Salas de caldeiras em uma casa particular
As salas das caldeiras são necessárias em uma casa particular. Mas para fazer tudo corretamente, é necessário levar em consideração os requisitos básicos para caldeiras a gás, o esquema e as normas da área da sala das caldeiras a gás de acordo com SNiPs. Você também terá que prestar atenção aos principais tipos de edifícios.
Peculiaridades
Não apenas uma desvantagem, mas um perigo direto e formidável é que uma sala de caldeira em uma casa particular pode ser uma fonte de monóxido de carbono. Claro, todas as medidas estruturais e de desempenho necessárias são tomadas, são usados disjuntores automáticos, mas é impossível dar uma garantia total. Se você colocar a sala da caldeira em um prédio separado (o que, aliás, é recomendado), o custo total da obra será muito alto. Nem todas as pessoas podem pagar o valor exigido.
Manter todo o complexo em uma forma funcional também não é tão fácil e barato como parece à primeira vista. Você terá que ligar para especialistas com mais freqüência do que gostaríamos. Nem todos os problemas podem ser resolvidos com suas próprias mãos. No entanto, vale a pena notar as vantagens, devido às quais havia um grande hobby para salas de caldeiras domésticas:
- autonomia em relação ao monopólio de empresas térmicas;
- redução das perdas de calor (mesmo com a condição ideal da rede de aquecimento, o que é raro, em média as perdas chegam a 30% do calor gerado inicialmente);
- fácil ajuste é fornecido (dependendo do clima, até mesmo na saúde e bem-estar).
Quais documentos são necessários?
Você não pode simplesmente construir uma sala de caldeira em uma casa particular - você precisará emitir algumas licenças especiais. É necessário um exame de estado. Todos os materiais de design, incluindo os resultados de pesquisas de engenharia, estão sujeitos a ela. O resultado final é uma conclusão sobre a conformidade ou não conformidade do projeto com os regulamentos. A permissão oficial tornou-se um pré-requisito em 1997, desde então apareceu uma divisão de acordo com as classes de risco. Sem licença, é impossível colocar em funcionamento caldeiras que:
- usar gás natural ou liquefeito;
- gerar não só calor, mas também água quente;
- conter pelo menos algumas partes do equipamento projetado para temperaturas acima de 250 °;
- conter pelo menos algumas partes do equipamento projetado para pressões acima de 1,6 MPa.
O comissionamento é formalizado por ato próprio. É inválido se não houver assinaturas de todos os membros da comissão técnica e de um funcionário da Rostekhnadzor.
É permitida a construção e exploração de caldeiras desde que o terreno pertença por direito de propriedade. Em casos extremos, é permitido construir sistemas de geração de calor em locais alugados por um longo tempo.
Os certificados técnicos para os equipamentos utilizados devem ser registrados junto às autoridades de supervisão técnica (o que também é confirmado pelas marcas nos mesmos). O pacote de documentos junto com o requerimento vai para a fiscalização territorial, e após a verificação in loco, a licença é entregue.
Requisitos primários
Existem vários requisitos para as caldeiras.
Para segurança
Ao decorar uma sala de caldeiras, muitas disposições referem-se à sala onde o equipamento necessário está localizado. As caldeiras e outros aparelhos devem ser mantidos separados da casa e de outros ambientes residenciais. Uma vez que qualquer tipo de combustível, incluindo aquecimento elétrico, potencialmente acarreta certos perigos, tais normas não podem ser chamadas de arbitrariedade burocrática. É necessário verificar cuidadosamente qual padrão específico é válido em um caso particular. As caldeiras construídas antes de 1º de julho de 2003 devem cumprir as disposições do SNiP 2.04.08-87. Tudo o que for construído ou colocado em operação após esta data está sujeito ao SNiP 42-01-2002.
Os principais pontos da norma devem ser conhecidos pelo próprio cliente - afinal, ele precisa controlar se o projeto é de alta qualidade, se os engenheiros de uma organização especializada abordaram seu trabalho com competência. O equipamento adquirido também é imediatamente verificado em relação aos padrões de projeto estabelecidos. Então, a área mínima para uma caldeira a gás de acordo com o projeto é normalizada, mas além disso está claramente definido que:
- com uma potência térmica não superior a 60 kW, o dispositivo pode ser colocado na cozinha (se houver ventilação reforçada);
- com uma potência térmica de 61 a 149 kW, é necessária uma divisão separada (é permitido escolher caves e caves);
- ao gerar 150 kW de calor ou mais, será necessário um edifício estritamente separado.
Quanto ao volume total das salas de caldeiras residenciais, é o seguinte:
- ao gerar não mais do que 29 kW de calor - de 7,5 m 3;
- ao gerar 30-59 kW - não menos que 13,5 m 3;
- ao receber 60-200 kW de calor ou mais, é necessário criar uma sala com um volume de 15 m 3 ou mais.
Importante: para uma caldeira a gás, ao contrário de outras fontes de calor, em qualquer caso, o volume mínimo de uma divisão deve ser de 15 3, enquanto a altura das paredes (em qualquer parte do edifício) não pode ser inferior a 2,5 m.
Todas as salas de caldeiras em residências particulares devem ter o máximo de luz natural possível. A área envidraçada é rigidamente fixada nas normas: para 1 m 3 do volume interno da sala da caldeira, pelo menos 0,03 m 2 de vidro (excluindo a moldura e outras estruturas). Em qualquer caso, apenas janelas com dobradiças que abrem para fora são instaladas. É impossível utilizar a sala da caldeira sem abastecimento de água e organização do esgoto.
Freqüentemente, há uma afirmação de que não é seguro construir uma sala de caldeira em uma casa de madeira (tanto com estrutura quanto com toras). Isso é motivado por algum risco extremo de incêndio em tais edifícios. Na verdade, o risco está quase ausente há muito tempo - ele é eliminado tanto pelo processamento especial da madeira quanto por soluções tecnológicas construtivas especiais. Além disso, ainda existem muitos materiais combustíveis nas salas de caldeiras de pedra, tijolo e concreto aerado. A caldeira deve ser fornecida com acesso desimpedido e ininterrupto.
A junção da chaminé com todas as estruturas de madeira deve ser feita com corta-fogo. Nesse caso, o amianto e outras substâncias protetoras que evitam o incêndio são obrigatoriamente utilizados. Todas as paredes de madeira devem ser blindadas. Mas mesmo esses requisitos não são suficientes - também é necessário fornecer um sistema abrangente de extinção e alerta de incêndio. A sua instalação deve ser efectuada por profissionais, aos quais também devem ser efectuadas inspecções periódicas.
A corrida por um design bonito também deve ser mantida em estrita conformidade com os requisitos de segurança. Assim, é permitido o acabamento com gesso cartonado, desde que posteriormente revestido com gesso e / ou tintas à base de água. As telhas ou folhas de metal são colocadas no chão. Eles devem ser pintados com tinta durável e resistente a altas temperaturas. Em vez de drywall, as paredes podem ser decoradas com blocos de fibra ácida e cimentados.
Todas as estruturas de parede, incluindo acabamentos, devem ser projetadas para resistir ao fogo por pelo menos 45 minutos. Se esse número chegar a pelo menos 60 minutos, será ainda melhor.
O reboco das paredes só é possível com composições seguras ao fogo. Todas as misturas de gesso resistentes ao fogo são na cor cinza. Além disso, eles podem ser decorados com tintas à base de água resistentes ao calor. A escolha entre estruturas de janela de madeira, plástico e alumínio fica a critério do proprietário.No entanto, deve ser entendido que quando o PVC queima, aparecem substâncias tóxicas.
Em nenhum caso o layout da sala da caldeira deve ser arbitrário, existem regras muito claras e inequívocas. Portanto, caldeiras, tanques tampão e outros equipamentos de aquecimento são instalados estritamente de acordo com as instruções do fabricante. Os geradores de calor montados na parede ficam suspensos a uma altura máxima de 1,5-1,8 m (se for maior, é inconveniente e inseguro usar o equipamento). Deve haver pelo menos 1 m de espaço livre em frente às laterais frontais dos dispositivos de aquecimento. A distância recomendada entre suas paredes e as paredes principais ou objetos adjacentes é de 0,03 m. Em qualquer caso, você terá que marcar o local no plano:
- as próprias caldeiras;
- chaminés;
- condutores externos (tubos);
- radiadores;
- tanques de expansão;
- conectar oleodutos;
- válvulas;
- desvios;
- guindastes Mayevsky e outras peças.
Um tópico separado é a segurança das caldeiras que não usam combustível a gás. Ainda é recomendável formá-los de acordo com os padrões mais rígidos possíveis. O aterramento das carcaças das caldeiras e fios elétricos deve estar em conformidade com a PUE. Tudo deve ser conectado de forma que não haja cargas mecânicas nos fios e contatos. Para sistemas de combustível sólido, o seguinte é recomendado:
- instalação do inversor em conjunto com baterias (fornecendo alimentação ininterrupta);
- o uso de acumuladores de calor;
- combinação de inversores e acumuladores de calor.
Para ventilação
Além das capacidades de ventilação principais, é necessário prever uma janela ou uma trave na janela. Fornecerá ventilação de emergência no caso de um vazamento de gás ou outro derramamento de combustível, se estiver contaminado com monóxido de carbono. A entrada de ar é calculada levando-se em consideração as informações sobre sua movimentação, obtidas por meio de um anemômetro. O valor total da entrada de acordo com a joint venture atual deve ser de pelo menos o volume de uma única vazão horária. Você pode obter as informações necessárias com os especialistas em supervisão de gás em sua região.
A ventilação nas caldeiras é sempre feita estritamente de acordo com os projetos oficiais.
É imperativo conseguir a estanqueidade dos dutos de ventilação, conforme necessário - use um selante. O bombeamento de ar pode ocorrer tanto dentro quanto fora do edifício. Mas é impossível fornecer ar de combustão pela sala de estar. A ventilação natural é adequada apenas para caldeiras não superiores a 30 kW, caso contrário, ventiladores são necessários.
Para a chaminé
O duto de combustão pode ser redondo ou retangular. A ligação às chaminés é feita através de tubos de aço para cobertura ou dos elementos fornecidos no kit. Todas as partes da chaminé fora do edifício devem ser isoladas termicamente. A seção e a altura da estrutura são cuidadosamente selecionadas de acordo com os parâmetros da caldeira. Outros requerimentos:
- cada caldeira deve ter sua própria chaminé;
- não devem ter guarda-chuvas e refletores;
- um orifício para limpeza é colocado entre a caldeira e o tubo de conexão;
- os canos são erguidos acima do prédio mais alto da área.
Descrição das espécies
Existem vários tipos de salas de caldeiras.
Embutido na casa
Este tipo de sala de caldeiras é adequado tanto nos porões de casas térreas quanto nos primeiros andares. A principal desvantagem é a falta de segurança. Além disso, muitas caldeiras são muito barulhentas. Até certo ponto, isso é justificado pela conveniência de usar o equipamento da caldeira. Na maioria das vezes, os complexos embutidos estão localizados em cozinhas e corredores. Certamente deve haver uma saída separada para o exterior e várias divisórias à prova de fogo.
No Anexo
Uma sala de caldeiras anexada a um edifício residencial (localizada, por exemplo, em uma garagem) será adequada para aqueles que não precisam de uma potência particularmente alta. A sala da caldeira será aconchegante e economizará dinheiro. A porta deverá ser forrada com chapa e / ou amianto. Nas proximidades de instalações residenciais, é realizado isolamento acústico adicional. Não é prescrito pelos padrões, mas é necessário.
Deve haver sempre uma saída da sala da caldeira anexa. Em alguns casos, a presença de uma passagem para a própria casa não é permitida. Somente engenheiros experientes podem entender essas limitações. A energia térmica do equipamento não deve ser selecionada com margem, mas apenas de acordo com as necessidades dos residentes. Os regulamentos aplicam-se não apenas ao equipamento de aquecimento, mas também aos métodos de aquecimento do próprio edifício a partir da sua extensão.
Edifício independente
Eles tentam trazer esses edifícios o mais perto possível de edifícios residenciais. Uma variedade de comunicações técnicas é usada para a comunicação entre eles. Em salas de caldeiras separadas, será possível colocar quaisquer caldeiras de aquecimento, para usar qualquer tipo de combustível. É permitido o uso de caldeiras de potência quase ilimitada. As redes de aquecimento são utilizadas para fornecer calor à habitação.
Modular em bloco
Esta opção é ideal quando é impossível colocar uma sala de caldeira dentro da casa, não funcionará para construir um prédio separado. Essas estruturas são montadas a partir de componentes de fábrica e montadas com bastante rapidez. O comprimento do contentor especial é de no máximo 2,5 m. O interior da estrutura de aço é isolado. O conjunto de entrega geralmente inclui tubos isolados termicamente de várias camadas. Salas de caldeiras modulares em bloco podem ser alimentadas por:
- gás liquefeito;
- carvão;
- combustível diesel;
- lenha;
- gás natural.
Visão geral do item
A caldeira de aquecimento é um elemento chave na disposição da sala da caldeira.
Se você planeja desperdiçar água para necessidades domésticas, terá que instalar uma caldeira.
Este dispositivo é muito volumoso e, se não houver necessidade, é impraticável comprar tal dispositivo. Mas o tanque de expansão, que permite equalizar a pressão, é muito útil. Além disso, em sistemas de aquecimento com um grande número de circuitos, um coletor de distribuição deve estar presente. Além desses elementos e da chaminé, você definitivamente precisa de:
- Bomba de circulação;
- grupo de segurança;
- um conjunto de tubos com acessórios de travamento;
- controle automático de contaminação por gás.
Dicas de instalação
O esquema do dispositivo de aquecimento em cada casa particular é individual - no entanto, existem princípios e critérios claros que são mais ou menos universais por natureza. O procedimento de cintagem das caldeiras de aquecimento e água quente com as próprias mãos implica, em primeiro lugar, a divisão em grupos aberto e fechado. Na versão aberta, a caldeira é colocada abaixo de todos os outros componentes. O tanque de expansão é elevado o mais alto possível: é a diferença de altura entre eles que determina a eficiência geral de todo o equipamento.
Um circuito aberto é o mais fácil de preparar. Além disso, é não volátil, o que é muito importante para locais remotos e para áreas com quedas de energia frequentes. Mas é preciso entender que o contato contínuo do refrigerante com o ar atmosférico leva inevitavelmente ao entupimento com bolhas de ar. O refrigerante circulará lentamente e é impossível acelerar seu fluxo devido aos esquemas de projeto. Se esses pontos são fundamentais, e se há o desejo de reduzir também a vazão do refrigerante, seria mais correto fazer o aquecimento em circuito fechado.
Se a sala da caldeira estiver localizada em uma extensão, ela deve ser contígua a uma seção sólida da parede. Neste caso, pelo menos 1 m de espaço livre deve ser deixado para a janela ou porta mais próxima. O edifício em si é feito de material resistente ao fogo com garantia de resistência à combustão por pelo menos 45 minutos. As caldeiras de parede são montadas apenas em paredes feitas de materiais incombustíveis. Observe cuidadosamente que há pelo menos 0,1 m para todas as outras paredes.
A melhor peneira para a caldeira é uma chapa de aço inoxidável, sob a qual ainda é depositado amianto.
Se caldeiras potentes (200 kW e mais) forem usadas, é imperativo preparar uma base separada para elas. A diferença entre a altura desta fundação e a altura do piso não pode ultrapassar 0,15 m.Quando for planejado o uso de gás combustível, prevêem a instalação de um aparelho na tubulação que desligue o gás com urgência em situação crítica. As salas das fornalhas estão equipadas com portas sem reforço ou com reforço fraco: quando explodem, são atiradas para fora, o que reduz o risco de destruição de todo o edifício.
Quando uma sala de caldeira é instalada, embutida na própria casa, é permitida a instalação de portas totalmente reforçadas. No entanto, outro requisito é apresentado a eles: conter o fogo por pelo menos ¼ hora. Para melhorar a ventilação, em qualquer caso, é feito um orifício no terço inferior da porta, fechado por uma rede. Todo o volume das paredes é recortado por dentro com materiais à prova de fogo. Isto deve ser feito assim que a instalação da caldeira e a sua ligação às comunicações estejam concluídas.
É absolutamente inaceitável montar caldeiras com mais de 60 kW na parede.
O número de contornos também é importante. Se você pretende se limitar ao aquecimento, é bastante razoável escolher uma caldeira de circuito único. Para sua informação: também pode ser utilizado para abastecimento de água quente, mas apenas em combinação com uma caldeira. A instalação da caldeira justifica-se em 2 condições: consome muita água quente e há muito espaço livre. Caso contrário, seria mais correto solicitar uma caldeira de circuito duplo.
As comunicações de ventilação são instaladas na parede oposta à caldeira. Uma malha e um amortecedor são necessariamente montados no tubo de ventilação. Em salas de caldeiras localizadas em uma sala separada, você terá que fazer um duto de ventilação na porta com uma grade veneziana.
Para cada quilowatt de energia térmica, deve haver 8 cm 3 do volume da passagem de ventilação. Mas se o ar vier de dentro da casa, esse número é 30 cm 3.
Uma visão geral de uma sala de caldeira em equipamentos de gás para uma casa particular no vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.