Tudo o que você precisa saber sobre a desmontagem de caldeiras

Contente
  1. Recursos de desmontagem
  2. Os caminhos
  3. Tecnologia
  4. Recomendações

Para desmontar a sala da caldeira, é necessário preparar-se seriamente: estudo SNiP 2-35-76 "Caldeiras", a resolução "Normas de segurança para o funcionamento de tubos industriais de fumos e ventilação", que descreve todo o processo de liquidação de a planta da caldeira. Com quem é coordenada a demolição, em quantas etapas consiste todo o processo? E por que pode surgir a necessidade de desmontar a sala da caldeira?

Recursos de desmontagem

A desmontagem da sala da caldeira é considerada o processo mais difícil, uma vez que existem muitos elementos estruturais diferentes de maior resistência. Quase todo o processo consiste nas seguintes etapas:

  • coordenação da liquidação nos serviços necessários;
  • fazer medições;
  • desligamento do abastecimento de combustível com a coordenação do processo com as autoridades fiscalizadoras estaduais;
  • desligar o abastecimento de água;
  • análise de equipamentos de caldeiras;
  • análise de premissas;
  • análise da chaminé;
  • limpeza de território com coleta de lixo.

Antes de realizar o processo de desmontagem, é elaborada a documentação, que contém os seguintes pontos:

  • reconhecimento de inoperabilidade;
  • medidas de proteção para o edifício a demolir;
  • método de desmontagem;
  • cálculo da zona de bloqueio;
  • determinação do grau de dano às redes de engenharia.

A principal dificuldade na desmontagem de uma caldeira - pareamento de uma chaminé - decorre da altura e do uso de diversos materiais.

    A desmontagem das caldeiras das caldeiras da mesma forma ocorre sob a orientação de especialistas e é estritamente regulamentada.

    Os caminhos

    Existem várias maneiras de desmontar um tubo de caldeira. Por que tubos? Eles são os mais difíceis de todas as instalações como um todo, porque as instalações geralmente não são mais altas do que um andar, e o tubo, como observamos acima, é uma estrutura bastante alta feita de materiais diferentes. Vamos dar uma olhada em cada um dos métodos.

    Pelo método de montanhismo industrial

    Método de desmontagem, em que a chaminé é desmontada manualmente pelos operários e o processo vai de cima para baixo. O processo é muito trabalhoso, demorado, mas também da maneira mais segura. Além disso, não há burocracia desnecessária com o registro das licenças. Além disso, a análise manual não prejudica as estruturas localizadas perto da sala da caldeira.

    Com a ajuda de equipamentos especializados

    Este método também é denominado "rolo de tubo". É utilizado na demolição de tubos metálicos em diversos segmentos, mas também pode ser utilizado na desmontagem de estruturas de tijolo ou concreto armado. Raramente, quando a base é cortada na chaminé, provocando assim a sua queda.

    Explosão direcional

    Talvez um dos métodos mais difíceis em termos de obtenção de várias licenças em serviços governamentais. Além disso, para a aplicação deste método, existem várias condições, por exemplo, o raio de queda da chaminé e fragmentos durante a detonação deve ser pelo menos 1,5 vezes superior à altura da chaminé.

    Neste caso, o colapso da chaminé ocorre totalmente, não havendo necessidade de desmontagem adicional.

    Manipuladores de robôs

    A demolição ocorre com a participação de andaimes deslizantes especiais, tais como manipuladores robóticos trabalham remotamente. O tubo é desmontado por cima, descendo até a base. O método é bastante caro, pois a gestão exige pessoal de manutenção.

    Tecnologia

    A fabricação de chaminés ocorre na maioria das vezes a partir de materiais como metal, tijolo, concreto armado.Dependendo do material, cada estrutura deve ser desmontada por métodos diferentes.

    Desmontando um tubo de metal

    Para demolir a chaminé de metal, você precisará da ajuda de um guindaste. Suportes especiais são soldados na parte superior, um gancho de içamento é anexado a eles. Se o tubo for desmontado como um todo, os parafusos e travessas de metal que prendem a chaminé são cortados na base e, em seguida, por meio de um elevador, ele é baixado para uma plataforma especial ou próximo à sala da caldeira. Se o tubo for alto o suficiente, além do guindaste, será necessária uma plataforma aérea. Todo o processo ocorrerá em várias etapas.

    O tubo é dividido em partes iguais com marcações, as alças também são soldadas nas quais o gancho do guindaste é enganchado, a chaminé é cortada ao longo das marcações e a parte cortada é movida.

    Em seguida, eles o soltam no local, soldam o ilhó no topo resultante da borda, engancham o gancho, cortam conforme marcado, baixam e colocam no local. Assim, todo o tubo é desmontado.

    Desmontando um tubo de tijolo

    Para desmontar este tipo de tubos, um rolo ou explosivo é usado. O método de detonação é considerado muito perigoso, portanto é necessário garantir a segurança das pessoas na evacuação. Também é necessário calcular corretamente os explosivos, para determinar os locais para colocar a carga. O método é muito rápido, mas ao mesmo tempo complexo e caro. Além disso, muitos fragmentos estão espalhados pelos tijolos. Derrubar uma chaminé de tijolos é demorado, mas muito mais barato e menos complicado. A rolagem é realizada de várias maneiras.

    Batendo pedaços de cano ou um setor inteiro

    Com este método, andaimes especiais são instalados no exterior a uma certa distância, após o que os tijolos são escavados com uma ferramenta, reduzindo assim a resistência da superfície. Depois de todas essas manipulações, o nível é dividido em partes.

    Com a ajuda de adereços especiais

    Com esta opção, os tijolos são arrancados com a instalação de suportes de material resistente. Além disso, a parte que é mantida pelos suportes é demolida por equipamento pesado.

    Role com a eliminação de partes perigosas do tubo

    O tubo é desmontado em partes, começando pelo topo. Fragmentos de alvenaria são despejados por dentro ou por fora.

    A localização do equipamento do site depende de onde ele é descarregado, se a descarga for para dentro, então o site é instalado do lado de fora e vice-versa.

    Para acelerar a análise de uma chaminé de tijolos mais próxima da base, são usados ​​equipamentos pesados.

    Desmontagem de um tubo de gás de concreto armado

    Para analisar, o método de minar ou cortar setores com equipamento de diamante é usado. A solapamento é realizada da mesma forma que para um tubo de tijolo. As seções são cortadas de duas maneiras.

    Corte transversal em um círculo

    O método usando um elevador: a chaminé é dividida em seções, duas ranhuras são feitas no topo da seção exatamente opostas, um cabo passa por elas, que é preso ao elevador, então o setor é cortado, levantado e colocado na plataforma, o próximo setor é cortado da mesma maneira.

    Corte longitudinal

    A chaminé é cortada por cima em pequenos pedaços, recortada ou com retângulos ou triângulos. A descarga das peças cortadas vai para dentro ou para fora.

    Com a análise do equipamento, tudo fica muito mais fácil. Ele é desconectado de todos os recursos, especialistas desmontam as caldeiras e tudo é retirado da sala.

    Recomendações

    Ao analisar a sala da caldeira, atenção especial deve ser dada aos pontos importantes.

    • Quão denso o edifício está localizado próximo à casa da caldeira para demolição. Naturalmente, em alta densidade, a detonação está fora de questão, apenas a análise pelo método de derrubada. Mesmo que a sala da caldeira esteja localizada em uma área não muito povoada, a explosão pode danificar os edifícios próximos.
    • Considere sempre a rosa dos ventos, a curvatura do tubo da chaminé. Com o tempo, rachaduras, buracos, fragmentos caídos aparecem em quase todos os tubos, o que afetará o desvio do ângulo de incidência.Estude cuidadosamente o desenho da chaminé, pode haver dutos de gás nela, o que também causará uma deflexão de queda.
    • Os artesãos profissionais sempre inspecionam o tubo da chaminé em busca de defeitos locais, que levam à queda prematura da chaminé pela ação das ferramentas de impacto.
    • Todo o trabalho está em andamento em conformidade com os regulamentos de segurança.

    Claro, desmontar a sala da caldeira de um prédio é diferente da demolição de uma sala da caldeira doméstica, mas não muito. As etapas de desmontagem serão as mesmas, mas em uma casa particular não será necessária a obtenção de alvarás, nem que seja para uma caldeira de aquecimento a gás.

    Como antigas caldeiras são desmontadas na sala das caldeiras, veja abaixo.

    sem comentários

    O comentário foi enviado com sucesso.

    Cozinha

    Quarto

    Mobiliário