Smokehouse from the refrigerador: damos vida a ideias originais
Muitas pessoas adoram carnes defumadas devido ao seu sabor único e à possibilidade de armazenamento por longo prazo. Os gourmets muitas vezes ofuscam a variedade oferecida nos pontos de venda, optando por produtos defumados em casa. Em primeiro lugar, quando cozinha sozinho, pode definir os parâmetros de fumar ao seu gosto. Em segundo lugar, sempre haverá uma confiança clara na qualidade das matérias-primas utilizadas. Em terceiro lugar, o custo dessas iguarias será muito menor do que o preço da loja.
Claro, para começar a fazer carnes defumadas em casa, você precisa do próprio fumeiro. Pode ser comprado, mas é muito mais fácil fazê-lo sozinho por meios improvisados bastante inesperados. Por exemplo, uma geladeira velha pode ser usada para fazer um fumeiro quente ou frio. Abaixo está uma instrução detalhada.
O que é necessário para isso?
Quase todo morador do nosso país tem uma geladeira velha na varanda, na garagem ou no campo, enviada depois de comprar uma nova. Normalmente é usado como um armário para coisas desnecessárias ou não. É precisamente essa unidade com um corpo de metal que é necessária para transformá-la em um fumeiro. Vale lembrar que para a reforma será necessário um refrigerador soviético, já que tais unidades são de metal, e os modelos modernos são de plástico, que, ao ser aquecido, emitirá substâncias tóxicas - não é recomendável fumar produtos neles.
Além disso, você também precisará de tijolos refratários e uma folha de metal (tampa) para a câmara de gravetos, bem como um tubo de metal ou plástico (de preferência com uma joelheira) não menor que 4 m de máquina de lavar velha.
Antes de prosseguir com o processo de retrabalho do equipamento, você precisa remover todas as peças internas e externas dele: divisórias, tampas, placas, peças de plástico e borracha - será utilizada apenas a carroceria. Após a remoção de todas as vedações, o refrigerador não fixará mais a porta na posição fechada, portanto é recomendável prender um gancho ou trava com antecedência.
Futuramente, o fumeiro poderá ser pintado em sua cor preferida ou decorado com elementos decorativos a seu critério.
Processo de manufatura
Primeiro, você precisa fazer furos nas paredes laterais da caixa para prender ganchos, racks e bandejas. O número e a distância entre os furos deverão ser determinados de forma independente, dependerão do modelo do refrigerador e do tamanho das grades ou prateleiras nele fixadas. Só podem ser utilizadas grelhas de aço inoxidável, caso contrário, ao ser aquecido, o material pode oxidar e deixar os alimentos a cozer com um sabor desagradável.
Além disso, na parede superior, você precisa fazer um furo para o tubo da chaminé. Será utilizado durante o acendimento inicial do fumeiro, após o qual o cachimbo é fechado com uma tampa. O diâmetro da chaminé não deve ser muito grande para que a fumaça passe em um fio fino, caso contrário, o tempo de cozimento das carnes defumadas será o dobro. No fundo da geladeira, é necessário instalar uma bandeja especial com pernas para escoar a gordura.
Opcionalmente, no centro da futura câmara de fumar, você pode colocar um recipiente adicional feito de metal inoxidável, onde vários orifícios são pré-perfurados - esta é uma câmara de fumar secundária, cuja tarefa será fornecer circulação de ar adicional para transmitir um aroma indescritível aos produtos.
Existem dois tipos de fumódromos: não voláteis e consumidores de energia.
Nos fumódromos que consomem energia, a eletricidade é utilizada durante o funcionamento, para o qual é instalado um fogão elétrico na parte inferior do corpo. Por cima é imprescindível cobri-lo com uma chapa de aço com pelo menos 5 mm de espessura. Posteriormente, o material de partida é colocado na superfície do aço. Se não for possível encontrar uma chapa de aço, podem ser adaptadas panelas velhas para isso. Se a geladeira usada tem fundo inclinado, sob a qual é inconveniente substituir o fogão elétrico, basta virar de cabeça para baixo.
Antes de conectar o fogão na tomada, feche a porta da geladeira com mais força para evitar o risco de ignição da matéria-prima devido ao influxo de oxigênio.
Para obter um fumeiro não volátil, deve-se fazer um orifício na parte inferior do corpo, por onde entrará um tubo de cerca de 10 cm de diâmetro. O tubo deve ter uma ligeira inclinação para criar tração.
É melhor cavar completamente o próprio tubo no solo, ele servirá como um refrigerador natural. A outra extremidade da chaminé leva a uma fornalha feita de um recipiente de ferro. A fornalha também deve estar localizada em um recesso no solo, de nível mais baixo que o corpo do próprio fumeiro. Para uma cava destinada a uma fornalha, não é necessário preparar uma fundação, basta apenas dispor suas paredes com tijolos endurecidos ou uma folha de metal refratário.
Este fumeiro eletrostático funciona segundo o princípio do fumo a frio. Os produtos assim preparados são recomendados para uso médico, uma vez que o processo de fumagem não libera carcinógenos e outras substâncias nocivas. Para fazer um defumador de fumaça a quente não volátil, a câmara do forno deve estar localizada diretamente sob a parte inferior do corpo do refrigerador, mas apenas se a parte inferior for feita de metal fino.
Para iluminar esse fumeiro, é necessário usar lascas aromáticas úmidas, que são colocadas no fundo da câmara. O material inicial úmido não se inflama com o aquecimento da câmara e produzirá a quantidade necessária de fumaça.
A primeira etapa do processo de defumação é acender o fogo na fornalha e aguardar o surgimento das brasas. Logo que estejam prontos, devem ser recobertos com uma folha de metal, sobre a qual é colocada uma serragem de madeira perfumada. Depois de pendurar os produtos para fumar no corpo do fumeiro, é necessário fechar bem a porta do refrigerador e a tampa da fornalha - este é um pré-requisito para fumar em casa de alta qualidade.
Recentemente, tem havido muitas recomendações para melhorar o desenho de um fumeiro caseiro com cachimbo, uma vez que a qualidade da fumagem nele depende fortemente da qualidade da lenha utilizada. Se você usar madeira úmida durante a queima, a condensação se acumula no corpo do fumeiro na saída e uma crosta desagradável nos próprios produtos.
Como solução, propõe-se fazer uma fornalha de duas câmaras, onde o fogo é aceso na primeira câmara e lascas de madeira aromática ardem na segunda. Além disso, neste caso, a qualidade da ignição usada é absolutamente irrelevante: a fumaça necessária é obtida diretamente dos fragmentos em combustão. Não se esqueça de que você não pode usar agulhas de pinheiro para fumar.
Usar um fumeiro no verão é tão fácil quanto descascar perasno inverno, pode ser difícil manter a temperatura interna. Um tecido incombustível ajudará a lidar com a perda de calor: você pode simplesmente cobrir a geladeira com ele enquanto fuma. O melhor é colocar o fumante em local protegido do vento.Além disso, recomenda-se a escolha de um local com cerca de três metros de comprimento, ligeiramente inclinado (com uma queda de cerca de meio metro). Isso permitirá que a fumaça suba rapidamente pela chaminé.
Pequenas dicas de uso
Se você precisar fumar um pouco de comida, é melhor colocá-la na prateleira de baixo da geladeira. Nesse caso, um refletor (qualquer pedaço de lata) é colocado na parte superior, o que acelera o processo de cozimento, o que economiza significativamente os chips.
Para dar ao fumeiro uma aparência estética, você pode remover a parede posterior da geladeira e substituí-la por vidro resistente ao calor. Por meio dele será possível observar o processo. Você também pode passar o fio do termopar no compartimento traseiro, que é coberto por uma blindagem, que permite ajustar a temperatura enquanto fuma.
Nossas instruções passo a passo, desenhos e recomendações o ajudarão a fazer um fumeiro com gerador de fumaça. Tal gabinete de um refrigerador de câmara parece muito elegante e original.
Para resumir, é óbvio que fazer um captile para uso pessoal é muito simples. Não é necessário gastar grandes somas de dinheiro em um dispositivo acabado - é suficiente aplicar um pouco de imaginação às unidades antigas disponíveis.
Os produtos caseiros são sempre os mais saborosos. E cozinhar iguarias defumadas é um ótimo motivo para se reunir e sair da cidade em qualquer época do ano. Uma vantagem indiscutível é também o fato de que, no processo de montagem do fumeiro, será possível liberar espaço de tecnologias antigas e desnecessárias, dando-lhe uma segunda chance de vida.
Para obter informações sobre como fazer um fumeiro com uma geladeira velha, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.