Tudo sobre caldeiras a gás

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Requisitos primários
  3. Princípio da Operação
  4. Visão geral da espécie
  5. Projeto
  6. Montagem
  7. Segurança operacional

As caldeiras a gás são muito boas e promissoras, mas você precisa saber exatamente as características de sua construção e projeto. A utilização de tais instalações em edifícios de apartamentos tem especificidades próprias. Além disso, vale atentar para as normas de volume da caldeira e as nuances de instalação, para a área envidraçada, para as normas de segurança para o funcionamento desses equipamentos.

Peculiaridades

Uma casa de caldeira a gás é um sistema (um conjunto de dispositivos) no qual o calor é gerado pela queima de gás natural ou liquefeito. O calor obtido desta forma é transferido para algum lugar para fazer um trabalho útil. Em alguns casos, o vapor é gerado em vez de simplesmente aquecer o refrigerante.

Em grandes caldeiras, é praticado o uso de circuitos de distribuição de gás. Uma casa de caldeira a gás é melhor do que uma a carvão em termos de produtividade e facilidade de uso.

É muito mais fácil automatizar o aquecimento a gás. A queima de “combustível azul” produz mais calor do que a queima de volumes comparáveis ​​de antracito. Não há necessidade de equipar um armazém para combustíveis sólidos ou líquidos. No entanto, a casa da caldeira a gás pertence à classe de perigo 4. E, portanto, seu uso em si, bem como a estrutura interna, são estritamente padronizados.

Requisitos primários

As regras mais importantes para a construção de casas de caldeira a gás referem-se à distância de edifícios e estruturas. As instalações industriais que, ao contrário do fornecimento de energia e calor, pertencem à categoria de risco 3, devem estar localizadas a pelo menos 300 m do edifício residencial mais próximo. Mas, na prática, inúmeras alterações são introduzidas nessas normas. Eles levam em consideração as peculiaridades das comunicações e o volume de ruído, a intensidade da poluição do ar por produtos de combustão. As caldeiras anexas não podem ser colocadas sob as janelas dos apartamentos (a distância mínima é de 4 m), apenas as estruturas autônomas podem ser utilizadas perto de jardins de infância, escolas e instituições médicas, porque mesmo as melhores extensões não garantem a proteção adequada.

No entanto, requisitos estritos são impostos nas instalações. Portanto, caldeiras a gás de parede não podem ser instaladas em salas com menos de 7,51 m3. Deve ser prevista uma porta com passagem de ar. A área mínima dessa passagem é de 0,02 m2. Deve haver pelo menos 0,45 m de espaço livre entre a borda superior do aquecedor e o teto.

As normas de volume da caldeira em termos de potência são as seguintes:

  • se o dispositivo gerar menos de 30 kW de calor, ele pode ser colocado em uma sala de 7,5 m3;

  • se a potência estiver acima de 30, mas abaixo de 60 kW, você precisará de um volume de pelo menos 13,5 m3;

  • finalmente, em salas a partir de 15 m3 de volume, podem ser instaladas caldeiras de capacidade praticamente ilimitada - na medida do possível, permitido pelas normas de proteção contra incêndio, é claro.

Mas ainda é melhor adicionar 0,2 m3 para cada kW adicional de potência. Padrões rígidos também se aplicam à área de envidraçamento. É pelo menos 0,03 sq. m. para cada metro cúbico de volume interno.

Importante: este volume é calculado integralmente, sem descontos para equipamentos instalados e outras isenções. É importante ressaltar que a norma não se refere à superfície da janela como tal, mas ao tamanho do vidro.

Se os inspetores acharem que o resultado é ajustado levando em consideração a moldura, divisórias, respiros e assim por diante, eles têm o direito de impor uma multa substancial e até mesmo ordenar o fechamento completo da sala da caldeira.E qualquer tribunal apoiará sua decisão. Além disso, o vidro em si deve ser feito usando uma tecnologia facilmente reajustável. Teremos que usar apenas folhas de janela comuns - sem estalinitas, triplexes e materiais reforçados semelhantes. Até certo ponto, as janelas de vidro duplo com um elemento pivotante ou deslocado podem servir como um substituto.

Um tópico separado é fornecer ventilação em uma casa particular com caldeira a gás. Uma janela aberta continuamente é muito primitiva e desatualizada. Seria muito mais correto usar capuzes mecanizados e sistemas de exaustão. Em qualquer caso, a troca de ar deve garantir que todo o ar seja trocado 3 vezes a cada 60 minutos. Para cada quilowatt de energia térmica, é necessário fornecer 0,08 cm3 do volume do duto de ventilação.

Dado o aumento do nível de perigo, é necessário instalar um sensor de gás. Ele é selecionado apenas entre amostras certificadas e testadas de fabricantes conhecidos.

Deve ser fornecido 1 analisador para cada 200 m2 de sala da caldeira.

Ao selecionar uma unidade de dosagem, os aspectos técnicos e comerciais são levados em consideração. Será necessário levar em consideração o consumo de combustível e os custos do refrigerante.

Princípio da Operação

Não há nada super complicado aqui. A própria caldeira a gás está ligada ao gasoduto principal ou (através de um redutor) ao cilindro. Uma válvula deve ser fornecida para permitir que você desligue o suprimento de gás, se necessário. Mesmo as caldeiras mais simples incluem:

  • um queimador no qual o combustível é queimado;

  • um trocador de calor através do qual o calor é fornecido ao refrigerante;

  • unidade de controle e monitoramento de combustão.

Em opções mais complexas, use:

  • bombas;

  • fãs;

  • tanques de expansão de líquido;

  • complexos de controle eletrônico;

  • válvulas de segurança.

Se você tiver tudo isso, o equipamento poderá funcionar de forma totalmente automatizada por muito tempo. As caldeiras são guiadas pelas leituras dos sensores. Obviamente, quando a temperatura do transportador de calor e / ou do ar ambiente cai, o queimador e a bomba que fornece a circulação são iniciados. Assim que os parâmetros de temperatura necessários são restaurados, a instalação da caldeira é desligada ou transferida para o modo mínimo.

Os modelos de circuito duplo também possuem um modo de verão, no qual o líquido é aquecido não apenas para o fornecimento de calor, mas também para o fornecimento de água quente de forma isolada.

Em grandes caldeiras, o gás vem apenas do gasoduto (o abastecimento de cilindros é tecnicamente impossível em tais volumes). Certifique-se de fornecer um sistema de tratamento e amaciamento de água em uma grande instalação de aquecimento. Além disso, após a filtração, o oxigênio é removido da água, o que pode ter um efeito muito prejudicial para o equipamento. O ar é soprado em uma grande caldeira por um ventilador (já que sua circulação natural não atende a todas as necessidades), e os produtos da combustão são removidos por meio de um exaustor de fumaça; a água é sempre bombeada por bombas.

O refrigerante entra:

  • instalações industriais;

  • baterias de aquecimento;

  • caldeiras;

  • pisos quentes (e depois de percorrer todo o caminho, ele retorna ao ponto de partida - isso é chamado de ciclo fechado).

Visão geral da espécie

Em uma área pequena (em uma casa particular ou em um pequeno prédio industrial), uma casa de mini-caldeira geralmente funciona; tanto a potência quanto as dimensões são pequenas. Você pode colocar esse dispositivo em quase qualquer lugar conveniente, desde que os padrões de segurança o permitam. A área mínima de uma sala é de 4 m2, enquanto um pé-direito inferior a 2,5 m é inaceitável. A sala da mini-caldeira é montada apenas em paredes planas com capacidade de carga suficiente.

Em chalés grandes, no entanto, uma sala de caldeira do tipo cascata é mais conveniente. Ele também permite que você atenda a dependências ao mesmo tempo. As amostras mais poderosas são capazes de puxar o suprimento de calor e de água quente para várias cabanas ao mesmo tempo.Várias caldeiras e / ou caldeiras podem ser facilmente instaladas de uma só vez para aumentar ainda mais a produção de calor.

A água é fornecida aos pisos aquecidos, à piscina e ao sistema de ventilação através de divisórias hidráulicas.

As salas de caldeiras tradicionais montadas na parede não são adequadas para um edifício de apartamentos - a sua capacidade e outros parâmetros tecnológicos são paradoxalmente pequenos. Em alguns casos, as caldeiras estão localizadas nos telhados de edifícios aquecidos. As caldeiras no telhado são bastante sofisticadas e potentes para atender a todas as necessidades dos consumidores. A principal vantagem da sua instalação é a minimização da distância entre o ponto de geração de calor e os radiadores, piso radiante e outros aparelhos. Como resultado, as perdas improdutivas de energia térmica são visivelmente reduzidas e a eficiência prática aumenta.

Outra vantagem é a redução das cargas tecnológicas, fazendo com que reparos e manutenções sejam realizados com muito menos frequência. As caldeiras autônomas nas coberturas são equipadas com termostatos que permitem ajustar os parâmetros do refrigerante ao clima atual. As caldeiras industriais são chamadas de caldeiras de alta capacidade, às vezes atingindo várias dezenas ou até centenas de MW. Eles são adicionalmente divididos em subgrupos de aquecimento, produção e combinados.

Casas de caldeiras industriais, como todas as outras:

  • são construídos em dependências;

  • realizado para o telhado;

  • colocado dentro de edifícios;

  • estão localizados em estruturas separadas (todos - à escolha dos engenheiros).

Alguns desses sistemas são modularizados (montados a partir de componentes prontos para uso, tornando mais fácil começar). Claro, qualquer casa de caldeira móvel tem uma estrutura modular. É sempre fácil trazê-lo para um novo local e começar a trabalhar lá imediatamente. Existem instalações totalmente móveis (montadas em chassis de transporte), bem como sistemas fixos, que ainda requerem uma fundação especial.

As caldeiras móveis, como as fixas, podem funcionar com água quente, aquecimento ou tipos combinados. A potência varia de 100 kW a 40 MW. Independentemente dessas nuances, o design é pensado de forma que o trabalho mais eficiente seja garantido e o mínimo de esforço humano seja exigido.

São necessários sistemas de segurança multinível. Mas também vale a pena considerar que algumas modificações podem funcionar com gás liquefeito.

Pode ser usado sozinho ou em conjunto com o gás natural comum. No segundo caso, a presença de interruptores ou reset de acordo com um determinado esquema é fornecida. O uso de combustível liquefeito permite a máxima autonomia (sem conexão com o gasoduto). Será muito mais fácil preparar um projeto e concordar com ele do que usar o gás tradicional. No entanto, ao mesmo tempo:

  • é necessário equipar uma instalação de armazenamento de gás, o que deve ser cuidadosamente trabalhado nos planos técnicos e de projeto;

  • o gás natural liquefeito ameaça uma explosão e requer medidas de proteção complexas;

  • devido à alta densidade do propano-butano, em comparação com o ar, é necessário fornecer ventilação complexa e cara;

  • pelo mesmo motivo, não será possível equipar uma sala de caldeiras na cave ou cave.

Projeto

O que já foi dito é suficiente para entender que fazer um projeto para uma casa de caldeiras a gás está longe de ser fácil. Será escrupulosamente verificado por inspetores estaduais, e o menor desvio das normas significará imediatamente a rejeição de todo o plano. Os levantamentos de engenharia são realizados estritamente levando em consideração os materiais de exploração geodésica e de engenharia de um determinado local.

A quantidade necessária de suprimento atual é acordada com o RES ou outra organização fornecedora de recursos. Os parâmetros de abastecimento de água também terão que ser coordenados.

Um pacote de materiais de design também é preparado levando em consideração:

  • parâmetros de comunicação de esgoto;

  • planos de planejamento urbano;

  • condições técnicas de conexão a redes de uso geral;

  • licenças emitidas por autoridades regulatórias;

  • documentos de título.

Antes mesmo dos trabalhos-chave do projeto, a chamada solução técnica principal está sendo preparada. Além disso, deve haver seções como:

  • justificativa da viabilidade dos investimentos;

  • estudo de viabilidade;

  • materiais especializados;

  • documentação de supervisão de projeto.

A sequência do projeto é a seguinte:

  • elaboração de um diagrama de fiação detalhado;

  • preparação de especificações;

  • traçar um balanço de energia;

  • atribuições para organizações relacionadas para a organização de redes;

  • modelagem tridimensional e coordenação de seus resultados com o cliente;

  • formação de materiais de design levando em consideração o modelo virtual e seu desenvolvimento;

  • coordenação com os controladores (se tudo for feito corretamente, eles darão o seu consentimento);

  • a formação de um projeto de trabalho, que já será orientado pelas construtoras;

  • supervisão da execução dos trabalhos práticos.

Montagem

Não é permitida a instalação de equipamentos de caldeira sob a área residencial da casa. Portanto, nem em todas as partes do porão, isso pode ser feito livremente. O fornecimento de calor ideal é fornecido apenas por complexos de baixa pressão. Eles podem ser colocados no piso térreo ou no subsolo. Mas deve-se notar que os especialistas definitivamente preferem a instalação em um prédio separado.

Equipar-se com uma unidade de mistura permite que você use todas as possibilidades que o tanque tampão oferece. Mas primeiro você tem que calcular tudo. As salas de caldeiras industriais modulares quase nunca requerem uma base sólida.

No entanto, você terá que preparar a base para eles em qualquer caso. Eles são guiados pelo tipo de instalação e pela magnitude da carga que surgiu.

A solução mais confiável é uma laje de concreto armado banal. Importante: uma base separada é necessária para chaminés. O local de instalação é escolhido de acordo com SNiP. O melhor é colocar o equipamento onde já exista gás, água e esgoto. Na ausência de tais comunicações, é necessário ver onde será mais fácil fazê-las.

Preparando-se para a própria instalação, eles verificam novamente os projetos e orçamentos. O local de instalação deve estar alinhado e livre de qualquer coisa que possa atrapalhar. Eles levam em consideração onde colocar estradas de acesso, estruturas tecnológicas temporárias. Uma camada de areia e cascalho é colocada sob a fundação, contornos para drenagem são preparados. Aterro e compactação do solo são realizados até 0,2 m; em seguida, a pedra britada é derramada, o concreto é derramado e uma camada de concreto asfáltico é formada.

Os sistemas de bombeamento podem desempenhar um grande papel; vale a pena escolher aqueles que são projetados para instalação rápida. Eles também são esteticamente mais agradáveis ​​do que montados caoticamente a partir de partes diferentes. Importante: se durante a instalação a troca de ar for fornecida não 3, mas 4 a 6 vezes por hora, o proprietário só terá benefícios. Os dutos de ventilação devem ser vedados. Ao final, são realizados os trabalhos de comissionamento.

Segurança operacional

A maneira mais fácil de navegar são as instruções de proteção do trabalho válidas para grandes complexos de caldeiras. Antes de iniciar o trabalho, você precisa se certificar de que todos os componentes, sistemas de medição e controle estão em boas condições de funcionamento. Pessoas não autorizadas não devem entrar na sala da caldeira, beber qualquer bebida ou comer qualquer alimento. Se ocorrer algum desvio, o trabalho deve ser interrompido imediatamente e comunicado a alguém.

É impossível acumular na caldeira a gás objetos estranhos e valores materiais que não sejam necessários para o seu funcionamento.

Por razões pessoais e de segurança contra incêndio, o fornecimento de gás deve ser cortado se:

  • uma violação do forro foi encontrada;

  • a alimentação está desligada;

  • a atividade dos dispositivos e sistemas de controle é interrompida;

  • um alarme foi acionado;

  • ocorreu uma explosão ou vazamento de gás óbvio;

  • indicadores de contadores e sensores indicam operação anormal;

  • a chama apagou-se sem desligamento natural;

  • houve interrupções na tração ou ventilação;

  • o refrigerante superaqueceu.

Todos os dias, você precisa inspecionar o cabo elétrico e verificar seu isolamento. Se ocorrer qualquer mau funcionamento em qualquer dispositivo, ele deve ser colocado fora de serviço. Para manter a segurança contra incêndios, é necessário um abastecimento interno de água. Os jatos de spray devem atingir todos os pontos da sala. O material de limpeza é eliminado de forma rigorosa.

Além disso, você precisa de:

  • possuir extintores de incêndio de qualquer tipo adequado;

  • ter um suprimento de areia e outros equipamentos de combate a incêndio;

  • equipar a sala com alarme de incêndio;

  • preparar esquemas de evacuação e planos de contingência.

Para o dispositivo e o princípio de operação de uma sala de caldeira a gás, veja abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário