dispositivos de medição e software, equipamentos de comunicação - dispositivos de organização da comunicação, bem como o custo de um canal de comunicação, incluindo gastos com fibra e sua instalação, bem como aquisição de tráfego de Internet. Além disso, um computador pessoal e um servidor são adquiridos, se necessário. Durante a operação do sistema de despacho, será necessário pagar o salário do operador, bem como compensar os custos de manutenção das redes de despacho. Para otimizar custos, o dono da caldeira precisará encontrar um provedor que ofereça serviços de despacho.

Perspectivas

No futuro, o envio de caldeiras na Rússia finalmente deixará de usar mensagens SMS e canais de comunicação próprios e será realizado apenas por meio de uma conexão de Internet do provedor. Além disso, As funções de processamento e análise serão implementadas em uma única base de informações, o que aumentará o número de usuários e reduzirá o custo do próprio sistema. Assim, o usuário só precisará adquirir instrumentos de medição e depois pagar pelos serviços do provedor. Já ele conectará os dispositivos existentes ao sistema e controlará a transferência das informações. Essa tecnologia, que é ativamente utilizada no exterior, vai economizar nas despesas iniciais e organizar o envio até mesmo para pequenas organizações.

Veja abaixo o despacho da sala da caldeira.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário