Armários para fumar: dispositivos para fumar a frio e quente

Contente
  1. Tipos de fumo
  2. Especificações
  3. Frio
  4. Quente
  5. Semi-quente
  6. Como fazer você mesmo?

Os produtos fumados não só têm aroma e sabor agradáveis, mas também têm uma vida útil longa. Nas refeições em massa, o fumo natural é mais frequentemente substituído pelo processo de processamento com fumaça líquida. Os armários para fumar são dispositivos para fumar a frio e a quente. Eles permitem que você faça iguarias de peixe ou carne defumada em casa. Você só precisa comprar o equipamento adequado ou fazer você mesmo.

Tipos de fumo

O design da cabine para fumantes dependerá amplamente da finalidade específica deste equipamento. O dispositivo pode ter diferentes modos de operação dependendo da temperatura que precisa ser mantida dentro do gabinete.

Existem três tipos diferentes de procedimentos para fumar.

  • Quente. A temperatura da fumaça, neste caso, deve ser de pelo menos setenta graus. O valor máximo pode chegar a cento e vinte graus. Esse procedimento pode levar de quinze minutos a quatro horas, dependendo do tamanho dos produtos.
  • Semiquente. A temperatura deve estar entre sessenta e setenta graus. Desta forma, apenas produtos semiacabados muito frescos podem ser processados.
  • Frio. A temperatura da fumaça não deve ultrapassar cinquenta graus. O valor mínimo de temperatura permitido é trinta graus. Este procedimento leva muito tempo, que pode variar de várias horas a vários dias.

Especificações

O equipamento de fumar tem um design diferente e algumas características. O dispositivo da cabine para fumar depende totalmente do tipo de fumo a que se destina.

Os aparelhos de todos os tipos devem ter três funções principais.

  • Assegure o aquecimento uniforme dos alimentos. A temperatura e a fumaça no gabinete devem atuar uniformemente no produto semiacabado. Caso contrário, o sabor das carnes defumadas ficará estragado.
  • A fumaça na câmara deve ser leve.
  • O projeto deve garantir a penetração gradual da fumaça nos alimentos.

Frio

O equipamento de fumar de baixa temperatura consiste nos seguintes elementos principais:

  • Câmara de combustão;
  • armário para fumar;
  • chaminé.

Para a fabricação da fornalha, tijolos ou metal são usados ​​com mais frequência. O projeto da câmara deve permitir uma fácil limpeza das cinzas durante a defumação. Uma vez que uma fumaça de cor escura bastante corrosiva é emitida ao acender a lenha, um amortecedor de fumaça deve ser equipado na fornalha. Ele irá direcionar a fumaça para a chaminé ou retirá-la da cabine de fumaça para o exterior.

Como o processo de fumagem a frio não requer altas temperaturas, a cabine de fumagem pode ser feita com os materiais mais simples, por exemplo, alguns tipos de madeira ou aço inoxidável.

A única exceção são os materiais com alta porosidade, pois a fumaça e a umidade se acumulam nos poros, o que leva à formação de um odor desagradável na câmara.

A opção mais conveniente seria um barril de madeira ou metal. Um orifício é feito na parte inferior do produto para permitir que a fumaça entre na câmara. Para colocar alimentos na câmara de defumação dentro do barril, é necessário fixar grades de metal ou pendurar ganchos. Você pode usar uma serapilheira umedecida como tampa.

Uma característica distintiva do design dos dispositivos para fumar a frio é uma longa chaminé. Para a fabricação de tal estrutura, o metal é o mais adequado. No entanto, deve ser lembrado que a chaminé de metal requer limpeza regular da fuligem. Você pode cavar uma chaminé no solo, então o solo absorverá o condensado contendo substâncias cancerígenas.

Quente

A fumagem a quente ocorre a temperaturas bastante elevadas. Essa temperatura não é atingida pela queima de madeira, mas pela queima de cavacos especiais. O tempo de fumagem depende do tamanho do alimento, mas é em qualquer caso muito mais curto do que o tempo de tratamento com fumaça fria. A câmara de combustão em dispositivos de trabalho a quente deve estar localizada diretamente sob a câmara de fumo. A fornalha pode ser construída a partir de um queimador a gás para caldeiras ou um fogão elétrico.

A câmara de fumaça deve ser o mais estanque possível, o que permitirá que a fumaça seja aplicada uniformemente aos produtos semiacabados.

A estrutura de fechamento da câmara de fumaça pode ser equipada com um selo d'água. É uma pequena depressão de acordo com o tamanho da câmara e da tampa. A água é despejada no tanque resultante. De cima, a estrutura é fechada com uma tampa. Isso cria uma barreira que protege a câmera do ar externo e não libera fumaça de dentro.

Ganchos ou grades para produtos são colocados dentro da câmara de defumação. A grelha pode ser feita por si ou pode levar um produto de churrasco. Um elemento indispensável da câmara para o processamento da fumaça quente é um recipiente para pingar gordura e suco de produtos semiacabados. O palete deve ser facilmente removido do equipamento, pois deve ser limpo periodicamente da sujeira acumulada.

Semi-quente

Os dispositivos para fumar semi-quente têm o design mais simples. Na maioria das vezes, esse tipo de equipamento é usado para processamento doméstico de produtos de carne e peixe. Pode ser construído a partir de um fogão a gás com capuz ou de uma caixa de aço. A espessura das paredes da caixa de aço inoxidável deve ser de no mínimo um milímetro e meio, de aço preto - três milímetros.

A caixa de fumar deve ser equipada com tampa, recipiente para coleta de gordura e grades para alimentos. Os chips são despejados no fundo do armário, após o que o produto é colocado sobre o fogo. As aparas ardem quando expostas a altas temperaturas, formando fumaça na câmara. Pode ser feito um pequeno orifício na tampa do produto para que saia uma pequena quantidade de fumo ao fumar.

Como fazer você mesmo?

Fazer um fumeiro com suas próprias mãos para um método específico de processamento de produtos semiacabados de carne e peixe não será particularmente difícil. Só é importante saber como o dispositivo funciona para este ou aquele tipo de fumo. Instruções prontas e desenhos de equipamentos podem ser facilmente encontrados na Internet.

O dispositivo de tratamento de fumaça fria é geralmente feito de um barril de madeira ou metal. Os dispositivos feitos de madeira são convenientes porque podem ser isolados por dentro, ao contrário dos produtos de metal. Qualquer material que não emita substâncias tóxicas quando aquecido pode servir de aquecedor: lã de celulose, lã mineral, feltro. As estruturas de trabalho a quente são feitas melhor em aço inoxidável.

Como exemplo, vale a pena considerar um projeto caseiro de um gabinete de baixa temperatura de um barril com um volume de 100-200 litros. A parte superior do tanque é totalmente cortada, sendo feito um orifício na parte inferior para a ligação da chaminé. Uma bandeja para coleta de gordura pode ser feita a partir da parte cortada do barril. Para produtos semiacabados na câmara, é necessário fazer uma grade ou pendurar ganchos em hastes de reforço.

A tampa da câmara é melhor feita de madeira. 5 a 10 orifícios são feitos no produto para que a umidade escape. Você pode usar estopa em vez de uma tampa de madeira. Antes de começar a fumar, o material deve ser umedecido em água fria e bem espremido.

Para obter informações sobre como fazer uma arca para fumar faça-você-mesmo, veja o vídeo abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário