Salas de caldeiras modulares em bloco

Contente
  1. O que é isso?
  2. Requisitos primários
  3. Visão geral da espécie
  4. Fabricantes populares
  5. Nuances de instalação

As salas de caldeiras modulares em blocos podem ser muito diferentes em sua aparência e conteúdo. As instalações de aquecimento de água transportável para combustível sólido e gás merecem atenção. Ao escolhê-los e tomar a decisão final, é necessário levar em consideração as peculiaridades da construção e a política técnica de cada fabricante.

O que é isso?

Deve-se dizer desde já que caldeiras modulares em bloco e instalações transportáveis ​​são sinônimos. Ambos os termos implicam total prontidão para operação imediatamente após a entrega no local e a instalação mais simples. Complexos desse tipo podem fornecer água quente e refrigerante para uma ampla variedade de objetos: de prédios residenciais a grandes fábricas, de jardins de infância a portos e clínicas veterinárias. Muitos tipos de salas de caldeiras prontas foram desenvolvidos, e todas as nuances de sua configuração são pensadas nos mínimos detalhes. Ao mesmo tempo, um design bem pensado, precisão de montagem e precisão de entrega são extremamente importantes.

As salas de caldeiras modulares podem se enquadrar em duas categorias diferentes. A primeira categoria é atribuída pelo fato de serem a única fonte de transportador de calor ou água quente. Neste caso, pelo menos duas caldeiras são fornecidas para garantir o máximo possível contra surpresas.

A segunda categoria inclui salas de caldeiras, que são menos críticas. Durante a sua preparação e instalação, é permitida a utilização de apenas uma caldeira.

Apesar de todas as variações particulares e variedade de unidades utilizadas, as caldeiras móveis consistem em um conjunto mais ou menos homogêneo de peças principais. Inclui:

  • o edifício principal (quase sempre um edifício do tipo estrutura de um andar feito de materiais não combustíveis);
  • equipamentos principais (água quente, vapor, caldeiras mistas - sua quantidade e características são determinadas pelas metas estabelecidas);
  • equipamentos de gás (reguladores, filtros, dispositivos de controle de pressão, gasodutos, sistemas de travamento e segurança, chaminés);
  • bombas (fornecendo operação de rede, reposição de água, circulação, anticondensação);
  • equipamento de troca de calor;
  • complexos para a preparação e purificação de água;
  • tanques para expansão (alívio de sobrepressão);
  • dispositivos automáticos e de controle.

Além disso, tanques de água de armazenamento, caldeiras, desaeradores e vários outros sistemas também podem ser necessários. Em qualquer caso, toda a gama de sistemas utilizados é sempre selecionada estritamente individualmente. Do ponto de vista prático, quase não há diferença entre caldeiras fixas e móveis com a mesma capacidade. Do ponto de vista contábil, o grupo de depreciação universal não foi atribuído a caldeiras modulares em bloco. Normalmente saem da situação marcando o grupo 5 (caldeiras de aquecimento e tudo o que está relacionado com elas); se surgirem dificuldades, é necessária consulta ao Ministério de Desenvolvimento Econômico.

Deve ser entendido que A sala da caldeira modular em bloco, com exceção das amostras de telhado, requer a preparação da fundação. Portanto, é necessário calcular cuidadosamente a quantidade de carga na fundação. Neste caso, a fundação da chaminé deve ser isolada do que está sendo construído sob o edifício principal.

Um tópico importante separado é a classe de perigo do complexo da caldeira.

Ele é nomeado de acordo com:

  • tipo de combustível;
  • o principal sinal de perigo;
  • características técnicas do objeto.

As caldeiras a gás podem consumir gás natural ou liquefeito.Seu principal sinal de perigo é o próprio manuseio de uma substância perigosa. Apenas em uma extensão insignificante, a classe de ameaça é afetada pelo uso de equipamentos operando sob pressão acima de 0,07 MPa e em temperaturas acima de 115 graus. O segundo nível de riscos inclui instalações onde o gás natural está sob pressão acima de 1,2 MPa (para o gás liquefeito, o nível crítico é 1,6 MPa).

No terceiro nível em termos de riscos, encontram-se as instalações onde a pressão do gás natural ocupa um corredor de até 0,005 a 1,2 MPa exatamente. Ou, para GPL - até 1,6 MPa inclusive. Neste caso, o número da fonte circulante de riscos não desempenha um papel. O que é importante, ao determinar a classe de perigo, eles não levam em consideração o tamanho da área em que esta ou aquela pressão é criada. Basta mesmo que um determinado indicador seja atingido ou ultrapassado, por exemplo, na entrada.

Se falamos de caldeiras de outros tipos que não usam gás natural e liquefeito, o principal fator de risco para elas é a pressão de operação na infraestrutura. A 3ª classe de perigo é atribuída a instalações responsáveis ​​pelo fornecimento de calor aos residentes locais e instalações socialmente importantes. Também é usado para salas de caldeiras, nas quais o equipamento opera pelo menos parcialmente a 1,6 MPa ou mais, ou em temperaturas de 250 graus. Em todas as outras situações, a 4ª classe de perigo é estabelecida.

Todas as caldeiras (inclusive a gás) com pressão de gás inferior a 0,005 MPa, bem como todas as caldeiras em que 100% dos equipamentos estão abaixo dos requisitos críticos, não são registrados e controlados pela Rostechnadzor e suas organizações locais.

Requisitos primários

A composição da documentação técnica para uma sala de caldeiras modular em bloco deve obedecer integralmente à sua rotulagem. Isso inclui instruções de instalação e materiais de uso. Deve haver essas informações:

  • o nome completo ou uma marca comercial que substitui exaustivamente o fabricante;
  • marca e número de série da sala da caldeira;
  • o número e composição de módulos nele;
  • vida útil permissível em modos normais;
  • data de fabricação;
  • norma aplicável e especificações;
  • produtividade nominal de água e vapor;
  • pressão do gás na conexão (se for utilizado gás);
  • pressão de conexão de água;
  • consumo de água;
  • massa total;
  • tensão elétrica de entrada;
  • outros parâmetros de fonte de alimentação;
  • uma placa ou várias placas descrevendo as categorias de salas técnicas e o nível de resistência ao fogo exigido.

É necessário obter autorização para a instalação de uma casa de caldeiraria modular para que seja atribuído um número cadastral oficial. Se for nomeado, não há por que temer multas, suspensão das atividades e ordens de desmantelamento. A conclusão é óbvia: se o funcionamento constante das caldeiras não for crítico e for possível desmontá-las rapidamente sem grandes perdas financeiras, não é necessária permissão. Em todos os outros casos, você não pode passar sem ele. Importante: essas regras se aplicam até mesmo a sistemas que não usam gás principal.

Visão geral da espécie

Por tipo de combustível

É o princípio de operação, ou seja, o combustível usado, que é uma característica criticamente importante. Os sistemas de combustível sólido permitem o uso de carvão e madeira. Turfa, pellets, resíduos florestais menos usados. É importante notar que a automação em caldeiras de combustível sólido é usada de forma limitada. Em qualquer caso, eles envolvem muito esforço humano.

O que As usinas de combustível sólido são muito mais seguras do que outras, isso é um mito. Existem muitos casos conhecidos em que até mesmo as caldeiras de carvão testadas pelo tempo pegaram fogo ou falharam. Uma séria desvantagem desse tipo de equipamento é sua baixa eficiência (embora tenha crescido recentemente, ainda é menor do que a de outros tipos de instalações).As caldeiras de líquido são principalmente do tipo diesel; a parcela de veículos a gasolina é relativamente pequena e quase não existe no segmento de alta potência.

Algumas casas de caldeiras modulares em bloco também podem operar com óleo combustível, mas esse ponto precisa ser discutido separadamente.

As caldeiras de vapor a gás e de água quente estão se tornando cada vez mais difundidas. Suas vantagens são importantes tanto para uma casa particular quanto para um grande empreendimento. O que é importante, quase todas as instalações gaseificadas são inicialmente automatizadas e a parcela de trabalho humano para trabalhar com elas é minimizada. O fator humano foi eliminado tanto quanto possível; além disso, o gás é mais econômico do que outros combustíveis e o controle automático permite que você evite muitas situações perigosas pela raiz.

Ocasionalmente, as caldeiras de biocombustíveis são uma subespécie de usinas de combustível sólido. Existem várias vantagens ambientais e econômicas a favor de tais sistemas. As máquinas de pelotização podem dar um retorno melhor do que uma caldeira a carvão e pagar mais rapidamente. No entanto, a prevalência de tais equipamentos é baixa. E às vezes há problemas com sua manutenção.

Por design

A classificação das estruturas das caldeiras modulares está associada, em primeiro lugar, ao número de componentes. Quase todos os modelos seriais contêm de 1 a 4 módulos. A adição de cada novo módulo está associada à necessidade de aumentar a produtividade ou à divisão do fornecimento de calor em zonas distintas. Os blocos individuais quase sempre têm um design de moldura. Os painéis sanduíche isolados são geralmente montados na superfície de um módulo feito de tubos flexíveis; também conhecer:

  • estruturas de moldura;
  • módulos de telhado;
  • localizado no chassi;
  • projetado para uso estacionário condicionalmente (geralmente as amostras mais poderosas).

Fabricantes populares

A Thermarus está ativamente envolvida na produção de caldeiras modulares. Sob esta marca, são produzidos produtos para a operação de todos os principais tipos de combustíveis líquidos, sólidos e gasosos. Também seria uma boa ideia encomendar a produção de uma casa de caldeiras modular em bloco da empresa GazSintez. Fornece caixas de blocos com revestimento em painel sanduíche ou perfis de aço. Se necessário, o corpo é isolado termicamente.

Você também pode entrar em contato com as empresas:

  • “Caldeiras industriais (realiza ciclo completo, incluindo comissionamento);
  • “Gás Premium” - ao contrário do nome, os sistemas podem operar com diferentes tipos de combustível;
  • planta de caldeira "Termorobot", Berdsk;
  • Fábrica de Caldeiras da Sibéria Oriental;
  • Planta mecânica da caldeira de Borisoglebsk;
  • Caldeira de Alapaevsk (mas independentemente do fornecedor específico, a própria construção no local deve ser realizada apenas por profissionais).

Nuances de instalação

Durante a instalação, os dutos internos são imediatamente unidos e aqueles que foram desmontados no momento do transporte são adicionados. Certifique-se de monitorar a capacidade de manutenção e a vida útil padrão dos sistemas de controle e medição. Avalie o quão firmemente os dutos de gás estão conectados às chaminés. Todos os dutos são testados quanto à estanqueidade em estrita conformidade com SP 62.13330.2011.

As seguintes nuances devem ser trabalhadas:

  • Proteção da Natureza;
  • aterramento e proteção contra raios;
  • trabalho Civil;
  • aterramento de peças individuais.

No caso de casas com caldeiras de baixo consumo, é permitido instalar tubos em uma base com todo o edifício (mais precisamente, em uma estrutura comum). Os trabalhos de comissionamento em todos os sistemas são reconhecidos como realizados com sucesso se o equipamento operar por 72 horas na carga nominal e nas características limitadoras do projeto do refrigerante. O resultado de tal teste é fixado em um ato separado. Quando alimentado com gás principal, um dispositivo de corte deve ser fornecido na entrada.Em grandes salas de caldeiras modulares em bloco, a fiação do coletor de equipamentos ao redor da caldeira é mais frequentemente escolhida - isso requer o uso de muitos sensores, mas abre vantagens adicionais.

Ao instalar equipamentos para aquecimento de uma casa particular, o uso de sistemas automatizados de controle de temperatura é incentivado. No que diz respeito às chaminés, então, paradoxalmente, os tubos de cerâmica (na forma pura ou em caixas de aço) são mais duráveis ​​do que os de metal. Se estiver a ser criada uma sala de caldeiras num edifício residencial, é necessário, se possível, abandonar as soluções relacionadas com a utilização de ventiladores. Todas as portas são feitas à prova de fogo.

Os instaladores devem fornecer acesso totalmente gratuito a qualquer parte do equipamento.

Mais nuances:

  • as caldeiras deverão ser colocadas no suporte prescrito nas instruções da empresa;
  • os sistemas com gás liquefeito não devem ser instalados em caves e pedestais;
  • todas as paredes são decoradas com materiais à prova de fogo;
  • o layout do sistema cuidadosamente selecionado por designers e designers com antecedência não deve ser perturbado pelos instaladores;
  • ao usar óleo diesel, um tanque de armazenamento deve ser instalado próximo à sala da caldeira - é claro, em uma versão aterrada;
  • próximo a este reservatório, estradas de acesso e uma plataforma para manipulações tecnológicas são fornecidas;
  • mas mesmo isso de forma alguma esgota todo o espectro de sutilezas - e é por isso que recorrer a profissionais é muito mais razoável do que a edição independente.

No próximo vídeo, você encontrará uma visão geral da casa de caldeiras modular em blocos Altep.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário