Como equipar adequadamente uma lareira de rua?
Se parece que falta algo na dacha, talvez seja sobre ele - sobre a lareira. Se tiver de mexer na lareira, e nem sempre isso é possível em princípio, então conseguirá construir uma lareira mesmo numa área pequena e sem grandes despesas.
O que é isso?
A lareira da rua pode se tornar o coração do local, onde toda a família se reunirá à noite (e não só). Sentar perto do fogo, fritar kebabs ou assar um peixe é um passatempo agradável. Uma fogueira, uma fogueira, uma lareira (assim que este lugar não for chamado) podem se tornar exatamente um desses pontos em uma cabana de verão: tanto utilitária quanto atmosférica. Na verdade, você pode realmente olhar para o fogo por um longo tempo.
Pela sua estrutura, a lareira é um pequeno poço com sólidas paredes de pedra. Eles ajudam a criar um incêndio e também são os fiadores da segurança contra incêndios. E esta, entretanto, é a principal tarefa na construção da lareira.
O acampamento deve ser localizado longe de árvores que possam se projetar perigosamente. Também não é necessário construir perto da casa. Qualquer coisa que seja potencialmente inflamável deve ficar longe da lareira.
Ao mesmo tempo, é perfeitamente possível colocar alguns bancos perto da lareira. Se as bancadas forem de metal, esta será a solução mais segura. O local onde ficará a lareira deve ser plano. É possível que o site tenha que ser nivelado. E também é necessário que o local esteja bem soprado pelos ventos: uma boa tração é necessária para a combustão normal.
Em geral, a lareira da casa de verão é um lugar para preparar vários pratos e um local onde uma família pode se reunir e passar o tempo conversando ao redor de uma fogueira, e apenas um belo lugar para a solidão com a natureza, os elementos e seus próprios pensamentos .
Dispositivo e requisitos básicos
Normalmente, o foco tem a forma redondo ou retangular. O primeiro caso é mais popular, uma vez que a forma final do círculo ainda parece visualmente mais agradável. A fogueira pode ser enterrada de forma que fique no mesmo nível do solo. Mas você pode enterrá-lo e, parcialmente, fazer paredes ligeiramente altas. Também existem opções em que a fogueira ficará acima do nível do solo, ou seja, será colocada em local especialmente construído.
Para preparar o local, você pode simplesmente colocar 2 ou 3 fileiras de tijolos em uma base feita de lajes de pavimentação. Ou use concreto e pedra em vez de lajes de pavimentação. Se houver solo arenoso no local, você pode omitir o parágrafo anterior. E se o solo não drena bem a água da chuva, eles abordam mais a fundo a construção de uma lareira no país. Só que, se a água entrar no recesso, a lareira para o fogo vai secar por muito tempo.
Primeiro, a camada fértil superior é removida, o sistema radicular das plantas é necessariamente removido. Em seguida, a área selecionada é bem compactada e nivelada. Esta obra será concluída com o assentamento de uma camada de granito triturado. Se houver solo argiloso na casa de verão, a camada de pedra triturada pode facilmente "rastejar" para o solo, então um substrato de geotêxtil é necessário.
A fôrma está sendo preparada para o local de concreto, a mistura de concreto é misturada. Se a base for laje de pavimentação ou pedra decorativa, uma camada de areia é colocada em cima e areia / brita é compactada. E só então o assentamento é realizado.
A lareira em si pode ser simples ou mais complexa em design, equipada com uma tampa especial, por exemplo.
Aliás, existem vários tipos de fogueiras, todo veranista encontrará uma opção do seu agrado.
Visualizações
Decidido o local e ideias gerais sobre a obra, é hora de escolher que tipo de lareira dacha será.
Por tipo de construção
Para começar, é mais conveniente dividir todas as lareiras em lareiras simples e complexas. São considerados simples aqueles cuja construção se gasta com um mínimo de material, não sendo necessárias construções especiais. Uma tigela é construída de forma simples, uma área aberta é montada ao redor dela, móveis de jardim são colocados.
Fogueiras complexas exigem muito trabalho preparatório. Por exemplo, um muro de contenção pode ser necessário. Por um lado, será funcional: manterá as diferenças de cota do terreno; por outro lado, as funções adicionais são formadas por si mesmas, a decoratividade também não é a última coisa. Por exemplo, nesta parede você pode colocar pratos com alimentos que acabaram de ser retirados do fogo. Ou até mesmo construir lâmpadas, pendurar castiçais caseiros aconchegantes em latas e barbantes. Alguém vai decidir que este é um gazebo de tipo aberto e, portanto, um vaso de flores com flores é apropriado aqui.
Uma lareira com pérgula, por vezes até vedada aos olhares de curiosos vizinhos, também pode ser atribuída a estruturas complexas. Freqüentemente, eles se debruçam sobre o tema da construção de uma fogueira para braseiros e até tentam tornar a estrutura portátil. E essa também é uma boa opção. Ainda assim, as formas e ideias clássicas vencem.
Pelo material da tigela
A lareira de metal será portátil e a de pedra, estacionária. E essa diferença fundamental deve ser determinada imediatamente.
Características da fogueira por material.
- Metálico (por exemplo, ferro fundido). Esta opção é conveniente porque será móvel. Essas tigelas de ferro fundido podem ser compradas prontas, mesmo totalmente equipadas: haverá um atiçador, uma grelha para uma grelha, uma tampa que cobrirá uma tigela resfriada, etc.
Tal portátil, por exemplo, fogueira de aço é adequado para qualquer área.
- Pedra. Tecnologicamente, esse design é mais complexo, já que você não pode comprá-lo pronto - é preciso remendá-lo. Mas muitas vezes parece mais sólido. Pela cor e textura, a pedra é selecionada para que se encaixe harmoniosamente na paisagem.
Se houver uma cerca de pedra no local, a escolha do material para a lareira é provavelmente óbvia.
- De materiais de sucata. Muitas vezes, o que parece ser hora de levar para o aterro pode encontrar uma nova vida nas mãos certas. Por exemplo, uma lareira é feita de um disco de caminhão, de um barril de metal, usando anéis de concreto, e até de um tambor de máquina de lavar.
- Forjado. Você também pode fazer o pedido aos mestres, basta instalá-lo corretamente.
Os designs forjados são muito diversos em termos de características decorativas.
- Ceramic. Eles também são adquiridos prontos e muitas vezes são instalados em bases forjadas. Eles parecem muito elegantes.
A escolha é ótima, você pode encontrar uma opção decente para qualquer carteira.
Por forma e tamanho
Uma lareira redonda é considerada mais conveniente, porque é costume colocar lenha numa cabana. Mas é mais fácil construir de forma quadrada e retangular, especialmente se for uma lareira de tijolos - a alvenaria é executada de acordo com o princípio de uma parede comum. A forma da lareira é quase sempre geometricamente correta. Um círculo (como uma bola), neste sentido, é uma forma ideal que não tem começo nem fim. E o tamanho ideal do círculo é considerado 80-100 cm de diâmetro.
Para um quadrado, as dimensões mais convenientes são 50 por 50 cm, em uma lareira retangular, os dados mais harmoniosos são 60 cm de comprimento e 40 cm de largura.
Se a lareira for sólida, a base deve ter pelo menos 25 cm de espessura. Esse indicador irá suportar a carga de uma estrutura que se eleva acima da fundação. Não se esqueça de colocar uma camada de drenagem da mesma espessura no interior.
Como escolher a opção certa?
Uma lareira de jardim deve ser, antes de tudo, segura e depois funcional, confortável, bonita. Uma fogueira embutida torna-se uma escolha frequente. Essa opção é adequada para todos que desejam fazer algo simples e barato. A lareira deve ser aprofundada no solo, a altura da lateral em "forma pura" a partir do fundo - mais de 30 cm, o diâmetro ou o lado menor - não mais de 1 m. A forma da lareira e do local é arbitrário.
Dicas para ajudá-lo a escolher um local de incêndio ao ar livre:
- se o local for feito em forma de círculo ou quadrado, o desenho da lareira deve repetir esta forma;
- deve haver uma plataforma para móveis de jardim junto à lareira (se, claro, houver tal solicitação), embora seja válido lembrar que os materiais inflamáveis devem ser colocados a uma distância de 10 m da lareira;
- o material com o qual a lareira será forrada deve ser orgânico ao resto das pequenas formas no local: se, por exemplo, houver um jardim de pedras ou um escorregador alpino no território, a própria lareira pode ser feita de natural triturado pedra;
- é desejável pavimentar o local com os mesmos materiais que prevalecem no local.
Se a lareira for aterrada e superficial, você pode instalar um barril de ferro ou uma caixa de metal. Em seguida, eles podem ser pintados com uma tinta especial resistente ao calor (por analogia com o design de lareiras). Na verdade, os barris têm apenas uma desvantagem - o aperto. A precipitação que cai nele só pode evaporar. Por esta razão, o fundo é recortado, o próprio barril é colocado em um local preparado com uma camada removida de solo fértil e uma almofada de entulho ou areia. Uma pedra ou ladrilho resistente ao calor é colocado no fundo, entre eles há costuras cobertas de areia.
Alguém mais adequado para essa opção como um anel de poço. O trabalho com ela é semelhante às ações com um barril sem fundo - uma estrutura é instalada em uma área preparada com uma camada de serapilheira. Em seguida, o fundo é colocado em pedra / tijolo. Externamente, este não será o design mais atraente, então terá que ser revestido com ladrilhos ou tijolos.
Freqüentemente, a escolha recai sobre ladrilhos de argila refratária com uma superfície vidrada e inserções decorativas.
Para quem deseja uma opção ainda mais fácil para uma área de lazer, você pode fazer isso - encontre um vaso de flores de jardim adequado na forma de um hemisfério ou de um cubo. Esses formulários são frequentemente usados para biofireplaces com queimadores, preenchidos com etanol orgânico. É verdade que esses vasos de flores, para que se tornem centros, terão de ser modificados - para fazer orifícios de drenagem no fundo.
Se o braseiro é considerado o tipo de lareira mais comum no país, então esse conceito pode ser preservado na construção de uma fogueira. O braseiro é um tipo de estrutura de superfície com uma grelha de aço removível.
Além disso, a grelha não pode nem ser colocada, a lareira pode ser retangular. Seu lado curto será menor do que o tamanho da grade acabada ou da grelha (ou você pode se concentrar no comprimento do espeto).
Melhor lugar para colocar
Existem normas estabelecidas pelo Ministério de Emergências, e sua violação não é apenas ilegal, mas também muito perigosa. Aqui estão as regras que devem ser seguidas ao escolher um local para uma lareira.
- A proximidade de edifícios (casas, galpões, outros edifícios) é de pelo menos 8-10 metros da lareira. A distância para as árvores é de 5-7 metros, para os arbustos - 3-5 M. Na área da futura lareira, as raízes devem ser arrancadas do solo, se houver.
- O local deve ser isolado, de preferência longe de olhares indiscretos, ou seja, não particularmente visível.
- Perto do quintal (no jardim, no prédio mais próximo) deve haver sempre suprimentos de água e ferramentas de extinção. Esta é a medida de segurança nº 1.
- É possível decorar a lareira e o local apenas com materiais incombustíveis.
Se possível, é fornecida uma tampa para a lareira, que irá fechá-la após o "trabalho" e permanecer lá enquanto a lareira estiver inativa.
Arranjo e decoração
As opções de design para o local da lareira dependem da imaginação dos proprietários e de suas capacidades.Os principais elementos que podem ser usados para decorar uma bela fogueira serão lajes, seixos, cascalho, pedras (artificiais e naturais). Móveis de jardim feitos de materiais não combustíveis podem ser colocados ao redor da lareira.
O que colocar próximo à lareira (levando em consideração as medidas de segurança):
- um lugar para uma lenha;
- toldos sobre áreas de estar, bem como a área de jantar ou cozinha;
- iluminação local (por exemplo, lanternas de jardim ou castiçais caseiros de latas);
- figurinhas decorativas de jardim (de preferência em pedra ou metal);
- dispensador de água;
- espreguiçadeira ou rede em materiais protegidos da combustão.
Nestes exemplos, você pode ver como a lareira decorava com recursos e estilo.
- Área luxuosa com um sofá de tijolos, um lugar muito conveniente para acender um fogo.
A iluminação noturna (à luz de velas) será um excelente achado para os membros da família que estão sentados perto do fogo.
- Tudo é muito compacto e, ao mesmo tempo, a proximidade das zonas é comparada com as regras de segurança. A lareira quadrada combina perfeitamente com o local. A cozinha de rua segue o mesmo estilo.
- Configuração interessante e atmosférica da fogueira. A lareira, ao contrário, lembra uma bola, e essa forma regular, por assim dizer, organiza o espaço ao redor. As cores e texturas são bem escolhidas. O design de iluminação torna esta área especialmente aconchegante.
- Outra solução interessante: a lareira é redonda, a plataforma para ela tem o mesmo formato correto. O sofá fica ao lado, perto demais para uma estadia permanente, mas é possível que seja um móvel portátil.
- A lareira é, por assim dizer, construída em um pequeno recinto que delimita o espaço. Uma sala de jantar aberta está à distância. E ao mesmo tempo, pode sentar-se para conversar, com uma taça de vinho quente na mão e junto à lareira em “assentos” de pedra. Para maior comodidade, você pode trazer travesseiros, espreguiçadeiras.
- Quase uma mesa redonda, apenas com uma lareira no meio.
Cadeiras forjadas serão a melhor solução, e o estofamento pode ser escolhido entre materiais não combustíveis.
- Opções semelhantes – alguns dos mais populares. Claro, os têxteis não pernoitam durante a noite, mas são transportados com eles para que o tecido não sofra com a chuva. Cadeiras de madeira também podem ser escondidas em algum lugar sob o telhado.
- Uma solução simples, mas interessante de como organizar uma fogueira. Talvez apenas o site também precise ser pensado de forma mais interessante e segura.
Recomendações
Não muito longe da lareira, pode-se providenciar uma área onde será armazenada a lenha, por exemplo, uma estante de madeira com cobertura, mas levando em consideração uma distância segura.
Quais outras recomendações devem ser levadas em consideração para todos os que estão envolvidos no projeto de uma lareira:
- uma lareira aberta não pode ser deixada sem vigilância, especialmente se houver crianças ao lado dela;
- um balde de água ou areia deve ser colocado próximo à lareira com antecedência - em caso de risco de incêndio, você não terá que correr para lugar nenhum;
- é melhor não usar uma lareira em tempo de vento;
- antes de sair do local, é imprescindível apagar a chama;
- assentos embutidos tornarão o espaço ao redor da lareira mais confortável.
Quanto ao design, este momento não é privado de atenção hoje. Gostaria que a fogueira se encaixasse perfeitamente no visual de todo o território, mantida em um único estilo. Um tipo padrão de lareira costuma ser combinado com uma cerca de pedra; uma bela alvenaria pode criar uma imitação dos contornos de uma lareira. Uma fogueira de paralelepípedos com processamento mínimo, disposta deliberadamente de forma descuidada, será uma solução muito boa se a área suburbana obedecer ao estilo Naturgarden. E nessa zona, tocos, troncos, pedras espetaculares, e não cadeiras, serão mais orgânicos.
Uma fogueira de pedra ao ar livre, adjacente a uma distância segura de móveis de madeira volumosos, será o complemento perfeito para uma casa de campo em estilo chalé ou um terreno em estilo alpino. Se estamos falando de uma casa scandi, você pode fazer uma fogueira redonda ou quadrada de tijolos, lajes, pedra.
O principal é que o próprio objeto é lacônico e claro.Muitas vezes, essas lareiras são articuladas com uma mesa, banco, estantes de lenha, mas ao mesmo tempo é importante que as idéias de minimalismo razoável sejam respeitadas corretamente.
Se o estilo techno ou hi-tech reina no país, ou talvez um loft brutal, os especialistas aconselham dar uma olhada nas lareiras a gás. São lisos, polidos com concreto. Eles podem ir até o local, podem se projetar além de seus limites. Nos mesmos estilos, fogueiras integradas que são construídas no muro de contenção, na lateral da piscina ou em um banco semicircular também terão sucesso.
Aliás, as lareiras a gás são uma boa opção, até do ponto de vista decorativo. No entanto, o enchimento, despejado na construção com queimadores, decora o espaço em si.
Para informações sobre como fazer uma lareira de rua, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.