Fumador eletrostático: o que há e como fazer você mesmo

Contente
  1. Características e benefícios
  2. Vantagens e desvantagens
  3. Princípio da Operação
  4. Visualizações
  5. Autoprodução
  6. Visão geral dos fabricantes
  7. Recomendações de uso

O processo de defumação doméstica de frutos do mar e carnes sempre foi associado a grandes problemas devido ao fato de que este procedimento é bastante longo e requer equipamentos caros. Além disso, foi necessário estar constantemente próximo dos produtos defumados para corrigir a exatidão do processo e verificar o preparo, pois peixes e carnes podem ser sobresecados facilmente. Hoje, existem aparelhos para uso doméstico à venda, mas seu preço é bastante alto.

Características e benefícios

Muitas pessoas acreditam que um fumeiro eletrostático não pode processar produtos tão bem quanto fumeiros clássicos. Na verdade, a diferença entre esses designs é apenas que o primeiro possui uma unidade especial que aumenta a velocidade e a profundidade da penetração da fumaça nas fibras do produto. O próprio processo de defumação de acordo com a tecnologia se assemelha a cozinhar carne e peixe no vapor, mas com fumaça úmida em vez de vapor quente. A eletrostática apenas aumenta a taxa de difusão das partículas de fumaça, o que reduz o tempo de cozimento para apenas algumas horas, quando com um fumeiro convencional o processo pode levar vários dias.

Vantagens e desvantagens

A vantagem do fumeiro eletrostático é a sua facilidade de utilização e a possibilidade de preparar iguarias aromáticas na sua varanda ou garagem. Tal unidade não ocupa muito espaço e pesa até 10 kg devido ao fato de ser feita de aço inoxidável. A utilização deste material anticorrosivo não é apenas segura, mas também tem uma função decorativa - um fumeiro deste tipo caberá perfeitamente em qualquer cozinha moderna. Em uma instalação eletrostática, você pode cozinhar carnes perfumadas e peixes saborosos sem ficar perto deles o tempo todo, e comer alimentos cozidos sem o uso de gordura é muito benéfico para o corpo.

Muitas vezes você pode ouvir a opinião de que o sabor do produto depois de um defumador clássico é muito mais rico.mas esse julgamento é altamente subjetivo. Na maioria dos casos, não há diferença significativa no sabor da carne ou do peixe cozido em fumeiros convencionais e eletrostáticos. O único inconveniente que se nota é o preço elevado, assim como a falta de versatilidade dos modelos compactos.

Princípio da Operação

A configuração eletrostática é bastante simples. Como em outros tipos de fumantes, na versão eletrostática os produtos são colocados em uma seção especial. Na maioria das vezes, a carne, o bacon ou o peixe são suspensos em ganchos especiais na posição vertical para que o excesso de gordura e umidade possam escorrer livremente.

O princípio de operação de tal dispositivo também é bastante simples. No regulador de fumaça, por meio de aquecedor elétrico, a fumaça é obtida a partir da serragem e cavacos de vários tipos de madeira, que é carregada passando por uma grelha carregada com um poste de alta tensão. Os íons penetram rapidamente nas peças colocadas no pólo com carga negativa, fazendo com que o produto seja fumado com muito mais rapidez e com maior espessura de camada. Enquanto o fumante está trabalhando, o excesso de fumaça é liberado livremente pela chaminé.

Visualizações

Dependendo da possibilidade de mover o fumeiro de um local para outro, existem:

  • dispositivos portáteis;
  • estacionário;
  • fumeiro dobrável.

O fumante pode ser grande ou pequeno, com ou sem acessórios adicionais. Quase sempre as instalações eletrostáticas são feitas de aço inoxidável, mas também existem opções de metal comum. Para além dos fumódromos convencionais, existem também os multifuncionais, que funcionam adicionalmente como forno para assar.

Dependendo da finalidade do fumeiro, pode ser dividido em dois tipos:

  • eletrodomésticos para uso doméstico;
  • opções industriais para uso na produção em grande escala.

De acordo com o efeito da temperatura, as instalações eletrostáticas podem ser divididas em fumódromos a frio, quente ou semi-quente. A forma mais comum de preparar a comida é fumar a quente. A temperatura varia de 45-150 graus, e o processo em si leva apenas duas horas. Ao final do evento, uma tonalidade dourada brilhante aparece na superfície dos produtos. Este método não requer a secagem e secagem da carne e do peixe após a defumação.

Os alimentos devem ser bem salgados antes de serem defumados a frio.o que pode levar de um a quatorze dias. A própria fumagem é realizada durante muito tempo a uma temperatura não superior a 30 graus: o processo pode durar de cinco dias a um mês inteiro. A defumação a frio altera de forma insignificante a cor do produto acabado - a carne e o peixe têm uma cor semelhante à dos secos.

Autoprodução

Existem dois tipos de fumódromos com circuito eletrostático que podem ser feitos em casa com as próprias mãos:

  • em um antigo transformador de televisão;
  • em um antigo motor de dois tempos ou bobina de ignição.

Eles diferem uns dos outros apenas nos blocos por meio dos quais o fumeiro gera o campo, e o próprio corpo e a aparência podem ser os mesmos.

Esquemas e desenhos

Para fazer um fumeiro, é preciso entender com clareza exatamente como deve ser e em que consiste o resultado final da obra. No diagrama geral de um fumeiro eletrostático encontram-se todos os elementos necessários, em particular o próprio forno, cujo corpo pode ser em metal e madeira ou mesmo em plástico denso. Um gerador de tensão deve ser conectado ao lado dele.

Em aparas de madeira aquecidas com tenom ou queimador de gás, forma-se fumaça com a densidade e o aroma necessários. O ventilador sopra uma quantidade de ar tal que a serragem não pega fogo. A fumaça saturada deve ser resfriada com água e entrar no forno pelo bico.

Seleção de materiais e componentes

A tensão na instalação de fumar deve variar entre 20-30 kW, para a qual um gerador de alta tensão é usado. Também pode ser feito por você.

  • Da bobina de ignição e do interruptor do motor. O bloco de alta tensão, montado com uma bobina e uma bateria, é um circuito simples com uma fonte de alimentação e uma chave. O gerador que aciona os pulsos deve estar com uma frequência de 1-2 kHz, e a tensão de todo o circuito deve ser de 12 V, o que exigirá cerca de 1-2 A.
  • De um transformador de linha. Como no primeiro circuito, aqui os pulsos vindos do gerador acionam o transistor. O resultado é 20-25 kW de tensão constante. Tanto a primeira como a segunda versões do circuito pressupõem a presença de geradores operando em certas frequências. No primeiro caso, você precisa de uma frequência de 1000-2000 Hz, e no segundo - 14000-16000 Hz. É ainda melhor usar um gerador de varredura de TV, pois acelera mais o movimento das partículas de fumaça, e o processo termina mais cedo.

Após selecionar a fonte de tensão, deve-se proceder à fabricação do gerador de vapor. O melhor caso para isso será um braseiro de ferro fundido ou uma panela de aço inoxidável com laterais e fundo grossos.Uma camada de 2 a 3 cm de granito ou calcário é colocada no fundo do recipiente e um aquecedor é colocado.

A opção de aquecedor ideal é uma lareira ou espiral de ferro com anéis isolantes de cerâmica. Uma folha com furos é colocada em cima, que é semelhante a uma peneira. Até 5 cm de chips são colocados em tal folha.

Um orifício feito na tampa que cobre o gerador é equipado com um encaixe e uma mangueira flexível de plástico ou metal corrugado. A outra extremidade dessa mangueira é conectada a um resfriador de fumaça. Este refrigerador é feito de um pequeno tanque de água de tubo de cobre com comprimento mínimo de 150 cm, o cobre é enrolado de forma a caber no tanque e mangueiras de um gerador de fumaça e um ventilador são conectados aos seus terminais.

Instruções de montagem

Um armário de fumar caseiro é melhor feito de madeira ou metal, mas neste último caso, é mais difícil equipar o isolamento e esta opção é mais cara.

É montado com as dimensões de 70x50x100 cm com uma porta de batente, que deve ser muito bem fechada e não deixar lacunas. O ânodo (eletrodo com carga positiva) é feito de chapa galvanizada. Essa folha é fornecida com pontos que são direcionados para o produto - isso criará uma maior intensidade de campo. Os pontos são feitos usando um entalhe de canto e uma dobra. Em vez de lata, também é possível adaptar uma grelha de rede metálica.

O painel do ânodo é feito da mesma forma e está localizado em ambos os lados do cátodo. Ambas as partes do ânodo devem ser conectadas com um fio e aterradas - isso criará uma tensão estática tão poderosa que as partículas de fumaça literalmente "furarão" a peça de trabalho.

Para preparar o defumador pronto para o trabalho, você precisa colocar as lascas na panela de pressão ou braseiro e ligar o aquecedor. Banha ou peixe é colocado no armário de defumação e o ventilador é ligado. Assim que a fumaça começar a fluir de forma ininterrupta, a porta do gabinete pode ser fechada e o gerador ligado. Após a finalização da fumagem, o gerador deve ser desligado e aguardar dois minutos para que fique sem tensão. Antes de tocar no gabinete, o gerador de vapor e a ventoinha são desligados, o aparelho é descarregado e somente depois todas as superfícies sujas são limpas com água.

Visão geral dos fabricantes

O fumeiro não só pode ser montado, como também adquirido pronto a usar, com base em críticas na Internet ou na avaliação das empresas vendedoras. Para uso particular, são perfeitas as pequenas instalações eletrostáticas domésticas, apresentadas nas linhas dos fumantes elétricos da Empresa americana Greentechs ou Fabricante finlandês Muurikka... As instalações têm um tamanho compacto com funcionalidade expandida e um preço democrático na faixa de 4-6 mil rublos. Estes fumódromos são perfeitos para trabalhar mesmo nas salas mais pequenas.

Se você precisa comprar uma instalação multifuncional para fumar, você deve optar por dispositivos Marcas Anuka da Nova Zelândia... Os modelos com geradores de fumaça custam entre 10 e 12 mil rublos.

Fará uma ótima preparação de comida diária Marca coreana de fumeiro eletrostático Kocateq ou alemão Landmann... Com a ajuda deles, você pode colher carnes, salsichas e peixes em grandes lotes no modo streaming. Essas instalações eletrostáticas lembram mais os grandes dispositivos industriais, mas, além de seu grande tamanho, não têm restrições para uso doméstico.

Recomendações de uso

Uma vez que ao fumar produtos gordurosos como banha de porco ou peixe gordo, permanecem manchas e borrões na câmara de defumação, é necessário efectuar a limpeza húmida da instalação em tempo útil. É melhor limpar a estrutura dobrável imediatamente após o resfriamento com a ajuda de "Shine", Sorti ou detergentes semelhantes. O gerador deve ser mantido seco e limpo.Você deve sempre tocá-lo com cuidado, pois uma carga elétrica pode permanecer nele por um tempo, mesmo depois de desligado.

Se você precisar obter acesso rápido ao cátodo ou qualquer outra parte ativa da instalação, é necessário curto-circuitar os elementos usando um fio de 5-10 kOhm e uma alça pela qual você possa mover esse fio com segurança. A introdução de vários interruptores e botões no sistema não faz sentido, uma vez que eles serão imediatamente bloqueados por uma faísca quando o gerador for ligado.

A umidade da sala onde está localizada a instalação de fumar não deve exceder 80%. Todas as partes elétricas devem ser bem isoladas e o próprio fumante deve estar em uma base dielétrica. Você não pode tocar no fumeiro ligado e os alimentos dentro dele também não devem entrar em contato com nada além dos ganchos nos quais estão pendurados.

Para a instalação do corpo do fumeiro, podem-se utilizar tanto blanks de metal ou madeira, como também espaços pré-fabricados obtidos do corpo de um frigorífico ou de um antigo armário de cozinha. Os produtos acabados devem ser armazenados em uma adega fria e seca, despensa ou geladeira.

Os donos dos fumódromos, que os recolhiam por conta própria, falam sobre diferentes momentos para o preparo dos produtos. Portanto, o tempo necessário para concluir o processo em um determinado modelo montado só pode ser determinado experimentalmente.

Se você primeiro entender o dispositivo e montar o mecanismo sozinho, em caso de avaria será fácil substituir qualquer peça e iguarias de aves, carnes e peixes feitas pelo próprio farão as delícias de seus entes queridos em refeições conjuntas e feriados.

Como fazer um fumeiro eletrostático dobrável com as próprias mãos, veja o vídeo abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário