Como fazer um fumeiro sozinho?

Como fazer um fumeiro sozinho?
  1. Características e benefícios
  2. Tipos e propósito
  3. Do que você pode construir?
  4. Como preparar desenhos?
  5. Componentes
  6. Instruções de montagem
  7. Qual é a melhor localização?
  8. Dicas de uso e cuidados

Carnes e peixes defumados são iguarias famosas. Uma grande variedade de carnes defumadas pode ser comprada nas lojas, mas como os produtos feitos na fábrica de uma loja podem ser comparados aos produtos caseiros? Por isso, alguns veranistas e proprietários de casas particulares que criam aves e animais ou gostam de caça e pesca estão pensando em comprar um fumeiro. Seu alto custo pode se tornar um sério obstáculo para isso, mas afinal quase qualquer pessoa pode fazer um fumeiro por conta própria. Para isso, basta um desenho devidamente selecionado, materiais adequados e um pouco de tempo.

Características e benefícios

Fazer um fumeiro é um processo muito menos complicado e demorado do que pode parecer à primeira vista. Claro, tudo depende do tipo que o proprietário decida instalar em seu site, mas algumas opções podem ser feitas de forma independente por apenas alguns minutos. Na maioria dos casos, um fumeiro caseiro custará muito menos do que um comprado. Pode ser feito de sucata, de coisas velhas que não são mais usadas na casa, mas que mantiveram suas propriedades.

Um fumeiro bom e confortável, que corresponda ao tamanho e volume dos desejos do residente de verão, pode ser feito rapidamente com as próprias mãos diretamente na casa de verão.

As madeiras correctamente seleccionadas para fumar e o regime de temperatura permitem-lhe criar no seu sítio iguarias totalmente únicas no sabor e no aroma, iguais às que são muito difíceis de encontrar nas prateleiras das lojas.

Tipos e propósito

Existem duas variedades principais de fumantes, uma adequada para fumar a quente e a outra para fumar a frio. Eles diferem uns dos outros principalmente na tecnologia de fabricação dos próprios fumantes e na temperatura mantida nas câmaras de fumo. Os produtos, dependendo do método de defumação, também terão sabores ligeiramente diferentes. Com igual sucesso, esses defumadores podem ser usados ​​para defumar carne, caça, peixe, bacon e linguiças.

Em primeiro lugar, vale a pena considerar os fumeiros a frio. Sua principal característica é uma longa chaminé alongada, que permite a combustão completa dos gases de combustão.

Esses fumeiros, além da chaminé, têm duas unidades principais: uma fornalha e uma câmara de fumo. Todas as substâncias nocivas se depositam nas paredes da chaminé, e a carne adquire uma fumaça aromática quase imperceptível. Para fabricar um produto dessa forma, leva-se de três dias a uma semana, e a vida útil dos produtos feitos com o auxílio desses fumódromos pode ser, em média, de três a doze semanas.

Em fumódromos projetados para defumação quente, os alimentos são cozidos muito mais rápido: todo o processo leva de um quarto de hora a várias horas, tudo depende do tamanho do produto original. Nos fumódromos deste tipo, costuma-se utilizar não lenha, mas aparas especiais, o que determina algumas das características estruturais. Portanto, a fornalha nesses fumódromos está localizada diretamente sob a câmara mais vedada destinada a fumar.A estanqueidade desta câmara garante o aquecimento uniforme de toda a massa do produto.

Além disso, existem fumódromos universais, que são um cruzamento entre fumódromos quentes e frios.

Além do fumeiro fixo, existem também fumódromos de campismo ou minifumares portáteis: exteriormente assemelham-se a uma caixa com tampa. Um design tão simples é muito conveniente: você pode levá-lo com você, por exemplo, em uma viagem de pesca ou em um piquenique.

Do que você pode construir?

Para fazer um fumeiro com as próprias mãos, você pode usar muitos meios improvisados ​​- utensílios domésticos que já cumpriram sua pena, que são trazidos ao país em grandes quantidades na esperança de um dia encontrarem uma utilidade.

Um barril de madeira é adequado para a câmara do fumeiro.e quanto maior, melhor, mas para uma pequena produção doméstica basta um recipiente com um volume de 50-100 litros. No entanto, é importante lembrar que em nenhum caso você deve escolher espécies de árvores resinosas e produtoras de alcatrão. Abeto, pinho, bordo e bétula definitivamente não são adequados. As melhores opções são árvores como cerejeira e macieira, carvalho ou amieiro.

Além do barril, você pode usar qualquer caixa grande de metal: uma geladeira velha também serve (isso permitirá que você combine um gerador de fumaça e uma secadora em um bloco). Você pode fazer uma câmera, por exemplo, de um fogão a gás. No final, um balde de metal comum, uma panela velha, frascos, um bix médico ou até mesmo um extintor de incêndio antigo pode servir como um recipiente para um fumeiro portátil: duas grades são inseridas dentro, entre as quais haverá carne ou peixe, e o fundo é coberto com uma fina camada de serragem.

Porém, com a utilização de elementos metálicos na fabricação de um fumeiro, vale a pena dar preferência aos itens de "aço inoxidável". Claro, este é um material bastante frágil e mais quebradiço, que é mais difícil de processar, mas tem uma série de vantagens indiscutíveis: em primeiro lugar, é resistente aos componentes químicos que a fumaça carrega em si e, em segundo lugar, não oxida em altas temperaturas e não enferruja, em terceiro lugar, é fácil limpá-lo de fuligem, fuligem e vestígios de graxa.

Se um fumeiro para o proprietário é um atributo necessário de uma área suburbana, você pode construir um fumeiro de tijolos sólidos. Suas dimensões corresponderão aos desejos do proprietário, o principal será garantir o fluxo correto de fumaça na câmara de fumo. Como fonte de aquecimento em tais fumódromos, costumam ser utilizados fogões, ligados à câmara por um cano.

Como preparar desenhos?

Se o fumeiro deve se tornar um elemento funcional da decoração de uma área suburbana, então, sem dúvida, os desenhos devem ser feitos por você. No entanto, se não houver necessidade, é melhor usar desenhos prontos. Isso é especialmente verdadeiro para não profissionais, pois ajudará a evitar erros e imprecisões. Mas mesmo neste caso, deve-se levar em consideração as dimensões do contêiner, que se decidiu usar para a câmera principal. Provavelmente, o esquema ainda precisará ser ligeiramente alterado.

Vale lembrar que os fumeiros a quente são convenientes devido ao seu pequeno tamanho, e os fumos a frio são bastante volumosos, porém permitem a confecção de produtos com sabor mais rico e com maior durabilidade. Os mini-fumantes distinguem-se pela simplicidade de design.

Componentes

Apesar da variedade de itens com os quais um fumeiro pode ser feito, cada projeto deve ter vários componentes indispensáveis ​​para tornar o processo de defumação conveniente e tecnologicamente correto. Além disso, durante o trabalho, você deve ter algumas ferramentas à mão - pelo menos uma máquina de solda e uma esmerilhadeira.

A câmara principal do fumeiro deve ter pelo menos uma grelha. Os produtos para fumar serão dispostos nele. Essa rede pode ser feita de um reforço fino.

A própria câmara de fumo deve ser vedada.Isso garantirá que o alimento seja aquecido de maneira uniforme e também evitará que a fumaça escape prematuramente. Além disso, se o tamanho do fumeiro permitir, você deve fornecer à câmara vários ganchos para fumar.

Sob a grelha deve haver uma bandeja para aparas fumegantes e serragem, e ainda mais baixo - uma caixa para cinzas. Também pode haver uma fonte de calor que forneça serragem fumegante. O terceiro elemento importante é a bandeja, na qual as gorduras e os sucos serão drenados; deve ser limpo após cada sessão de fumar.

Pode-se instalar o fumeiro no fogo, a gás e até, se as dimensões permitirem, no fogão elétrico.

O gerador de fumaça é um detalhe importante do projeto. É claro que os pequenos fumódromos que operam com o princípio da fumagem a quente o têm diretamente na câmara de fumo: a produção de fumaça é fornecida pela serragem, que cobre o fundo da câmara. Para os fumantes a frio, será necessário criar condições artificiais para a formação da fumaça, pois sua temperatura total não deve ultrapassar os 35 graus Celsius. Portanto, um elemento de aquecimento elétrico com um termostato embutido e sensores de temperatura é freqüentemente usado para esses geradores de fumaça.

Para melhorar a qualidade da fumagem (no caso de fumeiro do tipo quente), é possível instalar na estrutura um ventilador ou compressor adicional. Eles fornecerão um bombeamento adicional de fumaça mais poderoso, devido ao qual os produtos defumados irão aquecer e cozinhar mais rápido.

Às vezes, uma tampa com selo d'água é adicionada ao fumeiro: é uma pequena depressão localizada ao longo do perímetro da câmara de fumo em que a água é despejada. Este dispositivo cria uma barreira que impede o ar de entrar na câmara e não libera fumaça da câmara.

Instruções de montagem

A variedade de itens com os quais é possível fazer um fumeiro levanta questões legítimas sobre como fazer um fumeiro em casa de maneira adequada. Na verdade, conhecendo a tecnologia e os processos gerais aos quais os produtos são submetidos durante o processo de defumação, você pode desenvolver de forma independente não apenas um diagrama, mas também instruções de montagem passo a passo. No entanto, por exemplo, vale a pena considerar várias das opções mais comuns e convenientes para fazer fumódromos.

Construção de filme de polietileno mais simples

Para fazer esse fumeiro a frio, serão necessários dois metros de uma película bem densa, costurada em forma de saco. Um filme denso usado por residentes de verão para estufas e estufas é o mais adequado.

Em seguida, você precisa encontrar uma área plana de cerca de um metro quadrado no local. A plataforma é forrada com altas estacas de madeira para um tamanho de filme de cerca de dois metros de altura, e as próprias estacas são interligadas por finas vigas transversais para dar estabilidade à estrutura. Em seguida, as estacas opostas deverão ser conectadas com anteparas diagonais em aproximadamente 2 a 3 filas. Em seguida, os produtos preparados para fumar são pendurados nas hastes para que não entrem em contato entre si, e um saco plástico preparado é puxado para a estrutura - não para o próprio chão, sobrando um pequeno espaço.

Carvões em brasa são despejados sob a estrutura e cobertos com grama, após o que o filme é puxado até o solo e cuidadosamente fixado em todos os lados para esticar toda a estrutura.

Levará aproximadamente três horas para que os alimentos cozinhem nesse fumeiro, após o que o saco é removido e os alimentos ventilados. Peças particularmente grandes podem precisar ser fumadas novamente.

Fora do balde

Para fazer um modelo semelhante de um fumeiro, você precisará de um balde antigo. Uma ou duas grades de aço inoxidável são colocadas dentro dela. Se houver duas grades, a primeira, menor, é colocada a cerca de 10 cm do fundo do balde e a segunda um pouco mais alta.Em seguida, o fundo do balde é abundantemente polvilhado com aparas de madeira ou serragem.

O fumeiro de baldes está pronto, resta apenas colocar os produtos para defumação nas redes, colocar a estrutura no fogo e cobrir com uma tampa.

Do barril

A opção mais tradicional e simples é fazer um fumeiro caseiro a partir de um barril de madeira ou metal. O princípio de sua fabricação é o mesmo de um fumeiro de baldes; a principal diferença reside nas suas dimensões significativamente grandes, que permitem equipar o barril não só com grades, mas também com ganchos para fumar.

O barril pode servir de fumeiro para ambos os tipos de fumagem.o que pode ser muito conveniente. No primeiro caso, a fonte de calor - a lareira, deve estar localizada diretamente sob o barril. Para a fumagem a frio, o barril é instalado em uma fossa, para a qual é retirada uma chaminé (com aproximadamente dois metros de comprimento).

Você pode fazer uma versão mais complexa do fumeiro, para a qual não precisará de um, mas de dois barris.

A opção mais conveniente seria usar dois barris idênticos com um volume de aproximadamente 200 litros. Eles precisam ser soldados juntos em forma de "T". O cano inferior servirá de recipiente para a futura fornalha, uma abertura é cortada na lateral e uma porta é instalada. O obturador na parte inferior do forno permite ajustar a intensidade da combustão. O barril superior servirá como futura câmara de defumação: é necessário fixar nele com firmeza e firmeza uma grelha resistente, sobre a qual posteriormente serão dispostos os produtos defumados e, além disso, será possível assar churrasco. Além disso, ele pode ser usado como um forno, para assar pratos ou simplesmente embrulhar alimentos em papel alumínio na grade.

Para fumar, será necessário colocar um braseiro para serragem na fornalha inferior e acender uma fogueira por baixo. Às vezes, a serragem é despejada diretamente na lenha, mas esse é um método mais trabalhoso que requer monitoramento e atenção constantes. Caso contrário, a comida pode queimar e perder o sabor necessário.

Em seguida, resta apenas pendurar a comida na grade e colocar uma bandeja nela, na qual a gordura que goteja e os sucos serão coletados. Smokehouses são feitos de acordo com o mesmo princípio de um cilindro de gás antigo.

Da geladeira velha

Muitos residentes de verão preferem não se livrar de equipamentos velhos que não funcionam, mas levá-los para o campo. Se você salvar a geladeira que não funciona do enchimento elétrico e outros "interiores", a caixa restante pode ser transformada em um fumeiro confortável e espaçoso.

Deve ser feito um pequeno furo no telhado para a futura chaminé. Dentro da caixa, em níveis diferentes, devem ser instalados seis cantos aos pares, nos quais serão colocadas as grelhas para o palete e produtos e ganchos para fumar, bem como um palete para a gordura escoada dos produtos. Além de uma panela para gordura, você também precisará de um palete para serragem ou aparas; ele é instalado na parte inferior da estrutura.

Também é importante certificar-se de que a porta do refrigerador feche o mais hermeticamente possível e não permita que o excesso de ar entre na câmara.

Feito de metal

Este produto já requer uma abordagem mais séria, mas não é difícil prepará-lo sozinho. A forma mais simples e conveniente para o master é um retângulo, enquanto o aço inoxidável é o mais frequentemente preferido como material: é fácil de limpar, resiste bem a altas temperaturas e tem uma longa vida útil. Mas, ao mesmo tempo, "aço inoxidável" é bastante difícil de processar. Outro material a se observar é o aço laminado a frio: é bastante dúctil, resiste a temperaturas de até 650 graus Celsius, mas é suscetível à oxidação e ferrugem.

Por si só, esse desenho se assemelha a uma caixa, cujas paredes são soldadas nos cantos com grades instaladas.

Para começar, você precisa de duas folhas de metal, uma das quais está dividida em quatro partes, que serão as mesmas se você planeja fazer um fumeiro quadrado. Você pode dividir a folha com um moedor. Em seguida, em um ângulo de 90 graus (para isso, utiliza-se um ângulo de carpintaria), as folhas são soldadas entre si, formando uma caixa. Para garantir a estanqueidade do futuro fumeiro, também será necessário ferver as costuras internas da câmara. A parte inferior do fumeiro é cortada de outra folha de metal e soldada à caixa da mesma maneira.

Finalmente, você pode começar a fazer a tampa da câmera. Para fazer isso, o moedor cortou quatro tiras idênticas de uma folha de metal (melhor do que o aço inoxidável) um pouco maiores do que as características da parte externa da caixa. Em seguida, a tampa resultante é soldada.

Os últimos detalhes serão os fechos inferiores para a instalação da panela, onde serão coletados os sucos e gorduras, e os superiores - para a colocação de ganchos nos quais se suspendem banha, carne, peixe ou linguiça. Também vale a pena prender algumas alças nas bordas do fumeiro para facilitar o transporte.

Um fogão elétrico convencional pode ser usado como fonte de calor para esse fumeiro. Se forem necessárias temperaturas mais altas, o fumante pode igualmente ser colocado sobre o fogo.

De um cilindro de gás ou extintor de incêndio

O processo de fazer um fumeiro a partir de uma botija de gás é um tanto complicado, mas é bastante adequado para quem tem essa coisa completamente desnecessária na fazenda e quer encontrar pelo menos alguma utilidade para ela.

Para começar, vale a pena observar as precauções de segurança, liberar o gás restante do cilindro e, a seguir, serrar cuidadosamente a válvula de liberação. O resto da gasolina também é drenado do cilindro para qualquer recipiente de metal e queimado. Em seguida, o balão é bem enxaguado, uma porta é cortada em sua parede por onde os alimentos serão colocados dentro. As dobradiças são soldadas no local do recorte, no qual a porta será mantida. Tiras de metal são cortadas da parte inferior do cilindro e metade da parte inferior é cortada para fornecer ao futuro fumeiro uma fornalha. Por fim, a própria fornalha é feita de folhas de metal e soldada ao cilindro, após o que toda a estrutura deve ser calcinada no fogo.

De tijolo e pedra

Esse fumeiro é fácil de fabricar, mas bastante complexo em seu design. Na construção, não é necessário utilizar trituradora e soldadora, porém, o menor erro na localização da chaminé pode inutilizar o fumeiro acabado. A vantagem deste fumeiro é que pode ser adaptado para métodos de defumação a quente e a frio: um design semelhante de dois modos revela-se muito conveniente e multifuncional.

Primeiro, você precisa preparar a base para o futuro fumeiro. Devido ao fato de os tijolos e as pedras serem pesados, é impossível montar tal estrutura diretamente no solo: a terra pode assentar e a estrutura será destruída. Não será supérfluo fortalecer a fundação com uma rede de reforço.

Depois, quando a fundação estiver pronta, pode-se começar a colocar a faixa inferior das paredes, e em seguida - fazer a chaminé do túnel. Seu comprimento é de aproximadamente dois metros, e o cachimbo em si é bem isolado para oferecer a possibilidade de fumar tanto a frio quanto a quente. Qualquer isolamento mineral que resista a altas temperaturas pode ser um material isolante. Por exemplo, lã de vidro é adequada.

Por si só, a estrutura do futuro fumeiro deve permanecer oca. Isso pode ser levado em consideração e futuramente utilizar nichos vazios para estocagem de estoques de serragem, lenha, etc. As maiores temperaturas serão observadas diretamente na fornalha e no forno, portanto, deverão ser feitas de tijolos refratários. Os restantes pormenores do fumeiro podem ser dispostos com quaisquer outros tipos de tijolos, mesmo os decorativos.

Finalmente, a construção da segunda correia de tijolos pode ser iniciada.Será necessário separá-lo do primeiro com uma mesa de concreto plana ou laje de concreto. Assim como no caso da fundação, será melhor reforçar a camada com uma grade de reforço de aço. Duas câmaras se destacam, uma das quais servirá como câmara de fumar e a segunda servirá de base para o forno russo.

Depois disso, o próprio forno é construído em cima. Como sempre haverá altas temperaturas aqui, como mencionado acima, ele deve ser construído com tijolos refratários. A vantagem deste design é a sua versatilidade: não só servirá como fonte de calor para o fumeiro, mas também permitirá que você cozinhe alimentos e até mesmo prepare um churrasco.

Após a construção da fornalha, uma câmara de fumaça é construída ao lado da chaminé: pode dispensar qualquer acabamento adicional. A única coisa que precisará ser fornecida com uma porta hermeticamente fechada, de preferência de madeira, feita de árvores decíduas; uma cerejeira ou macieira é o ideal.

Em seguida, quando a câmara de fumaça é construída, um cachimbo é fixado na parte superior, o que garante a remoção da fumaça. Ajustar a tiragem no cano permitirá ao proprietário produzir defumação fria e quente no mesmo fumeiro - tudo dependerá da intensidade da queima da serragem na fornalha. Em fogo baixo e com amplo diâmetro do cachimbo, a fumaça terá tempo suficiente para resfriar a fim de garantir a fumaça fria; se você limitar a tiragem no cachimbo e aumentar a intensidade da combustão, será realizada a fumagem a quente.

Chaminé

A construção de uma chaminé para um fumeiro fixo é uma etapa importante que deve ser considerada separadamente. Não vale a pena fabricá-lo com tijolos e outros materiais porosos, pois o tijolo absorverá ativamente as substâncias nocivas da fumaça e da umidade que passam por ele. O acúmulo dessas substâncias, com o tempo, adquirirá um odor desagradável, o que afetará adversamente a qualidade dos produtos preparados no fumeiro.

O metal é o mais adequado para a chaminé, mas mesmo neste caso terá de ser limpo regularmente, para retirar a fuligem acumulada nas paredes.

Muitos proprietários de fumódromos preferem uma chaminé cavada no solo: Assim, o solo resfria qualitativamente a fumaça (o que é especialmente preferível para a fumaça a frio) e também absorve a condensação formada nas paredes. As bactérias e microorganismos do solo reciclam os perigosos agentes cancerígenos contidos neste condensado.

Para o fabrico de um fumeiro com tal chaminé, na casa de veraneio existe ou é vertida artificialmente uma plataforma com uma ligeira inclinação, que posteriormente fornecerá fumo natural ao fumo. A fornalha do fumeiro está localizada sob a encosta, e uma pequena ranhura é cavada na própria encosta - a futura chaminé. Ele é coberto com chapas de ferro, sobre as quais é derramada uma camada de terra, projetada para criar um melhor isolamento térmico. Essa chaminé é levada até a câmara de fumo.

No próximo vídeo, você verá como fazer um fumeiro de barril com as próprias mãos.

Qual é a melhor localização?

Encontrar o local certo para o seu fumeiro fixo é muito importante: não é uma pequena estrutura portátil que pode ser guardada em casa ou na garagem e retirada conforme a necessidade.

Na hora de escolher o local, vale lembrar que uma grande quantidade de fumaça sairá do fumeiro, que não deve entrar nos alojamentos do país. Além disso, substâncias nocivas podem danificar árvores e outros espaços verdes. Portanto, será muito difícil encontrar o local ideal a sotavento e, além disso, é puramente individual para cada casa. Os produtos resultantes podem ser armazenados na adega, desde que o ambiente esteja seco e fresco.

Dicas de uso e cuidados

Um fumeiro adequado deve levar em conta três pontos principais, e o residente de verão, ao construir tal estrutura, também deve se lembrar deles. Em primeiro lugar, o aquecimento e a fumigação uniformes devem ser realizados na câmara de defumação.Em segundo lugar, a própria fumaça para fumar deve ser muito leve, não contendo substâncias nocivas e produtos de decomposição pesados ​​que podem dar à carne um sabor desagradável. Em terceiro lugar, a estrutura deve ser vedada para garantir a penetração uniforme da fumaça em todas as camadas de carne; geradores de fumaça adicionais podem servir ao mesmo propósito.

Já agora, o gerador de fumo pode ser montado sozinho. Um corpo é feito de uma lata de metal, um orifício é feito no fundo para a ignição dos cavacos e a parte superior é fechada hermeticamente com uma tampa. Um cooler de um computador pode se tornar um compressor. Toda a estrutura é montada com ar de soldagem, restando acender a serragem ou lascas e ligar o refrigerador. A peculiaridade do gerador de fumaça é que o resfriador embutido não empurra a fumaça, mas a puxa. Portanto, deve ser conectado diretamente ao fumeiro.

O desejo é um pré-requisito para fumar. Não basta simplesmente colocar o produto em uma câmara cheia de fumaça. Caso contrário, a carne / peixe irá simplesmente evaporar e, como resultado, adquirirá um sabor residual desagradável. Isso é fundamental para o fumo a frio, no caso do fumo a quente tudo é um pouco diferente, mas você ainda deve seguir esta regra.

Para dar à carne um sabor rico, você deve prestar atenção especial à seleção das espécies de árvores corretas, cujas toras ficarão mais perfumadas quando queimadas.

Por exemplo, você não deve usar exclusivamente toras de bétula no fumeiro, pois a carne pode ficar com um gosto amargo indesejável. E os troncos de bétula primeiro precisam ser descascados da casca. Além disso, é categoricamente impossível usar árvores coníferas para fumar. Isso se deve ao abundante conteúdo de resina. É melhor adicionar galhos de zimbro e folhas de cereja aos toros: eles darão um sabor agradável à carne. Se houver necessidade de dar uma determinada cor à carne, também é possível usar certos tipos de árvores. O mogno dará à carne um tom dourado, o amieiro e o carvalho darão uma cor amarelo escuro e as madeiras nobres darão um tom amarelo dourado.

Em geral, as árvores frutíferas, como maçãs e peras e cerejas, apresentam os aromas mais agradáveis. Isso é especialmente conveniente para jardineiros, que podem usar galhos de árvores antigas como fumeiro diretamente de seu local.

Além disso, diferentes espécies de árvores são usadas para diferentes tipos de carnes defumadas: mesmo que esses tipos de árvores não cresçam em sua casa de verão, não será difícil comprar os chips apropriados na loja. Assim, as batatas fritas de amieiro continuam a ser as mais versáteis, nas quais quase toda a carne, bacon, peixe e mesmo vegetais são fumados. A serragem de carvalho é usada principalmente para carne vermelha e caça. O salgueiro e a bétula, que têm um sabor amargo específico, são usados ​​para fumar caça grande como o alce ou o urso. E nas cerejas e maçãs mais macias, queijos, nozes, vegetais e frutas são defumados.

A lenha e os pedaços de madeira adicionados à lareira para o aroma não devem ter mais de 5 a 10 cm de tamanho. Os pedaços maiores são mais difíceis de aquecer a ponto de começarem a carbonizar.

Antes de colocar a lenha no fogo, não será supérfluo umedecê-la ligeiramente: a madeira crua exala fumaça abundante, o que é muito importante para os fumantes. No entanto, não exagere na umidificação: se for gerado muito vapor, os produtos ficarão encharcados, o que reduzirá significativamente sua vida útil. Além disso, para se obter fumaça em abundância, após a formação dos carvões no forno, vale fechar a válvula do tubo. Nesse momento, a combustão ativa é interrompida, mas a serragem formando fumaça começa a arder.

Para melhorar a qualidade do produto, é melhor fornecer ao fogo um suprimento ativo de oxigênio. Ao mesmo tempo, é impossível abanar a chama no fumeiro: é importante que a lenha arde, mas não queime.

É muito importante fornecer aos produtos fumados um fornecimento contínuo de fumo desde o início da cozedura até ao fim. Isso deve ser levado em consideração ao colocar pedaços de carne ou peixe de diferentes tamanhos no fumeiro: os pequenos ficam prontos muito mais cedo do que os grandes. Para este último, será necessário despejar adicionalmente serragem e aparas no palete, mantendo assim uma temperatura constante. No entanto, não se esqueça do perigo de fumar excessivamente os produtos: o processo deve ser cuidadosamente monitorado e verificado periodicamente quanto à sua prontidão.

Outra forma que acelera significativamente o processo de defumação é a fervura preliminar da carne ou banha em água com sal e especiarias.

A temperatura ideal dentro da câmara de fumo deve oscilar entre 60-90 graus Celsius. Mesmo sem sensores de temperatura, é bastante simples ajustar a temperatura: a água em um pequeno recipiente colocado na tampa da câmara de fumo não deve ferver. Para a fumagem a frio, são escolhidas temperaturas ligeiramente mais baixas, para a fumagem a quente - as mais altas, às vezes chegando a 120 graus Celsius.

Aliás, você pode fumar não só carne, peixe, bacon ou linguiça. Nozes, vegetais e frutas defumados têm sabores interessantes. Os queijos defumados também merecem destaque. Tudo depende do regime de temperatura no interior do fumeiro e da serragem e cavacos utilizados no seu interior.

Antes do procedimento de defumação, é melhor colocar os produtos por algum tempo em uma cabine de secagem separada, o que permite que você se livre do excesso de umidade e, assim, aumente a vida útil do produto. É fácil de fazer você mesmo: basta pegar uma caixa volumosa com uma tampa bem fechada, na lateral da qual é inserido um leque. Antes de colocar o produto no armário, é melhor pré-salgar. No armário, ele vai passar de um a três dias até que esteja completamente seco.

Os grandes fumódromos fixos podem ser instalados apenas no país ou, no caso de residir no setor privado, no território do seu domicílio. Tais estruturas requerem muito espaço livre, além de produzirem muita fumaça que pode prejudicar as plantas, entrar na casa e incomodar os vizinhos.

Antes de iniciar o funcionamento ativo do fumeiro, é realizado um procedimento de "fumar" sem alimentos. Graças a isso, a câmara fica saturada com o cheiro natural da fornalha e os alimentos vão adquirir o melhor sabor e aroma no futuro.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário