Como construir um fumante resfriado sozinho?
Carne ou peixe defumado é uma iguaria deliciosa. Para saciar-se regularmente com esse prato, você não precisa ir às compras. Você pode cozinhar guloseimas defumadas em casa, em um fumeiro faça você mesmo. Não demora muito para transformar seus sonhos culinários em realidade. Basta estudar em detalhes a tecnologia de autoprodução de uma estrutura para fumar ou comprar uma pronta.
Peculiaridades
Antes de iniciar a construção de um fumeiro, é necessário familiarizar-se com alguns de seus recursos.
- A fumagem deve ser realizada a uma temperatura de 30-40 graus.
- Alimentos devidamente cozidos podem ser armazenados mesmo sem geladeira por até um ano. Ao mesmo tempo, o sabor permanecerá o mesmo e a qualidade não se deteriorará.
- O processo de defumação a frio pode levar até oito dias. Além disso, é dividido em várias etapas - isso é o preparo, a defumação propriamente dita, que dura até cinco dias, depois por mais três dias o produto fica no próprio fumeiro.
- Tem um esquema bastante simples que pode ser implementado sem gastar muito esforço e materiais.
- Além disso, para que o sabor dos pratos seja agradável, é necessário uniformizar o processo de fumigação e a temperatura. Caso contrário, a carne, o peixe ou a banha ficarão estragados.
Tipos e propósito
Cozinhar carnes fumadas em casa permite-lhe obter pratos deliciosos, de cuja qualidade pode ter a certeza. O mesmo não pode ser dito sobre a qualidade dos pratos comprados. O processo consiste na defumação quente e fria dos alimentos com fumaça. Os produtos são muito diversos - são diferentes tipos de carne, e bacon fresco, e peixes, e até mesmo queijos deliciosos. Fumadores também são de dois tipos: fumados a quente ou a frio. Eles podem ser usados com segurança para cozinhar no campo, em casa, até mesmo em uma viagem de pesca. Mas, para tudo isso, é necessário selecionar equipamentos para fumar em casa.
Mini fumeiro
Um dos modelos mais comuns é o mini fumeiro. Este design é versátil, leve e bastante conveniente e fácil de usar. Na maioria das vezes, um dispositivo semelhante é usado em caminhadas e em chalés de verão. Possui aquecimento constante, portanto, a qualidade de todos os materiais utilizados na sua confecção é alta. Utiliza aço inoxidável, cuja espessura chega a três milímetros. Além disso, é resistente à corrosão e altas temperaturas.
O mini-fumeiro é aquecido com fogão elétrico ou a gás. Em alguns casos, o aquecimento pode até ser feito no fogo. No entanto, a vida útil dos produtos fabricados com este dispositivo é muito curta. Em casa, eles podem ser armazenados por alguns dias, mas em condições de campo, onde não há geladeira ou adega, os produtos devem ser consumidos imediatamente.
Existem também modelos elétricos que se assemelham externamente a um forno de micro-ondas convencional. No entanto, eles só podem ser usados em casa, não ao ar livre. Além disso, este design é notável por seus pequenos volumes, muitos produtos não cabem lá.
Para apartamento
Os designs de tais fumódromos permitem cozinhar alimentos deliciosos, mesmo na cozinha de um pequeno apartamento. Nesse caso, você não precisa ir a lugar nenhum. No entanto, existem vários requisitos para esses fumódromos.
É necessário que haja uma chaminé nele. Para isso, existe um encaixe especial na tampa onde a mangueira é colocada. Em seguida, ele é exibido na janela para que o excesso de fumaça vá para a rua, e não encha a sala.Se isso não for feito, ele cairá pelos tubos de ventilação dos apartamentos para os vizinhos.
Outra característica obrigatória é a vedação d'água, que é uma depressão entre a tampa e a parede do recipiente, que é preenchida com água. Isso evita que a fumaça chegue aqui.
Se não houver selo d'água, será necessária uma tampa lacrada. Ele também mantém a fumaça do lado de fora.
Automático
A fonte desses fumantes é um eletricista. Eles são usados com mais frequência em restaurantes e indústrias alimentícias. Seu carregamento pode ser de 40 a 200 quilos de produtos. A automação de tais modelos é fácil de usar, portanto, não requer grande habilidade da pessoa que se dedica à cozinha.
Basta colocar pequenas lascas ou lascas de madeira, colocar uma palete. Isso é feito para que o excesso de gordura e umidade flua para baixo. Aí você pode colocar tudo o que deve ser fumado na gradinha. Em seguida, o programa é selecionado e o dispositivo é conectado à rede. Esse processo pode levar de meia hora a uma hora de cozimento.
Com uma armadilha de odores apertada
Para cozinhar ao ar livre, um eletrodoméstico com selo d'água é o mais adequado. Seu design praticamente não difere de um fumeiro padrão. A única diferença é a armadilha de odores, cujo objetivo é evitar que fumaça e odores desagradáveis saiam.
Com gerador de fumaça
O uso desse dispositivo permite que a fumaça entre na câmara onde o produto é fumado sem interrupção. Ele estende o chamado processo de defumação a frio por alguns dias. O gerador de fumaça possui um dispositivo muito simples. Trata-se de um modelo que conecta uma câmara de produção de fumaça a partir da serragem com uma câmara de fumaça. A conexão é feita por meio de tubos. Como a estrutura é muito fácil de fabricar, você mesmo pode projetá-la.
Com termostato
O termômetro ajuda a controlar o nível de temperatura desejado não apenas na própria câmara de fumo. Também existe a possibilidade de medir a temperatura dos alimentos que são fumados. O próprio termômetro, instalado dentro do fumeiro, é uma sonda, no meio da qual existe um tubo. Seu comprimento é de quinze centímetros. No final, há um display ou indicador. A temperatura para cozinhar um determinado produto é selecionada de forma diferente, isso deve ser levado em consideração ao cozinhar.
Eletrostática
Este tipo de fumeiro é mais adequado para uso em chalés de verão. Eles também são frequentemente usados para oficinas de produção. Eles vêm em uma variedade de tamanhos e materiais. O conjunto de funções do sistema de fumeiro também difere.
Princípio da Operação
O dispositivo de um fumeiro doméstico de alta qualidade é bastante simples. O princípio de seu funcionamento é que todos os ingredientes sejam processados com fumaça perfumada, não ultrapassando a temperatura de trinta e dois graus. O ar quente que passa por toda a tubulação é resfriado e, ao mesmo tempo, condensa, ou seja, sai componentes nocivos no sedimento. Após essa etapa, a fumaça já purificada vai para a câmara, e o condensado vai para o solo sem agredir os produtos defumados.
Essa capacidade de ajuste é uma grande vantagem. Isso ocorre devido ao fato de haver ardósia próxima ao forno. Deslizando-o separadamente, fumaça desnecessária pode ser liberada através da abertura existente. Deve ser ajustado antes de todos os produtos serem carregados na câmara de defumação. Depois de se certificar de que a fumaça é perfumada e não causa nenhum dano ao meio ambiente, pode colocar a veneziana de volta no lugar.
Se precisar manter a fumaça dentro, isso pode ser feito com uma estopa molhada jogada sobre ela, que é colocada sobre barras de ferro. A serapilheira deve ser umedecida a cada duas horas.
A câmara de carga pode ser colocada diretamente no solo, levantando ligeiramente a sua camada superior com a ajuda de madeira morta. Em cima dela, você precisa colocar novos galhos de uma noz.Como fumar é frio, deve-se lembrar que os produtos não são termicamente tratados, mas são cozidos por meio de fumaça leve.
Além disso, o processo correto de preparação dos produtos, que é dividido em várias etapas, desempenha um papel significativo aqui.
Primeiro você precisa preparar uma solução de sal, despejando-a em um recipiente com água na proporção de 40 gramas por litro de água limpa. Depois disso, você precisa misturar tudo bem. Em seguida, você pode colocar produtos fumados na salmoura. Se for um peixe pequeno, deve-se mantê-lo em solução por três dias, mas se for um peixe muito grande ou um porco jovem, o processo durará quatro dias. Para carnes mais duras como a bovina, o tempo é estendido por mais um dia.
O próximo passo é embeber a carne, que dura de 6 a 24 horas. Tudo depende também do produto. A prontidão é verificada pressionando seu dedo sobre ela. Se a carne for maleável e macia, está pronta.
Depois disso, pode-se proceder à secagem dos produtos. Para fazer isso, você precisa drenar completamente a água dele. Se não houver tempo, você pode enxugar a superfície com uma toalha. Em seguida, deve-se colocar o produto em uma caixa ou gaiola, embrulhando-o com gaze para que as moscas não voem, já que as larvas depositadas não são destruídas por essa fumagem. Esse processo leva alguns dias. Em seguida, os espaços em branco são colocados no fumeiro. Depois disso, você pode começar a fumar.
Dimensões (editar)
Esta opção de cozinhar, como a fumagem a frio, implica um preparo de produtos acessível e descomplicado tanto no campo quanto na pescaria, e até no apartamento. Porém, para que tudo saia gostoso e bom, é preciso escolher o equipamento certo.
Para pesca ou caça, você pode fazer um mini-fumeiro. É muito popular porque é pequeno e fácil de transportar. As dimensões do fumeiro podem ser de 300 por 300 ou 200 milímetros, enquanto a espessura do aço de que é feito é de aproximadamente 1,5 milímetros.
Você também pode levar fumódromos de tijolo ou madeira caseiros. Nesse caso, seus tamanhos serão maiores. Essas estruturas podem ser colocadas apenas em seu site. É impossível transferi-los.
Avaliação dos modelos comprados
A escolha dos modelos adquiridos é muito diversificada. Existem muitas opções para designs prontos.
finlandês
Entre os modelos adquiridos, um dos primeiros lugares é ocupado pelo fumeiro finlandês. O aparelho possui materiais de boa qualidade. Sua base consiste em aço inoxidável, mais utilizado na indústria alimentícia.
Não oxida e não enferruja. O fumeiro tem fechadura hidráulica, graças à qual está totalmente vedado, para que o fumo não entre na cozinha. Seu fundo tem dois milímetros de espessura, o que permite resistir a diferentes temperaturas. Este modelo tem muitas críticas positivas, pois o produto acabado supera todas as expectativas.
"Smoke Dymych"
Este fumeiro é feito de chapa de aço laminada a frio. Inclui um recipiente de trinta e dois litros, um gerador de fumaça e um compressor.
A serragem é colocada no gerador de fumaça. A fumaça que liberam entra no recipiente de fumaça por meio de uma mangueira. É regulado por um compressor elétrico. O tempo de fumar é de 5 a 10 horas. Esse dispositivo tem muitas vantagens: o design é compacto, por isso pode ser armazenado em qualquer lugar, sendo utilizado tanto na cidade como no campo. O fumeiro é vendido totalmente pronto a usar. O design tem apenas críticas positivas dos compradores.
As vantagens dos designs caseiros
Construir um fumeiro com as próprias mãos tem muitas vantagens. Deve ser instalado longe da lareira e a ligação deve ser feita por meio de um longo cano de chaminé. A fumaça que sai do fumeiro é muito útil no combate às pragas de jardim. Eles não suportam uma grande quantidade de fumaça no ar e morrem.
Os fumódromos caseiros também podem ser feitos com sucata, o que não requer custos de caixa. Você pode até usar um barril comum para isso. Melhor se for novo ou feito de um simples pedaço de cano de estanho. Se o proprietário deseja tornar o fumeiro mais sólido, um material como tijolo ou madeira é adequado para isso. Este projeto permitirá que você fume lenta e eficientemente. Além disso, ele servirá ao proprietário por mais de um ano.
Qual é melhor?
Se houver o desejo de comprar e não de construir um fumeiro, surge imediatamente a questão de qual é o melhor. Você não deve se apressar na compra, é melhor entender todas as opções. Ao escolher um fumeiro, também não se deve esquecer do seu peso. Por exemplo, se a gaveta tem paredes de 6 milímetros de espessura e mede 500 x 500 x milímetros, esta opção pode não ser adequada para você.
Além disso, a escolha depende de como o fumeiro será usado. Se for para umas férias de pesca, então você precisa escolher a opção onde o metal será igual a 8 milímetros. Esse fumeiro é muito leve e conveniente e funcionará até que suas paredes sejam queimadas.
Para uso doméstico, pode-se levar um fumeiro pesado de aço inoxidável, onde o corpo terá uma espessura de até dois milímetros. Vai durar muitos anos, especialmente se o corpo for reforçado com reforços adicionais. Para cozinhar carnes defumadas em casa, é imprescindível a compra de um fumeiro que contenha uma vedação hidráulica para solucionar o problema de retirada de fumaça. Pode ser facilmente transportado de casa para a dacha, fechando o cano por meios improvisados.
Escolha de materiais
Smokehouses são feitos de diferentes materiais. Eles podem ser feitos de madeira, tijolo e até mesmo de um barril velho. Vale a pena considerar com mais detalhes os designs para sua fabricação.
Tijolo
Exteriormente, um fumeiro de tijolos assemelha-se a uma casinha, que pode, entre outras coisas, tornar-se uma excelente decoração para um terreno pessoal. Mas antes de comprar materiais, é preciso fazer desenhos e, com base neles, comprar materiais. Isso exigirá:
- tijolo ou blocos de concreto esponjoso;
- câmara de combustão ou tijolo de silicato;
- porta de ferro fundido para sua fornalha;
- janelas com vidros duplos para luz natural, sendo as janelas do lado norte;
- areia e cimento para argamassa;
- viga de madeira para o sistema de treliça;
- papelão ondulado ou coberturas metálicas;
- chaminé;
- porta.
De madeira
Existe outro material utilizado para a câmara de fumo - esta é a madeira natural, que não é apenas um produto amigo do ambiente, mas também um material que não emite substâncias nocivas. Para criar um fumeiro doméstico, espécies de madeira como carvalho ou cerejeira são adequadas. O principal é que eles têm uma estrutura que não terá medo de quaisquer influências negativas da natureza.
Para fazer isso, você precisa comprar os seguintes materiais:
- barras;
- pranchas de até dez centímetros de largura, cuja espessura será de um centímetro;
- tábuas para inclinações de telhados;
- material de cobertura permeável;
- tijolo para a fornalha;
- solução;
- impermeabilização;
- tubo de chaminé;
- uma folha de metal para colocar na frente da fornalha.
Componentes
O design dos fumantes portáteis é muito simples.
Requer os seguintes componentes:
- gerador de fumaça ou forno;
- um compressor usado para injetar fumaça na câmara;
- câmara de fumar;
- uma caixa hermética e densa, no fundo da qual são colocados serragem ou pequenos cavacos;
- um termostato para que você possa ajustar a temperatura, pois é diferente para cada produto;
- fã.
Processo de manufatura
Antes de começar a fazer um fumeiro em casa, é preciso fazer desenhos da futura estrutura. Só depois disso, usando o esquema desenvolvido, você pode construir um fumeiro para fumar a frio. Primeiro você precisa decidir sobre as dimensões da estrutura e, em seguida, escolher um local para ela.
Tendo escolhido um fumeiro de tijolos, é necessário fazer um projeto com este desenho. Isso economizará tempo e ajudará você a escolher o local certo para instalar. O local deve ter quatro metros de comprimento, sendo melhor que o local seja inclinado para que a chaminé passe em ângulo reto. Depois de fazer os cálculos necessários, você pode cavar uma trincheira.
Primeiro você precisa estabelecer a base. Depois, no local onde ficará o fumeiro, é necessário retirar a sujidade. Nesse caso, a fossa deve ter até 60 centímetros de profundidade. Em seguida, é instalada uma fôrma, que deve ficar 25 centímetros acima das bordas. O reforço é feito e uma caçamba comum é colocada no centro da fossa, para que, após o vazamento do concreto, seja obtida uma depressão.
Tijolo vermelho é usado para as paredes. O tamanho do fumeiro depende inteiramente da vontade do proprietário. No meio, pode-se fazer uma janelinha com saída para o lado norte para que a luz solar direta não prejudique os produtos.
O telhado de um fumeiro de tijolos é leve e fácil de arrumar. Para fazer isso, você precisa construir um sistema de vigas. Sobre eles são colocados painéis OSB ou compensado resistente à umidade. E só então os ladrilhos são colocados sobre uma base plana.
Para a construção da fornalha, você pode usar tijolos refratários ou um forno de metal pronto. Você precisará de um cachimbo à prova de fogo para remover a fumaça da fornalha para a câmara de fumaça. Seu diâmetro deve ser muito grande para que a fumaça saia lentamente e, ao resfriar, deixe partículas de fuligem em suas paredes. Acima do buraco por onde sai a fumaça, são colocadas grades e pendurados os alimentos a serem defumados.
Para construir um fumeiro de madeira, primeiro você precisa cavar uma trincheira com a profundidade de duas baionetas. Deve acomodar o tubo, a câmara de combustão e o próprio fumeiro. A fumaça, entrando no poço, permanece lá e é purificada, e então sobe para o fumeiro.
A porta da fornalha deve ser feita de ferro fundido e deve ser fechada com segurança. Sua base é feita de tijolos, e as paredes são destacadas ligeiramente acima do solo. Em seguida, uma estrutura de madeira é colocada nele. A vala, onde fica a chaminé, é coberta com terra e depois bem socada. Isso é necessário para resfriar o cachimbo e a fumaça.
A base da câmera é feita de blocos de madeira. Em seguida, até mesmo tábuas são pregadas nele, que devem se encaixar muito bem umas às outras. Isso é para garantir que a fumaça não escape pelas rachaduras. Em seguida, é feito um buraco no telhado por onde o tubo é conduzido.
Qualquer fumeiro, mesmo que seja feito às pressas, deve consistir em um gerador de fumaça, um duto de fumaça e um recipiente para produtos defumados. Se, durante uma caminhada ou acampamento, você quiser carnes defumadas, pode fazer um fumeiro usando gravetos e filme plástico.
Este projeto não é nada complicado, mas deve ser feito corretamente. A moldura é construída com postes, um filme é jogado em cima e os produtos para fumar podem ser colocados em espetos. Carvões de um incêndio extinto servirão como uma excelente fonte de calor. Para fumar, são adequados ramos frescos com folhagem. Você pode construir uma lareira cavando um buraco no chão ou pegando um balde comum para isso. A vantagem desse fumeiro é a rapidez de construção e a ausência de material comprado. A desvantagem é que é necessário monitorar constantemente o foco.
Esta versão do fumeiro é perfeita para quem viaja algum tempo ao campo e não pretende construir um fumeiro completo na sua zona.
Você também pode prestar atenção a uma estrutura como um fumeiro de um barril. Madeira ou outro material é perfeito para sua base. Não use apenas plástico. O fundo do barril é removido para a passagem livre da fumaça. No fundo dela, você precisa fazer um compartimento onde será armazenada a lenha. Aqui você precisa de dobradiças nas quais a porta será colocada. Assim, o compartimento pode ser fechado.
Vários orifícios são feitos no fundo desse barril, que servirá como um soprador, bem como um local para retirar as cinzas do forno.Na altura de um terço do cano, deve-se soldar uma folha de ferro, que servirá de fundo para a câmara de fumaça. Para durar mais, a espessura da folha deve ser de cerca de 4 milímetros.
No lado oposto da fornalha, um buraco é feito para a chaminé. É dobrado e soldado à câmara de combustão. Sua altura deve ser pequena, caso contrário, o impulso será grande o suficiente. Em seguida, a temperatura aumentará, o que significa que haverá uma liberação abundante de suco e gordura. Para criar um espaço de ar, as pernas são soldadas ao cano. Também melhorará a queima da madeira.
Dicas operacionais
Quando um fumeiro estiver disponível, você pode iniciar o processo de cozimento. No entanto, existem algumas dicas a serem consideradas. Para que as carnes defumadas tenham um sabor alto, é preciso fazer muito esforço.
Você pode regular a fumaça não apenas com uma serapilheira úmida, mas também com galhos frescos de árvores ou arbustos. Para isso, convém groselhas ou cerejas, que têm um aroma incrível. Não use espécies de árvores como pinheiros, lilases ou bétulas. Afinal, eles contêm óleos essenciais, sucos doces e alcatrão, que podem saturar os alimentos, tornando-os inutilizáveis.
A camada de galhos colocada no topo do fumeiro deve ser de aproximadamente 30 centímetros. Isso é o suficiente para três dias. Pelo estado das folhas superiores, você pode determinar a prontidão do produto.
Ao começar a preparar lenha para fumar, você precisa saber que árvores como a pereira ou a cereja são as mais adequadas para isso. No entanto, eles devem ser descascados antes do uso. Se a fumaça ocorre na floresta, o álamo ou a tília podem ser usados como lenha. Para dar um sabor azedo às carnes defumadas, você pode comer nogueira ou carvalho. Para fumar peixes com cheiro de lodo, você deve usar salgueiro ou rakita.
As coníferas não devem ser usadas, caso contrário, podem estragar todos os produtos. Além disso, se as árvores estiverem infectadas com algum fungo, eles também não devem ser capturados.
Além disso, não se esqueça da preparação dos alimentos. Antes de começar a fumar, é preciso marinar bem a carne. Qualquer método conhecido na culinária é adequado para isso. A marinada deve ser feita um dia antes do processo de defumação. Além disso, a carne pode ser simplesmente esfregada com sal e especiarias. O produto acabado ficará melhor armazenado na geladeira.
Leva muito menos tempo para cozinhar peixes. Ele só precisa ser bem destripado e limpo. Em seguida, mergulhe em água salgada para eliminar o odor desagradável de peixe. Em seguida, mergulhe-o em uma solução salgada e em uma hora estará pronto para fumar. Quase todos os peixes são adequados para fumar, tanto pequenos como grandes. Via de regra, a escolha depende do tamanho do próprio fumeiro e da presença das funções necessárias nele.
A carne de frango é um pouco mais macia do que a de porco, então quatro horas serão suficientes para mariná-la. Sal e açúcar são usados para a marinada. Muitos adicionam vinho e especiarias. Isso adiciona sabor ao pássaro. Mas você pode sobreviver com o clássico conjunto de temperos de frango.
Para a banha em conserva, usa-se uma solução de sal, alho e temperos diversos. A marinada dura duas semanas. Este é um dos processos mais demorados. No entanto, não se esqueça de virar as peças periodicamente para que fiquem igualmente perfumadas e apetitosas por todos os lados. Enxágue bem antes de fumar.
Também vale a pena saber em que temperaturas e por quanto tempo este ou aquele produto está sendo preparado. Ao usar a fumagem quente, os produtos se acumulam de maneiras diferentes. Para carne e banha, a temperatura varia de 100 a 150 graus, e o tempo de defumação é de duas ou três horas de cozimento. O peixe é cozido por aproximadamente uma hora a 70 graus, que depois sobe para 100 graus. O frango é fumado a 110 graus por cerca de duas horas.
Se fumar a frio for usado, a temperatura do fumo chega a 30 graus Celsius. É por isso que o processo de cozimento é muito demorado. Mas o resultado fará as delícias de qualquer pessoa. Afinal, esses produtos não só acabam sendo muito saborosos, mas também guardados por muito tempo. Por exemplo, coxas de frango são fumadas por até quatro dias e depois mantidas penduradas por mais três semanas em uma sala seca. Mas eles são armazenados por vários meses.
Para fumar presunto, 2-3 dias serão suficientes, mas a banha é defumada por 7 a 10 dias até que fique dourada.
Construir um fumante resfriado não será difícil e demorado. Basta fazer o cálculo correto e escolher um local para o fumeiro. E então você poderá deliciar a si e sua família com deliciosas carnes defumadas, sem ter medo de ser envenenado por um produto comprado de baixa qualidade.
Para obter informações sobre como construir um fumeiro frio por conta própria, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.