Como fazer um fumeiro a partir de um barril?

Contente
  1. Características e benefícios
  2. Visualizações
  3. Dimensões (editar)
  4. Estágios de criação
  5. Dicas úteis
  6. Materiais (editar)
  7. Exemplos prontos para inspiração

Os produtos fumados são apreciados por um grande número de pessoas. Mesmo que alguém não seja seu fã dedicado, ainda é muito agradável convidar um grupo de amigos e tratá-los com algo assim. O mesmo se aplica a reuniões em um círculo familiar estreito. Mas comprar produtos prontos na loja é muito caro e não há confiança total em sua segurança para a saúde - muito pelo contrário. Mas um fumeiro simples e bastante eficaz pode ser feito com suas próprias mãos, com materiais disponíveis ao público.

Características e benefícios

Um fumeiro de barris é uma coisa muito popular e existem muitas opções para fazê-lo. Não é necessário limitar-se a um tanque de água antigo, muitas vezes é complementado com vários acessórios. Além disso, mesmo um barril de madeira pode ser aplicado com a mesma eficácia que uma estrutura de aço. A essência disso não muda: a fumaça é fornecida dentro, aquecida a um determinado valor, sob a influência dessa fumaça, os produtos mudam suas propriedades.

Além da disponibilidade de matéria-prima (física e preço), também é de grande importância:

  • facilidade de trabalho independente;
  • alto desempenho da estrutura acabada;
  • custos operacionais mínimos.

Mas há um ponto fraco que deve ser levado em consideração - tal fumeiro não pode ser instalado em um cômodo de uma casa de campo ou de campo. Deve ser instalado estritamente ao ar livre. Há, no entanto, uma razão para considerar esse fato até mesmo uma virtude. É tão bom reunir-se em volta da lareira, onde se cozinha carne ou peixe, e desfrutar de uma conversa descontraída ao ar livre.

Visualizações

Muitos anos de experiência de "artesãos" permitiram criar muitas variantes de defumadores de barris. Os mais leves (em todos os sentidos) são até móveis, podem ser trazidos de carro para um local de piquenique ou de pesca, para uma base de caça. Barris de cerveja ou barris de madeira de pequeno porte servem de base para esses produtos. Se você quiser fazer uma câmera com efeito de grade, ela deve ter uma moldura.

Existe uma grande variedade de produtos fixos, alguns deles concebidos para fumar a quente, outros para fumar a frio, e ainda outros podem desempenhar ambas as funções harmoniosamente.

É necessário fornecer análogos de dispositivos presentes em câmaras de fumar industriais:

  • chaminé;
  • gerador de fumaça;
  • capuzes.

A especificidade do fumo quente é que a fumaça deve vir de baixo, superando a distância mínima. Isso é resolvido tecnicamente de duas maneiras diferentes. Em um dos esquemas, uma janela é cortada para que você possa jogar serragem e acendê-los. No outro, uma câmara de fumaça é colocada acima de uma fornalha separada. A fornalha em si é realizada de diferentes maneiras: pode ser um simples recesso no chão e um pequeno braseiro, forrado com tijolos.

Uma abordagem diferente é praticada ao criar um fumeiro do tipo frio. Aqui já é necessário arrefecer o fumo, por vezes até é necessário colocar uma chaminé com vários metros de comprimento. É executado na forma de trincheiras, tubos enterrados no solo e assim por diante - há muitas opções. Se de repente sobrar muito pouco espaço, deve-se instalar uma câmara dupla com refrigeração artificial, na qual há dois compartimentos e um pano úmido separando-os.

O mais econômico e prático de todos é um fumeiro doméstico, que permite combinar os modos de processamento quente e frio.Uma câmara dupla horizontal é constituída por um par de barris do mesmo tamanho, ligados por chaminés. Ao usar um filtro úmido na parte superior, a defumação semi-quente pode ser organizada; a câmara de combustão está sempre localizada na parte inferior.

Alguns artesãos preferem o tipo tradicional de fumeiro - o chamado guarda-roupa. Como base, uma moldura é feita de madeira, os elementos principais são uma barra com uma seção de 40x40 mm. Qualquer que seja o caso escolhido, é revestido em três lados com placas, cuja espessura é de 25 mm e a largura máxima é de 100 mm.

O forro de madeira será ideal:

  • aspen;
  • amieiro;
  • falso.

Apenas em casos extremos é permitido usar partes coníferas, especialmente porque será muito simples encontrar uma árvore das três espécies listadas. Independentemente do tipo específico de material, é necessário atingir a estanqueidade máxima da caixa. Esse problema é resolvido com o uso de materiais de isolamento térmico, como cordas de cânhamo, colocadas até nas menores juntas.

A porta deve corresponder às dimensões da parede frontal, são utilizadas pranchas com um tamanho de 25x100 mm. O perímetro da abertura deve ser vedado com borracha de vedação própria para alimentos, semelhante à usada para portas de refrigeradores. A cobertura do fumeiro é de inclinação única ou empena. No primeiro caso, deve ser direcionado para trás, tal produto é formado por placas que são 40-50 mm mais compridas do que na base. No segundo, é formado um sistema de caibros, cuja inclinação pode ser de 0,55 a 0,65 m; as juntas são sempre seladas.

Os fumódromos estacionários ao ar livre são preparados e pintados com tinta a óleo por cima. Como o telhado ainda não aquece, você não deve ter medo da delaminação, é muito mais importante se concentrar na proteção contra a água. A chaminé é sempre complementada com amortecedores e raspadores (só esta solução garante um elevado rendimento do fumeiro).

Dimensões (editar)

Um fumeiro em miniatura é facilmente feito com um velho barril de cerveja. Deve ser trazido um cachimbo até o recipiente por onde será fornecida a fumaça, e deve-se fazer um orifício no próprio barril, onde será colocada a grelha com os alimentos. Será ainda mais fácil colocar um barril comum em cima da grelha e não lidar com tubos adicionais.

Uma opção maior é uma câmara de fumo vertical com um volume de 200 litros. Escolhida esta solução, deverá equipar uma base e uma fornalha especial na parte inferior da estrutura. Você pode carregar carnes, peixes ou aves tanto vertical quanto horizontalmente. No caso de veneziana hidráulica, as dimensões recomendadas para o fumeiro são 45x30x25 ou 50x30x30 cm. A tampa, na qual está presente a veneziana, não deve ser superior a 0,2 cm.

Estágios de criação

Uma variedade de instruções passo a passo para fazer fumantes de barril inclua várias manipulações básicas que você sempre tem que fazer com as mãos:

  • selecionar materiais adequados;
  • elaborar planos e desenhos;
  • montar a estrutura;
  • instale-o e experimente.

E o fato de o fumeiro ser de fabricação caseira não reduz os requisitos de design e de materiais utilizados.

Dicas úteis

É muito simples fazer um fumeiro fixo enterrado no solo: uma trincheira é cavada antecipadamente, ligando duas partes remotas. Uma fornalha neste projeto pode ser representada por um fogo em uma cova e um fogão autônomo. A câmara de trabalho deve ser enterrada no solo, para a entrada de fumos, é deixado um orifício no corpo do cano. Para manter os gases quentes e o calor que eles trazem para dentro por mais tempo, o barril é coberto com tijolos.

Para não cavar, você pode usar uma unidade de fumaça de um fogão ao ar livre. Para isso, solda-se um cano ligando o fumeiro e a caixa do forno, ou uma mangueira flexível e um dispositivo que injeta fumaça. No segundo tipo, o atrativo é que a pegada total é reduzida.É muito conveniente quando a câmara de cocção está equipada com um termômetro para ajudar na prescrição. A janela de visualização e os meios para controlar a corrente de ar serão de grande benefício.

Importante: ainda é possível usar tambores que antes continham óleo lubrificante ou outro produto químico. Para isso, eles são enchidos com lenha (lascas, serragem), queimados e as cinzas jogadas no lixo. A camada de fuligem que aparece é primeiro removida com escovas de metal e, em seguida, a superfície é iluminada com qualquer composição de detergente.

Materiais (editar)

No processo de criação de um fumeiro, você precisará usar:

  • um barril de aço inoxidável ou madeira (carvalho);
  • ou um barril de aço inoxidável;
  • tijolos;
  • solução de cimento;
  • folhas de ardósia;
  • haste e rede;
  • folha de metal.

O tamanho mais prático é considerado como 200 litros, e todos os materiais auxiliares do barril devem corresponder ao projeto escolhido. No mínimo, você pode usar um conjunto de tampas ou panos de saco, hastes para proteger os produtos e um pano de filtro.

A necessidade de usar uma máquina de solda nem sempre está presente, mas com certeza será necessária:

  • pá de baioneta;
  • Moedor;
  • roleta;
  • nível de construção.

O plano ajudará a fazer um fumeiro a partir de um barril velho ou mesmo de dois barris da forma mais clara e competente possível. Normalmente, eles simplesmente fazem uma representação esquemática da estrutura futura em uma projeção longitudinal e mostram os detalhes internos. Se a câmara de fumo estiver enterrada no solo, é necessário traçar linhas separando as câmaras umas das outras e mostrar as nuances de cada compartimento. Nos casos em que o dispositivo for estacionário, é recomendável mostrar a posição relativa dos elementos, seu tamanho e formas de fixação.

Um fumeiro do tipo frio implica que a fornalha vai para o solo em cerca de 0,5 m, uma chaminé é retirada dele na direção da câmara de trabalho. A entrada da chaminé está organizada quer lateralmente quer por baixo (se o pedestal for pensado). O comprimento total da chaminé com resfriamento natural é de 300 cm, e se a fumaça for resfriada forçadamente, o comprimento mínimo será de 1 m. Se for equipado um fumeiro quente, o menor vão permitido é de 0,3 m, evita o superaquecimento dos produtos e seu entupimento com fuligem. A largura da chaminé é de pelo menos 0,6 m, isso é levado em consideração ao cavar uma vala.

É imprescindível instalar uma barreira filtrante e prever a retenção da gordura com uma panela de metal; um e o outro são limpos periodicamente, ou seja, devem ser removíveis. Além disso, deve ser fornecido livre acesso ao palete durante o processo de defumação. É aconselhável colocar o barril não diretamente no chão, mas sobre tijolos. Muitos artesãos recomendam fazer fornalhas com barris menores (em comparação com os principais) ou com caixas de aço soldadas.

Não é absolutamente necessário usar o método tradicional de fogo para defumar carne ou peixe. Soluções simples e fáceis de usar baseadas em placas de fogão. O elemento de aquecimento transfere calor para a serragem. Esses fumos, e fumaça quente entra nos produtos processados, o alimento fica desidratado.

As vantagens de um fumeiro elétrico são:

  • trabalho autônomo;
  • a capacidade de ajustar a temperatura usando um termostato;
  • criação de componentes publicamente disponíveis;
  • não há necessidade de conhecimentos culinários complexos.

    A maioria dos fumantes elétricos caseiros opera em barris de 200L. Recomenda-se complementá-los com um termostato que muda a temperatura de 20 a 90 graus. Uma panela velha pode ser usada no lugar da tradicional grelha de serragem. Para facilitar a movimentação da câmara de fumo, as rodas do móvel podem ser aparafusadas na parte inferior do corpo.

    A tampa deve ser removida da placa de aquecimento e todas as peças devem ser removidas., com exceção do elemento de aquecimento, que, juntamente com dois fios, é fixado com parafusos na parte inferior do cilindro no centro.O termostato é fixado um pouco mais alto que o forno, ele é conectado ao elemento de aquecimento em série de acordo com o esquema. A fixação do sensor de calor deve ser feita no local onde os produtos serão colocados. A seção de fio ideal é 2,5–3 mm.

    O termômetro em tal sistema deve ser puramente mecânico. Por vezes, utilizam-se travessas com um diâmetro de 0,5 m como tabuleiro para a gordura, que pode ser um tabuleiro especial retirado do forno dos antigos fogões a gás. As borrifadas com vedação hidráulica apresentam-se melhor do que o habitual na prática.

    Exemplos prontos para inspiração

    A figura mostra o tipo mais simples de fumeiro de barril. Toda a sua modificação se reduziu à fixação de duas varas perpendicularmente dirigidas, sobre as quais seria fácil enfiar pedaços de carne ou peixe.

    E é assim que se parece uma câmara de fumaça vista de um velho barril com rodas. Um fogão e um gerador de fumaça estão instalados nas proximidades. Mesmo a superfície externa amassada do cano não interfere de forma alguma com a grade colocada no topo para cumprir sua função.

    Isso mostra o quão atraente pode ser um fumeiro para um peixe que já foi enchido com todo o conjunto possível de produtos. Em blocos de madeira com esse design, a fumagem ocorrerá com rapidez e precisão!

    Aqui está outra opção - o barril é colocado acima de uma caixa de metal, eles são separados um do outro por uma bandeja de metal, na qual a gordura derretida irá escorrer. Você pode escolher qualquer esquema, o principal é que a implementação seja competente e precisa.

    Para obter informações sobre como fazer um fumeiro de barril, veja o vídeo abaixo.

    sem comentários

    O comentário foi enviado com sucesso.

    Cozinha

    Quarto

    Mobiliário