Tudo sobre caldeiras de blocos

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Equipamento
  3. Visão geral da espécie
  4. Projeto
  5. Aplicativo

As comunicações do CHPP nem sempre estão ligadas aos objectos e às várias divisões, pelo que o abastecimento de água quente e aquecimento é efectuado através de uma sala de caldeiras autónoma em bloco. Uma vez que a estrutura geralmente está localizada perto do edifício, a perda de calor é visivelmente reduzida. Não requer a presença de um operador supervisionando a obra, tudo acontece de forma automática.

Uma das principais conveniências é a mobilidade da sala da caldeira modular, não haverá dificuldades na ligação a outra sala ou na mudança de local.

Peculiaridades

As salas de caldeiras em bloco, ou modulares, são estações de aquecimento a vapor ou água construídas a partir de um ou mais blocos (módulos). O conjunto completo pode ser diferente, tudo depende da solicitação do cliente. Embora as salas de caldeiras modulares sejam portáteis, elas ainda são equiparadas a projetos de construção de capital. O desenvolvedor, para evitar multas, deve obter permissão para fabricar e instalar a estrutura.

As principais vantagens das caldeiras modulares:

  • instalação em áreas com atividade sísmica constante;
  • instalação rápida;
  • a capacidade de restaurar, adicionar ou substituir blocos;
  • a possibilidade de transporte e instalação em outro local;
  • sem necessidade de pessoal de manutenção, o projeto é automatizado.

Também existem desvantagens:

  • os custos de construção aumentam se a estação estiver localizada dentro de casa;
  • a energia térmica é limitada;
  • um local separado para instalação é necessário;
  • há muito pouco espaço dentro da sala da caldeira modular em bloco, portanto, muito pouco espaço sobra para a manutenção do equipamento.

O princípio de operação de uma instalação modular é idêntico ao de uma casa de caldeira estacionária convencional - o combustível queima nas caldeiras e aquece o refrigerante, que então entra na instalação. Através da linha de retorno, o refrigerante retorna à sala da caldeira e aquece novamente. A circulação contínua ocorre com a ajuda de bombas.

Apesar da facilidade de uso, a tecnologia modular é um equipamento perigoso e complexo, principalmente quando o gás é usado como combustível. Apenas os profissionais precisam confiar no projeto, instalação, manutenção.

Equipamento

A seleção de tecnologias de blocos modulares é sempre um projeto individual que é desenvolvido sob certas condições. Depende da potência que as caldeiras terão, do tipo de combustível, automação e assim por diante. O dispositivo da sala da caldeira pode incluir equipamento adicional, por exemplo, tanques de armazenamento, um desaerador técnico para purificação de líquidos, caldeiras de aquecimento de água e muito mais.

O equipamento padrão é o seguinte:

  • equipamento de bomba;
  • sala da caldeira - um edifício feito de materiais de construção incombustíveis;
  • plantas de caldeira - vapor, aquecimento de água ou caldeiras combinadas;
  • instalações de gás e condutas de chaminés;
  • estruturas de troca de calor;
  • dispositivos de preparação e purificação de água;
  • sistema de automação.

Visão geral da espécie

Dependendo do dispositivo e do projeto, as salas das caldeiras são divididas em 2 tipos.

  • Estacionário - a produtividade é maior, pois o gerador de calor conectado pode ser de qualquer potência. Aqui é permitido conectar caldeiras em uma rede. Qualquer combustível pode ser usado. Fácil de remontar para um tipo diferente de refrigerante. Instalações estacionárias automatizadas prontas para uso são trazidas para o local e descarregadas por meio de um caminhão-guindaste. A instalação é realizada na fundação.
  • Móvel - as salas de mini-caldeiras modulares transportáveis ​​são adequadas para salas de até 5000 metros quadrados.É impossível completar tal estrutura com sistemas adicionais, uma vez que sua capacidade não é superior a 500 kW. A instalação é bastante simples e não é necessária nenhuma preparação adicional.

De acordo com o grau de automação, as caldeiras de bloco são divididas em vários tipos. As seguintes opções são diferenciadas:

  • automatizado - são utilizados na maioria das vezes, neste caso, a intervenção dos trabalhadores praticamente não é necessária;
  • mecanizado - neles são instalados mecanismos adicionais que permitem facilitar o trabalho das pessoas, por exemplo, correias transportadoras, trituradores de carvão;
  • manual - em tais salas de caldeiras, todos os módulos são fornecidos para trabalho manual.

Por tipo de combustível

  • Gás - funcionam com combustível natural, o que torna esses mecanismos muito amigos do ambiente e também economiza recursos. A única desvantagem é o alto custo da instalação, mas não há necessidade de equipamentos de grande porte para abastecimento de combustível e retirada de escória. Em alguns tipos de caldeiras a gás, o óleo diesel é adicionalmente usado - ele serve como reserva.
  • Combustível líquido - funcionam graças a recursos como óleo, óleo diesel, óleo combustível ou óleo usado. Nenhuma permissão é necessária para iniciar o trabalho, o que os distingue de todos os outros tipos.
  • Combustível sólido - considera-se que a principal vantagem são os baixos custos de mão-de-obra. No entanto, também existem desvantagens - sistemas adicionais de abastecimento de combustível, remoção de cinzas e escória são necessários. Essas caldeiras usam materiais como carvão, turfa, lenha e também resíduos de madeira compactada.
  • Elétrico - são caracterizados por uma maior eficiência - mais de 90%. São muito fáceis de instalar, mas apresentam um custo operacional bastante elevado.

Por arranjo de elementos

Todas as instalações modulares são divididas em 2 categorias:

  • deve haver duas caldeiras, que funcionam como uma única fonte de energia;
  • existem caldeiras com uma fonte de calor, o que inclui todas as outras caldeiras que não se enquadram na primeira categoria.

As salas das caldeiras podem estar localizadas nos locais mais inusitados, o que também permite que sejam divididas em alguns tipos.

Na maioria das vezes, os itens a seguir são diferenciados.

  • Rooftop. Montado no telhado para economizar espaço. As principais vantagens são que não há necessidade de construir uma chaminé alta, selecionar um pedaço de terreno separado ou construir uma tubulação de aquecimento. A principal desvantagem dos sistemas de telhado é a diferença na "vida útil" do edifício e da sala da caldeira; a substituição do equipamento será problemática no futuro.
  • Em anexo. Via de regra, ele é instalado próximo à parede externa do objeto aquecido. Possui um grande número de restrições - não pode ser instalado em salas com mais de 50 pessoas ao mesmo tempo; a energia térmica não deve ser superior aos padrões estabelecidos para um determinado edifício; deve haver uma saída separada para a rua.
  • Construídas em. Ele é instalado diretamente no prédio, mas também tem muitas restrições, como uma sala de caldeira de bloco anexo.
  • Autônomo. A melhor opção para aquecer vários edifícios. Essa sala de caldeira permite que você economize o espaço útil do próprio edifício. É indesejável colocar a unidade muito longe do objeto, porque no inverno a tubulação principal de aquecimento pode congelar. E também uma estrutura distante terá uma grande perda de calor.

Por tipo de refrigerante

  • Vapor. O vapor é usado como um transportador de calor, geralmente as empresas industriais usam essas instalações.
  • Água quente. O refrigerante nessas estações é água aquecida a 95-115 ° C. Eles são usados ​​para aquecimento e fornecimento de água quente para instalações residenciais e industriais.
  • Combinado. Tanto caldeiras de aquecimento a vapor quanto de água são usadas nesses projetos.
  • Óleo térmico. Esses sistemas usam óleo diatérmico aquecido a 300 ° C.

Projeto

O projeto de uma estrutura modular em blocos começa com o desenvolvimento de esboços, construção de diagramas e desenhos. Ele leva em consideração os desejos e necessidades do comprador, bem como o fornecimento de calor do edifício como um todo. Preste atenção ao número de cômodos onde estão localizados os radiadores e a própria sala da caldeira.

Isso é chamado de rascunho preliminar, que será posteriormente modificado e corrigido.

Na próxima etapa, a potência necessária das caldeiras é calculada. Para selecionar o projeto ideal, são levadas em consideração as condições climáticas de uma determinada região, quantas pessoas usam água quente todos os dias.

É selecionado um local onde ocorrerá a construção do módulo de blocos. Para facilitar a manutenção, o local deve estar localizado em local acessível. Muitos edifícios têm um telhado grande e confortável no qual o sistema também pode ser posicionado. Nesta fase, a resistência da fundação é levada em consideração e como o calor e a água quente irão circular da sala da caldeira para a sala.

A fase mais crucial é o desenvolvimento do esquema, é aqui que a maioria das nuances são resolvidas. Já de acordo com o plano diretor, serão estimados custos e serão traçados planos para especialistas de perfil estreito. Para o desenvolvimento de projetos, programas como "Avtodesk" e "ZVSOFT" são usados ​​- eles permitem que você leve em conta as premissas com alta precisão, há também a possibilidade de combinar estruturas de engenharia em um único esquema. Esses programas possuem uma função 3D para a criação de modelos volumétricos.

O último ponto é a verificação de segurança. Isso é feito por comissões especiais de especialistas, que emitem uma licença, sem a qual o trabalho não pode começar.

Aplicativo

As caldeiras modulares em bloco são usadas para aquecer e abastecer edifícios industriais e residenciais com água quente. Uma instalação modular pode servir a um ou vários edifícios ao mesmo tempo e, às vezes, a uma pequena área ou assentamento.

Módulos de vapor são usados ​​para gerar vapor técnico, que é necessário para o processamento de metais ou concreto, para cozer a vapor vários recipientes, no fabrico de plásticos e produtos. Um sistema modular não pode ser usado se uma alta potência da caldeira for necessária, mas a instalação de vários blocos é impossível - a caldeira simplesmente não cabe no módulo.

    Sujeita à observância de todas as regras e normas de funcionamento, bem como à garantia de manutenção periódica, a caldeira modular terá a duração de cerca de 30 anos.
    Para uma visão geral da casa de caldeiras modular de blocos Altep, veja o vídeo a seguir.
    sem comentários

    O comentário foi enviado com sucesso.

    Cozinha

    Quarto

    Mobiliário