Dimensões da sala da caldeira em uma casa particular

Contente
  1. Requisitos primários
  2. Padrões para uma sala de caldeira a gás
  3. Dimensões para salas com outras caldeiras

Existem duas maneiras de aquecer uma casa particular - centralmente e individualmente. Hoje, muitos proprietários estão se inclinando para a segunda opção. Para aquecer uma casa por conta própria, você precisará de um equipamento especial e de um cômodo no qual ela será instalada. Gás e outros combustíveis podem criar situações perigosas se mal utilizados. Para evitá-los, foram desenvolvidas certas regras técnicas para a disposição de salas de caldeiras, que também se aplicam ao tamanho da sala.

Requisitos primários

A sala de instalação da caldeira é denominada sala da caldeira, sala da caldeira ou forno. É necessário cuidar disso mesmo durante a construção da casa, caso contrário no futuro terá que encontrar um local adequado para instalar a caldeira. Dependendo das capacidades da casa, o forno tem uma localização diferente - na área do piso térreo, equipado na sala do porão ou construído diretamente ao lado do edifício. Os seguintes fatores afetam os requisitos de acabamento e disposição da sala:

  • a localização da sala da caldeira;
  • número de caldeiras;
  • seu volume;
  • tipos de combustível usados.

Considere as normas gerais para a manutenção de todos os tipos de caldeiras privadas e, no futuro, falaremos sobre as regras para organizar caldeiras para diferentes tipos de combustível. Ao conter materiais inflamáveis, é importante garantir que a sala esteja protegida de possíveis incêndios; requisitos estritos foram desenvolvidos para isso.

  • Paredes e pisos devem ser protegidos do fogo, são concretados ou ladrilhados.
  • Além disso, o piso pode ser revestido com chapas de alumínio, mas este é um item opcional, basta uma base de concreto.
  • A porta é feita de materiais resistentes ao fogo, especialmente se o forno estiver localizado na própria casa.
  • A sala precisa de luz natural. O cálculo do envidraçamento da janela depende do volume da sala - por 1 metro cúbico. m 0,03 sq. m de vidro.
  • Para a sala da caldeira, o sistema de ventilação é bem calculado e implementado.
  • Não pode haver mais de 2 caldeiras na sala ao mesmo tempo.
  • É importante fornecer acesso gratuito para manutenção e reparo de equipamentos.
  • Pode ser necessário fornecer um sistema de esgoto para drenar as águas residuais e condensados.
  • Os parâmetros mínimos da sala de combustão são 7,5 metros cúbicos. m.
  • A altura permitida é de 2,5 m.

Mais alguns requisitos são adicionados ao forno, localizado não em um prédio residencial, mas em um prédio separado.

  • Deve ser construído com materiais não sujeitos à combustão - blocos de concreto, concreto aerado, concreto de argila expandida, tijolo.
  • A ampliação é feita em fundação individual e possui paredes próprias que não se ligam à casa, mesmo que se aproximem do edifício.
  • A sala da caldeira não deve estar a menos de 100 cm da porta da frente da casa ou das janelas das salas de estar.

Padrões para uma sala de caldeira a gás

Antes de começar a equipar uma sala de caldeira doméstica a gás, você deve compreender a estrutura regulatória. As recomendações e requisitos para a sua construção constam dos materiais do SNiP 42-01-2002 de 1.07.2003. A planta da sala de combustão é desenvolvida com o departamento de design da Gestora de Gás, todas as questões polêmicas devem ser discutidas com eles.

O tamanho da sala da caldeira depende de sua localização e da potência das caldeiras, na maioria dos casos, ambos os fatores estão inter-relacionados.

Disposição de salas de caldeira com base na potência da caldeira

Quanto mais potente for a caldeira, mais espaço será necessário. Ao organizar uma sala de caldeira, os seguintes indicadores padrão devem ser levados em consideração.

  • Caldeira até 30 kW pode estar localizado em uma sala de tamanho mínimo - 7,3 metros cúbicos. m com uma altura de teto de 2,1 m. Uma cozinha, banheiro ou corredor é bastante adequado.
  • Caldeira de 30 a 60 kW também pode ser colocado na cozinha, mas o volume mínimo da sala deve ser de pelo menos 12,5 metros cúbicos. m, e em altura - 2,5 m.
  • Caldeiras de 60 a 150 kW uma sala separada é necessária. Em salas abaixo do nível do 1º andar, com os ideais 15,1 metros cúbicos. m, uma área de 0,2 sq. é adicionada. m por 1 kW de potência. Ao mesmo tempo, as paredes da sala são protegidas por um revestimento contra a formação de vapor e gás. É proibida a utilização de gás liquefeito na cave, para este tipo de combustível será necessária uma divisão no primeiro piso do edifício ou em anexo independente com pé-direito superior a 2,5 m.
  • Caldeiras de 155 a 355 kW pode estar localizado em um prédio separado ou abaixo do 1º andar. Mas onde quer que a fornalha com equipamento de tal poder esteja localizada, ela deve ter sua própria saída para o pátio.

Requisitos adicionais

Além dos padrões acima, outras regras são levadas em consideração ao equipar uma sala de caldeira doméstica.

  • A maneira ideal de remover os produtos da combustão está sendo pensada no forno. Se a caldeira tiver uma potência superior a 30 kW, a divisão deverá ser equipada com uma chaminé que ultrapasse o nível do telhado. Para equipamentos de baixa potência, um orifício de ventilação na parede será suficiente.
  • A janela da divisão está disposta de forma a poder ser aberta livremente, o que ajudará a eliminar a acumulação de gás em caso de fuga.
  • A sala da caldeira está equipada com abastecimento de água e rede de esgotos. Eles serão necessários para alimentar o equipamento e remover os drenos de calor.
  • Em uma sala de caldeiras com caldeira acima de 65 kW, um sistema de controle de nível de gás é instalado.

Com a ajuda de sensores, o sistema monitora o nível de gás na sala e interrompe o fornecimento em tempo hábil.

Dimensões para salas com outras caldeiras

Além do equipamento de gás, existem outros dispositivos que funcionam com eletricidade, combustíveis sólidos ou líquidos. Para caldeiras que atendem a diferentes tipos de equipamentos, suas próprias regras padrão foram desenvolvidas.

Combustível líquido

As caldeiras desta categoria usam óleo combustível, óleo, óleo diesel para operação. Eles emitem um ruído alto e um cheiro específico. Devido a esses fatores, é melhor colocar a sala da caldeira de combustível líquido em um prédio separado, é possível na garagem. Por conveniência, você deve cuidar do isolamento acústico, e complementar as portas de metal com uma vedação, isso ajudará em certa medida a manter o ruído e o cheiro.

Ao calcular os parâmetros da sala, 4,5 metros quadrados são levados em consideração. m para a instalação da caldeira e um local para armazenamento de combustível. Como último recurso, o tanque de combustível pode ser identificado ao ar livre. A sala da caldeira necessita de uma boa ventilação, na parte inferior da parede existe uma janela com possibilidade de ventilação. As caldeiras de combustível líquido raramente são equipadas devido aos rígidos requisitos de segurança contra incêndio.

Combustível sólido

Os combustíveis sólidos incluem lenha, todos os tipos de eurowood, pellets, briquetes de combustível, carvão e turfa. Toda esta gama não é explosiva e é mais barata que o gás, mas inferior em termos de conforto. Além disso, essas caldeiras têm baixa eficiência, apenas 75%. Os requisitos GOST para uma sala de caldeira de combustível sólido são menos rigorosos do que para equipamentos a gás. A sala deve ter 8 metros quadrados. me estar em um prédio separado. Mas às vezes é organizado em uma sala abaixo do nível residencial.

A fiação da sala deve ser escondida, é melhor que passe por dentro de canos resistentes ao fogo e tenha tensão reduzida (42 V) para alimentar as tomadas. O aperto máximo é aplicado ao equipamento das chaves.

Esta precaução evitará que o pó de carvão presente no ar entre em ignição.

Para caldeiras de combustível sólido, o suprimento e a ventilação de exaustão são importantes, o suprimento de ar fresco permite que o combustível acenda melhor. A seção transversal do capô para o piso do porão é calculada de acordo com o esquema - 1 quilowatt de energia da caldeira por 8 sq. cm. Para o porão, as dimensões da seção transversal aumentam para 24 m². cm por kW de potência. Uma janela de suprimento está instalada na parte inferior da parede.

A chaminé deve ser reta, em casos extremos, ter no mínimo joelhos. É bom que a seção transversal do tubo coincida com o diâmetro da entrada, mas não seja estreitada pelo adaptador. A chaminé é encaminhada para o exterior graças a um conjunto de material resistente ao fogo instalado na saída da chaminé através do telhado ou da parede. As salas das fornalhas com combustíveis sólidos devem ser equipadas com uma proteção contra incêndio e um extintor de incêndio.

Na eletricidade

As caldeiras elétricas são as mais seguras e confortáveis. Mas antes de decidir instalá-los, você deve pesar os prós e os contras, cada um dos argumentos é suficientemente pesado e pode afetar a escolha do proprietário. Vamos começar com os pontos positivos.

  • Uma caldeira de aquecimento deste tipo não é mais perigosa do que qualquer eletrodoméstico da casa.
  • Não necessita de uma divisão especial, uma cozinha, uma casa de banho, um corredor são bastante adequados para a instalação.
  • Não há necessidade de equipar um sistema de ventilação especial.
  • A caldeira não contém produtos de combustão perigosos.
  • Não emite ruídos e odores.
  • Sua eficiência é próxima a 99%.

A principal desvantagem deste tipo de equipamento é sua total dependência de fonte de alimentação externa. A instalação de caldeiras em áreas com quedas de energia frequentes é impraticável. Para edifícios com área aproximada de 300 m2. m você vai precisar de uma caldeira com capacidade de 30 kW. O sistema de aquecimento deve estar equipado com estabilizador e interruptores de segurança. A fiação da casa deve ser nova e reforçada.

Há outra desvantagem significativa de aquecer uma casa com eletricidade - esse é o custo desse aquecimento, que é o mais alto entre todos os métodos conhecidos. Qualquer que seja o tipo de sistema de aquecimento escolhido, é necessário seguir as recomendações para a sua instalação e funcionamento.

Além das dimensões indicadas pelas normas, a sala da caldeira deve ser aumentada para o nível de sua conveniência, o que permite que o equipamento seja atendido e reparado sem problemas.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário