Secador de peixes: tipos, sutilezas de escolha e uma master class sobre como fazer
No verão, os pescadores em grande número acabam por ser donos de uma boa pesca. A principal tarefa nesta situação é a capacidade de preservar o troféu por muito tempo. A secagem do pescado pode ser uma solução para a dificuldade, o que evitará a deterioração do produto pelos próximos 8-12 meses. Mas, para secar, você precisa de um secador especializado. Pode ser adquirido em qualquer loja especializada ou feito com as próprias mãos. Para tal, você precisará de uma pequena quantidade de diferentes materiais e ferramentas.
O que é isso?
Este é um dispositivo de secagem de peixe especializado que pode ser adquirido em lojas especializadas. Os secadores diferem em capacidade, aparência, opções, design e custo. Ao adquirir uma instalação, deve-se ter em mente que há uma série de modificações de fabricantes nacionais e estrangeiros.
Visualizações
O dispositivo de secagem mais simples é considerado um fio esticado sob o toldo ou uma corda comum para secar roupas. Para se proteger das moscas, uma rede (ou pano de gaze) é simplesmente pendurada no peixe. Pendurar uma barata, carpa cruciana ou dourada é permitido tanto em ganchos de arame, de clipes de papel comuns, quanto em prendedores de roupa para linho. Este método se destaca por sua simplicidade, mas é ideal para uma única captura de peixes em uma área suburbana ou durante uma caminhada. Quando a lição é colocada na "esteira" e boas capturas são constantes, você precisa pensar em um design relativamente decente.
O equipamento de secagem de peixes pode ser simbolicamente dividido em dois grandes grupos:
- móvel transportável (portátil);
- estacionário.
Cada um desses designs tem suas próprias vantagens. Os primeiros podem ser usados em qualquer lugar: da margem do rio à loggia do apartamento. Outros podem ser listados para secar armários, na maioria dos casos eles são usados não só para peixes, mas também para secar frutas, ervas, vegetais, secar carne e outros fins alimentares. Você pode simplesmente secar o peixe ao ar livre, ou pode organizá-lo com a injeção forçada de massas de ar. por meio de um leque. Ao mesmo tempo, o processo de secagem é muito mais rápido e o produto é preparado de forma mais proporcional. Na estação fria, a secadora pode ser equipada com aquecedores elétricos, que, por sua vez, também permitem cozinhar rapidamente o peixe para consumo.
Uma característica das câmaras de secagem também é o número de compartimentos. Via de regra, são utilizados os tipos de seção única, mas existem secadores com um número considerável de seções, em algumas modificações seu número chega a 5 seções. Vamos considerar alguns modelos com mais detalhes.
Modelos de fábrica
Das modificações de fábrica, 2 opções podem ser distinguidas. O primeiro é implementado estruturalmente na forma de um gabinete alto feito de tubos de aço coberto por uma tela. Amostras semelhantes são produzidas por várias empresas sob as marcas comerciais Kedr e Mitek. Outro exemplo interessante é a instalação de dois níveis do IdeaFisher ECO-2. Este design dobrável também é pequeno e portátil. Além disso, com base nas condições, funciona tanto suspenso como colocado no chão ou na mesa.
Secadoras caseiras
Da massa de dispositivos para secar peixes, segue-se observe os seguintes designs caseiros:
- quadro;
- dobrando;
- estacionário;
- suspenso;
- secador elétrico;
- com um ventilador;
- móvel (portátil).
Mas não é só isso que os mestres homebrew são capazes.
Em primeiro lugar, é necessário esclarecer onde exatamente será realizada a secagem. Se estiver debaixo de um dossel, toldo ou no sótão de uma casa individual, não existem dificuldades com as dimensões. Se numa das salas, na loggia ou varanda de um edifício de vários pisos, devem ser planeados os parâmetros do futuro equipamento do secador, a partir da possibilidade de o colocar nestas salas para secagem e posterior manutenção. Além disso, o tamanho e a quantidade de peixes capturados na última viagem de pesca devem ser levados em consideração. Ou, equilibre essas condições para futuras capturas. Se a área for muito pequena, é necessário analisar as modificações dos secadores de dobrar e pendurar.
Depois de estabelecer as dimensões exigidas, você precisa decidir sobre a escolha dos materiais de fabricação.
Materiais (editar)
É necessário que materiais de aço ou madeira sejam utilizados para a confecção da estrutura. Assim, será possível praticá-lo por mais de um ano. O esqueleto deve ser estável. Para que a fixação seja de alta qualidade, ela deve ser fixada com componentes resistentes (parafusos). No topo, a base é forrada com um tecido fino (chiffon) para que o peixe seque ao ar livre. Devido à livre circulação do ar dentro da estrutura, os produtos secam muito mais rápido.
Como escolher?
Tendo investigado todas as modificações dos secadores, a esmagadora maioria dos pescadores confia nas amostras penduradas testadas pelo tempo, que são realizadas a partir de uma estrutura de metal e um tecido de malha de náilon. As principais vantagens desse material são a resistência estrutural durante a secagem, a proteção dos peixes do contato desnecessário com as moscas e a experiência acumulada ao longo de décadas. A estrutura contém vários níveis, garantindo assim a entrada de ar puro para a produção de produtos alimentares de alta qualidade e não perigosos. Para secar o peixe após a pesca, você pode usar amostras penduradas de várias empresas.
- "Três baleias". É um conhecido fabricante nacional que realiza a produção e venda em série de tudo o que é necessário para a caça e a pesca.
- Sport-Fish. Trata-se de um produto estrangeiro, igualmente procurado por pescadores iniciantes e profissionais. É uma amostra multifuncional que, além de secar peixes, pode ser utilizada para secar vegetais, frutas, cogumelos.
- "Cedro". Para facilitar a vida dos pescadores, a empresa Kedr também criou uma versão de caminhada da rede para secar peixes. A sua estrutura é robusta e durável, permite secar peixes em viagens longas ou em casa de veraneio.
- Secador elétrico de peixes. Todas as modificações acima são controladas manualmente, ou seja, o efeito necessário depende exclusivamente do fator humano. Na verdade, esse dispositivo pode ser recriado em casa, usando várias conchas de gaze, travessas de madeira (aço). O peixe precisa não só ser capturado, mas também pendurado, junto com isso é necessário um monitoramento constante - um processo natural de sua secagem. Para agilizar a obtenção do resultado final, é desejável utilizar as modificações mais avançadas - secadores elétricos. Estas instalações inovadoras são muito mais caras, mas no menor tempo possível permitem desfrutar do sabor memorável do peixe seco.
Como fazer isso?
Então chegamos à parte divertida. Vamos falar sobre como um secador de peixes será construído com nossas próprias mãos. Deve-se notar imediatamente que existe um grande número de dispositivos desidratadores.É muito difícil falar sobre todas as variedades de estruturas feitas por você mesmo dentro da estrutura de um artigo, uma vez que a imaginação dos Kulibins domésticos é realmente inesgotável. Em formação! Desidratador, traduzido literalmente do latim, significa "desidratador", ou seja, o mesmo que secador.
Modelos de Wireframe
Na maioria dos casos, os aparelhos caseiros são feitos na forma de uma caixa de madeira coberta com uma rede mosquiteira. E uma das mais comuns é considerada uma variação com dimensões de 500x500x500 milímetros. Na fase inicial de fabricação, é necessário preparar a quantidade necessária de blocos de madeira, processá-los com lixa e cobrir com solução conservante. O revestimento é obrigado a proteger o dispositivo da umidade e do sal, mas ao mesmo tempo não emite fumos negativos que o produto secante pode absorver.
Em seguida, conforme desenho preliminar, é montado o esqueleto do futuro secador. Parafusos auto-roscantes e cantos de ferro são usados para a montagem. Para criar tal caixa, você precisa seguir uma série de etapas.
- Marque a madeira e corte-a com uma serra de vaivém ou uma serra manual.
- Depois disso, usando uma chave de fenda, cantos e parafusos, monte o quadro.
- As partições de reforço são colocadas em todos os lados.
- Um cabo é preso às paredes laterais (na verdade, o peixe é seco nele).
- Em seguida, é necessário processar a caixa com um repelente de insetos.
- Deve-se embeber o material e secar, só então a caixa pode ser envernizada. É absolutamente necessário aplicá-lo em 2 camadas com intervalo de 4 horas.
- É necessário instalar espaçamentos especializados na parte inferior da caixa.
- A moldura da porta deve ser selada. Feito este trabalho, você terá uma caixa pronta para secar peixes, por onde nenhum inseto poderá passar.
- Recomendação! O secador estático pode ser instalado diretamente na parede.
- Depois que a base está pronta, eles absorvem a tensão da malha. Junto com isso, é necessário esclarecer como será feito o acesso ao interior. Para fazer isso, faça uma porta ou costure um zíper.
Outra opção para um produto caseiro semelhante é usar não uma tela de tensão como cortina, mas dispositivos de janelas de PVC modernas. Nesta versão, não é necessário fazer uma porta separada, mas usar uma moldura de um mosquiteiro pronto.
Secador de ventilador
Alguns dos modelos de secadores feitos por artesãos russos possuem leques em sua própria estrutura. A troca de calor do ar em tais desidratadores permite acelerar o processo de secagem. Esses dispositivos são criados a partir de uma variedade de recipientes de plástico ou algo como gabinetes fechados através dos quais um fluxo de ar é conduzido. Vamos analisar o processo de produção de um simples aparelho com ventilador. Para isso, precisamos:
- grande tanque de plástico - de 20 litros e mais;
- exaustor ventilado;
- grelha de ventilação;
- hastes de aço com roscas e porcas apropriadas;
- fechos para a grelha e ventoinha.
Trabalhamos na seguinte ordem:
- na tampa do tanque fazemos um orifício para a grelha de ventilação e fixamos;
- fixamos o ventilador da mesma forma em qualquer uma das extremidades laterais da caixa de plástico;
- no segmento superior do tanque fazemos furos para as hastes e as inserimos, fixando-as com nozes (neste local vamos pendurar peixes e carnes).
Se você quiser aumentar a temperatura ambiente em uma secadora, você pode usar tapetes elétricos. Esses produtos são vendidos em lojas de animais para répteis reprodutores.
Exemplos de sucesso
Apresentamos a sua atenção várias opções bastante interessantes criadas por artesãos domésticos. O método mais ingênuo e confiável para proteger os peixes dos insetos é fazer uma caixa de ripas e cobri-la com gaze ou malha de ferro.A gaze, é claro, pode ser trocada por um mosquiteiro comum. As dimensões da caixa dependem diretamente da quantidade de peixes e do seu tamanho, é claro. Se você vai secar sabrefish, rudd, roach ou algo semelhante, a caixa deve ser criada de forma não pesada. Em geral, é aconselhável criar uma caixa apenas uma vez e para qualquer tipo de peixe. Em outras palavras, multifuncional. Cubra com uma rede e pronto, esqueça os insetos para sempre. Para maior praticidade, faça uma das laterais com tampa para retirar o peixe seco acabado da caixa.
Um método não convencional de substituir a caixa: um guarda-chuva comum foi coberto com uma rede - e seque-o até sua saúde. E do sol escaldante, da chuva e dos insetos há proteção: três em um, por assim dizer.
Dispositivo para secar peixes em uma loggia ou varanda
Os dispositivos de suspensão diferenciam-se dos fixos porque, segundo o seu nome, são suspensos na parede, pelo que a sua altura e localização podem ser reguladas, o que é prático quando se procura um local mais adequado pela quantidade de vento ou sol. Você pode secar qualquer coisa nesse dispositivo: peixe, carne, cogumelos, frutas vermelhas e assim por diante.
Secador para peixes (desmontável)
Materiais:
- grades de ventiladores de chão - 3 peças;
- arame;
- ventilador (refrigerador) computador - 2 peças;
- fonte de alimentação do computador - uma peça.
Todos os materiais usados. Os resfriadores sopram uns contra os outros, criando turbulência não muito grande.
Para informações sobre como fazer um secador turbo de peixes, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.