Combustível de reserva da sala da caldeira: descrição e regras de aplicação
O combustível de reserva é uma espécie de reserva estratégica da casa da caldeira em caso de interrupção do fornecimento do combustível principal. De acordo com as normas aprovadas, a transição para o combustível de reserva deve ser o mais invisível possível para o consumidor. O estoque, na verdade, deve ser criado para isso. É necessário que tal reserva garanta o funcionamento do equipamento de aquecimento no modo de “sobrevivência” até o restabelecimento da fonte de alimentação principal. Deve-se ter em mente que algumas instalações sociais, principalmente infantis e instituições médicas, devem receber energia térmica em sua totalidade.
Característica
O combustível de reserva da casa da caldeira é o chamado combustível irredutível e operacional. No primeiro caso, é esta a margem que deve garantir o funcionamento dos equipamentos de aquecimento nas temperaturas mais baixas sem conforto em divisões climatizadas. E aqui O combustível de funcionamento é a reserva que garante o funcionamento normal dos objetos aquecidos. Daqui decorre que em diferentes situações, diferentes regulamentos para o uso da reserva podem ser aplicados.
A ausência de tal reserva é inaceitável nas condições de um longo inverno, típico da maior parte do território da Rússia. Interrupções no fornecimento de combustíveis sólidos (carvão) e líquidos (óleo combustível, óleo diesel) podem ocorrer devido às condições climáticas.
Infelizmente, ainda ocorrem acidentes em dutos que transportam os mesmos hidrocarbonetos líquidos ou gás natural.
Visualizações
A classificação da reserva e do combustível principal por tipo parece a mesma.
Os combustíveis sólidos podem ser carvão, turfa ou briquetes de xisto e, finalmente, madeira. A eficiência dos portadores de energia sólida é diferente. O carvão pode ter a maior transferência de calor, sua variedade é muito grande, os briquetes em suas características térmicas não diferem muito da lenha. Uma característica pode ser que todos os combustíveis fósseis sólidos, como regra, contêm uma ou outra quantidade de componentes minerais que afetam o projeto de fornos, chaminés e equipamentos aquecidos. A composição dos produtos da combustão desses combustíveis é a mais diversa e pode variar dependendo de sua origem. As caldeiras, cujo principal combustível é o carvão, são muito difíceis de converter em combustível líquido ou gasoso, pois isso requer mudanças tecnológicas sérias, portanto, na maioria das vezes, o mesmo carvão é utilizado como reserva.
Mas também há vantagens - a lenha pode ser usada para aquecimento, o que é bastante acessível na maioria das regiões da Rússia.
O combustível líquido para casas de caldeiras pode ser óleo diesel ou óleo combustível. Uma das características dessa categoria de combustível é sua maior eficiência. No entanto, fornecer um estoque de reserva de combustível líquido requer sérios custos materiais e técnicos. No inverno, o recipiente em que a reserva é armazenada terá que ser aquecido adicionalmente, uma vez que com uma diminuição significativa da temperatura, as propriedades físicas de tal combustível mudam, e ele perde sua fluidez inerente, ou seja, o combustível líquido não aquecido não pode ser usado na sala da caldeira até que a temperatura não suba com a temperatura ambiente durante os meses mais quentes. Assim, o armazenamento de uma reserva de um portador de energia líquido requer um consumo constante de energia adicional para aquecimento, o que reduz significativamente sua eficiência.
Os hidrocarbonetos gasosos são misturas especialmente preparadas de gases combustíveis naturais. Atualmente, esse tipo de combustível é o mais utilizado - tanto como principal quanto como reserva. Isso se deve a uma série de vantagens do gás. Em primeiro lugar, não perde as suas propriedades mesmo a temperaturas muito baixas e os tanques de armazenamento não precisam de ser aquecidos. Em segundo lugar, o custo do combustível a gás é várias vezes menor em comparação com o combustível líquido. Além disso, é bastante fácil transportá-lo por meio de gasodutos. Durante sua operação, praticamente não são emitidos produtos de combustão nocivos, o que, além de não causar impactos negativos ao meio ambiente, prolonga significativamente a vida útil dos equipamentos das caldeiras a gás. Além disso, ao contrário do combustível diesel, que pode estar em demanda, por exemplo, para reabastecer veículos, o que muitas vezes dá origem à prática viciosa de roubar o estoque de reserva, o combustível gasoso não pode ser drenado. Pois bem, a transferência de uma casa de caldeira a gás para reserva de combustível, ao contrário do carvão ou do óleo combustível, pode passar despercebida ao usuário, pois não exigirá nenhum reequipamento e, consequentemente, a interrupção do fornecimento de calor.
Compromisso
Conforme já mencionado, a finalidade da reserva para a sala da caldeira é garantir o fornecimento de calor ininterrupto aos objetos aquecidos. Nas condições adversas de um período frio prolongado, quando as temperaturas negativas duram pelo menos seis meses, a necessidade de tal reserva está fora de dúvida. Qualquer paralisação da operação da casa de caldeiras está repleta de consequências desastrosas. Não é necessário falar sobre a necessidade de manter um microclima satisfatório em ambientes aquecidos - isso nem mesmo se discute em um longo inverno. Na estação fria, também é importante evitar a falha do equipamento de aquecimento, que pode ocorrer quando o fornecimento de calor é interrompido. Tal cenário exigirá sérios investimentos de capital para restaurar o funcionamento do sistema de aquecimento.
De acordo com os regulamentos, a reserva de combustível de reserva é estritamente regulamentada pela legislação federal. (Ordem do Ministério da Energia da Federação Russa de 10 de agosto de 2012, No. 337). A falta de tal estoque é inaceitável e pode ter consequências legais.
O volume e a natureza da reserva para casas de caldeiras a combustíveis sólidos ou líquidos, para uma casa de caldeiras a gás e uma casa de caldeiras de tipo misto foram determinados.
Recursos do aplicativo
O volume do estoque é calculado de acordo com as normas, que dependem de uma série de fatores:
- dados sobre o estoque do combustível principal e de reserva em 1º de outubro do último ano de referência;
- meios de transporte (meios de transporte, natureza e condições das rotas de transporte);
- informações sobre a capacidade dos tanques ou estoques de carvão;
- dados sobre o consumo médio diário na estação fria dos anos anteriores;
- o estado do equipamento da sala da caldeira;
- a presença de objetos, cujo aquecimento não pode ser interrompido;
- a carga máxima admissível na sala da caldeira durante o funcionamento de todos os consumidores de calor;
- carga no equipamento de aquecimento no modo "sobrevivência".
O cálculo do valor do estoque de reserva é feito de acordo com as normas aprovadas estabelecidas de acordo com o Procedimento para determinar as normas para reservas de combustível adotado em 2012 pelo Ministério da Justiça da Federação Russa.
Dados básicos para cálculo:
- consumo médio diário planejado no mês mais frio;
- o número de dias em que um determinado tipo de combustível é usado.
O número de dias depende do meio de transporte. Assim, ao entregar carvão por via férrea, presume-se que a frequência de entrega seja uma vez a cada duas semanas (14 dias), mas se o combustível for entregue por rodovia, a frequência de entrega é reduzida para uma semana (7 dias).
No caso do combustível líquido, os prazos de entrega são reduzidos para 10 e 5 dias, respectivamente.
Você pode descobrir quem é o operador da sala da caldeira abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.