Descrição e disposição das salas de mini-caldeira
Nem sempre é possível conectar um edifício ao aquecimento central ou alocar um edifício separado para uma sala de caldeira modular. Na maioria das vezes é difícil, e é nesse caso que as salas das minocaldeiras vêm em socorro. Esse sistema incomum é colocado em um recipiente especial que pode ser colocado em casa ou no quintal.
No entanto, é importante conectá-lo corretamente.
Peculiaridades
Uma sala com mini-caldeira é uma pequena unidade independente para uma casa particular que fornece aquecimento e um fornecimento constante de água quente. Parece um contêiner com o equipamento necessário dentro. A potência máxima deste projeto pode chegar a 0,5 mW. O equipamento padrão é o seguinte.
- Caldeiras de água quente. Pode ser um, mas existem modelos em que dois são conectados em uma estrutura.
- Equipamento de circulação. Bombas potentes são usadas para fornecer ao sistema a pressão correta.
- Sistema de remoção de fumaça, remoção de escórias e cinzas.
- Sistema de automação. É com a sua ajuda que o trabalho e todos os processos são geridos. Nas opções de equipamentos modernos, existe uma função de controle remoto - por mensagens SMS ou usando uma conexão com a Internet.
O trabalho de uma pequena sala de caldeiras começa com o aquecimento do refrigerante nas caldeiras. Ele é aquecido a uma determinada temperatura e, em seguida, bombeado para o prédio conectado. O sistema de automação garante o funcionamento constante da sala da caldeira sem interrupções.
A partir do tipo de caldeira selecionado pelo usuário, o abastecimento de combustível será feito por bombeamento de transmissão por sem-fim ou vibração. Quanto tempo uma sala de mini-caldeira pode operar independentemente dependerá do tipo de combustível.
Ao contrário das caldeiras de combustível sólido, onde é necessário trabalho humano constante (adição de carvão ou madeira), as caldeiras de combustível líquido, gás ou pellet não requerem manutenção constante.
Por tipo, os sistemas são divididos em 2 tipos.
- Abrir - sua instalação é mais barata, os custos operacionais são mais elevados. Aqui, o refrigerante está em contato com o ar, respectivamente, o calor é parcialmente perdido.
- Fechadas É um esquema mais popular. É selado, portanto a perda de calor é mínima, mas o processo de instalação é mais trabalhoso. Aquecido no sistema, o refrigerante circula graças à unidade de bombeamento.
Variedades
Combustível sólido
Este tipo de caldeira modular funciona com madeira, resíduos de madeira comprimida, pellets. O sistema de combustível sólido é selecionado de acordo com as instruções e requisitos do cliente - a potência necessária e a capacidade de aquecimento são selecionadas.
Os tanques para a localização do combustível também diferem, tudo depende do seu tipo:
- os tanques de pellets são equipados com transportadores helicoidais adicionais ou vibração;
- para combustível granular, um tanque especial é montado no teto do tanque;
- para uma sala de caldeiras a lenha, é instalada uma caldeira de pirólise, na qual a lenha e as substâncias voláteis por elas emitidas são queimadas separadamente - esse sistema minimiza a presença de uma pessoa no local de trabalho.
O sistema de automação inclui funções que evitam o superaquecimento e fornecem alívio de pressão, se necessário. As salas das caldeiras a pellets são uma das opções de aquecimento mais rentáveis se não houver possibilidade de ligação do equipamento a gás.
Essa sala de mini-caldeira não ocupará a área útil da área de estar, e o modo automático pode ser mantido por vários meses.
Para aquecimento de carvão
Mini-caldeiras movidas a carvão. As vantagens deste design:
- simplicidade do sistema, devido ao qual a conexão é realizada em um tempo muito curto;
- o usuário pode realizar trabalhos de manutenção e reparo de forma independente;
- se necessário, o recipiente pode ser facilmente instalado em outro local;
- sistema confiável, durante o transporte o risco de danos é mínimo.
Sujeito às regras de manutenção, a vida útil será a maior possível. Em alguns modelos modernos, a função de carregamento automático de combustível permite que a mini caldeira de carvão opere em modo autônomo. A principal desvantagem do projeto é o tanque de combustível - ele deve ser grande, e isso exigirá que ocupe a área útil da casa.
Gás
Sistema movido a gás natural ou propano-butano. Ao contrário das salas de mini-caldeiras anteriores, não tem essas desvantagens. Difere na instalação de acordo com as regras de GOST e SNiP. Manutenção periódica e ajuste de temperatura são necessários para operação autônoma contínua.
Alguns modelos possuem um sensor térmico, graças ao qual a temperatura do refrigerante é regulada automaticamente. O gás é um tipo de combustível barato, tornando o design bastante econômico.
A instalação e a conexão demoram cerca de um mês, pois é necessário o registro oficial.
Combustível líquido
Um tipo bastante comum de sala de caldeiras. Funciona com todos os tipos de combustível líquido, sendo também possível convertê-lo para funcionar com gás liquefeito. Se a sala aquecida for grande, é possível instalar uma caldeira industrial. O equipamento de bombeamento automatiza o abastecimento de combustível.
A principal desvantagem deste tipo de caldeira é que o combustível é consumido em grandes quantidades, o que requer um amplo tanque de armazenamento.
O tanque é instalado em uma sala com bom aquecimento ou no solo abaixo do nível de congelamento, e este é um tempo adicional para o trabalho.
Regras de arranjo
Dependendo do tipo de combustível escolhido, os requisitos de localização podem ser básicos e específicos. O primeiro inclui o seguinte.
- O número máximo permitido de caldeiras por sala, independentemente do seu tamanho, é de 2 peças.
- A instalação em uma sala com materiais inflamáveis não é permitida. As paredes devem ser de tijolo ou concreto, e a decoração final deve ser feita com massa de vidraceiro ou cerâmica. O chão é preenchido com concreto ou coberto com metal.
- A chaminé e os sistemas de ventilação devem ser adequados ao equipamento selecionado. Requisitos maiores são impostos à estrutura de ventilação da casa de caldeiras a gás. De acordo com a norma, a renovação do ar deve ocorrer em intervalos de 20 minutos.
- Um pré-requisito é a presença de pelo menos uma janela e porta aberta para a rua. Além disso, de acordo com as regras de segurança contra incêndio, é possível instalar uma segunda porta que leva à despensa.
- Com base no tamanho do estoque instalado e levando em consideração o espaço adicional, a área da sala é calculada para facilitar a manutenção.
Regras específicas para a instalação de uma sala de mini-caldeira a gás.
- Se a potência da caldeira não ultrapassar 30 kW, não é necessária uma sala separada para o equipamento. A acomodação é possível em cozinha com boa ventilação, onde o volume da sala será de no mínimo 15 metros cúbicos e a altura do teto será de no mínimo 250 centímetros.
- Os principais requisitos para caldeiras a gás são evitar vazamentos de gás, para que a largura da janela seja de pelo menos 50 centímetros e a da porta seja de 80 centímetros.
- É importante lembrar que abaixo do nível do primeiro andar da sala é inadmissível a instalação de uma minocaldeira a gás, uma vez que o gás é mais pesado que o ar. No caso de um vazamento, ele se acumula e é bastante problemático removê-lo.
Se a energia estiver acima de 30 kW, é necessária uma sala separada, cujas regras de construção são descritas nos códigos de construção:
- a fundação deve ser derramada separadamente da base da casa;
- uma quantidade estritamente definida de areia é adicionada à solução de concreto para a fundação;
- uma base adicional é lançada para a caldeira, elevando-se 20 centímetros acima do total;
- também sob a caldeira é necessário um revestimento adicional de ladrilho ou ardósia com uma projeção de 10 centímetros;
- deve haver um sistema de esgoto para drenar o refrigerante em caso de acidente;
- você não pode sobrecarregar o espaço ao redor do equipamento em 70 centímetros;
- o limite de resistência ao fogo do acabamento é de 0,75 horas;
- um detector de gás é necessário.
A caldeira a gás deve ser acompanhada de um certificado atestando que a unidade cumpre todos os requisitos de segurança.
Para sistemas de combustível sólido, um edifício não residencial ou construído separadamente é selecionado. A decoração interior do edifício também deve ser feita com materiais à prova de fogo. A distância da fornalha à parede é de 120-150 centímetros. Das paredes à caldeira - uma lacuna de pelo menos 100 centímetros.
Quaisquer extensões acima da própria sala da caldeira são proibidas. Deve haver um poderoso suprimento de ar da rua. Se a sala das caldeiras se situar no rés-do-chão ou em piso inferior, é obrigatória a instalação de uma porta que abre para a rua.
Se o carvão for escolhido como combustível sólido, a fiação elétrica existente deve ser protegida da entrada de partículas de carvão para evitar uma explosão (é possível em uma determinada concentração).
A instalação de um recipiente para combustível líquido é mais fácil, não há necessidade de licenças e certificados especiais. Pode ser montado tanto no prédio como no quintal. O volume da sala de instalação deve ser de pelo menos 4 metros cúbicos.
Se houver ventilação externa instalada, para uma potência de 1 kW de ar, você precisará de 8 centímetros por metro cúbico.
Resenha da sala da mini-caldeira "Prometheus" no próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.