Tudo sobre lareiras de pedra
Os proprietários de chalés de verão fora da cidade ou de casas particulares sabem como é necessário acender o fogo no local para queimar lenha, folhas do ano passado, galhos secos de árvores e lixo desnecessário. Além disso, nas noites quentes, você quer reunir sua família em uma mesa ao ar livre, cozinhar alguns alimentos saborosos em uma fogueira, seja um shish kebab ou vegetais assados. No entanto, não é seguro fazer fogo na casa de campo no terreno, é até proibido. Por isso, vale a pena considerar as opções de arranjo de uma lareira em pedra, certifique-se de que se orienta pelas normas legais para a sua construção e cumpre integralmente os requisitos dos respetivos serviços.
Recursos e requisitos
Uma lareira de pedra é uma estrutura bastante volumosa na rua, cavada no solo com sua base. A base pode ser feita tanto de pedra como de qualquer outro material refratário, inclusive na forma de fundação de concreto ou alvenaria. E a própria tigela de fogo consiste em dois elementos: uma tigela de metal e sua decoração (pedra ou alvenaria externa).
Claro para tal estrutura, na maioria dos casos, é necessário encontrar um local permanente de “registo”, uma vez que as lareiras de pedra são consideradas dispositivos fixos. Mesmo que mova apenas a parte superior da lareira - a tigela com a decoração em si - ainda terá que montar uma base ou fundação em um novo lugar.
Os requisitos para tais estruturas no país ou no território de uma residência privada baseiam-se principalmente em considerações de medidas de segurança contra incêndio e consistem nos seguintes pontos:
- o local de confecção da lareira deve situar-se a uma distância de, pelo menos, 5 m de quaisquer edifícios;
- a plataforma sob a lareira é feita de materiais incombustíveis;
- para os arbustos e copas de árvores mais próximos no local, deve haver pelo menos 4 m da lareira;
- É necessário um espaço livre com uma distância de 2 m ou mais à volta da lareira;
- manter distância suficiente das áreas vizinhas para que não atrapalhem a fumaça;
- ao queimar o lixo, certifique-se de que ele não contenha substâncias e objetos explosivos (por exemplo, resíduos de ardósia que explodem quando aquecidos devem ser removidos do lixo);
- é proibido usar querosene e gasolina para manter ou acender um fogo - seus vapores voláteis podem levar a uma explosão, da qual pessoas podem se ferir e iniciar um incêndio.
Visão geral da espécie
Há um grande número de variedades de uma lareira de pedra. Eles são classificados de acordo com vários critérios:
- Por localização;
- pela forma de execução;
- por material;
- por formulário;
- por nomeação.
No local, a fogueira pode ser ao ar livre, instalada em qualquer local de uma casa de veraneio ao ar livre (no jardim, ao lado da casa, no lago, à beira da piscina), e coberta, protegida das intempéries (sob a copa, em um prédio separado, dentro de um lindo mirante).
Separadamente, vale destacar os focos pelo método de execução no solo: solo (superfície) e enterrado.
Para o primeiro, é importante fazer uma plataforma ligeiramente aprofundada: de aço ou de concreto. O principal é que a base é à prova de fogo. A base pode ser decorada com ladrilhos, pedra natural ou outro material de acabamento incombustível. Para opções aprofundadas de locais para fogueiras, locais de pedra, concreto e aço também são dispostos, mas apenas as próprias lareiras não são colocadas na superfície desses locais, mas vão mais fundo no solo. Dependendo do projeto concebido, tais lareiras podem ser localizadas com a borda superior da tigela no nível da superfície das plataformas ou ligeiramente mais alto, e também tomar forma em um plano rebaixado, onde a descida é equipada com 2-3 degraus .
A própria lareira é feita:
- de pedra natural (selvagem);
- de tijolos refratários;
- de fragmentos de concreto envelhecido;
- ferro fundido;
- de aço.
As últimas 2 opções para tipos de superfície de lareiras requerem acabamento de um material resistente ao calor que não tenha medo de altas temperaturas. Pode ser a mesma pedra natural ou tijolo refratário.
A forma de uma fogueira pode ser:
- volta;
- semicircular;
- oval;
- retangular;
- quadrado.
Na maioria das vezes, são realizadas lareiras redondas ou quadradas - são as mais fáceis de fazer.
Por design, essas estruturas são divididas em 2 tipos: separadas e combinadas. Os primeiros destinam-se apenas a pequenas festas ou encontros junto à lareira com churrasco ou chá. Estes últimos combinam fogueira com churrasqueira ou pátio, o que amplia as possibilidades de organização de festas barulhentas com parentes e amigos.
Como fazer isso sozinho?
Fazer você mesmo uma lareira não é difícil para um proprietário habilidoso de seu próprio terreno. Para um iniciante, será mais fácil completar uma lareira no chão.
Vamos dar um algoritmo aproximado para esse trabalho.
- Decida a localização da lareira. Não se esqueça das medidas de segurança contra incêndio e do cumprimento estrito de outras regras e regulamentos ao construir tal estrutura.
- Planeje o tamanho do local e do lar em si, levando em consideração não só os encontros de familiares, mas também as possíveis festas com amigos e parentes.
- Cave um buraco com 30–40 cm de profundidade e nivele a superfície.
- Preencha o orifício resultante de 15 a 20 cm com areia e tampe a camada.
- Em seguida, no topo da areia, a pedra britada é despejada na cova com compactação até o nível da superfície ao redor do local.
- Além disso, a alvenaria da soleira da forma escolhida é realizada com um ligeiro aprofundamento de sua base na superfície do entulho. A lareira é feita de pedra ou tijolo. Se for utilizada cuba hemisférica de ferro fundido ou aço, a alvenaria é executada de acordo com suas dimensões. A alvenaria é fixada com argamassa refratária.
- O trabalho de acabamento completa o arranjo da lareira: pode-se colocar lajes, clínquer, pedra sobre uma almofada de areia e brita, utilizando também uma argamassa refratária.
Os lugares para sentar nesta área de lazer podem ser arranjados tanto no local como fora dele. Fora do local, vale a pena disponibilizar bancos fixos com mesas e toldos.
Exemplos em paisagismo
Alguns exemplos de lareiras projetadas em relação à paisagem circundante:
- uma lareira aprofundada erguida contra o pano de fundo do parque florestal circundante;
- a lareira superficial adjacente ao terraço adjacente está em perfeita harmonia com a natureza circundante;
- uma lareira aprofundada com degraus e uma área de estar feita de pedra selvagem se encaixa no estilo não só para um edifício residencial, mas também para um mirante à distância e um bosque tranquilo ao redor.
Para obter mais informações sobre lareiras de pedra, veja o vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.