Dicas para escolher uma fonte de alimentação ininterrupta para uma sala de caldeiras

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Visualizações
  3. Modelos populares
  4. Como escolher?

No sistema de aquecimento de edifícios residenciais, a circulação de água quente é proporcionada pelo funcionamento de bombas elétricas. Durante uma queda de energia, o sistema simplesmente para e não fornece aquecimento para casas e apartamentos. Para evitar isso, você pode instalar uma fonte de alimentação ininterrupta especial que pode manter a bomba funcionando por um certo tempo.

Peculiaridades

A fonte de alimentação é um dispositivo indispensável para uma sala de caldeiras. Com o auxílio de acumuladores, fornecerá energia ao equipamento de proteção da caldeira e à bomba de circulação em situações de emergência quando houver problemas com o fornecimento de energia elétrica principal. Durante uma queda de energia, o no-break entra em operação independente, executando suas funções atribuídas.

Uma fonte independente de eletricidade protege o equipamento de picos de energia e seu próprio custo é significativamente menor do que consertar o equipamento da caldeira.

A instalação do UPS não requer nenhum conhecimento especial especial e funciona de forma absolutamente silenciosa, não aquecendo o ar da sala.

Visualizações

Existem três tipos de UPS para caldeiras.

Dispositivos de backup

Eles desempenham o papel de condutores, transmitindo tensão com os mesmos parâmetros com os quais vem da rede principal. Somente quando a alimentação principal é desligada, bem como nos casos em que os indicadores são muito diferentes do normal (alta ou baixa tensão), o no-break passa automaticamente para a alimentação de suas baterias. Normalmente, esses modelos são equipados com baterias com capacidade de 5 a 10 Ah, e seu trabalho dura 30 minutos. Durante problemas de tensão, eles são desconectados imediatamente da rede externa por alguns minutos, dando tempo para a solução de problemas manual e, em seguida, entram no modo independente. Eles se distinguem por seu baixo custo, operação silenciosa e alta eficiência quando alimentados pela rede elétrica. No entanto, eles não ajustam a voltagem e têm uma grande capacidade de bateria.

Modelos de linha interativa

Elas são consideradas fontes de alimentação ininterruptas mais modernas do que as anteriores. Além da bateria embutida, eles são equipados com estabilizadores de tensão que fornecem 220 V na saída. Durante a operação, a sinusóide não pode mudar sua forma. Quando entram no modo independente, precisam apenas de 2 a 10 microssegundos. Eles têm uma alta eficiência quando alimentados pela rede elétrica, eles estabilizam a tensão mesmo sem bateria. Sua potência total é limitada a 5 kVA. Esses UPSs são comprados com mais frequência do que os de reserva.

Isso se deve à presença de um estabilizador, que permite que a caldeira funcione de forma confiável com possíveis picos de tensão.

Fontes de alimentação ininterrupta permanentes

Para esses modelos, as características de saída da rede são independentes dos parâmetros de entrada. O equipamento conectado é alimentado pela bateria, independentemente da tensão de entrada. Esta oportunidade é fornecida mudando a corrente em dois estágios. Graças a isso, a caldeira funciona de forma totalmente independente com indicadores de corrente estáveis. Ele não é ameaçado por raios, grandes saltos, uma mudança na sinusóide.

As vantagens dessas opções são que, durante uma queda de energia, os dispositivos conectados não param de funcionar. Para repor a carga, você pode conectar a um gerador de gás. É possível ajustar a tensão de saída. É claro que esses modelos têm um custo várias vezes maior do que os anteriores, têm uma eficiência relativamente baixa - de 80 a 94%, e também fazem barulho devido ao funcionamento do ventilador.

Modelos populares

Considere algumas fontes de alimentação ininterruptas populares para comparação.

Power Star IR Santakups IR 1524

Este modelo tem:

  • potência de saída - até 1,5 kW;
  • potência inicial - até 3 kW.

É uma estação inversora multifuncional para o fornecimento de energia elétrica autônoma e ininterrupta. Seu trabalho pode ser combinado com painéis solares ou parques eólicos. O dispositivo possui um relé para comutação de cargas tanto para transferência independente de trabalho da rede, quanto vice-versa. Graças a isso, é possível usar o no-break para alimentar um grande número de equipamentos da sala de caldeiras por um longo tempo.

Este dispositivo pode ser operado 24 horas por dia - na saída, ele emite uma onda senoidal pura.

É possível combinar com cargas lineares e não lineares. Um carregador de alta potência e uma função de autodiagnóstico automática são fornecidos. Mesmo após uma operação de longo prazo, o no-break não aquece, a distorção harmônica é inferior a 3%. O modelo pesa 19 kg e mede 590/310/333 mm. O tempo de transição é de 10 microssegundos.

FSP Xpert Solar 2000 VA PVM

Este inversor híbrido tem:

  • potência de saída - até 1,6 kW;
  • potência inicial - até 3,2 kW.

A fonte de alimentação ininterrupta é muito multifuncional: combina as funções de um inversor, um carregador de rede para uma fonte de alimentação ininterrupta e um controlador de carga de fotomódulos. Equipado com um display com o qual você pode definir os parâmetros necessários. Possui alta eficiência e, para suas próprias necessidades, os custos são de apenas 2 watts. Regenera a corrente alternada e o número da onda senoidal. O dispositivo pode ser operado 24 horas por dia com qualquer tipo de carga. Você pode conectar não apenas a caldeira, mas também vários eletrodomésticos e aparelhos elétricos.

Além do mais, é possível ajustar a tensão de entrada, combinar com o funcionamento do gerador. Há uma reinicialização automática depois que a fonte de alimentação é restaurada. Durante a operação de longo prazo, quase não aquece. Você também pode escolher o tipo de trabalho - independente ou em rede. Protege contra sobrecarga, curto-circuito e raios. Há uma função de partida a frio e a faixa de tensão de entrada é de 170 a 280 V com uma eficiência de 95%. Este modelo pesa 6,4 kg com dimensões de 100/272/355 mm.

Como escolher?

Para selecionar um UPS para uma sala de caldeiras, você deve primeiro decidir o tipo de inversor - se será uma opção de backup, linha interativa ou dupla troca. Se você tiver uma voltagem estável em casa ou se houver um estabilizador para toda a rede, um modelo de backup é bastante adequado.

Os modelos de linha interativa são equipados com estabilizadores, operam em uma rede com alcance de 150-280 V e têm velocidade de transição mínima de 3 a 10 microssegundos.

Destinam-se a bombas e caldeiras que operam em tensões com grandes picos na rede.

Os modelos de dupla conversão sempre equalizam a tensão rapidamente, mudam instantaneamente para si próprios, fornecem uma onda senoidal perfeita na saída. Eles são usados ​​principalmente para caldeiras muito caras, onde há picos de energia ou onde a energia é fornecida por um gerador de corrente. Esses são os modelos mais caros.

E é necessário atentar para o tipo de sinal na saída do inversor. Pode ser um tipo de onda senoidal pura. Essas opções fornecem um sinal estável sem erros e são perfeitas para caldeiras com bombas. Mas também há uma imitação de uma sinusóide. Esses modelos não fornecem um sinal totalmente preciso. Devido a este trabalho, as bombas zumbem e quebram rapidamente, portanto não são recomendadas como UPS para caldeiras.

Existem dispositivos de gel e ácido de chumbo por tipo de bateria. Os de gel são considerados os mais produtivos, pois não têm medo da descarga total e duram até 15 anos. Eles têm um custo alto.

De acordo com o método de colocação, as opções de parede e piso são diferenciadas.

Os de parede são mais adequados para apartamentos com uma área pequena, e os de chão destinam-se a residências privadas com uma grande área.

Análise do modelo ENERGY PN-500 no vídeo abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário