Tudo sobre lareiras de tijolos

Contente
  1. Peculiaridades
  2. O que eles são?
  3. Como fazer isso sozinho?

A lareira, via de regra, é equipada em um jardim ou casa de veraneio para não só designar uma lareira - lugar onde se costuma fazer fogo, mas para dar visibilidade a esse lugar, transformá-lo em outro centro semântico do seu território desenvolvido. Este artigo se concentrará em lareiras feitas de um dos materiais mais acessíveis - o tijolo.

Peculiaridades

Um simples incêndio no interior, é claro, também é possível. Várias necessidades básicas podem formar a base de sua organização:

  • eliminação de lixo;
  • cozinhar alimentos;
  • passar tempo em uma comunicação agradável.

Às vezes, tudo isso pode acontecer ao mesmo tempo. Por exemplo, assar batatas na brasa que sobrou da queima de galhos de árvores.

Mas esse fogo espontâneo tem sérias desvantagens, além de estética duvidosa, também tem um risco de incêndio maior. É ela quem empurra muitos amantes do fogo aberto para equipar uma lareira de tijolo de rua. Ele difere de um simples fogo em sua estacionariedade. Isso leva, mesmo que não tenha sido planejado originalmente, ao zoneamento do território adjacente. Perto da lareira, de uma forma ou de outra, surgem bancos ou mesmo poltronas, um local de armazenamento de combustível e, por fim, um tampo de mesa.

Em tal lareira, você pode colocar um grelhador para um churrasco, todos os tipos de dispositivos para pendurar uma caldeira ou um caldeirão.

Muitas vezes, ao conceberem uma lareira no seu sítio, partem precisamente da sua importância para a formação de um local de descanso comum fora de casa. Nesse caso, a organização do espaço é criteriosa.

O que eles são?

Existem diferentes maneiras de classificar o fogo de tijolos.

Eles podem variar em forma. Existem algumas opções:

  • quadrado;
  • retangular;
  • volta.

A lareira mais simples do jardim ao ar livre é quadrada.

Até mesmo um mestre que não tem muita experiência em trabalhar com tijolos pode traçar uma estrutura desta forma. É aconselhável manter a dimensão interna - pelo menos 40 cm de diâmetro. Alternativamente, uma lareira retangular. Distingue-se de um quadrado apenas pela diferença na proporção de comprimento e largura.

Este formulário pode ser solicitado se a lareira for utilizada na rua, por exemplo, para fazer um churrasco. Haverá espaço suficiente para os espetos e a preparação do carvão.

O mais difícil de executar é uma lareira redonda. Para começar, você terá que desenhar um determinado gabarito no chão e traçar toda a estrutura sobre ele.

Nesse caso, os tijolos podem ser localizados tanto vertical quanto horizontalmente. Na versão mais simples, eles nem mesmo são fixados com uma solução, mas são empilhados em um círculo, seja estritamente verticalmente, ou com uma inclinação para fora, formando uma tigela.

Os focos podem ser diferentes em profundidade. Existem apenas duas opções: no solo ou no solo.

No primeiro caso, a lareira deverá ser instalada acima do nível do solo. No segundo, como não é difícil adivinhar, antes de erguer uma estrutura de tijolos, você terá que cavar um buraco de uma forma ou de outra e realizar todas as manipulações nele. Qual opção é melhor, não será possível responder de forma inequívoca. É muito mais conveniente cozinhar algo na lareira acima do nível do solo, é possível instalar um soprador, graças ao qual será possível regular a combustão.

A lareira no solo parece menos conveniente, mas ao mesmo tempo é menos perigosa. Faíscas e especialmente codornas não voam tanto para fora quando o fogo não está queimando. Mas mesmo neste caso, a parte superior da alvenaria deve ficar um pouco acima da superfície do local.

As lareiras de tijolos abertos podem ser classificadas por material.

Na maioria das vezes, essas estruturas são feitas de tijolo vermelho. Esse material é geralmente o mais facilmente disponível. Os focos de tijolos de silicato são muito menos comuns. Para fogo aberto, pode ser considerado o menos adequado. Freqüentemente, o aquecimento pode levar à quebra de tijolos brancos, embora seja bastante adequado para uma lareira temporária. A melhor opção são os tijolos refratários.

Ao contrário do vermelho, ele não transfere calor e a superfície da lareira permanecerá sempre fria. Além disso, não trinca, como o tijolo de silicato, o que prolonga o tempo de operação dessa estrutura. É verdade que custa mais e é muito mais difícil encontrar esse material.

Como fazer isso sozinho?

Criar uma fogueira de tijolos regular em uma casa de verão com algumas habilidades não é tão difícil.

Seleção de assento

Via de regra, não é difícil encontrar um lugar para uma lareira em uma área há muito desenvolvida. Normalmente, esse local já existe, tudo o que resta é equipá-lo. Uma lareira simples de tijolos vermelhos enobrecerá significativamente o espaço.

É importante lembrar que deve haver pelo menos 3 metros para os edifícios mais próximos, também não é desejável iniciar um incêndio a menos de 1,5 metros de árvores e arbustos. É necessário tentar levar em conta a localização das áreas vizinhas e a direção predominante dos ventos, embora com uma pequena área de \ u200b \ u200b o território seja improvável que seja possível excluir completamente a propagação da fumaça .

Em um novo local, é melhor planejar um local para a lareira com antecedência, um terreno em grande escala do local é útil para isso. Desta forma, será possível organizar de forma otimizada o território, levando em consideração a maioria dos fatores: vento, relevo, disposição das edificações e vegetação.

Se a superfície do site for irregular, isso adicionará uma série de restrições. Você não deve colocar a zona da fogueira no lugar mais alto, provavelmente haverá os ventos mais fortes lá. Isso não apenas tornará desagradável passar algum tempo perto do fogo, mas também pode fazer com que faíscas voem violentamente.

Uma fogueira em um local baixo pode se encher de água durante as chuvas ou neve derretida. Mesmo se você fizer uma boa drenagem, a umidade permanecerá ao redor da lareira por muito tempo e também será difícil permanecer lá.

Muitas vezes, uma lareira de tijolos é colocada no pátio, isso é especialmente justificado quando o pátio é coberto com entulho, pedra calcária, lajes de pavimentação ou todos os mesmos tijolos. Neste caso, também é necessário levar em consideração a localização dos edifícios, procurando manter distâncias ótimas. A fogueira no pátio será definitivamente a mais protegida das correntes de ar. É importante que não se torne um obstáculo para a movimentação no estaleiro.

Passos de assentamento

Antes de começar a assentar tijolos, você precisa decidir sobre a localização, a forma e o material. Para isso, os desenhos mais simples do objeto planejado serão úteis. Um simples contorno no solo pode não ser suficiente.

O tijolo tem dimensões estritamente especificadas e, ao construir algo a partir dele, deve-se proceder a partir disso. É importante lembrar que existem vários padrões para fazer tijolos, e é melhor preparar um material do mesmo tamanho.

Tendo decidido a forma, você precisa estimar pelo menos aproximadamente a quantidade de material. Também é importante preparar os ingredientes para a solução futura. Se for uma solução à base de argila, como a usada pelos fabricantes de fogões, a lareira terá que ser fechada de alguma forma aos efeitos das chuvas.

Se for uma mistura de cimento, é necessário levar em consideração sua reação às mudanças de temperatura. Para a alvenaria no interior da soleira, uma argamassa de cimento com aparas de argila refratária, que tem propriedades refratárias, é adequada. Para acabamentos exteriores, esta solução não é adequada, devendo preparar-se a habitual mistura cimento-areia.

Se o lugar do futuro lar está determinado, a escolha se justifica e não há dúvida, pode-se começar a trabalhar.

As instruções passo a passo para fazer um local para fogueira de tijolos ajudarão na execução do trabalho.

  • De acordo com o desenho, é necessário preparar um local para a futura lareira, para isso é necessário traçar o seu contorno no terreno.
  • Se a estrutura estiver enterrada, é necessário cavar um buraco no local designado. O tamanho da fossa deve ser ligeiramente maior do que o tamanho estimado da lareira.
  • Mesmo que a lareira esteja no chão, este ponto não pode ser evitado, embora a profundidade da cova possa ser menor.
  • É melhor reforçar o fundo da fossa com entulho, isto é especialmente importante se o solo for arenoso. A espessura da camada de brita deve ser de pelo menos 10 cm. Se ignorar esta etapa, pode-se testemunhar a destruição da estrutura em duas ou três temporadas devido ao alagamento de sua base.
  • A seguir, é necessário traçar a forma da futura lareira de acordo com o desenho, no qual podem ser feitas as alterações que surgiram durante a obra.
  • Se a lareira for no solo, a qualidade da alvenaria não é tão importante, as paredes podem ser dobradas mesmo com tijolos velhos. Mas se a fogueira tiver que se elevar acima do nível geral do solo, todos os defeitos serão muito perceptíveis, e neste caso a alvenaria será de grande importância.
  • Se a fileira interna for feita de tijolos refratários de argila refratária, uma argamassa especial será necessária para a alvenaria.
  • Se houver uma tigela de metal ou concreto, ela pode ser colocada por dentro e por fora pode ser revestida com tijolos decorativos.

É importante levar em consideração que uma fogueira de tijolos, se for feita de acordo com todas as normas, o objeto é estacionário, e após sua instalação, a transferência da estrutura acabada é impossível.

Assista a um vídeo sobre o assunto.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário