Opções de acabamento da sala da caldeira
O dono da sua casa depara-se com a necessidade de equipar uma sala da caldeira. É necessário equipar as instalações tendo em conta todos os requisitos de segurança contra incêndios, para que a sala da caldeira cumpra as normas SNIP, e todas as nuances da sua construção e decoração sejam antecipadamente pensadas e definidas no projecto de obra.
Recursos e preparação
A sala da caldeira em uma casa particular deve ser o mais segura possível para uso, portanto, a sala deve estar em conformidade com os requisitos do SNIP e outros regulamentos. Os principais padrões permitidos ao equipar uma sala de caldeira são:
- a área da sala para o equipamento da sala da caldeira em uma cabana ou em uma casa de madeira deve ser de pelo menos 8 m². m;
- a altura das paredes da sala da caldeira deve ser de pelo menos 2,5 m;
- não mais do que duas caldeiras podem ser instaladas no território de uma sala de caldeiras;
- a sala está equipada com sistema de exaustão forçada;
- a porta externa para a sala da caldeira é escolhida com uma largura de pelo menos 80 cm, embora seja montada de forma a poder abrir para fora;
- o acabamento interior do piso é permitido com chapas de aço ou ladrilhos cerâmicos;
- para conectar a fiação elétrica é necessário realizar o aterramento;
- o acabamento da sala da caldeira é permitido com materiais com características de resistência ao fogo;
- o projeto da sala da caldeira deve ter uma janela equipada com uma janela que se abre;
- uma chaminé separada é instalada para remover os produtos da combustão na sala da caldeira;
- é permitido colocar a caldeira no interior a uma distância de pelo menos 10 cm da parede;
- todo o sistema de dutos e unidades críticas de equipamentos de aquecimento devem estar em uma área de livre acesso para reparo e inspeção;
- desde que a sala da caldeira se situe no interior de um edifício residencial, na divisão onde se encontra a caldeira, é necessário equipar 2 portas - de rua e de acesso à casa;
- toda a fiação da sala da caldeira deve ser feita de forma oculta, ou seja, dentro de tubos de aço, e as lâmpadas devem ser protegidas em malha metálica.
Nem sempre é possível equipar uma sala de caldeira dentro de uma casa de madeira em conformidade com os requisitos SNIP, portanto, uma extensão adicional é muitas vezes construída perto de um edifício residencial, onde o equipamento da caldeira é colocado.
Como decorar?
Para terminar a sala da caldeira com as suas próprias mãos, em primeiro lugar, é necessário decidir quais os materiais que terão características de resistência ao fogo. Na hora de escolher um material refratário, deve-se orientar não pela beleza do interior, mas pela praticidade e segurança desta sala. As paredes da sala da caldeira numa casa de madeira podem ser revestidas com gesso cartonado, seguindo-se o revestimento com estuque e tinta de base aquosa, podendo o pavimento ser acabado com ladrilhos ou painéis metálicos.
Revestindo as paredes da sala da caldeira de uma casa de madeira, a madeira deve ser protegida do fogo. Para isso, antes de iniciar os trabalhos de acabamento, a madeira é impregnada com retardadores de fogo especiais. Eles fazem o processamento até na opção se, ao construir uma casa, o material já tiver sido processado com compostos resistentes ao fogo semelhantes.
Paredes
Para as paredes da sala da caldeira, folhas grossas de drywall são usadas com mais frequência, mas, além disso, você pode usar placas de aglomerado de cimento (CBPB) ou folhas de fibra ácida (KVL)... As chapas KVL são hoje muito procuradas, por ser um material considerado ecologicamente correto, não conter amianto e não emitir produtos tóxicos quando aquecido.A folha de fibra ácida tem boa resistência, flexibilidade e pode suportar o aquecimento de até 100 ° C por um determinado período de tempo. Além do mais, este material é bom porque é resistente ao gelo, mudanças bruscas de temperatura e não tem medo de umidade.
Ao escolher um material para decoração de paredes, é importante lembrar que de acordo com as normas de segurança contra incêndio, a parede da sala da caldeira em caso de incêndio deve conter o fogo por pelo menos 45 minutos. Após a fixação dos painéis de acabamento nas paredes, o próximo passo é realizar o reboco. O gesso aplicado nos painéis é uma proteção adicional das paredes de incêndios repentinos, e também protege as paredes de fatores adversos.
Um composto especial resistente ao fogo é usado para rebocar as paredes da sala da caldeira. Essa mistura é de cor cinza e, se desejado, as paredes podem ser pintadas com tinta à base de água após o trabalho de estuque. O gesso resistente ao calor tem a capacidade de resistir a uma chama aberta de 30 a 150 minutos. A composição do gesso resistente ao calor mantém essas propriedades mesmo sob uma camada de tinta à base de água.
Quanto às janelas, tanto estruturas de madeira quanto de plástico podem ser instaladas na sala da caldeira, mas é importante saber que ao queimar o plástico libera uma grande quantidade de substâncias tóxicas, enquanto a madeira não possui tais propriedades.
Se desejar, as paredes da sala da caldeira de uma casa de madeira podem ser revestidas com ladrilhos de cerâmica e esta será outra solução ideal que atende aos padrões SNIP. Os ladrilhos são colocados em paredes niveladas e rebocadas. Esta opção ajudará a criar um interior moderno e original na sala da caldeira.
Piso
A principal carga operacional na sala da caldeira recai sobre a área do piso, portanto, sua superfície é feita de forte e resistente ao desgaste. Para arranjar a superfície de acabamento do piso, usa-se grés porcelânico ou chapa de metal - esses são os materiais resistentes ao fogo mais confiáveis atualmente.
Antes de instalar a caldeira e todo o equipamento de aquecimento, o piso da sala da caldeira deve ser cuidadosamente nivelado. Isto pode ser feito de várias maneiras.
- Aplicação de betonilha húmida com argamassa especial. O piso é liso e uniforme, mas a composição endurece por cerca de 28-30 dias. Se a betonilha no piso já tiver sido executada, ela é verificada e nivelada com uma mistura autonivelante.
- Usando um tipo de mesa semi-seca, que é feito de uma mistura de cimento-areia, alinhando-o com faróis especiais. Essa mesa seca por 7 a 10 dias.
- O caminho mais rápido é a mesa seca., quando uma camada de argila expandida é derramada entre as balizas expostas, placas de fibra de gesso são colocadas e o revestimento já está montado em cima delas.
Quanto à utilização de ladrilhos cerâmicos, são utilizados numa casa de madeira, tendo em conta as características e o aspecto deste material de acabamento. Segundo os especialistas, considera-se que o material mais simples de cuidar e utilizar é o ladrilho não de ladrilho, mas de grés porcelânico. É muito mais durável e capaz de manter sua atratividade por um longo período de uso intensivo. Para a disposição do piso da sala da caldeira, recomenda-se o uso de ladrilhos de grande formato, pois pelo menos as costuras de junção criam uma superfície mais durável e monolítica.
Teto
O gesso cartonado é mais frequentemente utilizado para equipar o tecto da sala das caldeiras, o seu sistema de suspensão permite realizar de forma rápida e fácil as comunicações sob a forma de cablagem eléctrica, bem como colocar um isolamento ignífugo.
O trabalho de instalação para fixar o drywall no teto é o seguinte:
- a moldura é montada a partir de perfis especiais e fixada ao teto;
- há um aquecedor e fiação elétrica para alimentar as lâmpadas;
- as folhas de drywall são presas à estrutura com parafusos auto-roscantes;
- as tampas dos parafusos e as costuras das juntas são fechadas com massa.
A escolha do drywall se explica pelo seu baixo custo e pelo fato deste material ser incombustível. Após a fixação das folhas de material, o teto pode ser tratado com uma camada de gesso resistente ao calor e, em seguida, pintado com uma composição à base de água.
Nós pensamos no interior
Ao criar um interior numa sala de caldeiras, é necessário guiar-se, em primeiro lugar, pela sua funcionalidade. Pensando no acabamento, é importante levar em consideração a localização das janelas e portas, a localização e a quantidade de tomadas, lâmpadas, interruptores. Para fazer com que o ambiente pareça aconchegante e espaçoso, os designers recomendam o uso de sombras claras nas paredes e no teto, e uniformizando a iluminação, mas ao mesmo tempo bastante intensa.
Para uma sala de caldeira, recomenda-se escolher lâmpadas simples e compactas sem babados de design. É importante lembrar que cada luminária será encerrada em uma caixa de metal protetora especial. Não é necessário um número excessivo de luminárias, é importante que a sala seja suficientemente iluminada e que você possa ter acesso livre à luminária para manutenção.
Ao criar o interior da sala da caldeira, é necessário compreender que o principal é a segurança e o trabalho bem coordenado dos equipamentos de aquecimento, portanto, os especialistas não recomendam fazer uma decoração desnecessária nesta sala.
Se a área da sala for grande, então em um local especificado pelas normas SNIP, você pode pensar sobre a área para colocar racks para armazenamento de materiais não combustíveis necessários na sala da caldeira. As prateleiras e os móveis desta sala devem ser feitos apenas de metal. Além disso, na sala da caldeira, é necessário providenciar um local para a colocação de equipamentos de incêndio e um extintor de incêndio.
Para os requisitos para uma sala de caldeira em uma casa particular, veja o vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.