Smokehouses de um cilindro de gás: prós e contras

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Visualizações
  3. Vantagens e desvantagens
  4. Instruções de fabricação passo a passo
  5. Adendo
  6. Opções interessantes

Hoje em dia, não é difícil comprar um fumeiro para peixes e carnes - o mercado oferece a mais ampla gama de produtos com várias modificações. No entanto, se você planeja gastar muito dinheiro em uma compra não planejada, pode facilmente projetar um fumeiro a partir de um cilindro de gás normal. Nesse dispositivo, você pode cozinhar os pratos mais deliciosos - lombo, balyk, linguiça caseira. Em suma, uma grande variedade de produtos defumados de carne, peixe ou aves.

Peculiaridades

Para a autoprodução de um fumeiro, os artesãos domésticos usam uma variedade de materiais. Usam-se fornos antigos, barris e até máquinas de lavar. Os mais populares são unidades de cilindros de oxigênio, propano e gás freon. Não é fácil fazer tal instalação, mas com a preparação necessária é perfeitamente possível. Os cilindros são caracterizados por uma geometria adequada e metal de alta qualidade.

Se desejar, você pode fazer essas instalações que podem facilmente ser transformadas de um fumeiro em uma grelha, caldeirão ou braseiro e vice-versa.

A utilização de cilindros para equipamentos de fumeiro deve-se aos parâmetros físicos e técnicos das matérias-primas - os cilindros, via de regra, são feitos de material resistente com paredes espessas, o que significa que o dispositivo não se deforma sob a influência de altas temperaturas e não perde suas características de desempenho. Qualquer jardineiro / pescador ou caçador pode fazer um fumeiro, assim como um artesão que descansa regularmente fora da cidade.

Antes de compreender os meandros da fabricação de estruturas, vamos dar uma olhada nas peculiaridades do próprio processo de fumar.

É importante conhecê-los para fazer a instalação correta e conseguir uma cozedura de alta qualidade.

  • O produto preparado para processamento deve receber calor e fumaça em porções uniformes, caso contrário terá cheiro de hidrólise e terá sabor não uniforme em sua estrutura.
  • A fumaça certamente deve ser leve, ou seja, suas frações devem se assentar antes de entrarem em contato com o produto. Na fumaça leve, os gases de pirólise não estão presentes, portanto, dá um sabor específico às carnes defumadas caseiras.
  • O projeto deve garantir o fluxo da fumaça de trabalho em porções iguais - deve fumigar o produto por todos os lados até que evapore completamente, momento em que uma nova fumaça deve substituí-lo.
  • É muito importante conseguir o cumprimento de todas estas normas, é nelas que reside a pedra angular da ciência do tabagismo.

Fumar pode ser frio ou quente; as características do design dependem muito do tipo. O próprio nome indica o princípio do fumeiro.

A água quente é produzida nas imediações da fonte de incêndio. Aqui a temperatura é mantida em 40-120 graus, levará pelo menos uma hora para cozinhar a carne, e a carne estará suculenta, saborosa e pronta para comer imediatamente.

É um pouco diferente com o método de defumação a frio. - aqui o fumeiro é retirado da fonte de fogo, um cachimbo é conectado da fornalha, através do qual a fumaça resfriada é vendida diretamente ao fumeiro e aí impregna o produto. A temperatura é mantida abaixo de 40 graus, fumar leva muito tempo. A vantagem desse método é a capacidade de armazenar alimentos por vários meses.

Ao escolher qualquer uma das duas opções, o fumeiro do cilindro terá a mesma estrutura, porém suas peças serão montadas entre si em distâncias diferentes.

Visualizações

Os cilindros de gás são mais frequentemente usados ​​para criar lareiras combinadas, razão pela qual o fumeiro deve ser projetado com esse fator em mente.

Observe que ao criar uma instalação multifuncional, um cilindro não é suficiente: pelo menos dois recipientes são usados ​​na obra, o primeiro como braseiro e o segundo vai para o gerador de vapor. Os especialistas recomendam levar recipientes com um volume de 50 m3.

Todo mestre pode fazer um defumador doméstico com um cilindro de gás, entretanto, algumas habilidades para trabalhar com metal serão necessárias.

"No campo", você pode fazer uma estrutura com uma variedade de materiais disponíveis. As estruturas self-made são caracterizadas por pequenas dimensões e baixo peso, na maioria das vezes utilizam uma chapa de aço inoxidável, que só precisa ser soldada nas bordas com elementos das laterais e do fundo, mas a chaminé costuma ser equipada com tijolo e esta pode ser um grande erro. Suas paredes absorvem os odores de vários marcadores e após as primeiras aplicações o sabor dos pratos pode se deteriorar significativamente, portanto, os especialistas recomendam o uso de tijolos apenas como base para apoiar a estrutura geral.

Outras opções são igualmente populares.

Smokehouse do nada

Esta é a maneira mais acessível e fácil de fumar em casa, se um fogão a gás ou elétrico equipado com um exaustor estiver instalado na casa, então você precisa colocar um recipiente de lata cortado em uma pequena fogueira e colocar lascas de madeira nele para fumar . Pendure pedaços de carne ou peixe no capô e coloque uma bandeja para gordura sob eles. Assim, a fumaça vai subir, envolver o produto e favorecer o tabagismo. No entanto, essa opção tem desvantagens significativas - o procedimento de fumar será muito longo e, além disso, muito alimento não pode ser acumulado dessa forma.

Da geladeira

Não se apresse em jogar fora o refrigerador velho - suas dimensões permitem utilizar o item como unidade para fumar produtos grandes. Para isso, é necessário puxar todos os mecanismos dela e retirar o forro. Um tubo deve ser inserido no orifício localizado na base do refrigerador, e sua extremidade oposta deve ser colocada em um recipiente onde os chips estão queimando.

Esta opção é muito rápida e eficiente. No entanto, ele só pode ser usado no campo ou em uma casa de campo.

Esses são de longe os modelos mais primitivos. Projetos mais complexos e profissionais incluem o fumeiro "locomotiva a vapor" - esta unidade não só fuma carne e peixe, mas também fornece vários modos diferentes de defumação e, após um pequeno reaparelhamento, pode ser usada como braseiro ou churrasqueira.

O fumeiro para o método a frio é feito de forma que a fumaça que passa entre a fornalha e o tanque de defumação direta seja resfriada e chegue já fria à peça de trabalho. Esse dispositivo consiste em uma câmara separada onde o produto é colocado, um forno e uma chaminé. O princípio de funcionamento é o seguinte: a serragem é colocada na fornalha, as aparas de tília, amieiro ou árvores de fruto são as mais adequadas. Não é recomendável tirar aparas de árvores coníferas, pois possui alto teor de resina, o que pode prejudicar o sabor do produto.

A fumaça se desloca sob a ação da tiragem natural, resfriando-se a caminho do compartimento com os blanks, e aí começa a fumaça do próprio produto.

Com a fumagem a quente, a fumaça fica exposta ao produto de 35 a 150 graus, o processamento é muito mais rápido - cerca de 2 horas. Os gourmets preferem este método também porque não deixa umidade da peça e o prato sai suculento e gorduroso. A estrutura em si é um espaço completamente fechado - um tanque dividido em compartimentos por uma grade de metal.Os cavacos queimam e soltam fumaça em sua parte inferior, e os produtos destinados ao processamento são fixados em sua parte superior. A fumaça cobre as matérias-primas e ocorre a fumaça, e então a fumaça sai pela chaminé. Ou seja, o princípio de funcionamento de tal fumeiro é semelhante ao princípio de um fogão tradicional.

Ambos os fumódromos podem ser fixos e portáteis. No primeiro caso, a chaminé é escavada no solo e, no segundo, sua função é desempenhada por uma tubulação que conecta o gerador de fumaça ao próprio fumeiro.

Quem gosta de saborear carnes deliciosas em uma caminhada deve pensar em criar uma unidade "marchando". Isso requer: filme espesso, ganchos e algumas vigas de madeira. Para organizar o trabalho, é necessário encontrar um local com leve inclinação de 60 graus, instalar uma moldura em sua parte superior e cobri-la firmemente com filme plástico, e equipar um local para uma lareira na parte inferior e, em seguida, conectar o lareira com caixilharia equipada com recurso a “canos”. Claro, poucas pessoas os carregam consigo em uma caminhada - não importa, como uma solução temporária para problemas, galhos, polietileno e grama são adequados.

Fazer um fumante quente é ainda mais fácil - você precisa de um balde ou panela, gradinha e tampa. Uma fogueira é feita diretamente sob o recipiente, lascas são espalhadas ao longo do fundo e os alimentos são colocados na grelha. Tudo isso junto é fechado com uma tampa, só não se esqueça de deixar uma fenda estreita para retirar o excesso de fumaça.

Se não houver intenção de mexer em estruturas móveis caseiras, elas podem ser compradas em qualquer loja para jardineiros e jardineiros. Além disso, os modelos elétricos e a gás estão amplamente representados na venda: são adequados para fumar em casa e diferem apenas pelo facto de o aquecimento não ser devido ao fogo, mas sim à corrente ou ao gás.

No entanto, cada vez mais artesãos preferem criar fumódromos por conta própria.

Vantagens e desvantagens

O cilindro é bom para o aparelho de fumantes, e as vantagens disso são óbvias:

  • espessura de parede 2,5 mm, o modelo tem tamanho compacto, economizando espaço livre no local;
  • o corpo do fumeiro já está pronto, o que reduzirá significativamente o custo de esforço e tempo para a fabricação do fumeiro;
  • baixo custo - os cilindros usados ​​são baratos e estão disponíveis para todos os consumidores.

As desvantagens do material estão relacionadas ao fato de que, se as regras de segurança para o funcionamento de tal fumeiro forem insuficientemente observadas, pode levar a uma tragédia - se você não remover o gás restante completamente, então uma explosão é possível contato com o fogo.

Instruções de fabricação passo a passo

Para fazer um fumeiro a partir de um cilindro de gás com suas próprias mãos, você precisa para começar, faça um desenho do modelo planejado e, em seguida, siga o seguinte esquema:

  • pegue um cilindro com um volume de 50 litros ou mais;
  • retire todo o gás de lá, lave repetidamente com água e sabão e deixe por vários dias, depois enxágue abundantemente;
  • borrife a válvula superior com espuma com sabão - isso ajudará você a se certificar de que todo o gás restante evaporou completamente;
  • desenhe as marcações nas paredes do recipiente;
  • conserte as dobradiças, esmerilhe todas as áreas pontiagudas;
  • prenda as maçanetas do lado de fora da porta com uma trituradora;
  • corte a tampa ao longo das linhas de marcação;
  • conecte o cilindro com as portas;
  • instale o suporte e as pernas com as ferramentas disponíveis.

    Os principais elementos do fumeiro são a fornalha e a chaminé - na sua disposição reside a principal diferença entre o fumeiro para os diferentes métodos de fumagem: frio e quente.

    Faz sentido soldar a fornalha de chapas de aço ou pegar um cilindro menor. Ele é conectado ao cilindro através do orifício do outro lado da válvula. O comprimento dos cachimbos depende do tipo de fumaça que você prefere - quando está quente, o comprimento dos cachimbos deve ser mínimo e, quando está frio, é melhor remover os elementos uns dos outros por vários metros. Um receptor de carro costuma ser usado como chaminé.

    Na parte inferior da unidade, prenda uma folha de metal e embrulhe-a com papel alumínio - esta será uma bandeja para coletar a gordura que goteja.

    Adendo

    Finalmente, mais algumas dicas:

    • ao final da obra, pode-se revestir o fumeiro com esmalte preto - de acordo com as avaliações, o projeto ganhará assim um aspecto estiloso e estético;
    • à medida que a instalação avança, ficará sujo de fuligem - isto não afecta de forma alguma a qualidade dos alimentos a serem preparados;
    • recusar-se a usar escovas de metal para lavar o fumeiro - os abrasivos simplesmente removerão o esmalte e causarão corrosão do metal;
    • Antes da primeira fumagem, faça um forno vazio: desta forma, você vai finalmente se livrar dos odores de terceiros, caso contrário, o peixe ou a carne podem adquirir um sabor desagradável.

    Opções interessantes

    Os fumantes de cilindro de gás podem ser muito elegantes e originais. Aqui estão algumas idéias interessantes.

    • Freqüentemente, eles têm a aparência de animais.
    • E para os amantes de aventuras românticas - fumeiro na forma de um verdadeiro baú de pirata!
    • Se você conectar rodas à instalação, ela se tornará móvel.

    Para obter informações sobre como fazer com as próprias mãos um fumeiro a partir de uma botija de gás, veja o próximo vídeo.

    2 comentários

    Tudo é mostrado detalhadamente, obrigado, ótimo.

    Simples e acessível. Obrigado.

    O comentário foi enviado com sucesso.

    Cozinha

    Quarto

    Mobiliário